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Competências Essenciais: O que são? Quais são? Características.

Competências Essenciais: O que são? Quais são? Características.

Competências Essenciais nas organizações podem ser definidas como um conjunto de conhecimentos, habilidades e tecnologias organizacionais que contribui decisivamente para a competitividade da organização e agrega valor a sua marca, que se traduzem de maneira única nos produtos e serviços que a empresa oferece. Tratam-se de recursos estratégicos fundamentais que a organização vai adquirindo e desenvolvendo no decorrer de sua história, considerados únicos ou exclusivos e de difícil imitação, que tem potencial de tornar a organização competitiva para os mercados atuais e futuros.

As competências essenciais permitem que a empresa se mantenha ou aumente sua participação no mercado, garantindo vantagem competitiva à mesma,.

Nas palavras de RUAS, 2001, as competências essenciais são consideras como um diferencial da organização perante seus concorrentes e clientes, constituindo a razão de sua sobrevivência.

São elas que diferenciam a empresa perante concorrentes e clientes e constituem a razão de sua sobrevivência. Devem estar presentes em todas as áreas, grupos e pessoas da organização, embora em níveis diferenciados

Postado 25/03/2021
Escrito por José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor do IBRASEP

Definições Relacionadas a Competência Organizacional

Competência organizacional é a capacidade da organização de integrar e coordenar seus recursos e processos, de forma estratégica, competitiva e única, de forma que agreguem valor à organização, formando sua identidade e gerando vantagem competitiva sustentável.

Está relacionada a integração harmônica e cooperativa entre pessoas, tecnologias, processos e gestão em busca do cumprimento da missão da empresa.

Segundo os autores Fleury e Fleury (2004) e Becker e Ruas (2005) as competências organizacionais podem ser classificadas em:

  • Competências Básicas: são as que contribuem para a sobrevivência da organização;
  • Competências Seletivas: diferenciam a organização no espaço de competição, contribuindo para uma posição de liderança;
  • Competências Essenciais: diferenciam a organização no espaço de competição internacional, contribuindo para uma posição de pioneirismo no mercado em que está inserida.

O que é Competência Essencial?

A competência essencial é aquilo que torna uma empresa única e competitiva em seu ramo de atuação, É um diferencial competitivo e importante que coloca a organização à frente dos seus concorrentes. Está relacionada aos fortes fazem com que determinada organização ganhe espaço e notoriedade no mercado, se coloque em uma posição de liderança no seu segmento.

Competência Essencial são o conjunto de habilidades e tecnologias que contribuem para o valor percebido pelo cliente, algo competitivamente único ou exclusivo, muito difícil de ser imitável, que tem o potencial de abrir portas para mercados promissores no futuro.

O que são Competências Essenciais?

Competências Essenciais são um conjunto de conhecimentos, habilidades e tecnologias organizacionais que contribui decisivamente para a competitividade da organização e agrega valor a sua marca, que se traduzem de maneira única nos produtos e serviços que a empresa oferece. Tratam-se de recursos estratégicos fundamentais que a organização vai adquirindo e desenvolvendo no decorrer de sua história, considerados únicos ou exclusivos e de difícil imitação, que tem potencial de tornar a organização competitiva para os mercados atuais e futuros.

A competência foi primeiramente apresentada por Prahalad e Hamel (1990) como aquela que advêm do aprendizado coletivo, especialmente em relação à coordenação de habilidades de produção diversas, e à integração de múltiplas tecnologias. Dessa forma, diz respeito tanto ao trabalho da organização, quanto à entrega de valor.

Prahalad & Hamel (1990) afirmam ainda que para saber se uma competência é essencial, deve-se observar se atendem a três critérios:

  • dar acesso a uma ampla variedade de mercados;
  • contribuir significativamente em relação ao oferecimento de reais benefícios aos consumidores na entrega dos produtos (entregar valor); e
  • serem difíceis de imitar.

De acordo com Fleury & Oliveira Jr. (2001, p.18) as competências essenciais podem ser advindas da excelência em qualquer área da organização, sendo resultado do aprendizado coletivo, por serem “conjuntos de conhecimento tácito e coletivo, desenvolvidos por meio de processos de aprendizagem e que constituem uma fonte de vantagem competitiva para a empresa”.

