Políticas Organizacionais: O que são? Conceitos, Definições e Tipos
O que são Políticas Organizacionais? As Políticas Organizacionais são guias orientadoras que balizam as ações para o atingimento das metas e objetivos estabelecidos para a organização. São orientações formais que facilitam e servem de base para a tomada de decisões em qualquer nível dentro da organização. As políticas são desenvolvidas no planejamento tático das organizações e funcionam como […]
Conceito de Projeto: Segundo Dicionário e a Administração
O conceito de projeto pode ser definido como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado, são atividades ou empreendimentos que têm início e fim programados, devendo resultar em um serviço ou produto final (conceituação sob a ótica da administração). Já os dicionários conceituam projeto como uma palavra de origem latina (projectus = ação […]
Ferramentas da Qualidade: O que é? Conceitos e Modelos
As ferramentas da qualidade são utilizadas para identificar, definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas identificados que interferem no desempenho dos processos organizacionais e para estabelecer melhorias de qualidade. As ferramentas da qualidade surgiram na década de 50 com base nos conceitos e práticas existentes naquela época e a partir daí vem sendo utilizadas nos […]
Método William T. Fine para Avaliação de Riscos
Gerenciar riscos é uma prática essencial para garantir a segurança e a continuidade das atividades de uma organização. Para isso, existem diversas metodologias disponíveis, como o Método William T. Fine. Criado por um engenheiro americano, esse método tem como principal objetivo identificar, analisar e avaliar os riscos de forma sistemática e eficiente. A metodologia William […]
Método de Mosler para Análise e Avaliação de Riscos – Conceitos
O que é o Método de Mosler para Análise e Avaliação de Riscos O Método de Mosler para Análise e Avaliação de Riscos Organizacionais é uma das ferramentas utilizadas para avaliar as ameaças que podem influenciar negativamente as atividades da organização, transformado-se em riscos potenciais, com a finalidade de classificar os riscos identificados de acordo com […]
Planejamento Operacional: Saiba o que é? Sua importância e as 9 etapas para sua elaboração.
O planejamento operacional se concentra na execução das atividades necessárias para atingir os objetivos estratégicos. É a espinha dorsal que impulsiona o desempenho de uma organização. As empresas de sucesso utilizam o plano operacional para maximizar a eficiência e alcançar crescimento sustentável. Ele aborda os aspectos práticos das atividades diárias da empresa.
Planejamento Tático: Descubra o que é, importância e exemplos. Saiba como fazer!
O planejamento tático é aquele realizado no nível intermediário da organização. É uma das funções de gestão que orienta e busca traduzir diretrizes estratégicas em ações departamentais. Visa empregar e coordenar os recursos organizacionais disponíveis. Entender o conceito e funcionamento do planejamento tático pode ser a chave do sucesso profissional e empresarial.
Planejamento Estratégico: Saiba o que é? Importância, principais etapas e exemplos
Descubra como o Planejamento Estratégico pode direcionar sua empresa para o sucesso sustentável. Explore desde a definição de missão, visão e valores até a implementação de estratégias eficazes. Conteúdo essencial para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades no mercado atual.
Estratégia Organizacional: Conceito. O que é? Definição, Origem
O que é estratégia organizacional? Estratégia organizacional é a arte de planejar e colocar o plano em ação, com o objetivo de alcançar algo desejado pela organização levando em consideração os fatores internos (forças e fraquezas) e os externos (ameaças e oportunidades). A estratégia organizacional é uma forma de direcionar a organização ao aproveitamento dos […]
Planejamento Organizacional: O que é, Objetivos, Tipos, Exemplo
O Planejamento Organizacional é uma função administrativa realizada por uma organização para definir objetivos e direcionar as ações necessárias para alcançá-los. É uma atividade fundamental que estabelece uma visão clara do futuro desejado por uma organização e define o caminho para chegar lá. É uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer tipo de organização […]
Política, Norma e Procedimento: O que é? Conceitos e Diferenças
A política, norma e procedimento são muito comuns nas organizações, porém seus significados e aplicações acabam por gerarem dúvidas para algumas pessoas, dificultando seu entendimento. Para o bom funcionamento de uma organização é fundamental que ela possua políticas, nomas e procedimentos afim de balizar e orientar as ações de seus colaboradores em direção a seus […]
Programa, Planejamento, Projeto e Plano: Descubra as principais diferenças e relações
Neste artigo esclarecemos as diferenças fundamentais e as relações entre programa, planejamento, projeto e plano, desvendando suas características, funções e aplicações práticas. Compreender essas diferenças e relações permite estruturar ações de forma mais organizada, eficiente e alinhada com metas de curto e longo prazo, promovendo melhores resultados e otimizando recursos.
Plano de Ação: O que é? Como fazer, Modelo Excel, Word, PDF
Um plano de ação é uma ferramenta vital para alcançar metas e objetivos de maneira eficiente. Ele é um conjunto de passos detalhados que visam resolver problemas, melhorar processos ou atingir metas em um período específico de tempo. Um plano de ação bem estruturado é composto por uma análise cuidadosa das condições atuais, identificação de […]
Matriz Análise SWOT – FOFA: O que é? Conceito, Finalidade, Como Fazer
O que é Matriz Análise SWOT – FOFA? A Matriz Análise SWOT é uma ferramenta de gestão para análise de uma organização frente ao ambiente em que esta inserida, ela possibilita montar um inventário que permite a visualização das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças ao qual a organização esta exposta [ads1] A Matriz Análise SWOT analisa a […]
Cronograma: O Que é? Para que serve, Objetivos e Como Criar um Cronograma Eficaz
O que é um Cronograma? Um Cronograma é uma representação visual e sistemática de como um projeto, operação, evento ou atividade será executado ao longo do tempo. Ele descreve as atividades que precisam ser realizadas, quando devem acontecer, quanto tempo cada uma vai durar e quais recursos são necessários para sua execução. Em essência, um […]
Objetivos e Metas: Conceitos, Diferenças, Importância e Exemplos
Qual a diferença entre objetivos e metas? O conceito e a diferença entre objetivos e metas geram dúvidas a muitas pessoas e são, em muitos casos, considerados sinônimos, gerando certa confusão na sua interpretações e uso. Embora estejam intimamente relacionados e sejam algo aparentemente similares, cada um deles tem seu significado e propósito. O que […]
PDCA – O que é? Conceitos, Metodologia de Gestão de Processos.
