- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Trabalho: O que é? Definição. Significado e Sentido de Trabalho

Imagem de pessoas roupas formais. Alusão ao tema trabalho.

Trabalho é compreendido como atividade profissional, remunerada ou não, produtiva ou criativa, exercida para determinado fim. É um conjunto de atividades realizadas, por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta. Ele também possibilita ao ser humano concretizar seus sonhos, atingir suas metas e objetivos de vida, além de ser uma forma de expressão.

O que é Trabalho?

Trabalho é compreendido como atividade profissional, remunerada ou não, produtiva ou criativa, exercida para determinado fim.

É um conjunto de atividades realizadas, por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta.

Segundo Coutinho (2009), quando falamos de trabalho nos referimos a uma atividade humana, individual ou coletiva, de caráter social, complexa, dinâmica, mutante e que se distingue de qualquer outro tipo de prática animal por sua natureza reflexiva, consciente, propositiva, estratégica, instrumental e moral.

É através dele que o homem transforma a si e à natureza, e, ao transformá-la de acordo com suas necessidades, imprime em tudo que o cerca a marca de sua homonidade. Marx (1983)

Sachuk e Araújo (2007) ao longo de toda a história da evolução humana, o trabalho foi algo determinante para a manutenção da vida do -homem, tanto individual como coletiva.

Para os autores, a humanidade se estrutura histórica e politicamente, quase em sua totalidade, em função do conceito de trabalho.

Assim, separa-lo da existência das pessoas é muito difícil, senão impossível, diante da importância e do impacto que ele nelas provoca (JACQUES, 1996).

Sentido e Significado do Trabalho

A palavra “trabalho” é compreendida como atividade profissional, remunerada ou não, produtiva ou criativa, exercida para determinado fim.

Embora as definições de dicionários possam derivar da ideia de um fruto de acontecimentos históricos, estão intrinsecamente associadas ao discurso ideológico de suas épocas.

A partir dessas ideias, pode-se considerar que o sentido do trabalho é oriundo de uma historicidade, isto é, está em consonância com a época, com a cultura, com o modo de relacionar-se e compreender o mundo de cada sujeito e do grupo do qual fez e faz parte (SACHUK e ARAÚJO, 2007).

Envolve tanto as condições socioeconômicas nas quais essa atividade humana desenvolve-se como no significado, no sentido e nos valores socioculturais dessa experiência.

As condições de trabalho são relativas às circunstâncias nas quais ele ocorre, já os significados remetem a diferentes valores e concepções sobre trabalho (COUTINHO, 2009).

Estudos realizados

Um dos principais estudos sobre o assunto foi realizado pelo grupo MOW, entre 1981 e 1983, em 8 países.

A equipe de investigação do MOW realizou diversas pesquisas com o intuito de apresentar dados empíricos sobre o significado e o sentido do trabalho.

Os pesquisadores desse grupo agruparam tais dados em 3 dimensões principais

  1. Centralidade do trabalho – é entendida como o grau de importância que ele tem na vida de uma pessoa, identificando o quanto é central para a autoimagem do sujeito;
  2. Normas sociais – funcionam como modelos sociais que dizem respeito às recompensas obtidas pelo trabalho, gerando no trabalhador a percepção do que seriam trocas justas entre o que ele recebe e as contribuições que ele traz; e
  3. Resultados valorizados do trabalho – são os valores relacionados aos motivos que levam uma pessoa a trabalhar, como, por exemplo, obter prestígio e retorno financeiro, manter-se em atividade, o contato social e estabelecimento de relações interpessoais, sentir-se útil para a sociedade, entre outros.

Morin (2007) define o sentido do trabalho como uma estrutura afetiva formada por 3 componentes:

  1. Significado – se refere às representações que o sujeito tem de sua atividade, assim como o valor que lhe atribui;
  2. Orientação – é sua inclinação para o trabalho, o que ele busca e o que guia suas ações; e
  3. Coerência – é a harmonia ou o equilíbrio que ele espera de sua relação com o trabalho.

Sentido do Trabalho

Antunes (2000) relaciona o sentido do trabalho com o sentido na vida, afirmando que uma vida desprovida de sentido no trabalho é incompatível com uma vida cheia de sentido fora do trabalho.

Dessa forma, para que haja uma vida dotada de sentido é necessário que o indivíduo encontre realização na esfera do trabalho.

Para o autor, se o trabalho for autodeterminado, autônomo e livre, também será dotado de sentido ao possibilitar o uso autônomo do tempo livre que o ser social necessita para se humanizar e se emancipar em seu sentido mais profundo.

