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Competências Técnicas: O que são? e Quais são? Competência Técnica

Competências Técnicas: O que são? e Quais são? Competência Técnica

As competências técnicas são o conjunto de conhecimentos e habilidades adquiridos por um indivíduo através do aprendizado profissional por meio de cursos, palestras, estudos, pesquisas, leituras, etc. e pela colocação em prática do conhecimento adquirido, permitindo a aquisição de um grau de conhecimento teórico e prático para se realizar uma determinada atividade.

As Competências Técnicas representam um conjunto de conhecimentos e habilidades práticas que habilitam um profissional a exercer uma determinada atividade ou profissão. Refere-se ao conjunto de conhecimentos e práticas e habilidades que permitem a transformação do conhecimento teóricos em ações para resolver necessidades específicas

Está relacionada ao conhecimento adquirido pela formação profissional, e a experiência (habilidade) adquirida pela prática. ´E a junção do conhecimento adquirido com a prática (habilidade).

Postado 01/04/2021
Escrito por José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor do IBRASEP

O que é Competência Técnica?

A competência técnica é a combinação adequada de conhecimentos técnicos e habilidades na execução. Conhecimento corresponde a uma série de informações assimiladas e estruturadas pelo indivíduo, é o saber, aprendido nas nas escolas, universidades, cursos, palestras, livros e etc. Enquanto que as habilidades, por sua vez, está relacionada ao saber como fazer algo, é a capacidade de fazer uso produtivo do conhecimento que detém.

A competência técnica está relacionada ao conhecimento adquirido pela formação profissional, e a experiência (habilidade) adquirida pela prática. ´E a junção do conhecimento adquirido com a prática (habilidade)

Paul C. Green é considerado um dos maiores estudiosos das Competências. Em seu livro “Desenvolvendo Competências Consistentes”, defende que existem duas dimensões de competências, as competências organizacionais e as competências individuais.

Segundo o autor, a competência organizacional é um conjunto peculiar de know-how técnico, que é o centro do propósito organizacional. Ela está presente nas múltiplas divisões da organização e nos diferentes produtos e serviços. Essas competências fornecem uma vantagem competitiva peculiar da organização, resultando em valor percebido pelos clientes.

Competência organizacional é a capacidade da empresa de integrar e coordenar seus recursos e processos, de forma estratégica, competitiva e única, de forma que agreguem valor à organização, formando sua identidade e gerando vantagem competitiva sustentável.

Competência Individual é uma combinação de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que afeta a maior parte de um trabalho, uma vez que estão relacionadas com o desempenho deste, e que pode ser mensurada através de padrões bem aceitos e melhorada através de treinamento e desenvolvimento. Parry (1996)

As competências individuais se subdividem em competência técnicas e competências comportamentais, podendo ser exemplificadas através a sigla CHA, onde observa-se que o Conhecimento e a Habilidade são competências técnicas, ou seja, os conhecimentos teóricos e práticos, enquanto a Atitude é uma competência comportamental, que influencia direta ou indiretamente no trabalho do colaborador e em seus resultados.

O que são Competências Técnicas?

As competências técnicas são o conjunto de conhecimentos e habilidades adquiridos por um indivíduo através do aprendizado profissional por meio de cursos, palestras, estudos, pesquisas, leituras, etc. e pela colocação em prática do conhecimento adquirido, permitindo a aquisição de um grau de conhecimento teórico e prático para se realizar uma determinada atividade.

Competências técnicas estão relacionadas a conhecimentos profundo (teórico e prático) sobre um trabalho a ser realizado.

As Competências Técnicas representam um conjunto de conhecimentos e habilidades práticas que habilitam um profissional a exercer uma determinada atividade ou profissão. Refere-se ao conjunto de conhecimentos e práticas e habilidades que permitem a transformação do conhecimento teóricos em ações para resolver necessidades específicas.

Esse tipo de conhecimento pode ser transmitido de uma geração para outra através do uso da palavra oral ou escrita, e é desenvolvido nas pessoas através do estudo, repetição e prática.

A competência técnica é a condição básica para que o profissional possa atuar em sua área ou função. Podemos entendê-la como todas aquelas técnicas que são adquiridas por meio da educação formal, dos treinamentos e das experiências profissionais que acumulamos no decorrer da carreira.

Esse conhecimento está diretamente relacionado ao nível de escolaridade que o profissional, e deve ser compatível com seu cargo e suas atribuições assumidas dentro da organização.

Somam-se à escolaridade os treinamentos realizados, como cursos de aperfeiçoamento, capacitação, habilitação, qualificação profissional, e a experiência adquirida ao longo da carreira para formar os conhecimentos técnicos de um profissional.

O nível de conhecimento técnico de um profissional pode variar desde elementar, aquele que é necessário e essencial para o desenvolvimento das funções, até um nível mais profundo, que permite a ele contribuir para o desenvolvimento da organização implantando novos conceitos, planos e metodologias.

competências técnicas, que englobam o saber e o saber fazer competência técnica está associada às atividades de natureza técnica, normalmente pautadas no uso da tecnologia.

