- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Controle de Acesso para Áreas e Instalações – Segurança Física

Controle de Acesso para Áreas e Instalações - Segurança FísicaO Que São Controle de Acesso para Áreas e Instalações?

Os Controle de Acesso para Áreas e Instalações compreendem todas as políticas, normas, procedimentos, sistemas e atividades que possibilitem  a limitação de circulação ou acesso no âmbito do perímetro de uma organização.

Os Controle de Acesso para Áreas e Instalações podem ser feitos por recursos humanos, recursos  materiais/instrumentais ou pela combinação de ambos (misto).

[ads1]

Os primeiros utilizam pessoas como agentes de controle, os  segundos, meios materiais diversos e os últimos, a combinação de ambos para exercer as restrições desejadas.

Exemplo:

Um  controle de acesso exercido por um vigilante constitui um controle por recursos humanos, uma catraca,um controle instrumental, e a catraca acompanhada de um vigilante, torna-se um controle misto.

A atividade de controle de acesso tem uma importância fundamental para a segurança física de instalações.

Na atualidade, no Controle de Acesso para Áreas e Instalações são empregados diversos tipos de controles de acesso eletrônico e de sistemas de segurança eletrônica.

Autenticação e autorização de acesso

O processo de autenticação e autorização de acesso, são essenciais para um sistema de Controle de Acesso para Áreas e Instalações.

Visando oferecer a possibilidade de identificação, os mecanismos informatizados mostram-se essenciais tanto concessão de acesso como para acuidade desta autorização.

Princípios de autenticação

Independentemente da existência  de controles informatizados ou não, os princípios de autenticação são divididos em três grupos  devido ao nível de segurança física que oferecem.

a) O que você sabe

É o método  utilizado na exigência de uma senha para ter a entrada autorizada em um recinto ou área ou acessar um sistema.

Uma informação ou conhecimento pessoal e intransferível é entregue a pessoa autorizada a usá-la, sendo mantida uma cópia de comprovação no instrumento ou agente controlador.

Esse método apresentava algumas fragilidades, pois a segurança depende de fatores internos e externos:

  • Fatores Internos: Estrutura de construção e manutenção de senhas;
  • Fatores externos ao método como o desvio de conduta dos agentes , levando ao comprometimento do mecanismo de segurança.

Compartilhar senha, escolher uma senha fraca ou manuseá-la sem critérios de segurança adequados podem colocar em risco todo a eficiência do método.

Quanto a qualidade de uma senha, esta poderá receber a classificação de forte ou fraca dependendo  do valor e importância das informações protegidas  por ela,

b) O que você tem

Método em adoção crescente baseado na utilização de dispositivos físicos que são apresentados em processos de autenticação de acessos.

Há um grande conjunto de dispositivos que se encaixam neste perfil.

A escolha do melhor mecanismo está diretamente atrelado ao nível de segurança e ao orçamento  disponível para investimento.

Tais dispositivos podem ser: uma chave, cartão magnético , tokens, etc

c) O que você é

Este método emprega dispositivos que realizam métricas biométricas para  identificar pessoas que possuem o direito de acesso a instalação.

Os equipamentos se baseiam na leitura de informações do corpo humano, que são únicas em cada indivíduo.

O nível de segurança depende do número de pontos de comparação disponíveis por cada parte do corpo analisado.

 

A escolha do método  de controle a ser utilizado dependerá de vários fatores, dentre eles:

  • análise de risco do ativo a ser protegido;
  • da necessidade de segurança identificada;
  • montante de investimento exigido e disponível.

Contribua com o artigo deixando seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para o “Nosso Blog”!

Curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais, assim estará colaborando para o fortalecimento e reconhecimento da importância da área de segurança.

Navegue em “Nosso Blog” e descubra outros artigos interessantes e úteis para o seu aprimoramento.

Obrigado pela visita e sucesso na sua carreira profissional!

José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

[ads2]

 

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.