- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Evento: O que é? Conceitos. Classificação dos Eventos.

Evento é um acontecimento relevante que reúne várias pessoas e que tem um objetivo específico. Envolve ações ligadas a comemorações, festividades, divulgações, troca de informações e integração de pessoas com interesses e objetivos em comum.

Envolve pessoas tanto na sua organização e preparação quanto na participação propriamente dita. É uma forma efetiva de integração de ideias, conceitos, conhecimentos e também de divulgar e promover produtos e serviços.

O que é Evento?

A palavra evento tem sua origem no latim eventu, que significa acontecimento. O evento é um acontecimento que reúne pessoas que possuem objetivos específicos em comuns.

Está presente na sociedade com contextos específicos, seja em área institucional (de organização pública ou privada), área sociocultural ou área promocional.

Os eventos abrangem ações de comemorações, festividades, divulgação, capacitação, troca de informações, promoção, integração, educação, entre outras.

Tem como finalidade atrair a atenção do público, como também da imprensa, utilizando meios de comunicação na divulgação.

Em seu sentido mais amplo, a palavra evento envolve pessoas tanto na sua organização e preparação quanto na participação propriamente dita.

É uma forma efetiva de integração de ideias, conceitos, conhecimentos e também de promover produtos e serviços das organizações.

Para que um evento tenha sucesso e os objetivos propostos sejam alcançados, certas medidas são estritamente necessárias.

A organização, o planejamento e a execução requerem do organizador conhecimentos e habilidades profissionais.

Conceitos de Evento

Evento é qualquer acontecimento (festa, espetáculo, comemoração, solenidade, etc.) organizado por especialistas, com objetivos institucionais, comunitários ou promocionais (HOUAISS, 2009, p. 851).

Eventos são acontecimentos programados visando a divulgação, a comercialização e o desenvolvimento de atividades científicas, culturais, desportivas, assistências, etc. Servem como instrumento de incentivo ao turismo. (BENI, 1998).

Classificação dos Eventos

Os eventos são classificados de muitas formas, dentre elas, de acordo com o porte, a abrangência, o perfil dos participantes ou período de realização.

A classificação vai depender da forma que o evento é analisado, pois poderá ter outras classificações.

1. Classificação do evento quanto ao acesso:

a) Eventos Privados: São eventos que fazem parte da vida pessoal dos organizadores. Ex.: aniversários, casamentos, batizados, etc.

b) Eventos Públicos: São eventos que fazem parte da vida social de uma comunidade. Ex.: cerimoniais de posse de autoridades, debates, comícios, carnaval de rua.

2. Classificação do evento quanto ao público:

a) Evento fechado: acontece dentro de situações específicas e com público definido, que é convidado a participar.

b) Evento aberto: divide-se em duas categorias:

  • Evento aberto em geral, que alcança todas as classes de público; e
  • Evento aberto por adesão, que é direcionado a um determinado público que faz inscrição gratuita ou paga taxa de participação.

3. Classificação do evento quanto a dimensão:

a) Grande porte: grande número de participantes e milhares de pessoas como público.

Envolve toda ou quase toda estrutura de turismo e hotelaria da área onde ocorre.

Recebem apoio do governo do estado e, ou da prefeitura. Exemplo: grandes feiras, eventos esportivos e eventos religiosos;

b) Médio porte: geralmente, é promovido por empresas privadas e atinge grande público.

Beneficia a estrutura hoteleira e o comércio da cidade. Exemplo: feiras, exposições, congressos nacionais;

c) Pequeno porte: número reduzido de participantes e de público.

Exemplo: seminário ou congresso de uma determinada especialidade, festa de formatura de faculdade, feira de artesanato local, entre outros.

d) Grande evento: A legislação sobre segurança privada considera grandes eventos, aqueles realizados em estádios, ginásios ou outros eventos com público superior a três mil pessoas. Onde a segurança do evento deverá ser realizada por vigilantes especialmente habilitados.

Imagens de shows, festa de casamento, feiras. Alusão ao tema evento.

4. Classificação de evento quanto a área de interesse:

Algumas modalidades de eventos podem se enquadrar em mais de uma área de interesse, simultaneamente.

a) Artístico: evento que trata de arte, como literatura, teatro, dança, música, dentre outros.

b) Científico: relacionado a assuntos científicos em qualquer campo de conhecimento ligado à pesquisa.

c) Cultural: evento relacionado aos aspectos culturais para sua divulgação e reconhecimento ou mesmo com objetivo promocional. Incluem-se nesta classificação os eventos folclóricos e ligados a outras manifestações e hábitos regionais.

d) Educativo: aborda questões da área educacional, novas práticas pedagógicas, cursos e novidades da educação.

e) Cívico: são os relacionados a comemorações que dizem respeito à história de um povo. Exemplos: Parada de 07 de setembro, a simulação da morte de Tiradentes, entre outros.

f) Político: trata de assuntos políticos, como eventos ligados a partidos políticos, associações de classe, etc.

g) Governamental: em todas as esferas, níveis e instâncias, são eventos que mostram ações e prestam contas sobre as realizações do governo.

h) Empresarial: envolve atividades organizacionais como pesquisa e ações de empresas e seus parceiros.

i) Comerciais: tem como objetivo de promover o lançamento de um produto, ou de aumentar as vendas, ou de inaugurar um novo local, ou simplesmente de chamar atenção do público para os serviços prestados por esta ou aquela empresa.

j) Lazer: evento que visa gerar entretenimento e bem-estar aos seus participantes.

l) Social: evento de interesse comum, que visa à confraternização, quer seja familiar, quer seja de grupos com interesses afins, amigos ou outros grupos sociais.

m) Desportivo: são eventos que podem ser de ordem local, municipal, regional, nacional e até internacional.

