- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Dispositivos de Bloqueio Aplicados ao Controle de Acesso (Bloqueadores)

catracas como dispositivos de bloqueio

Dispositivos de bloqueio para controle de acesso físico são obstáculos físicos, projetados e instalados de forma a bloquear/impedir e controlar o acesso físico de pessoas, veículos e objetos a áreas de acesso controlado, são considerados barreiras físicas de proteção.

Tem a função de bloquear acessos não autorizados e de liberar os acessos autorizados.

Em segurança física, o termo controle de acesso é uma referência à prática de gerenciar o acesso a uma propriedade, prédio, ou sala, apenas para pessoas autorizadas.

O controle físico de acesso pode ser obtido através de pessoas e através de meios mecânicos e eletrônicos como portas, portões, catracas e cancelas, os chamados dispositivos de bloqueio ou bloqueadores de acesso físico.

Por José Sérgio Marcondes.
Postado 26/10/2015 e atualizado 17/01/2020



Índice do Conteúdo

1. Definição de Dispositivo de Bloqueio
2. Quais são os Tipos de Dispositivos de Bloqueio?
__2.1 Cancelas Automáticas
__2.2 Catracas Eletrônicas
__2.3 Portas
__2.4 Portões
3. Participação do Leitor
4. Dados para Citação em Trabalhos
5. Referencias Bibliográficas


Voltar para o Índice

1. Definição de Dispositivos de Bloqueio para Controle de Acesso

Dispositivos de bloqueio para controle de acesso físico são obstáculos físicos, projetados e instalados de forma a bloquear/impedir e controlar o acesso físico de pessoas, veículos e objetos a áreas de acesso controlado, são considerados barreiras físicas de proteção.

São as barreiras físicas utilizadas para segregar as áreas controladas das de uso comum, ou seja, é o meio de conexão do individuo (pessoa ou veículo) as áreas de acesso restrito.

Os tipos de dispositivos de bloqueios são definidos de acordo com a área que se deseja proteger e em relação ao que se deseja controlar acesso (pessoas ou veículos).

Os bloqueadores físicos são equipamentos que impedem o acesso caso o meio de identificação (senha, cartão ou a característica biométrica da pessoa) não tenham sido identificado pelo sistema como de acesso autorizado.


Voltar para o Índice

2. Quais são os Tipos de Dispositivos de Bloqueio?

Os dispositivos de bloqueios mais utilizados em conjunto com sistemas eletrônicos de controle de acesso são as cancelas, catracas, portas, portões e portais, os quais serão abordados a seguir.


Voltar para o Índice

2.1 Cancelas Automáticas

Cancelas automáticas exemplo dispositivos de bloqueio

As cancelas automáticas são dispositivos de bloqueio utilizados para controlar locais onde há um grande fluxo de veículos, como portarias, estacionamentos e pedágios, como substituta dos portões, pois libera o fluxo com maior rapidez, fator muito importante nesses casos.

Seu funcionamento se dá por meio de um mecanismo eletromecânico. Que ao receber um comando eletrônico da “controladora” levanta para liberar a passagem ou abaixa para efetuar o bloqueio.

A cancela apresenta grande vulnerabilidade no que se refere ao acesso de pessoas a pé e a colisão de veículos.

Motivo pelo qual seu uso deve ser feito em conjunto com um sistema de vigilância humana ou por Circuito Fechado de TV, que permita o monitoramento das imagens em tempo real e a reprodução dessas imagens para análise de eventos passados se necessário.

Imagem de uma cancela monitorada por câmeras. Exemplo dispositivo de bloqueio.
Imagem 03 – Cancela, Exemplo de dispositivo de bloqueio.

Voltar para o Índice

2.2 Catracas Eletrônicas

Catracas eletrônicas exemplo dispositivos de bloqueio

As catracas são dispositivos eletromecânicos utilizados para controle de passagem de pessoas em determinados pontos/áreas. São normalmente instaladas em recepções ou locais de grande fluxo de pessoas.

A vantagem da catraca é que, por seu controle ser giratório, permite que passe uma pessoa por vez, evitando que uma pessoa não autorizada aproveite a passagem da pessoa anterior e passe de carona.

São normalmente instaladas em recepções, por não haver necessidade de dividir o ambiente com paredes e portas para restringir a passagem.

Normalmente requerem uma atividade anterior como o cadastramento dos visitantes e cadastramento dos funcionários.

Torniquete

Em locais que exijam elevado nível de segurança de segurança física podemos utilizar a catraca tipo torniquete.

Que tem seu funcionamento similar a catraca comum porém pode realizar bloqueio em todo a extensão de altura da barreira física, tornando muito difícil a ultrapassagem não autorizada.

O funcionamento das catracas se dá por meio de um mecanismo eletromecânico.

Que ao receber um comando eletrônico da “controladora” destrava o mecanismo mecânico permitindo que ela seja girada para a passagem de uma pessoa.

