Auditoria de Detecção de Fraude Empresarial – Auditoria Forense.
Auditoria de Detecção de Fraude Empresarial é um exame cuidadoso, minucioso e sistemático das atividades desenvolvidas em uma determinada empresa, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com o planejado/esperado, visando a prevenção, detecção e investigação de indícios de fraude. A Fraude Empresarial é um ato intencional praticado por um ou mais indivíduos […]
Ética, Moral e Cidadania – O que são? Conceitos e Diferenças.
Ética, Moral e Cidadania resumem-se num conjunto de teorias, valores, normas, diretrizes e regras comportamentais de um grupo social. Tem como objetivo principal regular e propiciar o equilíbrio e o bom relacionamento e funcionamento social do grupo, visando o bem comum e o sentimento de justiça social. O que é Ética? O termo ética deriva […]
Fraude Ocupacional – O que é? Características, Categorias e Prevenção.
A fraude ocupacional, também conhecida como fraude interna, é ato intencional praticado por um ou mais indivíduos da organização (empregados ou terceiros), envolvendo o uso de propositado de falsidades para obter uma vantagem injusta ou ilegal. Ocorre quando, por meio de um processo deliberado, um colaborador faz mau uso ou emprega mal os recursos ou […]
Normas – Significado. O que são? Para que servem e qual a Importância?
Os grupos sociais transmitem os costumes, as tradições e os valores a seus membros por meio de normas (regras ou leis), que permitem às pessoas estabelecerem os parâmetros que vão guiar os seus julgamentos, suas relações sociais e atividades profissionais, visando a adequação dos comportamentos individuais e os coletivos. O objetivo de uma norma é […]
Triângulo de Fraudes de Cressey (1953) – O que é? Fundamentação.
O Triângulo de Fraudes é uma teoria sobre as causas das fraudes corporativas, desenvolvida por Donald Cressey, nos anos de 1953, que visa identificar os motivos que originam ou incentivam a ocorrência de fraude, por parte de um ou mais indivíduos. A teoria formulada por Cressey (Triângulo de Fraudes )baseia-se na tese de que, a […]
Prevenção de Fraudes Corporativas – Como prevenir Fraudes Empresas
Prevenção de Fraudes é um ciclo contínuo de medidas administrativas e operacionais, planejadas e monitoradas pela organização, com o objetivo de prevenir, detectar e reagir a ações fraudulentas. São os esforços contínuos de uma organização visando a prevenção e o combate as Fraudes Corporativas. O que é Prevenção de Fraudes? A prevenção de fraudes envolve […]
Crenças e Valores – O que são? Conceitos e Diferenças.
Crenças e valores não são inatos e, sim, aprendidos, variando de acordo com a sociedade, a cultura e a época. Não podem ser vistos nem ouvidos, mas, apesar disso, são reais, influenciam e guiam de modo consciente ou inconsciente o comportamento individual e coletivo. O que são Crenças? As crenças são suposições ou convicções julgadas […]
Inteligência Emocional – O que é? Habilidades, Como Desenvolver?
Inteligência emocional é a competência que um individuo desenvolve para identificar, analisar e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como, a capacidade de lidar com esses sentimentos de forma assertiva. Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar e administrar suas emoções com mais facilidade. O que é Inteligencia Emocional? […]
Relacionamento Interpessoal e Profissional no Ambiente de Trabalho.
O relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho implica numa relação social de profissionalismo e cooperação entre pessoas, ou seja, um conjunto de normas e atitudes comportamentais que orientem as interações profissionais entre os membros de uma organização ou equipe. Um profissional de sucesso deve saber como se comportar diante das diversas situações e interações sociais, […]
Perfil do Fraudador – Quem é e quais as características do fraudador.
Segundo estudos da KPMG Internacional (2016), o perfil do fraudador tende a ser do sexo masculino (79%), com idade entre 36 e 55 anos (68%), que trabalha na organização vítima (65%) e por mais de seis anos (38%), e que mantém uma posição executiva e estratégica na organização (83%). A importância de se conhecer o […]
Relacionamento Intrapessoal – O que é? Conceitos, Importância e Dicas.
