- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Pós-graduação em Segurança Privada: Oque é, Tipos, Como Escolher

Pós-graduação em Segurança Privada: Oque é, Tipos, Como Escolher

Pós-graduação em Segurança Privada é aquele tipo de curso nível superior destinado aos indivíduos que já possuem diploma de graduação em gestão de segurança privada ou outra graduação, e que desejam se especializar em segurança privada e suas atividades.

As pós-graduações em segurança privada servem para a especialização dos graduados em segurança privada, assim como, para graduados em outros cursos de nível superior que queriam adquirir conhecimentos e especialização na área da segurança privada.

As pós-graduações estão divididas em lato sensu e stricto sensu. No primeiro caso destacam-se a especialização e o MBA, no segundo o Mestrado e o Doutorado.

Em tratando de segurança privada o mais comum são a Pós-graduações Lato Sensu do tipo Especialização e MBA em Segurança.

Por José Sérgio Marcondes.
Postado 14/10/2020

O que é Pós-graduação em Segurança Privada?

Pós-graduação em Segurança Privada é aquele tipo de curso nível superior destinado aos indivíduos que já possuem diploma de graduação em gestão de segurança privada ou outra graduação, e que desejam se especializar em segurança privada e suas atividades.

A pós-graduação, como o próprio nome sugere, refere-se a qualquer curso que para ser realizado exige que você tenha um diploma de nível superior, refere-se a continuação da formação em nível superior.

As pós-graduações estão divididas em lato sensu e stricto sensu. No primeiro caso destacam-se a especialização e o MBA, no segundo o Mestrado e o Doutorado.

Tipos de Pós-graduações

Antes de tratar do assunto pós-graduação em segurança privada propriamente dito, acho importante esclarecer alguns termos utilizados no meio acadêmico para se referir a pós-graduação, o quais podem gerar dúvidas em algumas pessoas:

  • Curso Lato Sensu ( Especialização, MBA);
  • Curso Stricto Sensu (Mestrado, Doutorado).

A. Cursos Lato Sensu

Lato Sensu é uma expressão em Latim que significa “em sentido amplo”. Os Cursos Lato Sensu abrangem os Cursos de Especialização, mais direcionados à atuação profissional e aperfeiçoamento técnico, bem como os cursos designados como MBA.

Os Cursos Lato Sensus devem ter duração mínima de 360 horas. A duração poderá ser ampliada de acordo com o projeto pedagógico de cada curso e o seu objeto específico.

As Especializações, assim como os MBAs, possuem um foco bastante dirigido a uma determinada área ou assunto, e são tratadas de maneira objetiva e precisa em seus conteúdos.

A pós lato sensu visa prepará-lo para exercer determinada profissão com mais precisão. O foco aqui é o mercado de trabalho.

Exemplo: Um profissional que é formado em administração pode optar por uma especialização em gestão recursos humanos, visando atender uma demanda de mercado por esses conhecimentos.

a) Especialização

O curso de Especialização é voltada para o mercado de trabalho e engloba todas as áreas do conhecimento. Você pode escolher uma especialização mais focada, como Especialização em Segurança da Tecnologia da Informação, ou algo mais amplo, como Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação, por exemplo.

A especialização vai trazer conhecimentos aprofundados sobre a sua área de atuação no mercado de trabalho. A duração média do programa é entre 12 e 18 meses.

b) Curso MBA

MBA do termo em inglês Master in Business Administration, este é um curso lato sensu voltado para quem quer aprimorar conhecimentos de administração e obter uma visão aprofundada e global do mundo corporativo. O MBA é muito procurado por empresários, executivos e gestores.

O curso MBA tem o mesmo sentido da especialização e a mesma duração, só que ele é voltado para cursos da área empresarial. Isso inclui Logística, Administração, Segurança, Contabilidade, Marketing etc.

Geralmente, nesse tipo de pós-graduação participam profissionais que atuam como gestores de equipes ou departamentos.

B. Cursos Stricto Sensu

Stricto Sensu também é uma expressão em Latim, que no meio acadêmico significa ‘’ em sentido estrito’’. Nele encontramos os cursos mais longos, voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. O stricto senso corresponde aos níveis do mestrado e doutorado.

Em geral, as pessoas fazem primeiro o mestrado para depois seguirem para o doutorado. Isso garante uma base acadêmica mais consistente , porém não é uma regra obrigatória.

a) Mestrado

A pós-graduação stricto sensu começa pelo mestrado. Um curso com duração de 2 anos, que se encerra com a defesa de um trabalho de dissertação diante de uma banca examinadora. Divide-se em dois tipos de mestrado, cada um com um foco:

Mestrado acadêmico: ideal para quem se dedica muito ao trabalho teórico, de leitura e pesquisa, e pretende seguir na universidade como pesquisador, orientador ou professor, por exemplo.

Mestrado profissional: está mais voltado para a prática, isto é, na aplicação do conhecimento direcionado ao mercado de trabalho de forma mais específica.

Ambas as opções conferem o título de mestre no final do curso, dando direito de seguir adiante pelo doutorado, com ambos os títulos é possível ser professor em cursos de graduação e pós.

b) Doutorado

O doutorado é o ponto alto de quem elege seguir uma carreira universitária. O curso tem duração de 4 anos e exige a elaboração e defesa de uma tese, para que o aluno obtenha o título de doutor.

A tese consiste em uma pesquisa em torno de uma hipótese inédita, que ainda não foi levantada nem testada por ninguém.

