- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Sistema de Informação: O que é, O que Faz, Tipos, Curso

Com o aumento exponencial da quantidade de dados produzidos diariamente, torna-se cada vez mais importante o uso de sistema de informação para capturar, processar, armazenar e analisar esses dados. Os sistemas de informação desempenham um papel crucial em organizações de todos os tipos e tamanhos, permitindo que elas obtenham informações valiosas e tomem decisões mais informadas e estratégicas.

Além disso, os sistemas de informação ajudam a automatizar processos, melhorar a eficiência e a produtividade, bem como reduzir erros e custos operacionais. Podem ser utilizados para diversas finalidades, incluindo gerenciamento de estoque, gestão financeira, monitoramento de vendas, análise de dados e muito mais.

Neste artigo, abordaremos os conceitos, fundamentos e componentes dos sistemas de informação, suas funções, benefícios e exemplos de aplicação, além dos curso e carreiras nessa área. Vamos descobrir como os sistemas de informação podem ajudar as empresas a alcançar uma vantagem competitiva e melhorar seus resultados financeiros.

Por José Sérgio Marcondes.
Postado 28/07/2020 e atualizado 01/03/2023

Resumo conteúdo do Artigo

O que é, para que serve e o que faz o SI
Características do SI
Componentes de um sistema de informação
Como funciona um Sistema de Informação?
Função do Sistema de Informação
Sistema de Informação Gerencial
Recursos de um sistema de informação
Processos Básicos Sistemas de Informação
Importância de um sistema de informação
Sistema de Informação e o Processo Decisório
Investimentos em Sistemas de Informação
Tipos de Sistema de Informação
Exemplos de sistema de informação
Segurança de Sistemas de Informação
Cursos e carreiras área de Sistemas de Informação

O que é um Sistema de Informação?

Um sistema de informação (SI) é um conjunto de componentes inter-relacionados que trabalham juntos para coletar, armazenar, processar e distribuir informações para apoiar a tomada de decisões numa organização. O objetivo final de um sistema de informação é fornecer informações úteis e relevantes para apoiar os processos decisórios estratégicos e operacionais em uma organização.

Os sistemas de informação (SI) utilizam hardware, software, redes de telecomunicações, técnicas de administração de dados computadorizadas e outras formas de tecnologia de informação (TI) para transformarem recursos de dados em produtos de informação. Estes produtos oferecem informações para a tomada de decisão feita pelos gestores.

Sistemas de informação é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, rede de comunicação e dados, que são coletados e transformados em informações dentro de um ambiente organizacional . (O’BRIEN, 2004)

Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos ou componentes que interagem uns com os outros para realizar uma função ou finalidade específica. Cada componente ou elemento do sistema tem uma função específica, mas todos os componentes trabalham juntos para alcançar um objetivo ou finalidade comum.

Dados e Informações

Dados são uma sequência de símbolos quantificados ou quantificáveis, São fatos brutos, sem contexto e sem significado em si mesmos. Podem ser representados por letras, números, símbolos, imagens ou sons.
Em geral, os dados por si só não possuem valor ou utilidade, mas quando são organizados e processados de forma adequada, podem se tornar informações valiosas e úteis para tomada de decisões e outras finalidades.

Informação é um conjunto de dados organizados que fazem sentido e referencia a um acontecimento, um fato ou um fenômeno, que no seu contexto tem um determinado significado para o receptor, cujo fim é reduzir a incerteza ou incrementar conhecimento sobre algo.

Quero saber mais sobre conceitos e definições relacionados a dados e informações

Para que serve um o Sistema de Informação?

Um sistema de informação serve para coletar, armazenar, processar e distribuir informações relevantes para apoiar a tomada de decisões. Ele pode ser utilizado para:

  • Automatizar processos: um sistema de informação pode automatizar tarefas repetitivas e rotineiras, reduzindo o tempo e esforço necessários para executá-las.
  • Facilitar a comunicação: um sistema de informação pode ajudar a melhorar a comunicação entre diferentes departamentos, equipes e funcionários, permitindo que eles compartilhem informações e trabalhem juntos mais efetivamente.
  • Gerenciar recursos: um sistema de informação pode ajudar a gerenciar recursos, como pessoas, materiais, equipamentos e finanças, permitindo que a organização os utilize de forma mais eficiente.
  • Aumentar a eficiência: um sistema de informação pode ajudar a melhorar a eficiência operacional, reduzindo os custos e melhorando a qualidade e produtividade do trabalho.
  • Melhorar a tomada de decisões: um sistema de informação pode fornecer informações precisas e oportunas para apoiar a tomada de decisões.

