- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Gerente de Segurança Corporativa: O que é, responsabilidades e desafios

A segurança corporativa é uma preocupação real e constante para as empresas de todos os tamanhos e setores. O Papel do Gerente de Segurança Corporativa é crucial na proteção dos ativos e pessoas de uma organização. Mas, com tantos desafios e responsabilidades, como este profissional pode garantir a segurança da empresa de forma eficiente.

Ser um gerente de segurança corporativa é muito mais do que apenas supervisionar equipes de segurança. É preciso ter conhecimento técnico, habilidades de liderança, conhecimentos de negócios, e capacidade de tomar decisões estratégicas. Neste artigo, vamos explorar a definição, atribuições, responsabilidades e desafios deste importante cargo, bem como as habilidades e qualificações que um gerente de segurança corporativa deve possuir para ser bem-sucedido na sua carreira. Boa leitura!

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 07/02/2023

O que é um Gerente de Segurança Corporativa?

Gerente de Segurança Corporativa é um cargo de nível intermediário na organização (nível tático) responsável por gerir as atribuições do departamento de segurança de uma organização empresarial. Tem como principais funções: planejamento, organização, liderança, monitoramento e controle dos processos de segurança corporativa.

A profissão de gerente de segurança corporativa visa garantir a segurança física e a proteção dos ativos e processos críticos de uma empresa. Isso inclui a implementação e gestão de programas de segurança, supervisão de equipes de segurança e investigação de incidentes de segurança. Inclui também trabalhar em estreita colaboração com outros departamentos da empresa, como a equipe de recursos humanos, para garantir que as políticas e procedimentos da empresa sejam seguidos.

Como líder, o gerencial de segurança é aquele que tem as habilidades necessárias para motivar, conduzir, desenvolver, aprimorar e capacitar cada colaborador dentro de suas expectativas e competências. Ao mesmo tempo, ele gerencia os processos de trabalho, delegando as tarefas e responsabilidades, administrando as ações e recursos, e apresentando os resultados obtidos, tanto para a organização, quanto para os membros da sua equipe.

O que faz um Gerente de Segurança Corporativa?

O gerente de segurança corporativa é o profissional responsável por intermediar a relação entre o Diretor de Segurança, quando a empresa possui, ou a direção da empresa, a área operacional da segurança (demais colaboradores da segurança), e traduzir as estratégias de segurança pretendidas em atividades e tarefas a serem executadas no dia a dia. Além disso, ele coordena e guia as equipes, controlas os resultados obtidos a fim de que as atividades e tarefas sejam cumpridas de acordo com planejado.

Um Gerente de Segurança Corporativa implementa estratégias para proteger a propriedade física e os sistemas de informação de uma empresa. Seu trabalho envolve avaliar riscos de segurança, desenvolver controles internos para proteger os ativos as empresa de ameaças internas e externas. Quando ocorrem violações de segurança, seu foco muda da prevenção para contenção e controle da situação, com posterior investigação sobre as causas da violação de segurança e adoção de medidas de correção.

Gerente de Segurança Corporativa

Principais Funções do Gerente de Segurança Corporativa

As funções do gerente de segurança corporativa pode variar de acordo com a empresa em que trabalha. Elas podem envolver pessoas, processos, recursos financeiros e materiais. Dentre as principais funções podemos citar:

  • Elaborar e gerenciar programas e planos de segurança;
  • Planejar e gerenciar orçamento da segurança;
  • Definir e controlar metas;
  • Contratar, desenvolver, gerir, promover e demitir pessoas;
  • Desenvolver e implementar programas de treinamento;
  • Elaborar e apresentar de relatórios de gestão;
  • Desenvolver e implementar medidas de segurança preventiva e controles de segurança;
  • Planejar, implementar e gerir medidas de segurança eletrônica;
  • Gerenciar equipes de segurança;
  • Investigar incidentes e violações de segurança;
  • Trabalhar em estreita colaboração com outros departamentos da empresa, com HR, para garantir que as políticas e procedimentos de segurança da empresa sejam seguidos.

