- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Matriz GUT: O que é, Para que serve, Como montar, Exemplo

Conheça e aprenda a usar a Matriz GUT, ferramenta de gestão muito utilizada para a priorização de resolução de problemas. A Matriz de Priorização de GUT é uma ferramenta de gestão organizacional que ajuda na priorização da resolução de problemas por meio de 3 critérios: Gravidade, Urgência e Tendência. Essa ferramenta, criada por Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe, é muito usada nas empresas para auxiliar na definição de prioridades e no processo de tomada de decisão.

A matriz GUT é uma forma simples e acessível para priorizar decisões e ações, com ela você consegue ter visibilidade sobre quais ações devem ser feitas antes, garantindo assim, que você está executando aquelas que realmente trarão mais resultados positivos a organização.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 20/09/2016 atualizado 11/10/2021

O que é Matriz GUT?

A Matriz GUT é uma ferramenta de gestão utilizada para definir prioridade de ação na intervenção e resolução de um problema ou ocorrência. Ela auxilia na priorização de resolução de problemas (por isso é também conhecida como Matriz de Prioridades) Foi proposta por Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe, em 1981 como uma das ferramentas utilizadas na Solução de Problemas. Nome GUT é um acrônimo das palavras Gravidade, Urgência e Tendência.

O Método GUT foi desenvolvido na década de 1980, a partir da necessidade de resolução de problemas complexos nas indústrias americanas e japonesas.

A Matriz GUT é uma ferramenta gerencial utilizada para priorizar a tomada de decisão, levando em consideração a gravidade, a urgência e a tendência do evento relacionado. É usada para definir prioridades dadas as diversas alternativas de ação existentes.

A partir das variáveis gravidade, urgência e tendência o gestor pode agir com base em um escalonamento, identificando quais complicações devem ser resolvidas primeiro. Toda organização tem diversas questões a serem resolvidas e, muitas vezes, é difícil saber qual delas priorizar.

Objetivo da  Matriz GUT

O objetivo da matriz GUT é priorizar as ações de forma racional, levando em consideração a gravidade, a urgência e a tendência do fenômeno, permitindo escolher a tomada de ação menos prejudicial. Visa priorizar a resolução de problemas complexos, considerando que os recursos organizacionais são limitados, e que é preciso escolher com rigor onde eles serão investidos, sob o risco de não atingir os resultados pretendidos.

A Matriz de GUT busca responde as seguintes perguntas:

  • O que devemos fazer primeiro?
  • Por que?
  • Por onde devemos começar? 

Para que serve a Matriz GUT?

A Matriz GUT serve para classificar em ordem de prioridade diversos tipos de problema por meio de 3 critérios: gravidade, urgência e tendência (probabilidade de piorar em um determinado prazo). É uma ferramenta indica para você priorizar ações frente a uma variedade de problemas ou atividades que requerem ações eficazes.

A partir da classificação de prioridade torna-se possível identificar qual assunto merece ser tratado primeiro. A matriz GUT pode ser entendida como uma base para tomadas de decisão.

Em muitos casos o uso da Matriz GUT ocorre em conjunto com outras ferramentas de gestão como a Matriz SWOT, Diagrama de Pareto e Diagrama de Ishikawa.

Vantagens em utilizar a Matriz de GUT

O grande diferencial do Método GUT, em relação aos outros do gênero, é a simplicidade de utilização e a possibilidade de atribuir valores para cada caso concreto de maneira objetiva (MEIRELES, 2001).

  • É uma metodologia que contribui para a tomada de decisão;
  • Permite a alocação de recursos nos tópicos considerados mais importantes;
  • Contribui para a elaboração de um planejamento estratégico;
  • É de simples implementação;
  • Pode ser utilizada para classificação de assuntos diversos;
  • É útil para o planejamento de atividades que devem ser realizadas num determinado período.

Composição da matriz GUT?