O que faz o Sistema de Informação?

Os sistemas de informação coletam os dados do dia-a-dia uteis para organização, processam e transformam em informações importantes e úteis para a empresa, que dão suporte para os administradores se posicionarem diante de situações inesperadas e novas oportunidades.

Gurbaxani e Whang (1991) apontam cinco atividades principais dos Sistema de Informação dentro das organizações:

  • Aumento de eficiência operacional da empresa;
  • Processamento de transações básicas;
  • Coleta e transmissão de informações gerenciais;
  • Monitoramento e registro do desempenho dos empregados e setores;
  • Manutenção do registro de status e mudanças nas funções centrais do negócio da empresa.

Os sistemas de informação utilizados pelas empresas tendem a ajudar em vários aspectos como na competitividade, estratégias, controles, redução de custos e no ganho de informações.


Quais sãos as características de um sistema de informação?

As principais características de um sistema de informação incluem:

  • Objetivo: Um ST deve ter um objetivo claro e bem definido para que possa ser desenvolvido de forma eficaz e atender às necessidades da organização.
  • Confiabilidade: Um SI deve ser confiável, ou seja, deve ser capaz de manter a integridade e segurança das informações que processa e armazena.
  • Eficiência: Um SI deve ser capaz de processar informações de forma rápida e eficiente, garantindo um alto desempenho e uma boa qualidade dos resultados.
  • Integridade: Um sistema de informação deve ser capaz manter as características originais dos dados, tal como foram configuradas na sua criação. Desta forma que, as informações não possam ser alteradas sem autorização.
  • Flexibilidade: Um sistema de informação deve ser capaz de se adaptar às mudanças e evoluções da organização e do ambiente em que está inserido, sem que haja perda de eficiência.
  • Disponibilidade: Um sistema de informação deve estar sempre disponível para ser acessado pelos usuários, de forma que as informações possam ser acessadas sempre que necessário.
  • Autenticidade – Confirmação de que os dados possuem legitimidade, ou seja, não haja manipulação ou intervenções externas de terceiros.
  • Legalidade – Por fim, é necessário ter uma Política de Segurança para assegurar que todos os procedimentos relacionados à informação dentro da empresa sejam feitos de acordo com a lei.

Essas são algumas das características mais importantes de um sistema de informação, que devem ser consideradas durante o desenvolvimento e implantação de um sistema na organização.


Quais são os componentes de um sistema de informação?

Os componentes de um sistema de informação podem variar dependendo da organização, mas em geral, um SI inclui os seguintes componentes:

  • Hardware: inclui os equipamentos físicos usados para processar e armazenar dados, como computadores, servidores, dispositivos de armazenamento, dispositivos móveis, entre outros.
  • Software: inclui os programas e aplicativos usados para coletar, armazenar, processar e distribuir informações, como sistemas operacionais, softwares de gerenciamento de banco de dados, aplicativos de produtividade, entre outros.
  • Dados: incluem informações coletadas e armazenadas pelo sistema de informação, como dados de clientes, informações de estoque, dados financeiros, entre outros.
  • Redes: incluem os meios de comunicação que permitem a troca de informações entre os dispositivos, como a internet, redes locais, entre outras.
  • Procedimentos: incluem os processos e procedimentos usados para gerenciar e manter o sistema de informação, como procedimentos de segurança, backup de dados, processos de manutenção, entre outros.
  • Pessoas: incluem os usuários do sistema de informação, como funcionários e clientes, e também profissionais de TI que gerenciam e mantêm o sistema.
  • Políticas: incluem as regras e regulamentos que regem o uso do sistema de informação, como políticas de segurança de dados, privacidade, entre outras.

Esses componentes trabalham juntos para coletar, processar, armazenar e distribuir informações para suportar as operações e tomadas de decisão de uma organização.


Como funciona um Sistema de Informação?

