- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Muralha: O que é? Definições, Características e Exemplos.

Imagem de uma muralha de castelo medieval

Muralha é um muro extenso, alto, espesso, construído para defender castelos, fortalezas, estabelecimentos prisionais, áreas, cidades e etc., de eventuais ataques inimigos. É uma construção com fim definido, faz parte das medidas de segurança física de instalações. Tem como objetivo proteger um território, área ou estabelecimento específico contra ataques de inimigos.

Como exemplo de muralhas podemos citar a Grande Muralha da China, Muralhada dos Castelos Medievais e as Muralhas dos Estabelecimentos Prisionais.

O que é uma Muralha?

É considerado muralha um muro extenso, alto, espesso, construído para defender castelos, fortalezas, estabelecimentos prisionais, áreas, cidades e etc., de eventuais ataques inimigos. Em arquitetura militar, é uma estrutura essencialmente defensiva numa fortificação

Faz parte das medidas de segurança física de instalações. Tem como objetivo proteger um território, área ou estabelecimento específico contra ataques de inimigos.

As muralhas eram largamente empregadas na Idade Antiga e Idade Média, era comumente erguida em alvenaria de pedra, embora dependendo da cultura, da época ou da região, e utilizada para proteger territórios, cidades e castelos.

Dentro dos princípios da segurança física, as muralhas fazem parte da primeira linha de defesa, são o primeiro obstáculo a se opor a uma tentativa de acesso não autorizado.

Qual o Objetivo da muralha?

A muralha é uma estrutura essencialmente defensiva numa fortificação, e tem como principal objetivo impedir o acesso a determinada área ou edificação.

Elas servem para isolar uma população, separar territórios ou fechar um espaço, estabelecer um limite ou uma fronteira, definir um perímetro de segurança.

Objetiva proteger um território, área ou estabelecimento específico contra ataques de inimigos.

Características da Muralhas

Podemos citar como principais características de uma muralha:

  • Altura superior a 5 metros;
  • Espessura reforçada, a fim de garantir sua resistência;
  • Grande extensão, geralmente contorna a totalidade e uma área ou edificação;
  • Poucos espaços habilitados para passagem (portões, portarias);
  • Torres de vigilância (guaritas);
  • Parapeitos;
  • Corredores estreitos sobre a muralha (utilizados para: deslocamentos, vigilância ou posicionamento em caso de ataque;

Na idade média, a defesa proporcionada por uma muralha é reforçada por elementos adicionais como fossos, torres, parapeitos, ameias, seteiras e outros.

Muralha da China

Imagem da muralha da China.

Grande Muralha da China é uma fortificação feita de pedra, tijolo, terra compactada, madeira e outros materiais.

Ela foi construída ao longo de uma linha leste-oeste através das fronteiras históricas do norte da China para proteger os Estados e impérios chineses contra as invasões dos vários grupos nômades das estepes da Eurásia, principalmente os mongóis.

Começou a ser construída no século V a. C. e faz parte da lista do Patrimônio da Humanidade da UNESCO.

A sua extensão supera os 8.800 quilômetros, com uma altura média de cerca de seis metros.

Outras finalidades da Grande Muralha incluíram controles de fronteira, permitindo a imposição de direitos sobre mercadorias transportadas ao longo da Rota da Seda.

Além disso, as características defensivas da Grande Muralha foram reforçadas pela construção de torres de vigia, quartéis de tropas, estações de guarnição, capacidade de sinalização por meio de fumaça ou fogo.

Muralha dos Castelos Medievais

Imagem de um castelo

No feudalismo medieval europeu, os castelos eram o centro da vida econômica, social e política.

As batalhas e conflitos durante o período medieval eram frequentes, em razão das possíveis vinganças entre os senhores feudais e por ataques de outras civilizações.

Portanto, a principal função destinada aos castelos era a segurança da família do senhor feudal, da nobreza e dos camponeses.

Os castelos constituíam enormes fortes, feitos com imensas muralhas, torres, fossos, calabouços e pontes levadiças, com base na Teoria dos Círculos Concêntricos.

Geralmente eram construídos em terrenos elevados, o que facilitava a defesa contra ataques externos.

A ponte levadiça era a única entrada que dava acesso ao interior do castelo.

Nas torres ficavam guardas vigiando permanentemente o castelo. Além disso, nos momentos de batalhas, os arqueiros e outros guerreiros se posicionavam nessas torres.

Muralha Estabelecimentos Prisionais

Imagem estabelecimento prisional

Seguindo os mesmos princípios da segurança dos castelos, os estabelecimento prisionais também adotam as muralhas, como medidas de segurança física, a fim de impedir a fuga dos detentos.

As construções medem, em média, mais de 6 metros de altura, e são equipadas com torrres (guaritas) de vigilância e passarelas de passagem.

As passarelas medem em média de 1,5 metro de largura e são construída para sustentar a passagem dos agentes de segurança que ficam responsáveis por vigiar o local.

Na Categoria Segurança Física você encontrará vários artigos relacionados a este tema que lhe serão muito úteis.

Participação do leitor

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a colaboração dos leitores e leitoras, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final dos artigos;
  • Curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Visualize mais um artigo, essa pratica reduz nossa taxa de rejeição e melhora nosso posicionamento no Google.
  • Cadastre se como leitor e receberá avisos sobre as publicações em seu e-mail.

Forte abraço e sucesso!

Sérgio Marcondes

Referencias Bibliográficas

Mundo Fantástico – Castelos e Cavaleiros – Autor: Dorling Kindersley -Editora: Civilização -Temas: História Medieval

Palácios e Castelos -Autor: Basso Júnior, Paulo -Editora: Europa -Temas: Arquitetura, História Medieval

ORENSE, Marta Sánchez. La fortificación y el arte militar em los tratados renascentistas: estúdio lexicográfico. Tese (Doutorado) – Universidade de Salamanca. Salamanca, 2012. 916p.

MOREAU, Filipe Eduardo. Arquitetura militar em Salvador da Bahia: séculos XVI a XVIII. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011. 373p.

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Maria Pinheiro!
    Fico muito feliz em saber que o artigo foi útil e que voê gostou.
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  2. Para mim é de grande importancia esse tipo de conteúdo, como estou iniciando a disciplina de história, será de grande valia ter acesso a esse importante conteúdo. Obrigada!

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.