A matriz GUT é composta por três critérios de avaliação (gravidade, urgência e tendência) sendo que cada um deles podem ser classificados em uma escala que vai de 1 a 5.

A) GRAVIDADE:

Gravidade: Representa o impacto do problema analisado caso ele venha a acontecer. É analisado sobre alguns aspectos, como: tarefas, pessoas, resultados, processos, organizações etc. Analisando sempre seus efeitos a médio e longo prazo, caso o problema em questão não seja resolvido;

  • SEM GRAVIDADE (dano mínimo) = 1
  • POUCO GRAVE (dano leve) = 2
  • GRAVE (dano regular) = 3
  • MUITO GRAVE (grande dano) = 4
  • EXTREMAMENTE GRAVE (dano gravíssimo) = 5

B) URGÊNCIA

Urgência representa o prazo, o tempo disponível ou necessário para resolver um determinado problema analisado. Quanto maior a urgência, menor será o tempo disponível para resolver esse problema. É recomendado que seja feita a seguinte pergunta: “A resolução deste problema pode esperar ou deve ser realizada imediatamente?”; O período de tempo também é considerado numa escala de 1 a 5:

  • longuíssimo prazo (dois ou mais meses) ‐ NÃO HÁ PRESSA = 1
  • longo prazo (um mês) ‐ PODE AGUARDAR = 2
  • prazo médio (uma quinzena) ‐ O MAIS CEDO POSSÍVEL = 3
  • curto prazo (uma semana) ‐ COM ALGUMA URGÊNCIA = 4
  • imediatamente (está ocorrendo) ‐ AÇÃO IMEDIATA = 5

C) TENDÊNCIA

Tendência representa o potencial de crescimento do problema, a probabilidade do problema se tornar maior com o passar do tempo. É a avaliação da tendência de crescimento, redução ou desaparecimento do problema. Recomenda se fazer a seguinte pergunta: ”Se eu não resolver esse problema agora, ele vai piorar pouco a pouco ou vai piorar bruscamente?”.

A tendência também é definida numa escala de 1 a 5: 

  • desaparece ou NÃO VAI PIORAR, PODENDO ATÉ MELHORAR = 1
  • reduz‐se ligeiramente ou VAI PIORAR EM LONGO PRAZO = 2
  • permanece ou VAI PIORAR EM MÉDIO PRAZO = 3
  • aumenta ou VAI PIORAR EM POUCO TEMPO = 4
  • piora muito ou VAI PIORAR RAPIDAMENTE = 5

Como funciona a Matriz GUT?

O funcionário da matriz GUT é simples e objetivo, ela é composta pelos critérios de gravidade, urgência e tendência, que devem ser avaliados e pontuados conforme as características da situação ou evento sob análise. Em seguida os valores de critérios obtidos devem ser multiplicados (GxUxT), a pontuação obtida pela multiplicação do critérios correspondem ao valor da priorização, quantos mais alto o valor maior o nível de prioridade.

Como fazer a Matriz GUT

A matriz GUT pode ser feita em uma folha de papel ou planilha eletrônica como o excel. A técnica consiste em listar uma série de atividades a realizar e atribuir notas quanto à gravidade, urgência e tendência.

Essa ferramenta pode ser aplicada individualmente, mas o resultado é melhor quando um grupo de pessoas a executa, já que há um aprimoramento quando os valores GUT são obtidos por consenso.

Etapas da Matriz de GUT

  1. Desenhar uma planilha com os campos: descrição (local onde será descrito o problema ou ação a ser avaliado), gravidade, urgência, tendencial e pontuação geral.
  2. Listar os problemas ou os pontos de análise;
  3. Pontuar cada critério;
  4. Classificar os resultados conforme o valor obtido pela multiplicação da pontuação dos critérios;
  5. Tomar as decisões.
Matriz GUT: Ferramenta de Priorização para Gestão

GUT = G x U x T

Recomenda‐se que nas colunas Gravidade, Urgência e Tendência se faça a pontuação, mas que a mesma seja justificada. Atuando desta forma, a atribuição da nota é mais transparente. A priorização é estabelecida pelo resultado da soma G+U+T, quanto maior o valor,, maior a priorização.