O funcionamento de um sistema de informação envolve as atividades de processamento de informação (ou processamento de dados) que acontecem por meio de entradas de dados, armazenamento, transformação de dados e saída de informação.

  1. Entrada de Recursos de Dados – Os dados sobre transações comerciais e outros eventos devem ser capturados e preparados para processamento pela atividade de entrada. A entrada normalmente assume a forma de atividades de registro de dados como gravar e editar. Uma vez registrados, os dados podem ser transferidos para uma mídia que pode ser lida por máquina, como um disco magnético, por exemplo.
  2. Armazenamento de Recursos de Dados – Armazenamento é um componente básico dos sistemas de informação. É a atividade do sistema de informação na qual os dados e informações são retidos de uma maneira organizada para uso posterior. Isto facilita seu uso posterior no processamento ou sua recuperação como saída quando requisitados pelos usuários de um sistema.
  3. Transformando os Dados em Informação – Os dados normalmente são submetidos a atividades de processamento como cálculo, comparação, separação, classificação e resumo. Estas atividades organizam, analisam e manipulam dados, convertendo-os assim em informação para os usuários finais.
  4. Saída de Produtos da Informação – A informação é transmitida em várias formas para os usuários finais e colocadas à disposição destes na atividade de saída. A meta dos sistemas de informação é a produção de produtos de informação apropriados para os usuários finais.

Esses são apenas alguns dos passos que fazem parte do funcionamento de um sistema de informação. O importante é que cada sistema seja projetado e implementado de acordo com as necessidades e objetivos específicos da organização, garantindo que os resultados sejam alcançados de forma eficiente e eficaz.


Qual a Função do Sistema de Informação?

A função principal de um sistema de informação é gerar informações úteis e relevantes para a organização. Por meio da coleta, armazenamento, processamento, análise e disponibilização de dados, os sistemas de informação buscam fornecer informações estratégicas para a tomada de decisões, permitindo que as empresas sejam mais eficientes e eficazes em suas operações e alcancem seus objetivos de negócios.

Além disso, os sistemas de informação também têm outras funções importantes, como:

  1. Automatizar processos: os sistemas de informação podem automatizar processos manuais, reduzindo erros e aumentando a eficiência.
  2. Facilitar a comunicação: os sistemas de informação permitem que as informações sejam compartilhadas entre departamentos e equipes, facilitando a comunicação e colaboração.
  3. Melhorar a tomada de decisões: os sistemas de informação fornecem informações precisas e atualizadas que permitem uma tomada de decisão mais rápida e informada.
  4. Aumentar a produtividade: os sistemas de informação podem ajudar a aumentar a produtividade dos funcionários, reduzindo o tempo necessário para realizar tarefas.
  5. Gerenciar dados e informações: os sistemas de informação ajudam a gerenciar dados e informações de forma organizada e segura, garantindo a integridade e confidencialidade das informações da empresa.

Essas funções do sistema de informação podem variar dependendo do tipo e da finalidade do sistema em questão. No entanto, o objetivo principal é sempre fornecer informações úteis e relevantes para a organização, ajudando a alcançar seus objetivos de negócios de maneira eficiente e eficaz.


Sistema de Informação Gerencial

Sistema de Informação Gerencial é um tipo de sistema de informação que fornece informações precisas, oportunas e relevantes para suportar a tomada de decisão gerencial em uma organização. Ele é projetado para coletar, armazenar, processar e analisar dados de diferentes fontes da empresa, para fornecer relatórios e análises que possam ajudar na tomada de decisões estratégicas, táticas e operacionais.

O SIG é usado em vários níveis organizacionais, desde a alta administração até o nível operacional, para ajudar na gestão dos recursos e processos de negócios. O objetivo principal do SIG é melhorar o desempenho da organização, permitindo que os gerentes tomem decisões mais informadas e estratégicas.


