A Teoria da Hierarquia de Necessidades de Maslow, é uma teoria da psicologia que visa explicar as causas da motivação humana com base na busca de diferentes níveis de necessidades. Essa teoria da motivação afirma que cinco categorias de necessidades humanas ditam o comportamento de um indivíduo. Essas necessidades são as necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima e necessidades de autorrealização.
A Teoria de Maslow propõe que os fatores de satisfação do ser humano dividem-se em cinco níveis dispostos em forma de pirâmide.
A base da pirâmide compreende as necessidades de nível básico, que são as necessidades fisiológicas e de segurança; o topo da pirâmide é constituído pelas necessidades de nível alto, representantes da busca pela individualização do ser, são as necessidades sociais, de estima e de autorrealização.
Postado 08/07/2021
Escrito por José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor do IBRASEP
O que é a Pirâmide de Maslow?
A Pirâmede de Maslow é uma representação gráfica da Teoria das Necessidades Humanas de Maslow, que sugere que os seres humanos são motivados por necessidades não satisfeitas. Na base da pirâmide estão as necessidades inferiores(básicas) que precisam ser satisfeitas antes que necessidades maiores(secundárias) possam ser atendidas.
A Pirâmide de Maslow é também conhecida como teoria da motivação humana ou hierarquia das necessidades de Maslow.
Na pirâmide as necessidades são ilustradas visualmente da base para o topo da pirâmide, em ordem sequencial. As necessidades da base representam os níveis básicos da sobrevivência, como alimentação e moradia. Já os níveis mais altos estão conectados com o lado emocional, como a aceitação social e a autovalorização.
O que é a Hierarquia de Necessidades de Maslow?
A Hierarquia de Necessidades de Maslow é uma teoria da psicologia que visa explicar as causas da motivação humana com base na busca de diferentes níveis de necessidades. Essa teoria da motivação afirma que cinco categorias de necessidades humanas ditam o comportamento de um indivíduo. Essas necessidades são as necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima e necessidades de autorrealização.
A Teoria da Hierarquia de Necessidades de Maslow é uma teoria motivacional que sugere que o comportamento humano é motivado e influenciado por necessidades humanas, onde a medida que o indivíduo vai suprimindo suas necessidades, novas outras vão surgindo, e este processo é cíclico, ou seja, as pessoas nunca estarão totalmente satisfeitas.
O psicólogo Abraham Maslow, em 1943, formulou sua teoria acerca da motivação humana em seu artigo “A Teoria da Motivação Humana”, publicado na Psychological Review, e abordado em seu livro: “Por uma Psicologia do Ser”.
A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação humana, e de conhecimento obrigatório para aqueles profissionais que ocupam cargos de liderança e gestão.
Hierarquia de Necessidades de Maslow
Abraham Maslow formulou uma estrutura descritiva da motivação humana com base em suas experiências clínicas com seres humanos, em vez de teorias que foram largamente intuitivas ou baseadas em comportamento animal, como faziam os líderes no campo da psicologia, como Freud e BF Skinner.
A teoria de Maslow propõe que os fatores de satisfação do ser humano dividem-se em cinco níveis dispostos em forma de pirâmide. Segundo essa teoria à medida que um nível de necessidade é atendido, o próximo torna-se dominante.
1. Necessidades Fisiológicas
As necessidades fisiológicas referem-se aos requisitos biológicos para a sobrevivência humana, por exemplo, ar, comida, bebida, abrigo, roupas, calor, sexo, sono etc.
As necessidades fisiológicas aparecem na base da pirâmide porque tendem a ser mais intensas enquanto não forem de alguma forma satisfeitas.
Maslow considerou as necessidades fisiológicas as mais importantes, pois todas as outras necessidades se tornam secundárias até que essas necessidades sejam atendidas.
Enquanto essas necessidades básicas não forem satisfeitas no nível exigido para o bom funcionamento do corpo, a maior parte atenção e esforços de uma pessoa permanecerá nesse nível, e as outras necessidades dos níveis acima despertarão pouco motivação ao indivíduo.
Uma vez atendidas as necessidades fisiológicas, surge a necessidade de segurança, que motiva a busca por um ambiente estável, e que garanta a proteção do indivíduo e a garantia das necessidades fisiológicas conquistadas.
2. Necessidades de Segurança
Uma vez que as necessidades fisiológicas de um indivíduo são satisfeitas, as necessidades de segurança e proteção tornam-se evidentes. As pessoas querem experimentar a ordem, a previsibilidade e o controle em suas vidas.
Essa necessidade esta relacionada a necessidade de estar livre do medo de perigo físico e da privação de necessidades fisiológicas básicos.
Nesse estágio há uma preocupação com o futuro. Conseguirá, o individuo, manter seus bens, negócios e/ou emprego que lhe assegura comida, bebida, abrigo, roupas, etc.
Quando a segurança de uma pessoa está em risco, as outras coisas perdem sua importância real. Depois de satisfazer as necessidades fisiológicas e de segurança, começará a emergir como dominante a necessidade social.
3. Necessidade Social
As necessidades sociais são decorrentes do desejo de participação e aceitação de um indivíduo por parte dos outros.
Depois que as necessidades fisiológicas e de segurança foram satisfeitas, o terceiro nível de necessidades humanas é a social e envolve sentimentos de pertencimento. Pertencer, refere-se a uma necessidade emocional humana de relacionamentos interpessoais, afiliação, conexão e ser parte de um grupo.
Como o ser humanos são seres sociais, sentem necessidade de pertencerem a vários grupos e de serem aceitos por estes. Quando passa a predominar a necessidade social, a pessoa procura conseguir relações com outras pessoas e grupos sociais.