Diferença Trabalho e Emprego

O emprego é o ofício que lhe dá dinheiro, e ele é desenvolvido exclusivamente com essa intenção.

Você pode até não gosta do que faz no emprego, mas se sente na obrigação de fazer por conta do valor financeiro que irá receber.

Toda atividade que não te agrada, e é desempenhada exclusivamente para render lucro financeiro, se enquadra no emprego.

Empregado é toda pessoa física que presta serviços pessoais, de natureza não eventual, mediante renumeração e com subordinação jurídica da prestação de serviço ao empregador.

Esses serviços podem ser de natureza técnica, intelectual ou manual, integrantes das mais diversas categorias profissionais ou diferenciadas.

Infelizmente, a maioria das pessoas passam por experiências desse tipo.

Seja no primeiro emprego, quando existe a necessidade de se inserir a qualquer custo no mercado de trabalho, ou mais tarde, na busca por realizações pessoais que demandam dinheiro.

Para decidir que profissão vai seguir, também é preciso levar em consideração o lado racional.

Se o que se busca é viver bem financeiramente, não convém trabalhar com algo que dê poucas possibilidades financeiras. É necessário ponderar essas questões para encontrar um emprego que seja gratificante.

Mesmo aquele que faz o que gosta encontra percalços e precisa driblar dificuldades que tornam o cotidiano cansativo.

O segredo não é fazer o que gosta, más sim gostar do que você faz.

Deve-se procurar a melhor forma de resolver os problemas e dedicar-se de corpo e alma.

Mais fácil do que pedir demissão e encontrar outro emprego que lhe satisfaça de imediato é tentar assumir uma postura diferente diante do seu emprego atual.

Busca por um ideal

O trabalho, em contrapartida, é algo que é construído a partir de um ideal, uma vontade, há prazer pessoal em sua realização. Ele não tem valor financeiro, mas pode ser remunerado.

Por exemplo, quem faz TRABALHO voluntário, faz isso por amor, por acreditar que pode contribuir com alguém ou algo, pela necessidade de criar um legado, deixar uma marca e fazer a diferença.

Você poderá pode ganhar dinheiro com o seu trabalho, mas o rendimento financeiro nunca será o principal combustível para te mover, e sim a vontade de fazer e ver algo acontecer, a satisfação pessoal.

Para ser trabalho, a atividade precisa ter um significado para você, e não ser apenas um cargo que você ocupa em troca de dinheiro, e que nada tem a ver com os seus sonhos, desejos e pretensões.

“O trabalho enobrece o ser humano. O emprego, nem sempre.”

Na Categoria Conceitos de Administração você encontrará vários artigos relacionados a este tema que lhe serão muito úteis.

Participação do leitor

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a colaboração dos leitores e leitoras, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final dos artigos;
  • Curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Visualize mais um artigo, essa pratica reduz nossa taxa de rejeição e melhora nosso posicionamento no Google.
  • Cadastre se como leitor e receberá avisos sobre as publicações em seu e-mail.

Forte abraço e sucesso!

Sérgio Marcondes

Referencia Bibliográfica

Diana Rebello Neves, Rejane Prevot, Nascimento, Mauro Sergio Felix Jr., Fabiano Arruda da Silva. Rui Otávio Bernardes de Andrade – Sentido e significado do trabalho: uma análise dos artigos publicados em periódicos associados à Scientific Periodicals Electronic Library – Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) / Programa de Pós-Graduação em administração, Rio de Janeiro – RJ, Brasil – Cad. EBAPE.BR, v. 16, nº 2, Rio de Janeiro, Abr./Jun. 2018

COUTINHO, M. C. Sentidos do trabalho contemporâneo: as trajetórias identitárias como estratégia de investigação. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho -2009.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Os Economistas, v. 1).

SACHUK, M. I.; ARAÚJO, R. R. Os sentidos do trabalho e suas implicações na formação dos indivíduos inseridos nas organizações contemporâneas. Revista de Gestão USP – 2007

JACQUES, M. G. Identidade e trabalho: uma articulação indispensável. In: TAMAYO, A.; BORGES-ANDRADE, J. E.; CODO, W. (Orgs.). Trabalho, Organizações e Cultura. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, 1996.

MEANING OF WORK INTERNATIONAL RESEARCH TEAM – MOW. The
meaning of working. London: Academic Press, 1987.

MORIN, E. M. Os sentidos do trabalho. Revista de Administração de Empresas- 2001.

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2000.

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.