Quais são os recursos de um sistema de informação?​

Os recursos de um modelo básico de sistema de informação consistem em cinco recursos principais:

  1. Recursos Humanos – refere-se as pessoas necessárias para a operação de todos os sistemas de informação. Esses recursos incluem os usuários finais e os especialistas em SI.
  2. Recursos de Hardware – incluem todos os dispositivos físicos e equipamentos utilizados no processamento de informações (computadores, periféricos e mídias de dados e etc.).
  3. Recursos de Software – incluem todos os conjuntos de instruções de processamento da informação. Programas: um conjunto de instruções que fazem com que um computador execute uma tarefa específica. Procedimentos: conjunto de instruções utilizadas por pessoas para finalizar uma tarefa.
  4. Recursos de Dados – Os recursos de dados dos sistemas de informação normalmente são organizados em: Bancos de dados: uma coleção de registros e arquivos logicamente relacionados. Bases de conhecimento: que guardam conhecimento em uma multiplicidade de formas como fatos, regras e inferência sobre vários assunto.
  5. Recursos de Rede – Redes de telecomunicações como a Internet, intranets e extranets tornaram se essenciais ao sucesso de operações de todos os tipos de organizações e de seus sistemas de informação baseados no computador.
Recursos de um sistema de informação

Quais são os Processos Básicos de um Sistema de Informação?

Os processo básicos de um sistema de informação são:

  1. Coletar dados: Os sistemas de informação coletam dados de diversas fontes, como sensores, formulários eletrônicos, bancos de dados e outros sistemas de informação.
  2. Armazenar dados: Os sistemas de informação armazenam os dados coletados em bancos de dados, discos rígidos ou outros dispositivos de armazenamento.
  3. Processar dados: Os sistemas de informação processam os dados armazenados, transformando-os em informações significativas e úteis para os usuários.
  4. Transmitir dados: Os sistemas de informação transmitem os dados e informações processados para outros sistemas de informação, usuários ou dispositivos.

Tipos de relatórios que podem ser fornecidos

Um sistema de informação pode fornecer diversos tipos de relatórios que ajudam as organizações a tomar decisões informadas. Alguns exemplos de relatórios que podem ser gerados por um sistema de informação são:

  1. Relatórios de vendas: fornecem informações sobre as vendas realizadas, o desempenho de vendas dos produtos ou serviços, a receita gerada, entre outros dados relevantes para a área comercial.
  2. Relatórios financeiros: fornecem informações sobre a situação financeira da empresa, como fluxo de caixa, balanço patrimonial, demonstração de resultados, entre outros.
  3. Relatórios de estoque: fornecem informações sobre o estoque de produtos ou materiais da empresa, como a quantidade em estoque, produtos mais vendidos, produtos com menor saída, entre outros.
  4. Relatórios de recursos humanos: fornecem informações sobre os funcionários da empresa, como o número de colaboradores, o custo de mão de obra, a produtividade, a satisfação dos funcionários, entre outros.
  5. Relatórios de produção: fornecem informações sobre a produção de bens ou serviços da empresa, como a capacidade de produção, o tempo de produção, o custo de produção, entre outros.
  6. Relatórios de desempenho: fornecem informações sobre o desempenho da empresa em relação aos objetivos e metas estabelecidos, como o desempenho de vendas, a satisfação do cliente, a eficiência operacional, entre outros.

Esses são apenas alguns exemplos de relatórios que podem ser fornecidos pelo sistema de informação. Cada empresa pode ter necessidades específicas de informação e, portanto, os relatórios podem variar de acordo com essas necessidades.

Sistema de Informação
Sistema de Informação

Qual a importância de um sistema de informação?

A importância de um sistema de informação pode ser vista em vários aspectos:

  • Melhora a eficiência operacional: Um sistema de informação pode automatizar processos manuais, reduzindo a carga de trabalho dos funcionários e melhorando a eficiência das operações da organização.
  • Melhora a tomada de decisões: Um sistema de informação fornece informações precisas e oportunas para os tomadores de decisão, permitindo que eles tomem decisões mais informadas e estratégicas.
  • Aumenta a produtividade: Um sistema de informação pode fornecer ferramentas para aumentar a produtividade dos funcionários, como ferramentas de comunicação, colaboração e compartilhamento de documentos.
  • Ajuda a gerenciar recursos: Um sistema de informação pode ajudar a gerenciar recursos da organização, incluindo estoques, recursos financeiros e pessoal.
  • Aumenta a competitividade: Um sistema de informação pode fornecer uma vantagem competitiva para a organização, permitindo que ela tome decisões mais informadas e tome medidas proativas para responder às mudanças no mercado e no ambiente competitivo.
  • Facilita a coordenação: Um sistema de informação pode ajudar a coordenar as atividades de uma organização, permitindo que diferentes áreas de negócios e funcionários trabalhem juntos de forma mais eficaz.
  • Melhora a comunicação: Um sistema de informação pode melhorar a comunicação dentro da organização, permitindo que os funcionários se comuniquem de forma mais eficaz e compartilhem informações relevantes.