Markides & Williamson (1994), por sua vez, definem competências essenciais como o conjunto de experiência, conhecimento e sistemas que podem agir em conjunto, como catalisadores para criar e acumular novos recursos estratégicos.

Já Fernandes (2004) define competências essenciais como os fatores-chave de sucesso em um setor, no qual a organização possui um desempenho comprovadamente superior ao de seus concorrentes.

Qual a Diferença entre Competências Essenciais e Competências Básicas?

A diferença entre competências básicas e competências essenciais está ligada a capacidade das competências em influencias a capacidade organizacional e competitiva da empresa.

As competências organizacionais básicas são as capacidades indispensáveis à empresa para administrar com eficácia seu negócio, são os pré-requisitos para que a empresa se mantenha no mercado, não sendo suficiente para garantir o diferencial competitivo. Já as competências organizacionais essenciais são as que agregam valor e diferencial competitivo à empresa.

Exemplos competências organizacionais básicas:

  • preço compatível com o mercado;
  • bom sistema de atendimento ao cliente;
  • localização geográfica estratégica;
  • quadro de profissionais com formação adequada a necessidade da organização;
  • entre outras.

Competências organizacionais essenciais:

  • ambiente organizacional que estimula a criatividade e a inovação;
  • gestão de pessoas voltada para práticas de reconhecimento e recompensa estimulantes a melhorias constantes dos processos e do desempenho profissional;
  • investimentos voltada para a formação e o desenvolvimento de profissionais chave para a empresa;
  • entre outras.

Quais são as Competências Essenciais?

Segundo Zarifian (apud FLEURYe FLEURY, 2000), são competências de uma organização:

  • competências sobre processos: os conhecimentos sobre o processo de trabalho;
  • competências técnicas: conhecimentos específicos sobre o trabalho que deve ser realizado;
  • competências sobre a organização: saber organizar os fluxos de trabalho;
  • competências de serviço: aliar a competência técnica à pergunta: qual o impacto que este produto ou serviço terá sobre o consumidor final?
  • competências sociais: saber ser, incluindo atitudes que sustentam os comportamentos das pessoas. O autor identifica três domínios dessas competências: autonomia, responsabilização e comunicação.

Critérios aos quais as Competências Essenciais devem atender

Tampoe (1994) estabelece um rol de critérios cujas competências essenciais deveriam atender para serem consideradas como essenciais. Assim, o autor estabelece que as competências devem ser:

  • essenciais para a empresa sobreviver no curto e no longo prazo;
  • invisíveis para os concorrentes;
  • difíceis de serem imitadas;
  • únicas na corporação;
  • compostas por um conjunto de conhecimentos, habilidades, recursos e processos;
  • capacidades que uma organização pode sustentar ao longo do tempo;
  • superiores à competência de um indivíduo;
  • essenciais ao desenvolvimento de produtos essenciais e, eventualmente, a produtos finais;
  • essenciais para a implementação da visão estratégica da empresa;
  • essenciais para as tomadas de decisões estratégicas da empresa, como, por exemplo, com relação à diversificação, downsizing, racionalização, alianças e joint ventures;
  • mercadológica e comercialmente valorizadas;
  • poucas, em termos de quantidade.

Características das Competências Essenciais

Segundo Rumelt (apud OLIVEIRA Jr, 2001) as principais características das competências essenciais são:

  • abrangência corporativa: competências essenciais fornecem a sustentação a vários negócios dentro de uma organização. Não são propriedades de uma área ou indivíduo isoladamente;
  • estabilidade no tempo: produtos são a expressão momentânea das competências essenciais de uma empresa. Competências são mais estáveis e evoluem mais lentamente do que os produtos;
  • aprendizagem ao fazer : competências são ganhas e aperfeiçoadas por meio do trabalho operacional e do esforço gerencial no dia-a-dia. Quanto mais se investe e desenvolve em uma competência, maior sua distinção em relação aos competidores;
  • status competitivo: a competição de produto -mercado é meramente a expressão superficial de uma competição mais profunda em termos de competências. A competição atual se dá em torno de competências e não de produtos ou serviços.

