- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Ética, Moral e Cidadania – O que são? Conceitos e Diferenças.

Ética, Moral e Cidadania resumem-se num conjunto de teorias, valores, normas, diretrizes e regras comportamentais de um grupo social. Tem como objetivo principal regular e propiciar o equilíbrio e o bom relacionamento e funcionamento social do grupo, visando o bem comum e o sentimento de justiça social.

O que é Ética?

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.

Ética é um conjunto de princípios e valores que guiam e orientam as relações humanas. Betinho

A ética se refere ao conjunto de valores que guiam determinado grupo ou cultura. Sendo assim, ela norteia o caráter das pessoas, e como elas irão se portar no meio social.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

A ética é responsável por definir certas condutas do nosso dia-a-dia, como no caso dos códigos de ética profissional, que indicam como um indivíduo deve se comportar no âmbito da sua profissão.

O primeiro Código de Ética de que se tem notícia são OS Dez Mandamentos.

Pra que serve a Ética?

A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

Importância da ética

A ética é parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito dos fundamentos da vida moral. Essa reflexão pode seguir as mais variadas direções, dependendo da concepção de homem que se toma como ponto de partida.

O que é Moral?

A palavra moral deriva do latim “mores”, que significa “costumes”. Isso indica que a moral é formada pelos hábitos, pela forma de encarar a vida e pelos costumes de um povo.

Por isso, a moral pode variar: o que é moralmente correto para um povo, pode não ser para outro.

Moral é o conjunto de regras que orientam o comportamento do indivíduo dentro de uma sociedade. Ela pode ser adquirida através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano.

“Moral é o conjunto de prescrições vigentes numa determinada sociedade e consideradas como critérios válidos para a orientação do agir de todos os membros dessa sociedade” (SEVERINO, 1997).

Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

Assim, a moral é definida como o conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes e valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social.

Imagem de uma mulher vendada segurando uma balança e uma espada, alusão aos conceitos de ética, moral e cidadania.

Diferença entre Ética e Moral

No dia a dia não se faz distinção do uso dos termos “ética” e “moral”, são empregadas as duas palavras como sinônimos. Porém, os estudiosos do assunto fazem uma distinção entre elas.

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.

A moral é constituída pelos juízos de valor, costumes e crenças de um povo, enquanto a ética é o estudo da ação humana e de suas conseqüências. Para esclarecer essa questão.

A diferença entre ética e moral é que a moral refere-se ao conjunto de normas e princípios que se baseiam na cultura e nos costumes de determinado grupo social, já a ética é o estudo e reflexão sobre a moral, que nos diz como viver em sociedade.

“Se por um lado a moral é normativa, a ética é definida como” a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade.

Ética – É um composto de conhecimentos retirados da análise do comportamento do indivíduo em relação a sociedade, que assegura o bem-estar social e e define o comportamento do indivíduo perante a sociedade que ele está inserido.

Ela explica as regras de forma coerente, baseada em fundamentos teóricos e científicos.

Moral – É a consciência adquirida pelo indivíduo a contar do momento que ele inicia a vida na sociedade.

O que é Cidadania?

Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas.

A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário.

O cidadão tem que ter consciência das suas responsabilidades, direitos e deveres enquanto parte integrante da sociedade em que vive, para cujo bom funcionamento todos têm de dar sua parcela de contribuição.

Somente assim se chega ao objetivo final, coletivo: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum.

A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.

Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social em que vive.

Se você gostou do artigo e achou útil, por favor, deixe um comentário logo abaixo para compartilhar sua opinião conosco. Ela é extremamente valiosa para mim!

Um forte abraço e votos de sucesso!

José Sergio Marcondes – CES – CPSI – Gestor, Consultor e Diretor do IBRASEP. Sou um profissional com competências sólidas nas áreas de segurança privada e gestão empresarial. Conecte comigo nas redes sociais.

Ajudar a divulgar nosso trabalho é fundamental! Curta e compartilhe nossas publicações com seus amigos nas redes sociais. Essa atitude não apenas incentiva o autor a publicar mais artigos relevantes, mas também possibilita que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo valioso.

Faça parte da nossa comunidade!

Você busca conhecimentos atualizados e oportunidades para aprimorar suas competências nas áreas de segurança privada e gestão empresarial? Não perca a chance de se manter informado e conectado com as últimas tendências e insights do setor!

Inscreva-se em nossa Newsletter e junte-se ao nosso Grupo no WhatsApp para receber notificações sobre novos artigos, dicas valiosas e recursos adicionais que impulsionarão sua carreira profissional.

Referência Bibliográfica

SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia. 1ª ed. São Paulo: Cortez 1994
RODRIGUES, Carla. Ética e Cidadania: uma entrevista de Betinho. 1ª ed., São Paulo:

Manual de Campanha – LIDERANÇA MILITAR – 2ª Edição 2011 – Exercito Brasileiro

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Antônio Célio!
    Obrigado!
    Forte abraço e sucesso!

  2. Olá Lincon da Silva!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  3. Texto inteligente e didático, sem ser chato. Excelente fonte de pesquisa.

  4. Olá Flavia Barbosa!
    obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  5. Excelente conteúdo colocado de forma simples e de fácil compreensão!

  6. Olá Verá!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  7. Olá Daniel Machado!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  8. Olá Elida!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  9. Muito bom, deu pra entender bem a diferença de um e outro. Obrigada

  10. Olá Nelson Pereira!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  11. Ótimo ,vai ser muito útil para meu aprendizado.

  12. Olá kleber góes!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  13. Olá Eliane!
    Fico feliz que o artigo tenha sido útil pra você.
    Abraço e sucesso!

  14. Obrigada pela contribuição. Estou dando aulas não presenciais e o conteúdo me ajudou bastante. Parabéns!

  15. Olá Jullia!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  16. Olá Evanildo!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  17. Os temas que o blog dispõe são de muita relevância profissional e pessoal. O conhecimento e conteúdo aqui nos remete a um maior aprendizado e conhecimento! Obrigado em compartilhar esses conhecimentos! Parabéns, Abraço.

  18. Parabéns! Trabalho com a disciplina Ética Profissional em sala de aula e o conteúdo publicado foi de grande proveito. Obrigado!

  19. Olá Thiago!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  20. Ótimo conteúdo. Muito edificante para a construção do conhecimento do público e posterior prática dessas teorias.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.