Em resumo, um sistema de informação pode ajudar a organização a operar de forma mais eficaz e eficiente, permitindo que ela tome decisões mais informadas e estratégicas e aumentando sua competitividade no mercado.


Sistema de Informação e o Processo Decisório

A tomada de decisão numa organização está diretamente relacionada ao potencial informativo da empresa. A informação é um bem muito importância para as empresas, sendo um grande diferencial competitivo, estratégico e determinante para mudanças e adaptações das organizações num mercado altamente competitivo.

O processo de decisão é uma escolha a ser feita dentre várias alternativas existentes e identificadas. Para melhor identificar as alternativas de escolhas mais corretas, os gestores tratam a informação como um diferencial, pois a informação e o conhecimento é o que fará a organização se destacar diante de seus possíveis concorrentes. (FERREIRA, 2006)

Os sistemas de informação são os recursos básicos para a decisão informatizada, pois permitem que todos os colaboradores responsáveis pela empresa tenham acesso aos dados mais recentes a qualquer momento. As informações devem estar integradas por meio de computadores em rede. (GOMES; GOMES, 2012)

Quero saber mais sobre a definição e conceitos do processo decisório


Justificativas para Investimentos em Sistemas de Informação

Laudon e Laudon (2005) apontam que os sistemas de informação adicionam valor à empresa de várias formas. Em geral, o retorno sobre o investimento em SI é proveniente de aumentos na produtividade, aumentos nos lucros, ou melhoria na capacidade competitiva.

Os investimentos em sistemas de informação demonstram um ganho de capital para a organização, pois, aumenta o valor de mercado da empresa, impulsionando seu desempenho, obtendo vantagens diante de seus concorrentes. (FERNANDES; COSTA; CÂMARA)

De acordo com O´Brien um plano de Sistemas de Informação deve evidenciar o custo-benefício esperado com a realização dos investimentos em SI, como também trazer em detalhes todos os recursos materiais, humanos e tecnológicos para sua implementação.

Os investimentos em Sistemas de Informações devem estar alinhados com as estratégias da empresa, como também a Tecnologia de Informação deve ser explorada visando propiciar à organização vantagens sobre seus competidores. Tendo em vista que, se não houver mudanças na maneira pela qual o trabalho é feito, o papel da TI se resumirá apenas à automatização de um processo existente, não proporcionando vantagens econômicas significativas. (DAVENPORT, 1994)


Quais são os tipos de Sistema de Informação?

De acordo com (O’ Brien, 2000), podemos dividir os sistemas de informação em quatro tipos:

  1. Sistemas de Informações Transacionais – São as informações rotineiras efetuadas, como por exemplo, emissão de NF, emissão de pedido, compra de mercadoria, etc. Essas informações normalmente alimentam um banco de dados para futuras consultas.
  2. Sistemas de Informações Gerenciais – Um SIG gera informações que apoiam as necessidades dos sistemas de tomada de decisão da administração. Os relatórios e respostas produzidas por esses sistemas fornecem informações para os gerentes para o adequado atendimento de suas necessidades de informação.
  3. Sistemas de apoio à decisão – Esse sistema de informação fornece aos gerentes apoio interativo de informações durante o processo de tomada de decisão. São decisões que devem ser tomadas em um ambiente complexo, que envolve várias variáveis: localização de fornecedores, localização de clientes, impostos, política.
  4. Sistemas de informação executiva – possuem funções dos sistemas de apoio a decisão e dos sistemas de informações gerenciais. Geralmente essas informações são disponibilizadas em um ambiente fácil e direto para que os executivos da empresa possam rapidamente obter uma informação.