Exemplos característicos são as Olimpíadas, a Copa do Mundo, os Jogos Pan americanos, e todas as modalidades de eventos que envolvam assuntos pertinentes ao desporto.

n) Religioso: são eventos cujos objetivos são promover os valores morais e religiosos; integrar as pessoas adeptas dessa religião; chamar a atenção para adesão de novos fiéis; inaugurar um local como igreja, sinagoga, templo, etc.

o) Beneficente: eventos realizados em prol de uma causa que reflete programas e projetos sociais divulgados em cerimônias públicas, normalmente para angariar fundos ou apoio institucional.

p) Turístico: visa divulgar e promover produtos e serviços turísticos tentando incrementar o turismo local ou nacional.

q) Este tipo de evento é muito utilizado para garantir a manutenção da oferta turística integral e constante. Nesse caso, geralmente, compõe o calendário oficial de eventos daquela localidade.

5. Classificação de evento quanto a periodicidade:

a) Evento fixo: Não varia a data de realização, ou seja, sempre ocorre na mesma data. Exemplos: solenidades de Sete de Setembro e festas de santos padroeiros (realizam-se, anualmente, no mesmo dia).

b) Evento móvel: Sempre se realiza, mas não em data fixa. Ele pode variar de acordo com o calendário ou interesse dos organizadores. Ou seja, a periodicidade é fixa, mas a data é móvel.

Incluem-se aqui eventos tais como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, que ocorrem de quatro em quatro anos. O carnaval também é um evento móvel.

c) Evento esporádico: É de realização temporária e só acontece por demanda, em função de fatos extraordinários.

6. Classificação do evento quanto aos participantes:

a) Geral: Evento aberto, com todo tipo de público, com participação limitada apenas ao tamanho do espaço no qual o evento está sendo realizado.

Há alguns eventos que, mesmo abertos, têm restrição de idade ou censura para participação.

São exemplos de eventos com público geral: desfile
de escolas de samba na rua, show em praça pública e etc.

b) Dirigido: como o próprio nome diz, é restrito ao público que tem afinidade com o assunto do evento ou interesse por ele.

Alguns exemplos são: exposições agropecuárias, feiras de calçado ou de couros, salão do automóvel, etc

7. Classificação do evento quanto ao conteúdo:

a) Assembleia:

Assembleia é uma reunião cujos participantes são representantes de algum grupo, região, estado, país, etc.

O objetivo da assembleia é debater assuntos de interesse geral dos participantes.

Normalmente as conclusões são colocadas em votação, porém somente têm direito a voz e voto os participantes inscritos; os demais têm direito só a voz.

b) Conferência:

É uma reunião que conta com a presença de um conferencista, que detém amplo conhecimento de um determinado assunto.

Ao final da exposição do conferencista é aberto espaço para o público fazer perguntas. Essas perguntas deverão seguir uma ordem preestabelecida, como um número determinado, ou numa ordem sequencial.

c) Congresso:

É um evento que acontece geralmente dentro de uma classe profissional distinta (médicos, enfermeiros, secretários, etc.), cuja finalidade é discutir temas propostos pela classe.

Dependendo da complexidade do tema e do número de participantes, o evento pode ser realizado em vários dias.

d) Convenção:

Geralmente de cunho empresarial; tem por objetivo a transmissão de ideias a respeito de um tema específico, exemplo: troca de experiências a respeito de vendas.

É uma oportunidade para a empresa transmitir motivação para os funcionários.

e) Coquetel:

Reunião cujo objetivo é a comemoração de alguma data ou acontecimento.

Este evento acontece rapidamente, não excedendo a duas horas de duração, e são servidas bebidas, doces e salgados.

f) Exposição:

É uma reunião que tem como objetivo divulgar produtos ou serviços.

g) Feira:

A exemplo de exposições a feira tem por objetivo divulgar e também vender produtos.

Cada expositor organiza seu espaço denominado stand, para chamar a atenção do público e vender seus produtos.

As feiras podem ser de ordem comercial, industrial ou puramente promocional, porém o ponto forte de toda feira é a divulgação de produtos.

h) Fórum:

É um evento no qual a exposição de idéias é feita com a presença de um coordenador.

Sua característica é a discussão e o debate, e ao final do evento o coordenador expõe as decisões finais para todo o grupo.

