- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Curso de Vigilante Condutor de Cães: Descubra como é o curso e para quem é indicado

Saiba o que diz a legislação sobre a utilização de cães adestrado na segurança privada e como deve ser o curso para o vigilante para conduzir cães na vigilância

O Curso de Vigilante Condutor de Cães é um curso de habilitação que visa capacitar os vigilantes para atuarem como condutores de cães de trabalho em operações de segurança. É um curso voltado para aqueles que desejam se habilitar na utilização de cães adestrados como ferramenta de proteção na vigilância patrimonial.

A utilização de cães na vigilância patrimonial é uma prática que pode trazer diversos benefícios e reforçar a eficiência das empresas nesse setor. A Portaria Nº 18.045 da Polícia Federal autoriza que as empresas especializadas e aquelas que possuem serviço orgânico de segurança façam uso de cães adestrados, desde que conduzidos por vigilantes habilitados.

A combinação dos sentidos, características e disposição dos cães com a expertise do vigilante em conduzir cães de trabalho resulta em uma dupla imbatível, capaz de potencializar as operações de vigilância e garantir a segurança em diversas situações.

Neste artigo, vamos explorar os benefícios do Curso de Vigilante Condutor de Cães, os requisitos para ingressar e como essa capacitação pode abrir portas para oportunidades interessantes. Prepare-se para mergulhar no mundo fascinante dos condutores de cães na segurança privada.

Por José Sergio Marcondes – Postado 18/07/2023

Utilização de Cães na Vigilância Patrimonial

A utilização de cães na vigilância patrimonial é uma prática que pode trazer diversos benefícios e reforçar a eficiência das empresas nesse setor. De acordo com a Portaria Nº 18.045 de 17 de abril de 2023 da Polícia Federal, as empresas de vigilância patrimonial e aquelas que possuem serviço orgânico de segurança podem fazer uso de cães, desde que tenham autorização de funcionamento.

Para garantir a segurança e o bom desempenho dos cães, é fundamental que sejam adequadamente adestrados por profissionais habilitados em cursos de cinofilia. Além disso, os cães devem pertencer à empresa de vigilância patrimonial, àquela que possui serviço orgânico de segurança, a um canil de organização militar, ao Kennel Club ou a particulares.

É importante ressaltar que os cães adestrados devem sempre estar acompanhados por vigilantes devidamente habilitados para conduzi-los. Essa habilitação é obtida por meio de treinamento prático em órgãos militares ou policiais, no Kennel Club ou em empresas de cursos de formação.

Durante o exercício da atividade de vigilância patrimonial com cão adestrado, é obrigatório que o animal utilize um peitoral de pano em seu dorso, contendo o logotipo e o nome da empresa. Vale ressaltar que essa atividade não pode ser realizada no interior de edifícios ou estabelecimentos financeiros, exceto fora do horário de atendimento ao público.

Regulamentação do Curso de Vigilante Condutor de Cães

Embora a Portaria Nº 18.045 estabeleça a obrigatoriedade da conclusão de um curso de habilitação para que o vigilante possa conduzir cães em serviço, ela não regulamenta a duração e conteúdo do curso, apenas estabelece que deverá ser obtida em treinamento prático, em órgão militar ou policial, Kennel Club ou empresa de curso de formação, expedindo-se declaração ou certificado de conclusão de curso.

Neste contexto, cabe a cada instituição estabelecer a duração e grade curricular do curso, o que, particularmente, acredito ser um ponto falho da legislação, uma vez que o cão de guarda pode ser considerado uma “arma”, que se mal-empregada ou manuseada pode causar sérios danos ao condutor e pessoas a sua volta.

Outro ponto negativo, é que a falta de um programa oficial para o curso impossibilita a padronização do treinamento, no que se refere a carga e conteúdo, o que pode gerar falta de um padrão de formação para o vigilante condutor de cães e cursos de baixa qualidade.

O que é o Curso de Vigilante Condutor de Cães?

O Curso de Vigiante Condutor de Cães é um curso de habilitação que visa capacitar os vigilantes para atuarem como condutores de cães de trabalho em operações de segurança. É um curso voltado para aqueles que desejam se habilitar na utilização de cães adestrados como ferramenta de proteção na vigilância patrimonial.

