- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Serviços de Bombeiro Civil Prestados pela Segurança Privada.

Imagem de bombeiros. Alusão ao tema serviços de bombeiro civil.

Serviço de Bombeiro Civil será um dos serviços a serem prestados pela Segurança Privada, conforme dispuser no Estatuto da Segurança Privada. Refere-se a atividade de bombeiro civil profissional, desenvolvida por profissionais capacitados, nos termos da Lei nº 11.901, de 12 de janeiro de 2009, vedado o exercício simultâneo das funções de vigilância e de prevenção e combate a incêndios pelo mesmo profissional.

As empresas de segurança privada poderão prestar serviços de bombeiro civil com a aprovação do Estatuto da Segurança Privada.

Estatuto Segurança Privada

O Estatuto da Segurança Privada e da Segurança das Instituições Financeiras, refere-se a um marco regulatório da segurança privada no Brasil.

Será instituído por lei, para dispor sobre os serviços de segurança de caráter privado, exercidos por pessoas jurídicas e, excepcionalmente, por pessoas físicas, em âmbito nacional, e para estabelecer as regras gerais para a segurança das instituições financeiras autorizadas a funcionar no País.

No momento o Estatuto da Segurança Privada se encontra em fase final de aprovação no Senado Federal, devendo ser aprovado até o final de 2019 (expectativa outubro ou novembro).

O Estatuto devido a sua abrangência e conteúdo, se aprovado como está, irá causar uma grande mudança nas atividades da segurança privada, e dentre elas, a possibilidade das empresas de segurança privada prestarem serviços ligados à atividade de bombeiro civil.

Serviços de Bombeiro Civil

Serviços de Bombeiro Civil será um dos serviços a serem prestados pela Segurança Privada, conforme dispuser no Estatuto da Segurança Privada.

Será vedado o exercício simultâneo das funções de vigilância (vigilante) e de prevenção e combate a incêndios (bombeiro) pelo mesmo profissional.

Bombeiro Civil é aquele que, habilitado nos termos da lei, exerce em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio, como empregado contratado diretamente por empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista, ou empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio.

O serviço poderá ser prestador pelas empresas de segurança privada em conjunto com o serviço de vigilância patrimonial.

Por exemplo: Num evento a empresa poderá oferecer o serviço do vigilante e o bombeiro civil.

O serviço de bombeiro civil será complementar ao do vigilante, porém ele não poderá exercer nenhuma atividade relacionado a vigilância patrimonial.

Atividades Bombeiro Civil

As atividades básicas do bombeiro profissional civil durante suas rotinas de trabalho são:

  • Atuar ma prevenção e combate a incêndio;
  • Exercer atividades de primeiros socorros;
  • Auxiliar na formação e liderança de brigada de incêndio;
  • Inspecionar periodicamente os equipamentos de combate a incêndio;
  • Inspecionar periodicamente as rotas de fuga, incluindo a sua libração e sinalização;
  • Participar dos exercícios simulados;
  • Registrar suas atividades diárias e relatar formalmente as irregularidades encontradas, com propostas e medidas corretivas adequadas e posterior verificação de execução;
  • Apresentar, quando aplicável, sugestões para melhorias das condições de segurança contra incêndio e acidentes;
  • Participar das atividades de avaliação, liberação e acompanhamento das atividades de riscos compatíveis com sua formação.

Participação do leitor

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a colaboração dos leitores e leitoras, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final dos artigos;
  • Curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Visualize mais um artigo, essa pratica reduz nossa taxa de rejeição e melhora nosso posicionamento no Google.
  • Cadastre se como leitor e receberá avisos sobre as publicações em seu e-mail.

Forte abraço e sucesso!

Sérgio Marcondes

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Fabio Germano!
    Essa autorização legal para empresa de segurança privada contratar e oferecer o serviço de bombeiro civil será oficializada com a aprovação do Estatuto da Segurança Privada, que no momento esta em tramitação no Senado Federal.
    Forte abraço e sucesso.

  2. Boa tarde, muito boa matéria parabéns pra.
    Pelo que entendi a segurança privada ( supervisor da orgânica) pode exercer as duas funções correto? E qual a porcentagem a mais e pago? Estando nas duas funções quais ocorrências deve ter a prioridade se exercer as duas? Responde juridicamente ou judicialmente? São todas as minhas dúvidas. Obrigado

  3. Olá Nayara Ferreira!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  4. Olá Marcelo de Souza Leles!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Estou preparando um e-book em PDF sobre o tema.
    Forte abraço e sucesso.

  5. BOA TARDE, MESTRE PELOS CONTEUDOS QUE JA ESTUDEI COM OS MATERIAIS DO SR. E MUITO BOM GOSTARIA DE SABER SE O SR. FORNECE MATERIAIS DE CURSO DE BRIGADA DE INCENDIO, PODE SER EM PDF, DESDE JA AGRADEÇO

  6. Olá Bruno!
    Obrigado pelo comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  7. Olá Lucas!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço sucesso!

  8. Parabéns muitos bom esse informativo, para mim que trabalho na área privada e tenho o curso de bombeiro civil uma informação que tira as dúvidas.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.