O relacionamento intrapessoal é a capacidade de integração do autoconhecimento, autodomínio, autoafirmação e a automotivação. Esse relacionamento somado ao interpessoal resulta no conceito de inteligência emocional. O relacionamento intrapessoal é a “base” do relacionamento interpessoal. Inteligência emocional é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de […]
Como se Tornar um Líder de Sucesso? Como Desenvolver a Liderança.
Como se Tornar um Líder de Sucesso? É uma das dúvidas e um dos desejos, mais frequentes, de homens e mulheres que vivem neste mundo competitivo. Como resposta a essa pergunta, posso dizer que, todos somos Líderes em Potencial e, para nos tornarmos líderes, basta preparo individual e uma oportunidade para exercer a liderança. Líder […]
Equipes de Alto Desempenho – O que são? Características, Como formar?
Equipes de Alto Desempenho são aquelas que produzem resultados de alta qualidade e que faz o integrante sentir orgulho de fazer parte dela, são aquelas que sempre desempenham bem suas missões, onde há cooperação para o desenvolvimento e sucesso mutuo. Atualmente as organizações empresariais são complexas e competitivas e já não podem depender de alguns […]
Competências e Habilidades de um Líder de Sucesso – Liderança Equipes.
As Principais Competências e Habilidades de um Líder de Sucesso, são diversas e envolvem competências cognitivas e psicomotoras, competências afetivas pessoais, competências relacionadas às habilidades individuais e competências afetivas interpessoais. Aquele que deseja ser um líder de sucesso deve empenhar-se em incorporar à sua personalidade o máximo possível dessas competências, o que certamente influenciará positivamente para que seja […]
Diferença entre Chefe e Líder? Principais Características e Atitudes.
A diferença entre Chefe e Líder é evidenciada pelo comportamento e atitudes do indivíduo envolvido, o Chefe normalmente, tem a tendência de comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário nas suas posições, já o Líder, procura obter o melhor de cada um, motivando-os, valorizando suas habilidades individuais e, respeitando suas dificuldades e limitações, trabalhando junto para […]
Saiba o que é liderança! Desenvolva habilidades essenciais para ser um líder de sucesso.
A liderança é muito mais do que um cargo ou título, é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa disposta a assumir o desafio de se tornar um líder. É uma jornada contínua de aprendizado. Envolve capacidade de influenciar positivamente o pensamento, as emoções e as ações das pessoas, de modo a direcioná-las para o alcance de um objetivo.
Gerenciamento de Riscos: O que é? Conceitos, Objetivos e Processos.
Gerenciamento de Riscos é o processo de identificar, avaliar, tratar e monitorar os riscos existentes em uma organização, departamento, operação, evento ou atividade especifica. Tem como objetivo minimizar ou mesmo eliminar a possibilidade de impactos negativos sobre objetivos/resultados pretendidos, caso alguns dos riscos avaliados venham a se concretizar. O Gerenciamento de Riscos visa reduzir ao mínimo […]
Contingência: Conceito, tipos, sua importância e exemplos. Como se Preparar para o Inesperado
Descubra o conceito de contingência, preparando-se para o inesperado com estratégias eficazes. Exploraremos tipos de contingência, como ambiental, financeira e de segurança, destacando sua importância. Aprenda garantir a continuidade dos negócios em tempos turbulentos.
Gestão de Continuidade de Negócios: Conceitos, Programa de Gestão.
A Gestão de Continuidade de Negócios é um processo abrangente de gestão que identifica ameaças potenciais para uma organização e os possíveis impactos nas operações de negócio, caso estas ameaças se concretizem. Este processo fornece uma estrutura para que se desenvolva uma resiliência organizacional que seja capaz de responder efetivamente e salvaguardar os interesses das partes interessadas, a […]
Análise de Impacto no Negócio (BIA): O que é! Significados e Conceitos
Análise de Impacto no Negócio ou Business Impact Analysis – BIA é um processo administrativo, uma ferramenta de gestão, que tem como finalidade identificar e analisar os processos de um negócio / atividade (incluindo os recursos necessários), com o objetivo de compreender o impacto do tempo de inatividade, e estabelecer objetivos de recuperação e priorização. A Análise […]