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Educação Continuada: O que é, Objetivos e Importância

A educação continuada é um processo permanente e constante da formação profissional, que vem acompanhado de uma formação básica, a qual tem como principal objetivo atualizar e melhorar as capacidades das pessoas ou das equipes de trabalho, frente às mudanças técnicas e científicas perante as necessidades do ambiente de trabalho.

Educação é o ato de educar e de instruir, no sentido técnico, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor integrá-lo a sociedade ou no seu ambiente de trabalho.

A educação continuada representa o conceito de que “nunca é tarde demais para se aprender” e que o aprendizado é algo contínuo e dinâmico ao longo da vida. Leia o artigo até o final e saiba mais sobre o assunto.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 08/02/2022

O que é Educação Continuada?

A educação continuada é um processo permanente e constante de aprendizado profissional, o qual tem como principal objetivo atualizar e melhorar as competências do indivíduo frente sua atividade profissional. Visa atualizar e capacitar o profissional tendo em vista as constantes mudanças sociais, conceituais, cientificas e tecnológicas da sociedade moderna.

Mariotti (1995) refere-se à educação continuada como uma abordagem ampla dentro de uma organização, em que treinamento e prática se enquadram como uma proposta e um componente que faz parte de uma empresa e que passa a ser visto como um sistema integrado com os demais ambientes dentro da instituição. Com isso, o conhecimento e a prática que são as principais áreas monitoradas deverão passar por constantes especificações e acompanhamentos em prol de um desenvolvimento com qualidade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) conceitua a Educação Continuada como um processo que inclui as experiências posteriores ao adestramento (formação) inicial, que ajudam o pessoal a aprender competências importantes para o seu trabalho.

A educação continuada também é definida como algo que englobaria as atividades de ensino e aprendizado após o curso de graduação ou profissionalizante com finalidades mais restritas de atualização, capacitação, aperfeiçoamento e especialização, visando aquisição de novas informações, conhecimentos e habilidades.

Kurcgant et al (1994), define a educação continuada como sendo um conjunto de práticas educacionais planejadas com sentidos e formas de promover as oportunidades de desenvolvimento da equipe, tendo como objetivo a atuação mais efetiva e mais eficaz das equipes dentro das instituições.

Educação Continuada

Origem da Educação Continuada

Apesar de historicamente estar permeando os programas voltados para a área da saúde, a Educação Permanente só recentemente alçou o ‘status’ de política educacional. Esta nova perspectiva vem gerando um movimento inovador de construção de conhecimento visando apoiar sua implementação e consolidação.

O processo da educação continuada não é algo recente, surgiu no final do século passado, por necessidade do próprio desenvolvimento da sociedade e da classe trabalhadora. Não surgiu por acaso, nem por obra voluntária, mas como uma resposta aos problemas e desafios inerentes aos avanços tecnológicos e científicos.

No Brasil projetos de Educação Continuada passaram a ser discutidos com maior ênfase nas décadas de 70 e 80, referindo-se a programas de complementação educacional de profissionais (médicos e enfermeiros principalmente), esta discussão também estava vinculada a uma proposta de extensão difundida no Brasil pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). (NUNES, 1993, p. 46).

A educação continuada consiste em um programa de desenvolvimento dos recursos humanos que objetiva manter a equipe em um constante processo de aprendizado, com a finalidade de aprimorar os indivíduos e consequentemente melhorar os serviços prestados aos usuários. Para Grácio (1995), a educação é um processo contínuo e continuado que só a morte pode interromper; caracteriza-se por ser um processo de incessante busca e renovação do saber fazer.

Objetivos da Educação Continuada

Dentre os objetivos da educação continuada estão:

  • Atualizar o indivíduo no seu campo de atuação profissional;
  • Aprofundar habilidades e conhecimentos técnicos;
  • Diferenciar o profissional no mercado de trabalho; e
  • Visualizar novas oportunidades de atuação profissional.

Educação continuada é sinônimo de boas práticas educativas contínuas, destinadas ao desenvolvimento de potencialidades para uma mudança de atitudes e comportamentos nas áreas cognitiva, afetiva e psicomotora do ser humano, na perspectiva de transformação de sua prática (IBID).

A educação continuada é uma prática na qual o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores é fundamental para o aperfeiçoamento das competencias e habilidades bem como, maior visão da realidade em que estão inseridos, visando uma construção de conhecimentos.