Nesse curso, os participantes devem aprender técnicas de treinamento, manejo e condução de cães de trabalho, técnicas e metodologias de emprego do cão na vigilância patrimonial, desenvolvendo habilidades específicas para lidar com os animais em atividades de segurança.

O objetivo principal go curso é fornecer aos vigilantes conhecimentos práticos sobre a utilização adequada dos cães em suas atividades, garantindo a eficácia e o bem-estar tanto do cão, do seu condutor e como das pessoas a sua volta.

O Curso de Vigilante Condutor de Cães é indicado para profissionais que desejam aprimorar suas habilidades na área de segurança privada, especificamente no uso de cães adestrados para auxiliar nas operações de vigilância patrimonial.

O curso oferece conhecimentos técnicos e práticos essenciais para aqueles que desejam se tornar condutores de cães de segurança, proporcionando uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Curso de Vigilante Condutor de Cães

Para que serve o Curso de Vigilante Condutor de Cães?

O Curso de Vigilante Condutor de Cães tem como principal objetivo capacitar os profissionais da área de segurança para atuarem de forma especializada no uso de cães adestrados. Ele oferece conhecimentos e habilidades específicas para o manejo, treinamento e utilização de cães na vigilância patrimonial.

A formação nesse curso permite que os vigilantes se tornem condutores de cães de trabalho, habilitando-os a utilizar os cães como ferramentas eficientes para detecção de ameaças, busca de pessoas ou objetos, controle de multidões, patrulhamento e outras atividades relacionadas à segurança.

Conteúdo do Curso de Vigilante Condutor de Cães

Durante o curso, os alunos devem aprender sobre as características das diferentes raças de cães utilizadas na segurança, técnicas de treinamento e obediência, noções de comportamento canino, procedimentos de higiene e cuidados com os animais, além de aspectos legais relacionados ao uso de cães na segurança privada.

Ao concluir o Curso de Vigiante Condutor de Cães, os profissionais estarão aptos a trabalhar em equipe com os cães adestrados, realizando patrulhas e controle de multidões, entre outras atividades relacionadas à segurança.

É importante destacar que esse curso requer dedicação, responsabilidade e respeito aos animais. Os vigilantes devem estar comprometidos com o bem-estar e o treinamento adequado dos cães sob sua responsabilidade, garantindo sua saúde, segurança e desenvolvimento contínuo.

Onde posso fazer o Curso de Vigilante Condutor de Cães?

O Curso de Vigiante Condutor de Cães é oferecido por algumas escolas de formação de vigilantes, que são empresas autorizadas e fiscalizadas pela Policia Federal, responsáveis por ministrarem cursos voltados para segurança privada). São conhecidas também como Academias de Formação de Vigilantes.

Nem todos as escolas de formação oferecem esse tipo de curso, nesse sentido, você terá que fazer uma pesquisa na sua região para verificar se existe alguma instituição que ministre esse curso.

Essa pesquisa, pode ser feita por meio de pesquisas online, consultando sites das escolas, em fóruns especializados ou grupos de profissionais de segurança privada. Muitas instituições de ensino de formação de vigilantes possuem sites próprios, onde divulgam seus cursos.

O que é preciso para fazer o Curso de Vigilante Condutor de Cães?

A legislação não especifica os requisitos necessários para fazer o curso, porém, de acordo com o texto da portaria e a lógica do emprego do cão, um pré-requisito é ter concluído com êxito o curso de formação de vigilante, uma vez que Curso de Vigiante Condutor de Cães habilita o vigilante para condução do cão, outros requisitos ficam a critério da instituição de ensino.

Quais os benefícios de fazer o Curso de Vigilante Condutor de Cães?