A competência técnica está associada à capacidade individual relacionada a:

  • Aquisição, atualização e transferência de conhecimento: o individuo deve buscar seu desenvolvimento técnico, ter capacidade de assimilá-lo e transferi-lo para os demais, considerando que se objetiva o desenvolvimento coletivo. Para tanto, precisa: ser ativo na apropriação de novos conhecimentos; ter capacidade de transferir conhecimentos para os demais componentes da organização;
  • Capacidade analítica: deve desenvolver a capacidade analítica, exercitando, nesse momento, sua Visão Sistêmica, seu conhecimento técnico, lançando mão de ferramentas de análise que o ajudem no desenvolvimento do trabalho, tais como: utilização de técnicas e ferramentas de análise para a solução de problemas; análise dos problemas com a profundidade adequada à complexidade e à importância; análise de dados provenientes dos sistemas de monitoramento.
  • Transformação do conhecimento em ação: todo conhecimento só agrega valor à organização se for transformado em ação, que deve acontecer considerando a qualidade e a produtividade
  • conhecimentos técnicos adequados a cada tarefa; usos corretos de ferramentas e instrumentos de medição e análise; uso de procedimentos operacionais que visam garantir a qualidade final da tarefa, independente de quem a realize; realização da tarefa dentro de um tempo esperado (produtividade esperada).

Quais são as Competências Técnicas?

As Competências Técnicas são todos os conhecimentos e habilidades adquiridos por uma pessoa através da educação formal, treinamentos, cursos profissionalizantes, entre outros, e experiências e praticas. Elas são pré-requisitos para cargos e funções nas organizações, pois são as atribuições e requisitos básicas para o bom desempenho em determinada função. As principais competências técnicas são:

  • Nível de escolaridade;
  • Formação superior, técnica ou profissionalizante;
  • Cursos capacitação e aperfeiçoamento na área de atuação;
  • Conhecimento básico em informática;
  • Conhecimento especifico sobre uma determinada a atividade;
  • Experiência em um demando software;
  • Domínio de uma língua estrangeira;
  • Habilidades em programas de computadores:;
  • Conhecimentos sobre os softwares usados pela empresa.

Exemplos de Competências Técnicas

As principais competências técnicas solicitadas/exigidas pelas empesas são:

  • Possuir formação de nível técnico ou superior numa determinada área de atuação;
  • Possuir especialização (pós-graduação) na área de atuação;
  • Conhecimento teórico e prático sobre uma determinado tecnologia;
  • Conhecimento e experiência prática comprovada numa determinada área, atividade ou função;
  • Possuir Certificação Profissional;
  • Certificação de Especialista;
  • Ler, escrever e falar fluentemente uma ou mais línguas (inglês, espanhol, mandarim, etc.)
  • Saber Programação de computadores;
  • Etc.

Como desenvolver as Competências Técnicas?

O desenvolvimento das competências técnicas se da por meio da busca e obtenção de conhecimentos e habilidades. Neste sentido, as empresas devem incentivar o crescimento de seus colaboradores e a cultura do aprendizado e desenvolvimento continuado. É por mio de colaboradores competentes que uma empresa se torna competente.

O desenvolvimento das competências técnicas pode ser algo estimulado e apoiado pela empresa por meio de planos de desenvolvimento individual. ou uma iniciativa do próprio individuo, a fim de se preparar para o mercado de trabalho ou melhorar suas competências atuais visando um crescimento profissional.

Independente da iniciativa, o caminho para o desenvolvimento das competências técnicas inicia-se com a identificação das competências essenciais (requisitos técnicos) para o desempenho de uma profissão ou cargo/função. Deve se buscar listar quais são os conhecimentos e habilidades necessários para desempenhar de forma adequada a profissão ou cargo/função.

Após a identificação das necessidades de conhecimento e habilidade deve -se buscar meios e condições necessários para supri-las, que podem ser: pesquisas, leituras, cursos, palestras, seminários, mentorias e etc.

O importante nesta fase é conciliar a teoria com a prática, tendo sempre em mente que competência técnica é a soma do conhecimento adquirido na teoria com a habilidade desenvolvida pela prática.


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Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor do IBRASEP

Indicação de Artigos Complementares

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Competência Organizacional: O que é, Quais são, Como desenvolver?

Competência Individual: O que é, Quais são os Tipos e as 3 Dimensões

Gestão Organizacional: O que é? Funções

Gestão de Pessoas: O que é? Pilares, Função. Para que serve?

Fatores Críticos de Sucesso: O que são? Objetivos, Importância

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (01 de abril de 2021). O que é Competência Técnica? Quais são as Competências Técnicas. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: – Acessado em (inserir data do acesso).

Referências Bibliográficas

PETERAF, M. A. The cornerstones of Competitive Advantage: A Resource-based Vew. Strategic Management Journal, v.14, p. 179-191, 1993.

FLEURY, A. C. C.; FLEURY, M. T. L. Construindo o conceito de competência, RACRevista de Administração Contemporânea, Edição especial, 2001:183-196.

PRAHALAD, J. K.; HAMEL, G. The core competence of the corporation. Harward Business Review, p.79-91, May/Jun. 1990.

TAMPOE, M. Exploiting the corecompetence of your organization. Long Range Planning, Oxford, v.27, n. 4, p.60-77, Aug. 1994.

BOOG, Gustavo. O Desafio da Competência. Best Seller. São Paulo. 2000.

GREEN, Paul C. Desenvolvendo Competências Consistentes – Como Vincular Sistemas de Recursos Humanos a Estratégias Organizacionais. Qualitymark. Rio de Janeiro. 2000.

PETERAF, M. A. The cornerstones of Competitive Advantage: A Resource-based Vew. Strategic Management Journal, v.14, p. 179-191, 1993.

BARNEY, Jay B.; HESSERLY, Willian. Organizational economics: Understanding the relationship between organizations and economic Analysis. In: CLEGG, Stewart; HARDY, Cyntia; NORD, Walter. Handbook of organization studies. London: Sage Publications, 1997.

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Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

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