Importância da Educação Continuada

A educação continuada é componente essencial dos programas de formação e desenvolvimento profissional dos recursos humanos das instituições. Oguisso (2000) afirma que, sendo o capital humano o elemento mais importante no funcionamento de qualquer empresa, grande ou pequena, pública ou privada, ele deve ser objeto de análises permanentes e de adequação de funções para melhorar a eficiência do trabalho, a competência profissional e o nível de satisfação do pessoal.

De acordo com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS, 1978 apud Oguisso, 2000), educação continuada é um processo dinâmico de ensino-aprendizagem, ativo e permanente, destinado a atualizar e melhorar a capacitação de pessoas, ou grupos, face à evolução científico-tecnológica, às necessidades sociais e aos objetivos e metas institucionais.

Nesse contexto, a educação continuada pode configurar-se como um campo de captação e propagação de conhecimentos, práticas e reflexões sobre o processo de trabalho. É um processo permanente que busca alternativas e soluções para os problemas reais e rotineiros vivenciados pelas pessoas e grupos em suas realidades e ambiente de trabalho.

Ao assumir sua profissão, o trabalhador precisa integrar “seu jeito de ser”, adaptando suas características pessoais à cultura organizacional. Para isso, o profissional deve estar engajado e querer crescer, pois o aprendizado se dá pela conscientização (Salum; Prado 2000).

Benefícios da Educação Continuada

A educação continuada propicia possibilidades de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências e qualificações das pessoas. A melhoria das condições de trabalho, a interação da equipe com a instituição, o aperfeiçoamento, atualização e aprimoramento, refletem diretamente no bom desempenho dos funcionários. Isso propicia condições de apoio, agilizando o atendimento, aumentando a produção e melhorando a qualidade da prestação de serviços, aumentando com isso a confiança da equipe de trabalho.

Os benefícios que a educação continuada traz são inúmeros, segundo Padilha (1991):

  • Para o cliente: melhora a qualidade dos produtos e serviços; aumenta a confiança no trabalho da equipe; gera maior satisfação do cliente.
  • Para o funcionário, facilita o ajustamento do novo funcionário; propicia novos conhecimentos; melhora o desenvolvimento técnico; influencia na mudança de comportamento; proporciona maior segurança e valorização; reduz os acidentes de trabalho entre tantos outros benefícios;
  • A organização também se beneficia com este processo de qualificação, melhorando a qualidade de seus produtos/prestação de serviços, melhorando sua credibilidade e performance junto a seus clientes.

Como se dá a Educação Continuada?

Educação continuada é um conceito de aprendizagem que consiste na ideia da constante qualificação do indivíduo, seja no âmbito acadêmico, profissional ou pessoal. A educação continuada pode ter diferentes formatos, seja através pós-graduações, cursos de especializações, cursos livres, workshops, seminários, entre outros.

O princípio da educação continuada é o de que o profissional deve estar continuamente procurando desenvolver e aperfeiçoar se conhecimento e habilidades, seja através de cursos, convívio com profissionais mais experientes, interações e debates, leitura de bons livros e artigos especializados, entre outros.

Sugestão de leitura:

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Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Desenvolvimento Profissional: O que é, Conceitos, Definições, Importância

Capacitação Profissional: O que é, Importância e Benefícios

Qualidades Profissionais que as Empresa Procuram e Valorizam

Carreira Profissional: O que é e Como Planejar sua Carreira Profissional

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (08 de fevereiro de 2022). Educação Continuada: O que é, Objetivos e Importância. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/educacao-continuada-o-que-e-objetivos-e-importancia/– Acessado em (inserir data do acesso).

Referencias Bibliográficas

MARIOTTI, Humberto. Organizações de aprendizagem: educação continuada e a empresa do futuro. São Paulo: Atlas, 1995.

KURCGANT, P. et al. O significado da administração aplicada à enfermagem segundo a opinião de graduandas. Parte I. Rev..Esc.Enf.USP, v.28, n.1, p.15-26, 1994.

NUNES, T.C.M. Educação continuada; uma proposta para a área de epidemiologia do SUS. Informe epidemiológico do SUS. Brasília: CENEP/MS, mar./abr. 1993.

GRÁCIO, R. (1995): Obra completa, vol. I. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Oguisso T. A educação continuada como fator de mudanças: visão mundial. Nursing [Edição Brasileira] 2000.

Salum NC. A educação permanente e suas contribuições na constituição do profissional e nas transformações do cuidado de enfermagem. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2007.

PADILHA, M. I. C. S. P. Análise critica das causas de integraçãoe/ou desintegração docente-assistencial na Enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v.12, n.1, p. 33-37, jan. 1991 .

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Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

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