O que é PDCA? O PDCA é uma metodologia de gestão e melhorias de processos, de origem americana, que se baseia em quatro princípios: Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Checar) e Action (Agir). É um método de gestão que facilita a organização e a tomada de decisões visando garantir o alcance das metas. Consiste num ciclo […]
Matriz GUT: O que é, Para que serve, Como montar, Exemplo
Conheça e aprenda a usar a Matriz GUT, ferramenta de gestão muito utilizada para a priorização de resolução de problemas. A Matriz de Priorização de GUT é uma ferramenta de gestão organizacional que ajuda na priorização da resolução de problemas por meio de 3 critérios: Gravidade, Urgência e Tendência. Essa ferramenta, criada por Charles H. […]
Fluxograma de Processo: Conceito. O que é? Como fazer?
O que é Fluxograma? Podemos conceituar fluxograma como sendo a representação gráfica da seqüência de atividades de um processo. Resumo ilustrativo do fluxo das várias operações de um processo, mostrando todas as suas etapas. Além da seqüência das atividades, o fluxograma mostra o que é realizado em cada etapa, os materiais ou serviços que entram […]
5W e 2H Ferramenta da Qualidade: Conceito. O que é? Como fazer?
O que é 5W e 2H ? O conceito de 5W e 2H pode ser definido como sendo uma ferramenta da qualidade, utilizada para elaboração de plano de ação, que identifica as ações e as responsabilidades de quem irá executar, através de um questionamento, capaz de orientar as diversas ações que deverão ser implementada. A ferramenta 5W e 2H foi […]
Histograma de Frequência: O que é? Conceito, Como Fazer, Exemplo.
O histograma de frequência é um gráfico para variáveis quantitativas agrupadas com intervalo de classe.É formado por colunas retangulares unidas,onde no eixo horizontal, ficam as classes e, no eixo vertical, os valores da frequência (absolutas ou relativas). O histograma é uma das ferramenta da qualidade que mostra a frequência de uma ocorrência num determinado intervalo de […]
Diagrama ou Gráfico de Pareto: Ferramenta da Gestão da Qualidade
O Diagrama ou Gráfico de Pareto é um diagrama que apresenta os itens e a classe na ordem dos números de ocorrências, apresentando a soma total acumulada. O Diagrama ou Gráfico de Pareto permite-nos visualizar diversos elementos de um problema auxiliando na determinação da sua prioridade. É representado por barras dispostas em ordem decrescente, com a causa […]
Folha de Verificação como Ferramenta da Qualidade
Conceito de Folha de Verificação Folha de Verificação são formulários planejados nos quais os dados coletados são preenchidos de forma fácil e concisa. Registram os dados dos itens a serem verificados, permitindo uma rápida percepção da realidade e uma imediata interpretação da situação, ajudando a diminuir erros e confusões. [ads1] As folhas de verificação podem apresentar-se de vários […]
Diagrama de Causa e Efeito – Espinha de Peixe – Diagrama de Ishikawa
O que é Diagrama de Causa e Efeito (ou Espinha de peixe)? Diagrama de Causa e Efeito é uma representação gráfica que permite a organização das informações possibilitando a identificação das possíveis causas de um determinado problema ou efeito. Também chamado de diagrama de espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa. Mostra as causas principais de uma […]
Segurança Pessoal: Saiba Como Ser o Protagonista de sua Própria Proteção Pessoal
A segurança pessoal envolve um conjunto de princípios, diretrizes e práticas preventivas e defensivas. Neste contexto, é importante identificar e compreender as ameaças e riscos envolvidos, assim como suas consequências e danos potenciais. A proteção pessoal requer o comprometimento da pessoa envolvida na adoção e prática de medidas de segurança compatíveis com os riscos avaliados.
O que é EPI – Equipamento de Proteção Individual – Conceito
O que é EPI? EPI – Equipamento de Proteção Individual, é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. O Equipamento de Proteção Individual tem como objetivo a proteção do trabalhador contra acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. O uso dos […]
O que é, O que faz, Perfil do Técnico em Segurança do Trabalho
Você sabia que a segurança do trabalho é uma das principais preocupações das empresas? Isso ocorre porque a garantia da saúde e da integridade física dos trabalhadores é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Nesse sentido, a figura do Técnico em Segurança do Trabalho se torna indispensável. O Técnico em Segurança do Trabalho é […]
O que é DDS? Conceito, objetivo, benefícios, como fazer.
O que DDS? A sigla DDS significa Diálogo Diário de Segurança, que são pequenas reuniões, diárias, antes do inicio do trabalho, com duração média de 5 a 10 minutos, no próprio local de trabalho, para tratar assuntos relacionados a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais O DDS Diálogo Diário de Segurança é uma […]