Propriedades das Competências Essenciais

Segundo Goddard (1997) as competências essenciais apresentam sete propriedades:

  • as competências essenciais são constituídas de conhecimentos tácitos ou experienciais os quais os competidores não possuem; entretanto, as competências essenciais não são simples produtos, funções ou bens;
  • as competências essenciais definem o que a companhia faz melhor ou diferente que qualquer outra companhia e portanto, é a origem de qualquer sucesso que a empresa consegue; entretanto, as competências essenciais são definidas sempre em relação às competências de todas as outras companhias;
  • as competências essenciais estão internalizadas no modus operandi da organização, considerando que a empresa tenha sido preparada para atuar num nível de conhecimento (ou inteligência) superior ao da soma de seus recursos humanos (enfoque da aprendizagem organizacional); entretanto, as competências essenciais não residem apenas na mente de um pequeno número de grandes talentos da empresa, mas são expressas no comportamento do dia-a-dia de qualquer um da empresa;
  • as competências essenciais são raras, provavelmente limitadas a duas ou três atividades numa mesma cadeia de valor; ou seja, aquelas que são mais críticas para o sucesso futuro da firma; entretanto, as competências essenciais não são sinônimo do conjunto de atividades desenvolvidas pelas empresas;
  • as competências essenciais são a origem das habilidades da empresa para transmitir aos seus clientes um valor agregado excepcional frente aos concorrentes; entretanto, as competências essenciais não podem ser confundidas com tecnologias de ponta, world-class processou outras definições semelhantes;
  • as competências essenciais são flexíveis o suficiente para viabilizar a atuação em várias funções do negócio, em árias famílias de produtos e de tecnologias; entretanto, as competências essenciais não estão amarradas nos caminhos de negócios já existentes, mas são plataformas e estímulos para o crescimento futuro;
  • as competências essenciais permitem definir as raras oportunidades disponíveis em termos de abertura de mercados ou de conhecimentos defasados sobre os quais a empresa seja a única qualificada para preencher; entretanto, as competências essenciais podem limitar (estreitar) a visão da empresa, em termos de estratégia futura.

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José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor do IBRASEP

Indicação de Artigos Complementares

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Competência Organizacional: O que é, Quais são, Como desenvolver?

Competência Individual: O que é, Quais são os Tipos e as 3 Dimensões

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (25 de março de 2021). Competências Essenciais: O que são? Quais são? Características.. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/competencias-essenciais-o-que-sao-quais-sao-caracteristicas/– Acessado em (inserir data do acesso).

Referências Bibliográficas

RUAS, R. Desenvolvimento de competências gerenciais e contribuição da aprendizagem organizacional. IN: FLEURY, .T.;

OLIVEIRA JR., M. de M. (Orgs.). Gestão Estratégica do Conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.

BECKER, G. LACOMBE, B. M. B. Gestão, Inovação e Competências: conciliando ideias no estudo dos empreendedores de incubadora de base tecnológica. In: RUAS, R. ANTONELLO, C. S. BOFF, L. H. Os Novos Horizontes da Gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.

FERNANDES, B. H. R. Competências e performance organizacional: um estudo empírico. Tese (Doutorado) – Faculdade de Economia e Administração. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004.

FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Alinhando Estratégia e Competências. Revista de Administração de Empresas, v.44, n.1, p. 44-57, 2004.

FLEURY, M. T. L.; OLIVIERA JR., M. de M. (Orgs.). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.

GODDARD, J. The architeture of core competence. Business Strategy Review , Oxford, v.8, n.1, p.43-53, Spring 1997.

LEI, David et al. Competências essenciais dinâmicas mediante a metaaprendizagem e o contexto estratégico. In:

FLEURY, Maria Tereza Leme; OLIVEIRA Jr., Moacir de Miranda (org.). Gestão estratégica do conhecimento –integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.

MARKIDES, C. C.; WILLIAMSON, P. J. Related Diversification, Core Competences and Corporate Performance. Strategic Management Journal, Issue 15 (Special Issue Summer), p. 149-165, 1994.

OLIVEIRA Jr., M. M. Competências essenciais e conhecimento na empresa. In.: FLEURY, Maria Tereza Leme; OLIVEIRA Jr., Moacir de Miranda (org.). Gestão estratégica do conhecimento –integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.

PRAHALAD, J. K.; HAMEL, G. The core competence of the corporation. Harward Business Review, p.79-91, May/Jun. 1990.

TAMPOE, M. Exploiting the core competence of your organization. Long Range Planning, Oxford, v.27, n. 4, p.60-77, Aug. 1994.

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Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

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