- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Porta Giratória com Detector de Metais: O que é? Funcionamento

A porta giratória com detector de metais é aquele modelo de porta giratória que visa primeiramente atender as necessidades especiais de segurança física de um ambiente controlado. Ela é construída e pode ser equipada com recursos de segurança de modo a potencializar o controle de acesso de pessoas em determinados ambientes, que devido a suas características especificas requerem um nível de segurança mais elevado.

A porta giratória é um dispositivo de controle de acesso físico de pessoas, normalmente consiste em três ou quatro folhas de portas fixadas em um eixo vertical rotativo central, que gira dentro de um gabinete cilíndrico. Seu objetivo é facilitar o controle de acesso de pessoas a um determinado ambiente, assim como, .proteger o ambiente da entrada de correntes de ar frio ou quente, de forma a preservar a temperatura interna do ambiente.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 16/09/2021

Origem da Porta Giratória

Theophilus Van Kannel , da Filadélfia, recebeu a patente americana (nª 387.571 em 7 de agosto de 1888) para uma “Estrutura de porta de tempestade”, tratava-se da porta giratória, um projeto que caracterizou a entrada de arranha-céus modernos.

Os desenhos da patente arquivado mostra uma porta giratória de três divisórias. A patente o descreve como tendo “três asas radiantes e equidistantes… Fornecidas com faixas de proteção ou meios equivalentes para garantir um ajuste confortável”.

Dentre os benefícios da porta giratória descritos na patente estão:

A porta “possui inúmeras vantagens sobre uma estrutura de porta com dobradiças. Ela é silenciosa. Impede efetivamente a entrada de vento, neve, chuva ou poeira. Além disso, a porta não pode ser aberta pelo vento, não há possibilidade de colisão e, no entanto, as pessoas podem entrar e sair ao mesmo tempo. A patente lista ainda: a exclusão dos ruídos da rua, como outra vantagem da porta giratória.

Em 1889, Van Kannel foi premiado com a Medalha John Scott pela cidade de Filadélfia pela utilidade de sua invenção para a sociedade. Van Kannel fundou sua própria empresa, a Van Kannel Revolving Door Company, para fazer e comercializar seus projetos. Ele continuou a trabalhar para melhorar a porta giratória. Em 1907, a International Steel comprou o negócio de portas giratórias da Van Kannel, e ela sobrevive hoje como a International Revolving Door Company.

Em 1899, a primeira porta giratória de madeira do mundo foi instalada no Rector’s, um restaurante na Times Square em Manhattan, localizado na Broadway entre West 43rd e 44th Streets. Em 2007, Theophilus Van Kannel foi incluído no Hall da Fama dos Inventores Nacionais por esta invenção.

Para que serve a Porta Giratória

Pouca gente sabe que além do controle de acesso as portas giratórias também são eficientes em termos de redução do consumo de energia em ambientes equipados com ar condicionado, pois (atuando como uma eclusa de ar ) elas evitam correntes de ar, diminuindo assim a perda de aquecimento ou resfriamento da edificação.

Inicialmente as portas giratórias foram projetadas para aliviar a pressão do efeito de pilha em edifícios. Prédios altos sofrem uma pressão imensa causada pelo ar que atravessa o edifício, conhecida como pressão de ‘Efeito de Pilha’ . Ela Servia como uma câmara de descompressão, evitando o rápido influxo de ar frio em edifícios quentes em dias frios e ventosos.

A porta provou ser particularmente útil em arranha-céus, onde as diferenças de pressão criadas por uma grande coluna de ar quente dentro do edifício e o ar frio externo dificultavam a abertura ou fechamento das portas convencionais.

As portas giratórias também podem ser usadas como dispositivos de segurança física para restringir e controlar o acessos de pessoas a um determinado local.

Os arquitetos também gostaram das portas giratórias, já que passar do espaço pequeno e fechado de uma porta giratória para um saguão fazia o espaço parecer grande e majestoso, o que para hotéis principalmente e muito interessante.

Constituição da Porta Giratória

As portas giratórias consistem em três ou quatro portas chamadas asas ou folhas. Eles são espaçados a uma distância igual um do outro em torno de um eixo central . Eles giram em um círculo dentro de um cilindro . O cilindro pode ser pequeno, com espaço apenas para uma pessoa entre as asas, ou grande o suficiente para permitir que várias pessoas ou mesmo carrinhos de bebê ou porta- bagagens caibam entre as asas.

As postas giratórias podem ser fabricadas em madeira ou metal, suas folhas, normalmente são feitas de vidro. As características físicas da porta giratória estão diretamente relacionada ao local que será instalada e os objetivos pretendidos com a instalação da porta.

Funcionamento das Portas Giratórias

De forma geral, o funcionamento das portas giratórias é semelhante ao de um catraca de controle de acesso. As portas giratórias consistem em três ou quatro folhas centradas em um eixo central giratório com eixo vertical. Eles são colocados em um gabinete redondo com aberturas internas e externas para permitir a passagem conforme a porta gira dentro do gabinete. As portas giratórias podem ser operadas manual ou automaticamente, inclusive integrada a sistemas eletrônicos de controle de acesso.