Dependendo do número de participantes este evento poderá acontecer de um ou mais dias.

i) Seminário:

É um evento de caráter educativo. O assunto é exposto aos participantes que ao final podem interagir fazendo perguntas.

j) Simpósio:

É um evento que acontece com a presença de expositores e um Coordenador. Após as apresentações dos expositores os participantes podem elaborar perguntas aos expositores.

l) Workshop:

É uma reunião de um determinado grupo de trabalho, na qual os especialistas discorrem sobre um assunto específico, apresentam novas técnicas ou novos temas para o público interessado.

Se você gostou do artigo e achou útil, por favor, deixe um comentário logo abaixo para compartilhar sua opinião conosco. Ela é extremamente valiosa para mim!

Um forte abraço e votos de sucesso!

José Sergio Marcondes – CES – CPSI – Gestor, Consultor e Diretor do IBRASEP. Sou um profissional com competências sólidas nas áreas de segurança privada e gestão empresarial. Conecte comigo nas redes sociais.

Ajudar a divulgar nosso trabalho é fundamental! Curta e compartilhe nossas publicações com seus amigos nas redes sociais. Essa atitude não apenas incentiva o autor a publicar mais artigos relevantes, mas também possibilita que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo valioso.

Faça parte da nossa comunidade!

Você busca conhecimentos atualizados e oportunidades para aprimorar suas competências nas áreas de segurança privada e gestão empresarial? Não perca a chance de se manter informado e conectado com as últimas tendências e insights do setor!

Inscreva-se em nossa Newsletter e junte-se ao nosso Grupo no WhatsApp para receber notificações sobre novos artigos, dicas valiosas e recursos adicionais que impulsionarão sua carreira profissional.

Referencias Bibliográficas

Oliveira, Kadidja Valéria Reginaldo de. Planejamento e Organização de Eventos / Kadidja Valéria Reginaldo de Oliveira – 1. ed. – Brasília: NT Editora, 2014.

Freiberger, Zélia. Apostila Curso Técnico em Secretariado – Instituto Federal – Paraná.

Coutinho, Helen Rita Menezes – Organização de eventos / Helen Rita Menezes Coutinho. Manaus : Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, 2010.

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Ivone!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  2. Olá Gervasio Felicidade!
    Fico muito feliz em saber que o artigo contribuiu para o seu aprendizado.
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  3. Magnifico trabalho,me abriu muito estou no campo de estagio deu para me tirar as duvidas que tinha pois ha uma clareza quem nos dera termos artigos como esse?parabens Dr

  4. Bastante didático. Excelente conteúdo! Super Obg por compartilhar seus conhecimentos.

  5. Olá Talita Dias!
    Fico muito feliz em saber que gostou do artigo.
    Forte abraço e sucesso!

  6. Exxcelente conteúdo. Bem completo e explicativo.
    Obrigada por partilhar conhecimento!

  7. Boa tarde!
    É responsabilidade do organizador, porém as regras por ele estabelecidas devem respeitar e seguir os preceitos legais. Caso o evento descumpra alguma norma jurídica o organizador poderá responder e ser punido judicialmente.
    Cabe ao organizador do evento se informar sobre as legislações aplicáveis ao seu evento, não podendo alegar desconhecimento quando do descumprimento.
    Espero ter esclarecido sua dúvida.
    Forte abraço e sucesso!

  8. Olá Rute!
    A permissão depende da organização do evento. Cabe a ela autorizar ou não.
    Forte abraço e sucesso.

  9. Boa tarde
    Uma pergunta, se o evento for gratuito aberto ao público eh correto alguém comercializar qq objeto com a temática desse evento?

  10. Olá Kaique Bruno Lima!

    Publicado 04 de outubro de 2019

    Forte abraço e sucesso!

  11. Boa tarde, estou fazendo uma citação do seu site no meu artigo, para referenciar, gostaria de saber o ano da publicação sobre “Evento: O que é? Conceitos. Classificação dos Eventos.”

  12. Olá Conceição!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  13. Texto muito bem elaborado, traduziu o conceitual de forma bem clara e didática.

  14. Olá Chila Lino!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  15. Muito bem elaborado o artigo, aprendi, principalmente quanto a classificacao dos eventos. Espero que continue.
    Obrigada pela partilha. Bem haja!

  16. Olá ZECA ANTÓNIO!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Fico muito feliz em saber que o artigo foi útil pra você.
    Forte abraço e sucesso.

  17. Olá Quesia!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  18. Bom dia José, grande artigo. Parabéns, vai ajudar-me numa cadeira de Gestão de Grandes Eventos

  19. Olá Maiara Rosa!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  20. Olá Paulo Meduneckas Jr!

    Obrigado pelo seu comentário.
    Sim pode, porém deverá fazer as devidas referencia ao autor e ao Blog.
    Forte abraço e sucesso.

  21. Excelente artigo, estou pesquisando conteúdos para compartilhar nas redes sociais da nossa empresa, e gostaria de citar vcs, me autorizam?

  22. Olá Endrick!
    Fico feliz em saber que gostou do artigo.
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  23. Muito obrigado pelo artigo, gostei muito, ele é muito específico e directo. Deus abençoe você

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.