Exemplos de sistema de informação

Existem muitos exemplos de sistemas de informação em diferentes setores e organizações. Aqui estão alguns exemplos:

  1. Sistema de gestão de recursos humanos: um sistema de informação que gerencia informações sobre funcionários, desde a contratação até o término do emprego, incluindo informações pessoais, histórico de emprego, desempenho e remuneração.
  2. Sistema de gestão de relacionamento com o cliente: um sistema de informação que gerencia informações sobre clientes, incluindo histórico de compras, preferências e comportamento, para melhorar a comunicação e relacionamento com os clientes.
  3. Sistema de gestão de cadeia de suprimentos: um sistema de informação que gerencia informações sobre o fluxo de materiais, informações e finanças da empresa, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega do produto final.
  4. Sistema de gestão de produção: um sistema de informação que gerencia informações sobre a produção de bens e serviços, incluindo planejamento, programação e controle da produção.
  5. Sistema de gestão de vendas: um sistema de informação que gerencia informações sobre o processo de vendas, desde a prospecção até o fechamento de negócios, incluindo informações sobre clientes e histórico de vendas.

Esses são apenas alguns exemplos de sistemas de informação, e existem muitos outros tipos de sistemas de informação, dependendo do setor, do tamanho e das necessidades específicas da organização.


Segurança de Sistemas de Informação

Segurança de sistemas de informação é a proteção das informações e dos recursos de tecnologia da informação de uma organização, utilizados nos sistemas de informação, contra acessos não autorizados, uso indevido, modificação, destruição ou divulgação não autorizada. A segurança do sistema de informação está diretamente relacionada a segurança da tecnologia da informação e é importante para garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados de uma organização.

Existem várias medidas de segurança que podem ser implementadas em um sistema de informação, como:

  • Controles de acesso: definir políticas de acesso que garantam que apenas pessoas autorizadas tenham permissão para acessar dados e recursos.
  • Autenticação e autorização: verificar a identidade de um usuário antes de conceder acesso aos recursos e determinar qual nível de acesso ele terá.
  • Criptografia: proteger informações sensíveis usando algoritmos de criptografia que tornam os dados ininteligíveis para qualquer pessoa que não possua a chave de descriptografia correta.
  • Backup e recuperação de desastres: manter backups de dados importantes em locais seguros e garantir que haja planos de recuperação de desastres em caso de interrupções no sistema.
  • Monitoramento e detecção de ameaças: monitorar a rede em busca de atividades suspeitas e implementar medidas para detectar e responder a possíveis ameaças.

A implementação adequada de medidas de segurança de sistemas de informação é fundamental para proteger os dados e recursos de TI de uma organização contra ameaças externas e internas, como hackers, malware, phishing, roubo de dados e violações de privacidade.

Quero saber mais sobre a Segurança da Tecnologia da Informação


Curso e Carreira na Área de Sistema de Informação

O Curso de Sistema de Informação é um curso de graduação que tem como objetivo formar profissionais capazes de trabalhar com tecnologia da informação em organizações de diferentes áreas. O curso geralmente tem uma abordagem interdisciplinar, combinando conhecimentos de computação, administração e ciências sociais.

Durante a graduação, os alunos aprendem sobre programação, banco de dados, redes de computadores, sistemas operacionais, segurança da informação, gestão de projetos de TI, entre outros temas relacionados à tecnologia da informação. Além disso, também são desenvolvidas habilidades em comunicação, liderança, trabalho em equipe e resolução de problemas.

Os profissionais formados em Sistema de Informação têm diversas opções de carreira, podendo atuar em empresas de software, instituições financeiras, hospitais, escolas, órgãos governamentais, entre outros setores. As principais funções desempenhadas incluem desenvolvimento de sistemas, análise de dados, gestão de projetos de TI, consultoria em tecnologia da informação e administração de redes de computadores.

Os Cursos de Sistemas de Informação formam profissionais capazes de administrar o fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro e fora de uma organização. Por meio do curso da área, o aluno aprenderá a criar, adaptar e instalar programas que facilitam as consultas de dados, além de administrar redes de computadores.

Ao final da formação, ele estará preparado para planejar, organizar e desenvolver sistemas de processamento, de armazenamento e de recuperação de dados, e poderá disponibilizar esse material para usuários de redes. No mercado de trabalho, o profissional de Sistemas de Informação pode trabalhar em empresas de Tecnologia da Informação (TI) ou qualquer outra que utilize banco de dados e redes.

