- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Teoria ERG (ERC) de Alderfer: O que é? Em Que consiste a Teoria ERG

Teoria ERC de Alderfer

A Teoria ERG ou ERC de Alderfer é uma teoria motivacional contemporânea, criada por Clayton Paul Alderfer psicólogo norte-americano formado na Universidade de Yale, ele criou a teoria ERG como uma revisão da Teoria das Necessidades de Maslow. Seu nome, ERG, vem das três necessidades descritas por Alderfer como as que dirigem o ser humano: Existência (E), Relacionamento (R) e Crescimento (growth em inglês).

A Teoria ERG é uma teoria das necessidades humanas considerada mais avançadas que a de Maslow. Enquanto a teoria de Maslow tem grande aplicabilidade geral, a Alderfer orienta a sua expressamente para o entendimento das necessidades das pessoas no trabalho.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 29/07/2021

O que é a Teoria ERG (ERC)?

A Teoria ERG de Alderfer é uma teoria motivacional contemporânea, criada por Clayton Paul Alderfer psicólogo norte-americano formado na Universidade de Yale, que condensou as cinco necessidades humanas de Maslow em apenas três categorias: Existência, Relação e Crescimento (growth em inglês).

Alderfer apresentou a Teoria da Motivação ERG em 1969 em um artigo, denominado “um teste empírico de uma nova teoria das necessidades humanas.” O Nome ERG (ou ERC em português) vem da abreviação dos três níveis determinados por Alderfer: Existência (Existence), Relacionamento (Relatedness), Crescimento (Grow).

Na Teoria ERG o autor desenvolveu e expandiu a Teoria de Maslow, apresentando uma maior flexibilidade entre as diversas necessidades. Alderfer diminui o número de níveis para 3 de forma a permitir que as necessidades fossem um padrão independente do indivíduo.

Teoria ERG (Alderfer)Teoria da Hierarquia das Necessidades (Maslow)
Existência (E)Necessidade Básica ou Fisiológica
Necessidades de Segurança
Relacionamento (R)Necessidades Sociais
Necessidade de Auto Estima
Crescimento (C)Necessidade de Autorrealização

Em que consiste a teoria ERG?

Segundo Bateman e Snell (1998, p. 366), a Teoria ERG é uma teoria das necessidades humanas mais avançadas que a de Maslow. Enquanto a teoria de Maslow tem grande aplicabilidade geral, a Alderfer orienta a sua expressamente para o entendimento das necessidades das pessoas no trabalho.

A teoria ERG propõe que várias necessidades diferentes podem estar em ação ao mesmo tempo. Assim, enquanto Maslow diria que auto -realização é importante para as pessoas só depois que seus outros conjuntos de necessidades são satisfeitos, Alderfer afirma que as pessoas -particularmente as pessoas que trabalham em nossa sociedade pós industrial -podem ser motivadas a satisfazer tanto as necessidades de existência quanto as de crescimento simultaneamente.

Categorias das Necessidades da Teoria ERG (ERC)

A posposta de Clayton Alderfer é muito se assemelha ao modelo de Maslow, porém reduz as 5 necessidades de Maslow para três necessidades, sendo elas:

1) Necessidades de Existência

Necessidades de existência: são as necessidades básicas e de segurança, a mais concreta das necessidades, como alimentação, abrigo e água; Incluem todas as necessidades psicológicas e materiais, como por exemplo, fome e sede, bem como outras necessidades materiais, como o pagamento de salário relacionado ao trabalho e a segurança física.

As Necessidades de Existência são caracterizadas primeiramente pelo objetivo de obter bens materiais que garantam a subsistência e secundariamente por uma satisfação pessoal ligada a competição por recursos limitados, sendo que a satisfação vem das frustrações de outras pessoas em conseguir estes recursos.

2) Necessidades de Relacionado

Necessidades de relacionamento: são as relações sociais e Auto Estima externa (amigos, família, colegas de trabalho, etc). Dizem respeito ao desejo que as pessoas têm de ter relacionamentos com outras pessoas e que estes relacionamentos se caracterizem por um compartilhamento mútuo de ideias e sentimentos.

A necessidade básica de relacionamento é diferente da necessidade de existência porque ela não pode ser satisfeita sem mutualidade. Para todas as partes envolvidas em um relacionamento, sua satisfação (e frustração) tende a ser correlacionadas.

3) Necedade e Crescimento

Necessidades de crescimento: são a Auto Estima interna e auto-realização, é considerada a mais abstrata das necessidades à medida que não envolvem aspectos físicos. Incluem o desejo de uma pessoa de ter uma influência criativa e produtiva sobre si mesmo e sobre o ambiente em que vive. A satisfação da necessidade de crescimento ocorre quando uma pessoa engaja em problemas que necessitam de utilizar plenamente suas capacidades e desenvolver novas capacidades.