Qual a Importância do Gerente de Segurança Corporativa?

O bom desempenho da segurança corporativa depende da boa execução de projetos, programas e operações de segurança, que nem sempre são fáceis de serem organizados e implementados no nível estratégico da organização.

Apesar de existir a necessidade de estar sempre engajado com suas equipes, é importante que o diretor de segurança da organização reconheça a necessidade de outra pessoa para ajudar na administração das diversas áreas de atuação da segurança corporativa. Neste caso, a pessoa ideal é o gerente de segurança corporativa.

O gerente de segurança cooperativa é o profissional responsável por traduzir as estratégias de segurança e as expectativas da organização, para o nível operacional da organização. Com o apoio do supervisor de segurança, busca engajar os colabores da segurança as estratégias de segurança definidas pela diretoria da segurança.

Em resumo, a importância do gerente de segurança corporativa é garantir a segurança e a proteção dos ativos, funcionários, instalações, informações e reputação de uma empresa, além de cumprir as regulamentações e ajudar na comunicação interna e externa, e melhorando a eficiência da empresa.

Perfil do Gerente de Segurança Corporativa

O perfil do gerente de segurança corporativa é geralmente o de um indivíduo altamente capacitado e experiente, com uma formação superior em segurança, administração de empresas ou outra área relevante. Com domínio de um segundo idioma, preferencialmente inglês.

Ele deve ser detentor de uma boa compreensão de como implementar e gerenciar medidas de segurança eficazes, bem como como investigar incidentes de segurança e fornecer relatórios e recomendações para prevenir incidentes. Além disso, eles devem ter habilidades de liderança sólidas para gerenciar e treinar equipes de segurança e trabalhar eficazmente com outras equipes da empresa.

O gerente de segurança corporativa deve ser capaz de pensar de forma estratégica e proativa, para identificar e mitigar riscos e ameaças à segurança da empresa. Também deve ser capaz de comunicar-se de forma clara e eficaz e de tomar decisões rápidas e precisas em situações de crise.

Ele também deve ser flexível e adaptável as características e mudanças do ambiente de negócios. Um bom gerente de segurança precisa ser não apenas um excelente profissional de segurança, mas também um bom gerente de negócios com expertise em segurança.

Habilidades do Gerente de Segurança Corporativa

Segundo Katz, existem três tipos de habilidades que o gestor deve possuir para trabalhar com sucesso: habilidade técnica, habilidade humana e habilidade conceitual.

Habilidade é o processo de visualizar, compreender e estruturar as partes e o todo dos assuntos administrativos das empresas, consolidando resultados otimizados pela atuação de todos os recursos disponíveis. A três habilidades do de um bom administrador segundo Katz.

  • habilidade técnica: consiste em saber utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas por meio da experiência profissional;
  • habilidade humana: consiste na capacitação e discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e desenvolver uma liderança eficaz;
  • habilidade conceitual: consiste na capacidade para lidar com ideias e conceitos abstratos. Essa habilidade permite que a pessoa faça abstrações e desenvolva filosofias e princípios gerais de ação, e entenda a complexidade da organização e as consequências da sua forma de gerenciar para o bom funcionamento da empresa.

Principais Competências do Gerente de Segurança Corporativa

Ao fazer uma revisão das literaturas sobre as competências esperadas dos gestores para o desempenho de forma
efetiva das suas atribuições, as mais recorrentes encontradas foram:

