- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Auditoria de Detecção de Fraude Empresarial – Auditoria Forense.

Imagem de uma pessoa com uma lipa olhando relatórios sobre uma mesa.  Alusão a Auditoria de detecção de fraude.

Auditoria de Detecção de Fraude Empresarial é um exame cuidadoso, minucioso e sistemático das atividades desenvolvidas em uma determinada empresa, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com o planejado/esperado, visando a prevenção, detecção e investigação de indícios de fraude.

A Fraude Empresarial é um ato intencional praticado por um ou mais indivíduos da organização empresarial, envolvendo o uso propositado de falsidades para obter uma vantagem injusta ou ilegal.

Auditoria de Detecção de Fraudes

Uma Auditoria é uma revisão dos demonstrativos financeiros, administrativos, de registros, de transações, de atividades e/ou operações de uma organização empresarial ou de um projeto, efetuada por auditores, com a finalidade de assegurar a fidelidade e credibilidade dos registros e relatórios apresentados.

A auditoria de fraudes visa identificar deficiências no sistema de controles internos e no sistema financeiros/administrativos, a fim de apresentar sugestões para melhorá-los

Até um tempo atrás a investigação de suspeitas de fraudes era uma atividade essencialmente reservada às polícias, nos últimos anos tem vindo a crescer e a ganhar importância a investigação da fraude por entidades privadas.

Investigação de Fraudes

Quando um auditor é chamado para investigar uma suspeita de fraude, devem ser dadas, a ele, todas as condições necessários para o serviço, com vista ao apuramento dos fatos e, consequentemente, a obtenção de provas da fraude.

É importante que o auditor encarregado de investigar uma fraude tenha sólidos conhecimentos de matérias como a auditoria financeira, contabilidade, gestão de fraude, gestão de riscos e direito.

No que se refere a organização, o auditor deve ter conhecimento dos regulamentos internos, da missão, da cadeia de valor, da estrutura orgânica e funcional e do meio envolvente (para poder comparar os dados obtidos com os dados de referência do setor).

A investigação de uma fraude deve buscar responder a diversas questões, dentre elas destacamos:

  • Qual o esquema da fraude;?
  • Onde ela ocorreu?
  • Qual o nível de exposição da organização?
  • Qual a extensão das perdas reais e potenciais?
  • Por quanto tempo perdurou a fraude?
  • Como é que ela esteve oculta durante esse período de tempo?
  • Quem estava envolvido?
  • Como prevenir futuras ocorrências?

Auditor de Fraude

O auditor de fraude tem um papel importante a desempenhar nas organizações no que refere a auditoria para detecção de fraudes.

A confiança que o auditor deverá transmitir deverá ser reconhecida pelas características do trabalho que desenvolve, que incluem a independência, a objetividade, o rigor, a verdade, a qualidade, e a disciplina profissional.

Provas da Fraude

A prova do cometimento da fraude deve ser sempre obtida em conformidade com as leis e regulamentos e ser suficiente e apropriada ao fato em questão.

O auditor, para cada linha de investigação, deverá desenvolver o seu trabalho analisando exaustivamente a informação disponível. O acesso à informação deverá ser feito com independência e objetividade.

Análise Riscos de Fraudes

A análise de riscos de fraude envolve a avaliação de diversos itens dentre eles podemos destacar:

  • A definição de funções e atribuições dentro da organização;
  • O funcionamento do processo decisório adotado na instituição;
  • A estrutura organizacional da empresa e os métodos de delegação de autoridade e responsabilidade;
  • Políticas de pessoal e segregação de funções;
  • Sistema de controle da administração;
  • As normas para elaboração de demonstrações contábeis e administrativos;
  • Sistemas de informações computadorizados (TI) e os controles adotados;
  • Sistema de aprovação e guarda de documentos;
  • Política de Segurança da Informação;
  • Procedimentos de inspeções físicas (inventário) periódicas em ativos da organização;
  • Controle de acesso físico a ativos e registros.

Participação do leitor

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicitamos a colaboração de nossos leitores, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final dos artigos;
  • Curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Cadastre se como leitor e receberá avisos sobre novas publicações em seu e-mail.

Forte abraço e sucesso!

José Sérgio Marcondes – Editor

Referencia Bibliográfica

AUDITORIA DE FRAUDE: INSTRUMENTOS NA PREVENÇÃO DE FRAUDES CONTRA AS EMPRESAS. Prof. Herval da Silva Moura , Prof. Antonio Carlos Ribeiro da Silva X Congresso Contabilidade Lisboa PT 2004.

A prevenção de fraude e a afirmação da auditoria forense – Luís Fonseca-Congresso dos TOC – Lisbia PT 2015

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Francisco!
    Obrigado pelos elogios.

    Não existe uma regrá específica sobre o assunto, minha sugestão é que as informações sejam classificadas conforme grau de importância e que seu prazo de armazenamento seja negociado com gestor da empresa ou condomínio e que seja incluído em procedimento interno ou contrato de prestação de serviço.

    Havendo necessidade o setores jurídicos e contábeis podem ser consultado sobre o assunto.

    O link a seguir é de um artigo publicado no site JUS.com referente o Tempo de guarda de documentos, acho que vale apena dar uma olhada.
    Tempo de guarda de documentos

    Forte abraço e sucesso.

  2. Sr. José Sergio, Bom dia!

    Primeiramente parabéns pelos conteúdos publicados, esclarecedores e de suma importância.

    Gostaria de informações a respeito de arquivo das informações registradas nas portarias dos condomínios residenciais e empresariais. Qual o tempo para a guarda desses documentos.

    Desde já agradeço.

    Att:
    Francisco de Assis Soares Farias

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.