O senso psicológico que uma pessoa tem para preencher suas necessidades de crescimento é de uma maior totalidade ou inteireza como ser humano.

Alderfer acredita que esses três objetivos existam numa relação em sequência, como na hierarquia das necessidades de Maslow, ou seja, necessidades de existência, que seriam as necessidades básicas fisiológica se as de segurança; as necessidades de relacionamento, que dizem respeito a ser significativo e lograr bom relacionamento pessoal e as necessidades de evolução ou crescimento, que seriam as de mais alto nível que incluem a auto-estima e a autorealização (BERGAMINI, 1997).

Princípio da Regressão

Para Alderfer (1972), as pessoas podem se sentir motivadas por um determinado nível e subir para um próximo nível em um processo de “Progresso” ou regredir para um nível inferior em um processo de “Regressão”. O progresso ocorre durante a Satisfação e a Regressão durante momentos de frustração, como apresentado no quadro abaixo:

Quando uma pessoa progride na concretização das necessidades de existência, depois nas de relação e por último nas de crescimento, experimenta um sentimento de satisfação. Contudo, a regressão entre os diferentes níveis de necessidades resulta em frustração.

A Teoria ERG admite que se uma necessidade de nível superior permanecer por satisfazer, a pessoa poderá regressar às necessidades de níveis inferiores, que parecem mais simples de satisfazer. Este princípio de regressão da frustração tem um impacto direto na motivação no local de trabalho.

Diferença entre a Teoria de Maslow e Alderfer

Assim como Maslow, Alderfer sugere que esses três objetivos existam também numa relação sequencial, vindo assim, sucessivamente: necessidades de existência, que englobam tanto as necessidades básicas fisiológicas como as de segurança; as necessidades de relacionamento, que dizem respeito a ser significativo e lograr bom relacionamento pessoal; finalmente as necessidades de crescimento, entendidas como as de mais alto nível que incluem a auto-estima e a auto-realização (BERGAMINI, 1997).

Diferente da teoria das necessidades de Maslow, na Teoria de Alderfer mais de uma necessidade pode estar ativa ao mesmo tempo; se uma necessidade de nível mais alto for reprimida, o desejo de satisfazer outra de nível mais baixo aumentará.

A teoria ERG não segue uma estrutura rígida. Por exemplo, uma pessoa pode estar trabalhando em seu crescimento pessoal mesmo que necessidades de existência ou de relacionamento não tenham sido atingidas. Ou as três categorias podem estar operando simultaneamente (ROBBINS, 2004).

De uma maneira geral, a Teoria ERG é um aprimoramento da Teoria de Maslow, pois ao diminuir a rigidez das hierarquias das necessidades, ela torna-se mais universal, adequando os conceitos de necessidades às especificidades culturais de diferentes países. Por exemplo, algumas culturas priorizam as necessidades de relacionamento, em relação às necessidades de crescimento.


Se você gostou do artigo, e/ou quer acrescentar algo, deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para mim.

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Registre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações, é grátis e seguro, não envio Spam ou disponibilizo seu e-mail para terceiros.

[jetpack_subscription_form subscribe_placeholder=”Digite seu endereço de e-mail” show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” submit_button_text=”Registrar-se” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Minha missão é contribuir com o desenvolvimento e/ou aprimoramento de talentos, através do compartilhamento de conhecimentos e experiências testados e acumulados em mais de 25 anos de atuação na área de gestão organizacional.

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor do IBRASEP

Indicação de Artigos Complementares

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Teoria dos Dois Fatores de Herzberg: Fatores Higiênicos e Motivacionais

Teoria X e Teoria Y de Douglas McGregor: O que são? Suposições

Hierarquia de Necessidades de Maslow: O que? Como Funciona

Motivação: O que é, Definição, Conceito, Quais são os Tipos, Importância

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (29 de julho de 2021).Teoria ERG (ERC) de Alderfer: O que é? Em Que consiste a Teoria ERG . Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/teoria-erg-erc-de-alderfer-o-que-e/ – Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Edvaldo Januário!
    Obrigado pela sua observação! Já fiz a correção.
    Forte abraço e sucesso!

  2. Na tabela referente ao campo “O que é a Teoria ERG (ERC)?” na 3ª linha da tabela, comparando a Teoria ERC com a de Maslow, informa que o “Crescimento (C)” da Teoria ERG equivale à “Necessidade de Segurança” de Maslow, mas na verdade são as “Necessidades de Autorrealização”.

  3. Olá Jarbas Gaspar Filho!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  4. Prezado José Sérgio bom dia!
    Muito interessante o artigo, para ser sincero desconhecia Teoria de Alderfer. Achei interessante a comparação com a Teoria Maslow. Att. Jarbas Gaspar.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.