Caraterísticas das Portas Giratórias

As asas das portas giratórias geralmente incorporam vidro, para permitir que as pessoas vejam e se antecipem enquanto passam pela porta. As portas giratórias manuais giram por meio de barras de empurrar, fazendo com que todas as asas girem.

As portas giratórias normalmente têm um “controle de velocidade” para evitar que as pessoas girem as portas muito rápido.

Algumas portas são projetada para tráfego de mão única, para evitar que uma pessoa evite os pontos de controle de segurança entrando pela saída. Essas portas são projetadas com um freio que é ativado por um sensor caso alguém entre pelo lado errado. A porta também gira para trás para permitir que essa pessoa saia, ao mesmo tempo que notifica a segurança da tentativa.

Tipos de Portas Giratórias

Atualmente existem vários tipos de portas giratórias para serem utilizadas em diversos tipos de estabelecimentos, por exemplo, hotéis, edifícios públicos, hospitais, supermercados, aeroportos, bancos e etc.. De forma objetiva, em termos de funcionalidade, as portas giratórias podem ser divididas em dois tipos:

  • Porta Giratória Convencional;
  • Porta Giratória de Segurança.

Porta Giratória Convencional

A porta giratória convencional é aquele modelo que atende aos objetivos iniciais da sua criação. Ela visa agilizar o acesso de pessoas a um ambiente e ao mesmo tempo, proteger o ambiente da entrada de correntes de ar frio ou quente, de forma a preservar a temperatura interna do ambiente.

Geralmente as portas giratórias convencionas permitem a passagem de mais de uma pessoa aos mesmo tempo, e algum casos, inclusive de bagagens.

Esse tipo de porta giratória também é utilizada para auxiliar no controle de acesso do local, porém não oferecem condições ou recursos de segurança maiores para o ambiente. O uso desse modelo é comum em hotéis, restaurantes e hospitais.

Porta Giratória

Porta Giratória de Segurança

A porta giratória de segurança é aquele modelo que visa primeiramente atender as necessidades de segurança física de um ambiente controlado. Ela é construída e pode ser equipada com recursos de segurança de modo a potencializar o controle de acesso de pessoas em ambientes, que devido a suas características especificas requerem um nível de segurança mais elevado.

O uso da porta giratória de segurança é mais comum em bancos, É considerada uma das principais ferramentas que os bancos têm para impedir que uma pessoa mal intencionada adentre no local portando uma arma por exemplo. Além dos bancos, qualquer outro estabelecimento que requeira um nível de segurança mais elevado pode fazer uso da porta giratória de segurança.

Porta Giratórias com Detector de Metais

Os modelos de portas giratórias com detectores de metais, são consideradas portas giratórias de alta segurança, são diapositivos de segurança física voltado para o controle de acesso de pessoas com objetivo de identificar e barrar o acessos de pessoas portando armas de fogo, assim com armas brancas.

As porta giratórias com detector de metais tem como objetivo proteger acesso de instituições financeiras, empresas, lojas, casas lotéricas e demais locais que necessitem de um nível mais elevado de segurança em seus ambientes internos.

O funcionamento das portas giratórias com detector de metais é bem simples: o sistema de detector de metais identifica e reconhece metais por volume ou massa. Ao detectar a presença do metal, o sistema trava a porta, impedindo o seu giro no sentido do acesso. Dessa forma, ela impede que o visitante entre usando relógios, celulares, entre outros itens pessoais, mas também evita que pessoas más intencionadas entrem portando armas, facas e outros objetos que podem ser utilizados para pratica de crimes.

Porta Giratória com Detector de Metais

Características das Porta Giratórias com Detector de Metais

As portas giratórias com detector de metais variam de acordo com o fabricante e modelo, porém as características básicas comuns sãos:

  • Caixa de passagem composta por aço e carrossel de três folhas;
  • Carrossel composto por três folhas de vidros temperados;
  • Mecanismo de travamento com sistema de amortecimento de impacto, controle de giro, pré-posicionameno do carrossel, anti-retorno do carrossel e travamento eletro mecânico;
  • Comando eletrônico com fonte de alimentação, nobreak;
  • Sinal indicador de travamento;
  • Barra de led indicando a posição do metal detectado;
  • Detector de metais interno, efetuando a detecção somente na entrada do equipamento;
  • Chave liga/desliga;
  • Led indicador de travamento e sinal sonoro por falta de energia elétrica;
  • Chave para travamento manual do carrossel após o expediente.;
  • Detector de metais de 4 ou 8 áreas de detecção;
  • Sistema de destravamento automático.;
  • Contador de passagens;
  • Inter comunicador;
  • Vidros blindados (opcional);
  • Gaveta passa objetos.

Você Gostou do Artigo? Sem sim, colabore com o crescimento e divulgação do Blog

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim;
  • Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Inscreve-se na nossa Newsletter. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Câmera de Segurança: Significados, Caraterísticas, 17 Tipos de Câmeras

Catraca Torniquete: O que é? Para que serve, Como funciona.

Catraca Controle Acesso: O que é? Objetivos, Tipos, Como Funciona

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (1 6de setembro de 2021). Porta Giratória com Detector de Metais: que é? Funcionamento. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: – Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.