  1. Capacidade de comunicação;
  2. Capacidade de colaboração e trabalho em Equipe;
  3. Capacidade de construir parcerias e cooperação;
  4. Liderança: capacidade de influenciar outros para desempenhar tarefas;
  5. Visão estratégica e sistêmica;
  6. Pensamento analítico: capacidade de interpretar e explicar padrões na informação;
  7. Capacidade de motivação;
  8. Capacidade de decisão;
  9. Capacidade de inovação;
  10. Bom relacionamento Interpessoal;
  11. Flexibilidade comportamental: capacidade de modificar o comportamento pessoal para atingir um objetivo;
  12. Comunicação oral: capacidade de expressar ideias claramente em apresentações orais.
  13. Comunicação escrita: capacidade de expressar as próprias ideias claramente, por escrito.
  14. Disposição para aprendizagem contínua e
  15. Autodesenvolvimento capacidade de assumir a responsabilidade pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Desafios para o Gerente de Segurança Corporativa

Entre os principais desafios para um gerente de segurança corporativa estão:

  • Implementação e manutenção de políticas e procedimentos de segurança: garantir que as políticas e procedimentos de segurança sejam eficazes;
  • Gerenciamento de riscos: identificar e mitigar ameaças ao negócio, incluindo riscos humanos, físicos e de segurança da informação.
  • Proteção de ativos e pessoas: assegurar a integridade dos ativos da empresa e garantir a segurança de funcionários, visitantes e outros envolvidos.
  • Liderança e colaboração: liderar equipes de segurança e trabalhar de forma colaborativa com outros departamentos da empresa para garantir a segurança corporativa.
  • Acompanhamento de tecnologias e tendências de segurança: manter-se atualizado sobre as tendências e evoluções tecnológicas na área de segurança para garantir a eficácia da proteção da empresa.
  • Conquistar o respeito e credibilidade necessários para conseguir propor e implementar medidas de segurança adequadas a necessidade de segurança da organização.

Conclusão

Resumindo, o papel do gerente de segurança corporativa é essencial para garantir a proteção dos ativos e pessoas de uma organização. Com habilidades técnicas, liderança e capacidade de tomada de decisão, este profissional é fundamental para o bom andamento dos negócios da empresa. Ao compreender as responsabilidades e desafios deste cargo, as empresas podem tomar medidas para garantir que sua equipe de segurança esteja equipada para proteger o negócio de ameaças internas e externas”.

Para ser um gerente de segurança corporativa bem-sucedido, é necessário possuir algumas competência técnicas, gerenciais e humanas que o diferencie no mercado de trabalho. O que requer um constante processo de autodesenvolvimento pessoal e profissional. ouse, seja investimento em capacitação profissional contínua.

Se você deseja se tornar um gerente de segurança corporativa eficaz e bem-sucedido, sugiro a leitura do E-book Gestor de Segurança Privada nosso livro especializado sobre o assunto. Com informações valiosas e práticas, você aprenderá tudo o que precisa para garantir a proteção da sua empresa e se destacar como gestor na área de segurança corporativa. Não perca mais tempo e clique aqui para saber mais!

Você Gostou do Artigo?

Se você gostou do artigo e/ou se ele foi útil para você, junte-se à conversa! Deixe seu comentário logo abaixo e compartilhe suas opiniões conosco, contribua para enriquecer o conteúdo do artigo.

Aqui no Blog escrevo frequentemente artigos relacionados à Segurança privada e Gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, buscando o desenvolvimento profissional de forma que possam obter sucesso nas suas carreiras. Não perca nenhuma atualização importante!

Inscreva-se na nossa newsletter agora e seja um dos primeiros a saber das novidades. Receba nossas atualizações mais recentes!

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Obrigado por ter dedicado seu tempo para leitura deste artigo! Espero que ele contribua com seu aprimoramento pessoal e profissional.

Forte abraço e sucesso!

José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Gestão de Segurança Corporativa: O que é, Objetivos e Processos

O que é Negócio: Definições, Objetivos e Tipos de Negócios

Política de Segurança Corporativa: O que é, Para que serve

10 Princípios Básicos da Segurança Corporativa no Século XXI

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (07 de fevereiro de 2023). Gerente de Segurança Corporativa: O que é, responsabilidades e desafios. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: /– Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.