Conclusão

Sistemas de informação são ferramentas fundamentais para a gestão de empresas e organizações nos dias de hoje. Através da integração de tecnologias da informação, processos de negócio e pessoas, os sistemas de informação possibilitam a otimização da tomada de decisões e a melhoria do desempenho organizacional.

Além disso, a formação em Sistema de Informação é essencial para profissionais que desejam atuar nessa área em constante evolução, fornecendo as habilidades e conhecimentos necessários para enfrentar os desafios da era digital. Em resumo, o investimento em sistemas de informação e em profissionais capacitados é crucial para o sucesso e a competitividade das organizações na atualidade.

Se você gostou do artigo e achou útil, por favor, deixe um comentário logo abaixo para compartilhar sua opinião conosco. Ela é extremamente valiosa para mim!

Um forte abraço e votos de sucesso!

José Sergio Marcondes – CES – CPSI – Gestor, Consultor e Diretor do IBRASEP. Sou um profissional com competências sólidas nas áreas de segurança privada e gestão empresarial. Conecte comigo nas redes sociais.

Ajudar a divulgar nosso trabalho é fundamental! Curta e compartilhe nossas publicações com seus amigos nas redes sociais. Essa atitude não apenas incentiva o autor a publicar mais artigos relevantes, mas também possibilita que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo valioso.

Faça parte da nossa comunidade!

Você busca conhecimentos atualizados e oportunidades para aprimorar suas competências nas áreas de segurança privada e gestão empresarial? Não perca a chance de se manter informado e conectado com as últimas tendências e insights do setor!

Inscreva-se em nossa Newsletter e junte-se ao nosso Grupo no WhatsApp para receber notificações sobre novos artigos, dicas valiosas e recursos adicionais que impulsionarão sua carreira profissional.

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio ( 28 de julho de 2020). Sistema de Informação: O que é, O que Faz, Tipos, Curso. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/sistema-de-informacao-o-que-e-conceitos – Acessado em (inserir data do acesso).

Referências Bibliográfica

BATISTA, E. O. Sistema de Informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2004.

BINDER, F. V. Sistemas de Apoio à Decisão. São Paulo: Érica, 1994.
BRAGA, A. A gestão da informação, 2000. Disponível em:>>www.ipv.pt/millenium/19_arq1.htm>>. Acesso em 22 julho. 2020.

DAVENPORT, H. T. Reengenharia de processos. Rio de Janeiro: Campus, 1994

FERNANDES, C. M. G. M.; COSTA, P. S.; CÂMARA, A. R. G. S. Análise da relação entre o volume de investimentos em sistemas de informação divulgados e valor de mercado das empresas brasileiras de capital aberto do setor de energia elétrica. Blumenau. Revista universo contábil, v.3, n.1, p. 27-37, 2007.

GONÇALVES, L. S. Sistema de informações gerenciais. IESDE Brasil S.A., Curitiba, 2006.

GURBAXANI, V.; WHANG, S. J. O impacto dos sistemas de informações em organizações e mercados. Nova York: ACM, 1991.

LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de informação gerenciais. 4 ed. São Paulo: Prentice Hall, 1999.

LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de informações gerenciais. 7. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2009.

O´BRIEN, J. A. Sistemas de informações e as decisões gerencias na era da Internet. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

O´BRIEN, J. A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

STONER, J. A. F. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999

WETHERBE, J. C. Análise de sistema para sistemas de informação por computador. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Docêncio sumaíl!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  2. Olá Uaite!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  3. Olá Viviane Faustino!
    Obrigado pelo seu comentário. Fico muito feliz em saber que o artigo ajudou na suas dúvidas.
    Forte abraço e sucesso!

  4. Parabéns pelo artigo, é muito bom. Me ajudou bastante, sucesso.

  5. Olá Cleusa!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Fico muito feliz em saber que o artigo foi útil pra você.
    Forte abraço e sucesso.

  6. Nossa perfeito seu artigo, muito objetivo e esclarecedor, ajudou muito, Deus abençoe

  7. Olá Valdir!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  8. Parabéns pelo artigo. Tem um panorama completo sobre o tema Sistema de Informações.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.