Depois que uma pessoa começou a satisfazer à sua necessidade de participar, geralmente deseja ser mais que um simples membro do grupo. Passa a sentir necessidade de estima, tanto de autoestima como de reconhecimento por parte dos outros.
4. Necessidade de Estima
As necessidades de estima são o quarto nível na hierarquia de Maslow e incluem autoestima, realização e respeito. Maslow classificou as necessidades de estima em duas categorias:
(i) estima por si mesmo (dignidade, realização, domínio, independência) e
(ii) o desejo de reputação ou respeito de outros (por exemplo, status, prestígio).
Estão relacionadas ao modo que o indivíduo se avalia, conduzindo- o a sentimentos de poder, capacidade e aptidão;
A maioria das pessoas tem necessidade de uma elevada valorização de si mesmas, firmemente baseada na realidade, ou seja, no reconhecimento e no respeito dos outros. A satisfação dessa necessidade de estima produz sentimentos de confiança em si mesmo, de prestígio, de poder e de controle.
Estando adequadamente satisfeita a necessidade de estima, começa a predominar a necessidade de auto-realização.
5. Necessidade de Autorealização
As necessidades de autorrealização são o nível mais alto na hierarquia de Maslow e referem-se à realização do potencial de uma pessoa, na busca de crescimento pessoal e profissional. Consiste na realização potencial do indivíduo, e são manifestadas, no momento em que todas as demais necessidades forem satisfeitas.
Autorealziação é a necessidade que as pessoas sentem de maximizar seu próprio potencial, seja ele qual for. É o desejo de torna-se aquilo de que se é capaz. As pessoas satisfazem a essa necessidade de diferentes maneiras. Numa pessoa ela pode expressar-se pelo desejo de ser uma mãe ou pai ideal, noutra pelo desejo de ser executivo respeitado, outra de ser uma atleta famoso, entre outras.
Necessidades de Deficiência x Necessidades de Crescimento
Este modelo de cinco estágios pode ser dividido em necessidades de deficiência e necessidades de crescimento. Os primeiros quatro níveis são frequentemente chamados de necessidades de deficiência (necessidades, e o nível superior é conhecido como necessidades de crescimento ou de ser (necessidades).
As necessidades de deficiência surgem devido à privação e dizem que motivam as pessoas quando não são satisfeitas. Além disso, a motivação para atender a essas necessidades se tornará mais forte quanto mais tempo forem negadas.
Por exemplo, quanto mais tempo uma pessoa fica sem comer, mais fome ela fica.
Maslow (1943) inicialmente afirmou que os indivíduos devem satisfazer as necessidades de déficit de nível inferior antes de progredir para atender às necessidades de crescimento de nível superior. No entanto, ele mais tarde esclareceu que a satisfação de uma necessidade não é um fenômeno “tudo ou nada”, admitindo que suas declarações anteriores podem ter dado “a falsa impressão de que uma necessidade deve ser satisfeita 100 por cento antes que a próxima necessidade surja” (1987 , pág. 69).
Quando uma necessidade deficitária é “mais ou menos” satisfeita, ela desaparece e nossas atividades passam a ser habitualmente direcionadas para atender ao próximo conjunto de necessidades que ainda temos que satisfazer. Essas então se tornam nossas necessidades mais importantes. No entanto, o crescimento precisa continuar a ser sentido e pode até se tornar mais forte uma vez que eles estejam engajados.
As necessidades de crescimento não decorrem da falta de algo, mas sim do desejo de crescer como pessoa. Uma vez que essas necessidades de crescimento tenham sido razoavelmente satisfeitas, pode-se ser capaz de alcançar o nível mais alto chamado autoatualização.
Cada pessoa é capaz e tem o desejo de subir na hierarquia em direção a um nível de autoatualização. Infelizmente, o progresso é frequentemente interrompido por uma falha em atender às necessidades de nível inferior. As experiências de vida, como perda do emprego, podem fazer com que o indivíduo flutue entre os níveis da hierarquia. Portanto, nem todos irão se mover pela hierarquia de maneira unidirecional, mas podem ir e vir entre os diferentes tipos de necessidades.
Se você gostou do artigo, e/ou quer acrescentar algo, deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para mim.
Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.
Registre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações, é grátis e seguro, não envio Spam ou disponibilizo seu e-mail para terceiros.
Minha missão é contribuir com o desenvolvimento e/ou aprimoramento de talentos, através do compartilhamento de conhecimentos e experiências testados e acumulados em mais de 25 anos de atuação na área de gestão organizacional.
Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor do IBRASEP
Indicação de Artigos Complementares
Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.
Liderança: O que é? Definição, Conceitos, Funções, Tipos, Características
Motivação: O que é, Definição, Conceito, Quais são os Tipos, Importância
Talento: O que é? Características Pessoa Talentosa, Tipos de Talento
Dados para Citação Artigo
MARCONDES, José Sérgio (08 de julho de 2021). Hierarquia de Necessidades de Maslow: O que? Como Funciona. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: – Acessado em (inserir data do acesso).
"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!
Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.
Sobre o Autor
2 Comentários
Olá Jarbas Gaspar!
Muito boa sua contribuição, a Teoria de Wanda Horta é muito interessante e útil para o processo de gestão de pessoas.
Obrigado pelo sue comentário.
Forte abraço e sucesso.
Boa Tarde.
Parabéns pelo conteúdo.
Desenvolvo o meu trabalho no dia-a-dia baseado na Teoria da Enfª Drª Wanda Horta => “Necessidades Humanas Básicas”, cuja a estrutura da Teoria é a “A Pirâmide de Maslow”.
Att. Jarbas Gaspar.