A Matriz de GUT  deve ser usada, preferencialmente, para estabelecer prioridades de agenda. A ferramenta GUT tem aplicabilidade quando o usuário dispõe de uma lista de atividades a realizar e precisa estabelecer prioridade de ação. Esta ferramenta possibilita que seu usuário forme uma visão ampla do que precisa realizar e quando precisa realizar.

Como aplicar a Matriz GUT Passo-a-Passo

Primeiro passo

O primeiro passo para montar a Matriz GUT é listar todos os problemas relacionados às atividades que você terá que realizar em seu departamento, sua empresa ou até mesmo suas tarefas pessoais, por exemplo.
analisados.

Segundo passo

Em seguida você precisa atribuir uma nota para cada problema listado, dentro dos três critérios principais
que serão analisados: Gravidade, Urgência e Tendência. As notas devem ser atribuídas seguindo a seguinte escala crescente: nota 5 para os maiores valores e 1 para os menores valores. Ou seja, um problema extremamente grave, urgentíssimo e com altíssima tendência a piorar com o tempo receberia uma pontuação da seguinte maneira: Gravidade = 5 | Urgência = 5 | Tendência = 5

Terceiro passo

Ao final da atribuição de notas para os problemas, seguindo os aspectos GUT, faz-se necessário produzir um número que será o resultado de toda a análise e que definirá qual o grau de prioridade daquele problema. O cálculo é feito da seguinte forma: pega-se os valores de cada problema e multiplica-se desta maneira (G) x (U) x (T).

Para o exemplo acima, o produto desta multiplicação seria = 125, ou seja, o fator de prioridade deste problema, segundo a Matriz GUT será 125. O que, dentro de uma comparação com outros problemas, indicará se ele é ou não o mais urgente a ser atacado.

Exemplo Modelo Planilha de Matriz GUT em excel para download grátis

A seguir link para baixar modelo de planilha da Matriz GUT em excel

Você Gostou do Artigo? Sem sim, colabore com o crescimento e divulgação do Blog

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim;
  • Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Inscreve-se na nossa Newsletter. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Matriz Análise SWOT – FOFA: O que é? Conceito, Finalidade, Como Fazer

Diagrama ou Gráfico de Pareto: Ferramenta da Gestão da Qualidade

Diagrama de Causa e Efeito – Espinha de Peixe – Diagrama de Ishikawa

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (20 de setembro de 2016). Matriz GUT: Ferramenta de Priorização para Gestão: O que é?. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: – Acessado em (inserir data do acesso).

Referências Bibliográficas

ABRAMCZUK, André A. A prática tomada de decisão. São Paulo: Atlas, 2009.
MEIRELES, Manuel. Ferramentas administrativas para identificar, observar e analisar problemas: organizações com foco no cliente. São Paulo: Arte & Ciência, 2001.

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Ludiana Guimarães!
    Multiplicação. Corrigimos a discordância que havia no texto.
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  2. Olá Paulo Reis!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço!

  3. Boa noite
    Gostei bastante do artigo. Gostaria muito de poder guardar para consulta.

    Atenciosamente
    Paulo Reis

  4. Olá Ailton!
    Fico muito feliz em saber que o artigo foi útil pra você.
    Forte abraço e sucesso.

  5. Excelente. Me ajudará na priorização dos serviços de manutenção.

  6. Olá Maribaldo Azevedo!
    Obrigado pelo seu comentário!
    Forte abraço e sucesso!

  7. Olá tds do blog gestão privada.
    Material excelente, com objetividade e de fácil entendimento.
    Apliquei bastante esse método na elaboração de APR(Análise Preliminar de Riscos) na segurança do trabalho.
    Parabéns.

  8. Olá Eder Menezes!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso na sua carreira.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.