Seu uso deve ser feito em conjunto com um sistema de vigilância humana ou por Circuito Fechado de TV, que permita o monitoramento das imagens em tempo real e a reprodução dessas imagens para análise de eventos passados se necessário.

Catracas, um tipo de portão de pedestres, são geralmente automatizado para permitir o acesso a apenas uma pessoa de cada Tempo. No entanto, todas as catracas serão capazes de operar livremente e sendo trancado, conforme necessário.

Imagem Catracas e torniquetes, exemplos de dispositivo de bloqueio.
Imagem 06 – Catracas e torniquetes, exemplos de dispositivo de bloqueio.

Voltar para o Índice

2.3 Portas

Portas exemplo dispositivos de bloqueio

As postas são obstáculos físicos móveis, que permitem abertura e fechamento de um espaço pequeno, geralmente são utilizadas para controlar o acesso em salas e áreas de acesso controlado.

A porta pode ser convencional, de vidro, reforçada ou blindada. Seu funcionamento básico constitui na instalação uma fechadura eletromagnética numa porta para substituir a fechadura existente ou para funcionar em conjunto com a mesma como redundância de segurança.

O tipo de porta a ser utilizada dependerá do nível de segurança que se pretende atingir e das condições financeiras disponíveis

Controle de acesso portas

O funcionamento das portas se  dá por meio de um mecanismo eletromecânico, que ao receber um comando eletrônico da “controladora” destrava o mecanismo permitindo que a porta seja aberta.

Controle de acesso porta

O sistema de bloqueio de acesso pode ser composto por uma porta simples (vidro ou madeira (com leitora de crachá, senha ou digitais) ou porta eclusa ou porta giratória..

No sisem eclusa, uma porta só pode ser aberta com a outra fechada.

Dependendo da necessidade também pode ser utilizado uma porta giratória e portais detectores de metais

Imagem porta giratória e porta eclusa, exemplos de dispositivo de bloqueio.
Imagem 10 – Porta giratória e porta eclusa, exemplos de dispositivo de bloqueio.
Voltar para o Índice

2.4 Portões

Portões são dispositivos de bloqueio muito utilizadas para separar ambientes que necessitem de mais segurança e controle de acesso.

Os portões são dispositivos de bloqueio utilizados nos pontos de acessos das barreiras perimetrais, normalmente utilizados para controlar entrada e saídas de veículos e materiais, sua abertura  pode ser lateral, deslizante ou por elevação.

2.5 Portões automáticos

O funcionamento dos portões automáticos ocorrem por meio de motores elétricos acionados pelas controladoras, que comandam a abertura ou fechamento conforme a necessidade.

Imagem de portão automático, exemplo de dispositivo de bloqueio.
Imagem 11 – Portão automático

O uso de portões e portas deve ser feito em conjunto com um sistema de vigilância humana ou por Circuito Fechado de TV, que permita o monitoramento das imagens em tempo real e a reprodução dessas imagens para análise de eventos passados se necessário.

Os dispositivos de bloqueio são componentes muito importantes no controle de acesso eletrônico.

A decisão sobre qual tipo de dispositivos de bloqueio será utilizado estará condicionada a alguns critérios básicos:

  • características físicas do local, o que será controlado (pessoa, veículo, materiais etc);
  • infraestrutura disponível; e
  • orçamento financeiro disponibilizado.


Voltar para o Índice

3. Você Gostou? Sem sim, colabore com o crescimento do Blog

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para nós;
  • Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Leia mais um artigo, essa prática nos ajuda muito;
  • Inscreve-se na nossa Newsletter.

Convido você a se inscrever para acompanhar as publicações do nosso blog, os links para cadastro estão na lateral do blog para acessos com desktop ou logo abaixo para acessos com celular.

Obrigado pelo tempo disponibilizado na leitura de nosso artigo, espero que tenha sido útil pra você!

Forte abraço e sucesso!

José Sérgio Marcondes

Acesse o botão a seguir e você encontrará uma lista de posts relacionados ao tema desse post, que lhe serão muito úteis como leitura complementar a esse assunto.



Voltar para o Índice

4. Dados para Citação em Trabalhos

MARCONDES, José Sérgio (26 de outubro de 2015). Dispositivo de Bloqueio Aplicados ao Controle de Acesso (Bloqueadores). Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/dispositivos-de-bloqueio/ – Acessado em (inserir data do acesso).



Voltar para o Índice

5. Referencias Bibliográficas

BRASILIANO, A.C.R.; BLANCO L. Planejamento Tático e Técnico Em SegurançaEmpresarial. 1. Ed. Sicurezza: São Paulo, 2003.

MANDARINI, M.; Segurança Corporativa Estratégica. 1. Ed. Manole LTDA.: Barueri, 2005.

Controle de Acesso: garanta a segurança para o bom funcionamento do seu negócio – e-book Senior

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.