- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Perfil do Fraudador – Quem é e quais as características do fraudador.

Imagem de uma pessoa com capuz e uma mascara branca, tampando a face. Ilustração do Perfil de fraudador.

Segundo estudos da KPMG Internacional (2016), o perfil do fraudador tende a ser do sexo masculino (79%), com idade entre 36 e 55 anos (68%), que trabalha na organização vítima (65%) e por mais de seis anos (38%), e que mantém uma posição executiva e estratégica na organização (83%).

A importância de se conhecer o perfil do fraudador, esta diretamente relacionado ao desenvolvimento de ferramentas para prevenção de fraudes.

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória obtida sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas (Sun Tzu) A Arte da Guerra.

O que é o Fraudador?

Fraudador é aquele que pratica um ato fraudulento. O autor de uma Fraude.

Fraude é um ato ilícito ou de má-fé que visa à obtenção de vantagens indevidas ou majoradas, para si ou para terceiros, geralmente através de omissões, inverdades, abuso de poder, quebra de confiança, burla de regras, dentre outros. O fraudador é o praticante ou o agente dessa ação desonesta.

Perfil do Fraudador

Com base em uma pesquisa mundial realizada pela KPMG, que investigou 750 fraudadores entre março de 2013 e agosto de 2015, concluiu-se que o fraudador típico tem características semelhantes.

Quando comparadas as pesquisas da KPMG concluídas em 2013, 2010 e 2015. De forma consistente, pode concluir que, o fraudador tende a ser do sexo masculino, com idade entre 36 e 55 anos, que trabalha junto à organização vítima por mais de seis anos, e que mantém uma posição executiva em operações, finanças ou gestão geral.

Principais Características do Fraudador

As principais características adicionais do fraudador reveladas na pesquisa de 2015 são as seguintes:

Características Sobre Gênero e Idade

  • 79% dos fraudadores são homens; a proporção de mulheres subiu de 13% , em 2010, para 17%;
  • 68% dos autores (homens e mulheres) estão na faixa de idade entre 36 e 55, quase o mesmo número observado na pesquisa anterior, publicada em 2013;
  • 45% das mulheres fraudadoras, o maior grupo com características em comum, se enquadram no grupo da faixa etária entre 36 e 45 anos de idade;
  • 14 % dos fraudadores estão na faixa etária entre 26 e 35 anos de idade, um crescimento de 12 % em relação à 2010. A proporção de mulheres nessa faixa etária diminuiu de 24 %, em 2010, para 19 %, em 2015. A proporção de seus pares masculinos aumentou de 9 % para 13 %, ao longo do mesmo período.

Gráfico Sobre Idade do Fraudador

Gráfico Sobre Gênero do Fraudador

Características Referente a Origem do Fraudador

  • 65% dos fraudadores são empregados pela organização vítima e um número adicional de 21 por cento é composto de ex-empregados. Entre os fraudadores que eram empregados, 38% trabalharam na organização por mais de seis anos. Essas proporções não mudaram em relação aos resultados da pesquisa em 2013;
  • Em 62% das fraudes, o autor compactuou com terceiros. De acordo com a pesquisa de 2013, 70% dos fraudadores compactuavam;
  • As mulheres são menos propensas a compactuar: somente 45% das mulheres compactuavam com outras pessoas quando comparados com os 66 % no caso dos homens;
  • O Conluio envolvendo mais de cinco profissionais aumentou de 9% em 2010 para 20 % em 2015.
  • O maior índice de conluio localiza-se na América Latina e no Caribe, as taxas de 76 %, e África e Oriente Médio as taxas de 74 %. A Oceania (Austrália e a Nova Zelândia) e a América do Norte (os EUA e o Canadá) apresentam os maiores percentuais de fraudadores atuando sozinhos, as taxas de 65% e 58%por, respectivamente.

Gráfico Origem dos Fraudadores

Características Referente ao Cargo

  • 34% dos fraudadores são executivos ou diretores não-executivos; 32% são gerentes e 20% são membros do corpo funcional da empresa. (Em 2013, os índices respectivos eram 32%, 25% e 16%);
  • 34 % dos fraudadores são executivos ou diretores não-executivos; 32% são gerentes e 20% são membros do corpo funcional da empresa. (Em 2013, os índices respectivos eram 32% e 16%);
  • 52% dos fraudadores na região da Oceania ficavam no nível do corpo funcional da empresa, e na África e no Oriente Médio 47% ficavam no nível gerencial (em comparação com os 33% observados neste mesmo nível na América do Norte), e na Europa, 39% dos fraudadores ficavam no nível de diretoria.

Gráfico Cargo Corporativo

Características Básicas do Fraudador

  • Conhecem bem a organização e os serviços;
  • Atraem para si atribuições de colegas, quebrando a segregação de funções;
  • Conquistam a confiança e a simpatia de superiores, colegas, subordinados e clientes;
  • São prestativos, simpáticos, resolvem todos os problemas;
  • São assíduos e muitas vezes, comparecem ao local de trabalho mesmo durante as férias para auxiliar nos serviços;
  • Permanecem muito tempo nas mesmas funções, por falta de rodízio;
  • Resistem a mudanças, invocando o interesse dos serviços;
  • Descumprem instruções, procedimentos sob pretexto de agilizar a execução dos serviços, ou melhorar o atendimento aos clientes.

Participação do leitor

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicitamos a colaboração de nossos leitores, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final dos artigos;
  • Curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Cadastre se como leitor e receberá avisos sobre novas publicações em seu e-mail.

Forte abraço e sucesso!

José Sérgio Marcondes – Editor

Referencias Bibliográficas

Perfil global do fraudador: A tecnologia viabiliza e os controles deficientes estimulam a fraude – kpmg

ORIÁ FILHO, Humberto Ferreira. As fraudes contra as organizações e o papel da auditoria interna.

CARVALHO, Vera Lucia de; OLIVA, Eduardo de Camargo. Prevenção a fraudes em empresas industriais de autopeças na Região do Grande ABC. RBNG, São Paulo, vol. 8, n. 22, p. 1-12, setembro/dezembro 2006.

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Certificações CES e CPSI - Especialista da área de segurança privada com experiência sólida na área. Gestor, Consultor e Diretor no IBRASEP. Ex-sargento do EB, com uma variedade de cursos de formação, graduação, especialização, capacitação, aprimoramento e aperfeiçoamento na área de segurança privada, segurança empresarial e gestão empresarial. Acumula mais de 30 anos de atuação na área da segurança privada, com resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Paulo!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.