Fazer o Curso de Vigilante de Condutor de Cães oferece diversos benefícios aos profissionais que desejam se especializar na área de segurança privada. Alguns dos principais benefícios são:

  1. Ampliação de habilidades: O curso proporciona o desenvolvimento de habilidades específicas relacionadas ao manejo e condução de cães de trabalho. Os participantes aprendem técnicas de treinamento, controle e obediência dos cães, o que amplia suas competências profissionais e os torna mais qualificados para lidar com situações de segurança.
  2. Aumento da eficácia nas operações de segurança: Os cães de trabalho são reconhecidos por sua capacidade de trabalho na segurança pública e privada. Ao se especializarem como condutores de cães, os vigilantes adquirem conhecimentos que potencializam a eficácia dessas operações, tornando-se parte de uma equipe altamente eficiente na segurança privada.
  3. Valorização profissional: O curso de condutor de cães agrega valor ao currículo do vigilante, tornando-o mais competitivo no mercado de trabalho.
  4. Interação com os animais: Trabalhar como condutor de cães oferece a oportunidade de interagir diariamente com os animais. Essa relação proporciona benefícios emocionais e contribui para o bem-estar dos profissionais, além de fortalecer a conexão entre o vigilante e seu parceiro canino.
  5. Realização de atividade diferenciada: Os profissionais têm a oportunidade de vivenciar experiências únicas e contribuir para a proteção de pessoas, propriedades e ambientes. Essa atividade pode proporcionar uma maior satisfação pessoal e profissional aos vigilantes.

Conclusão:

Neste artigo, exploramos os principais pontos do Curso de Vigilante de Condutor de Cães, destacando a autorização legal para a utilização dos cães na vigilância patrimonial, assim como, suas condições e recomendações.

Ressaltamos que, a legislação atual é falha no que envolve o estabelecimento de carga horária e conteúdo do curso, deixando a cargo nas instituições de ensino essa incumbência, o que pode gerar falta de um padrão de formação para o vigilante condutor de cães e cursos de baixa qualidade.

Sugerimos que o curo deve abordar conteúdos como: características das diferentes raças de cães utilizadas na segurança, técnicas de treinamento e obediência, noções de comportamento canino, procedimentos de higiene e cuidados com os animais, técnicas e metodologias de emprego, além de aspectos legais relacionados ao uso de cães na segurança privada.

Embora o Curso de Vigiante Condutor de Cães, atualmente, apresente deficiências, a utilização de cães na segurança privada é uma estratégia eficaz que contribui para prevenir e deter ações criminosas, proporcionando elevação do nível de segurança.

Em consideração final, sugiro que busque mais informações sobre o emprego dos cães na segurança lendo o meu artigo sobre a Utilização de cães na Segurança Privada, descubra a legislação aplicável, estratégias de emprego e as vantagens.

Você Gostou do Artigo?

Aqui no Blog escrevo frequentemente artigos relacionados à Segurança privada e Gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, buscando o desenvolvimento profissional de forma que possam obter sucesso nas suas carreiras. Não perca nenhuma atualização importante! Inscreva-se na nossa newsletter e grupo de WhatsApp e seja um dos primeiros a saber das novidades.

Contribua para enriquecer o conteúdo do artigo deixando seu comentário abaixo e compartilhando suas opiniões conosco. Sua opinião é muito valiosa! Junte-se a nós e faça parte da nossa comunidade dedicada ao conhecimento sobre Segurança Privada e Gestão Organizacional. Inscreva-se agora! “

Forte abraço e sucesso!

José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Utilização de Cães na Segurança Privada: Como é empregado na vigilância patrimonial

Cão de Guarda: Descubra suas características, raças mais indicadas, adestramento e funções

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (18 de julho de 2023). Curso de Vigilante Condutor de Cães: Como é? Indicado para?. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/curso-de-vigilante-condutor-de-caes/– Acessado em (inserir data do acesso).

Referências Bibliográficas

LEI Nº 7.102, DE 20 DE JUNHO DE 1983. Dispõe sobre segurança para estabelecimentos financeiros, estabelece normas para constituição e funcionamento das empresas particulares que exploram serviços de vigilância e de transporte de valores, e dá outras providências.

PORTARIA Nº 18.045, DE 17 DE ABRIL DE 2023, que disciplina as atividades de segurança privada e regula a fiscalização dos Planos de Segurança dos estabelecimentos financeiros.

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.