Autodesenvolvimento Profissional
Na atualidade devido a velocidade e disponibilidade de informações, os profissionais de todas as áreas, são obrigados a buscar aprimoramento e atualização profissional a todo momento, tanto nas áreas técnicas como na área comportamental, essa busca pessoal pelo aprimoramento e desenvolvimento profissional é o chamado autodesenvolvimento profissional.
E na Segurança Privada não é diferente, devido a evolução dos conceitos de segurança e a disponibilização cada vez maior de recursos tecnológicos e eletrônicos, torna se cada mais necessário profissionais capacitados e atualizados com as diversas técnicas e tecnologias existentes.
No passado a segurança erá focada no uso da força e na capacidade de intimidação, na atualidade, acompanhando a evolução da sociedade, o foco é outro, trabalha se com a inteligência, com o uso moderado e racional da força, com a tecnologias de detecção e controle e com as legislações que regram as pessoas na sociedade.
Essa mudança de forma de atuação da segurança privada, exige o emprego de profissionais capacitados e atualizados com as técnicas atuais, a fim de se evitar gastos desnecessários e riscos operacionais, administrativos e legais que possam implicar em prejuízo a segurança e a organização.
No artigo Qualidades Indispensáveis ao Profissional da Segurança Privada destacamos algumas qualidades profissionais que somadas ao autodesenvolvimento profissional, contribuirão para sua empregabilidade e crescimento na carreira.
Conceitos de Autodesenvolvimento Profissional
Ser capaz de buscar, por iniciativa própria, capacitação e aprimoramento profissional na área de atuação, tornou se um diferencial ou melhor, um requisito de extrema relevância, para o sucesso na carreira profissional.
Por mais que a organização se disponha a oferecer treinamentos constantes para seus colaboradores, apenas isso não é suficiente, é necessário a participação, o envolvimento e o comprometimento pessoal de cada colaborador com seu próprio aprimoramento e autodesenvolvimento profissional.
A filosofia do autodesenvolvimento profissional, é a de que o profissional assuma, por iniciativa própria, o controle e responsabilidade pelo seu aperfeiçoamento e capacitação profissional, que gerencie o seu desenvolvimento e sua carreira profissional, que se torne mais pró-ativo e comprometido com o seu crescimento pessoal e profissional, independente do incentivo ou não, do apoio ou não, da organização a qual presta serviço.
A competência do autodesenvolvimento implica numa acentuada capacidade motivacional de buscar informações e conhecimentos, de estudar e raciocinar sobre as informações existentes, de ser crítico e seletivo frente a grande quantidade de informações disponíveis sobre um referido assunto e ser capaz de forma a sua própria opinião sobre um assunto.
Recursos que podem contribuir para o autodesenvolvimento
Dentre os diversos recursos que auxiliam o autodesenvolvimento encontram-se:
- Livros, revistas e sites especializados;
- Participação em grupo de discussão;
- Cursos, palestras, seminários e feiras especializadas;
- Filmes;
- Notícias impressas ou televisíveis (Jornais);
- Contato ou proximidade com especialista da área de atuação;
- Colegas de trabalhos experientes ou mais capacitados que possam servir como exemplo e referencia profisional;
- Etc
Mas, todos os recursos disponíveis, de nada tem valor se a pessoa envolvida não estiver comprometida consigo e com seu desenvolvimento.
O autodesenvolvimento profissional implica no compromisso de uma pessoa para pensar e decidir por si mesma sobre seu futuro profissional.
. No processo de autodesenvolvimento, cada individuo assume a responsabilidade pela sua evolução, adota uma postura voltada à aprendizagem continuada.
Autodesenvolvimento profissional é sinônimo de investir em si mesmo, buscando sempre uma forma de aprimorar o que já se sabe, é uma busca de melhoria constante, de aprendizado contínuo.
O autodesenvolvimento abrange aspectos pessoais do autoconhecimento, de conhecer suas qualidades e defeitos, da auto-análise, do rompimento de padrões e quebra de paradigmas, do desenvolvimento da capacidade de mudança pessoal, a fim de se tornar um ser humano melhor e um profissional mais capacitado na área de atuação.
Conclusão
O autodesenvolvimento quer seja no aspecto profissional ou pessoal, requer o comprometimento em aprender novos conceitos, novos valores, novas técnicas, de conhecer novas possibilidades, em romper com padrões já conhecidos, objetivando a melhoria contínua.
O autodesenvolvimento passa primeiro, por um entendimento e aceitação de que desenvolver se, muitas das vezes, implica em romper laços, custemos, preconceitos, e rotina, todo desenvolvimento exige que rompamos com um padrão já adquirido e conhecido, para adotarmos um novo padrão, muitas vezes desconhecidos, e que exigirá tempo, dedicação e prática para se tornar habitual e fácil de ser executado.
Os profissionais que estiverem conscientes e focadas em seu autodesenvolvimento profissional, serão capazes de responder rapidamente e positivamente as mudanças tão aceleradas dos dias atuais, adaptando se à nova realidade tecnológica e comportamental.
Muitos profissionais culpam a empresa, os chefes, os colegas, o governo e até Deus, pela falta de oportunidade de crescimento em suas carreiras profissionais, vivem reclamando e culpando os outros por não conseguir atingir o seu sucesso profissional.
Más, em momento algum, fazem uma autoanalise para se questionarem se de repente eles próprios não são os grandes culpados pelos seus fracassos.
Será se dedicaram e se preparam o suficiente para terem o sucesso esperado ou ficaram esperando que ele ocorresse por acaso ou por doação de alguém.
Pensem nisso! Façam uma reflexão e se necessário faça uma correção no rumo de forma que possa atingir seus objetivos sem ter que depender de sorte ou de favores.
Todos temos as qualidades mínimas para sermos vencedores, basta localiza-las e utiliza-las corretamente!
Contribua com o artigo deixando seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para o “Nosso Blog”!
Curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais, assim estará colaborando para o fortalecimento e reconhecimento da importância da área de segurança.
Navegue em “Nosso Blog” e descubra outros artigos interessantes e úteis para o seu aprimoramento.
Obrigado pela visita e sucesso na sua carreira profissional!
José Sérgio Marcondes – Autor Artigo
"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!
Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.
Sobre o Autor
8 Comentários
Olá Jonas!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso.
Gostei do artigo. Auto desenvolvimento. Estou abrindo a mente com esse e outros artigos. Parabéns !
Olá Katilene!
Muito boa sua contribuição para o artigo.
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso na sua carreira!
Ótimo Artigo, parabéns pelo trabalho. Ás vezes esperamos pelas oportunidades ao em vez de procura-las, não devemos estacionar no tempo como se tudo na nossa vida já tivesse passado. Eu sempre falo, é preciso está prontos quando o bonde passar, porque se não tivermos atentos ficamos no meio da estrada. Abraço!!
Olá Mário!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso na sua carreira!
Grande blog ! Rico em assuntos diversos voltado ao conhecimento e aprimoramento em nossa área que é a segurança Privada.
A todos os meus parabéns e em especial ao Sr. José Sérgio
Atenciosamente,
Márcio Valério
Olá Almir Lameira!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso na sua carreira profissional.
Ótimo Artigo! Acho que na Atividade de segurança, temos que ter essa consciência, de que precisamos de formação Continuada, é uma área que se atualiza constantemente, tanto nos aspectos operacionais, quanto nos Aspectos legais.