Nesta etapa da pós-graduação, o trabalho é extremamente teórico. Por isso, o curso tem mais validade para quem deseja tornar-se pesquisador ou professor.

Tipos de Pós-graduação em Segurança Privada

No Brasil os cursos de pós-graduações em segurança privada mais comuns são os lato sensu do tipo Especialização e MBA, voltados para gestão da segurança privada. Ambos tem como objetivo a especialização na gestão de segurança privada.

Já os curso de Mestrado e Doutorado em Segurança Privada é possível em países como Estados Unidos e Espanha. O Brasil ainda carece de formação nesse nível para área de segurança privada.

Qual a importância da Pós-graduação em Segurança Privada?

Atualmente o mercado de trabalho exige cada vez mais qualificação e especialização, sendo assim, ter apenas um diploma de nível superior deixou de ser um diferencial competitivo para conseguir um bom emprego, ter promoções e melhores salários.

O curso de pós-graduação em segurança privada é importante para a especialização do recém formado na graduação de gestão de segurança privada, uma vez que, o curso de graduação é muito genérico e não forma um especialista na área.

A pós-graduação em segurança é interessante para aqueles formados em outras áreas do conhecimento, que desejem ou necessitam adquirir conhecimentos na área da gestão de segurança privada.

Os cursos de pós-graduação contribuem para você ampliar seus conhecimentos acadêmicos e profissionais. Isso é essencial para construir uma carreira sólida no mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.

Requisitos para fazer Pós-graduação em Segurança Privada

Os cursos de pós-graduações, como o próprio nome sugere, requer uma graduação para cursa-los, ou seja, penas portadores de diploma em um curso superior podem optar por fazer uma pós-graduação, seja stricto sensu ou lato senso.

Como Escolher uma Pós-graduação em Segurança Privada?

Em geral, os cursos de pós graduação em segurança privada vão lhe dar conhecimentos mais aprofundados do que aqueles aprendidos na graduação, nesse contexto, você pode optar por uma pós para melhorar seus conhecimentos para atender a uma necessidade ou objetivo profissional.

A formação em gestão de segurança privada, tendo em vista as várias atividades da segurança privada, pode ser considerada uma formação genérica da segurança privada.

Para desempenhar bem suas funções, numa atividade especifica da segurança privada, é interessante que o profissional busque um curso de especialização, aprimoramento ou aperfeiçoamentos na área de atuação.

Escolher um curso de pós-graduação não é tarefa fácil. Além do custo financeiro, há a preocupação com o tempo de duração, com sua aplicabilidade e com o retorno do investimento.

Uma escolha inadequada pode significar perda de tempo e afastamento da sua área de atuação e até dos seus objetivos profissionais.

Uma boa da pós-graduação também depende da clareza dos seus objetivos profissionais, ou seja, do que você pretende alcançar dentro da sua carreira profissional.

Você deve antes, definir seus objetivos profissionais e identificar quais conhecimentos e habilidades se fazem necessários para atingir esses objetivos, e ai sim, procurar a pós-graduação que melhor preenche as suas necessidades.

A pós não deve ser seu objetivo profissional e sim um meio que vai te auxiliar a atingir seus objetivos profissionais. Não adianta fazer um pós apena para dizer que fez, ela precisa estar aliada a sua estratégia de carreira.

Critérios para escolha da pós-graduação

  • Identifique que carreira quer seguir e onde quer chegar (seus objetivos profissionais);
  • Faça um planejamento de carreira e identifique os conhecimentos, habilidades e especializações que necessita adquiri para atingir seus objetivos;
  • Pesquise e identifique no mercado quais pós-graduações podem atender as suas necessidade de conhecimento e especialização;
  • Escolha o curso que melhor atende as suas necedades de especialização.
  • Não é você que tem que se adequar ao curso e sim o curso que tem que ser adequado as suas necessidades, tendo como referencia seus objetivos profissionais.

Você Gostou? Sem sim, colabore com o crescimento do Blog

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para nós;

Inscreve-se na nossa Newsletter para receber avisos diretos no seu e-mail quando houver novas publicações de artigos.

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”false” custom_font_size=”16″ custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Obrigado pelo tempo disponibilizado na leitura de nosso artigo, espero que tenha sido útil pra você!

Forte abraço e sucesso!

José Sérgio Marcondes

Dados para Citação em Trabalhos

MARCONDES, José Sérgio (14 de outubro de 2020). Pós-graduação em Segurança Privada: O que é, Tipos, Como Escolher. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: – Acessado em (inserir data do acesso).

Indicação de Artigos Complementares

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Gestão de Segurança Privada EAD ( a Distância): Como Funciona?

Curso de Gestão de Segurança Privada [Presencial e a Distância]

Gestão de Segurança Privada: O que é? O que faz? Como Funciona

Referencias Bibliográficas

Ministério da Educação

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Caio Henrique!
    Além da especialização em segurança empresarial, você deve buscar capacitação nas área de administração, negócios e relações humanas, e estudar inglês.
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  2. Excelente conteúdo! Para quem busca ser tornar um executivo em segurança privada especialmente um superintendente de segurança quais são as pós-graduações que podem ajudar o profissional?

  3. Olá Edcarlos Teixeira!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  4. boa tarde, quais universidades , vc me recomendaria para fazer uma Pós Gestao em Segurança privada, estou pensando em fazer MBA

  5. Olá Henrique!
    Como sua formação superior já é na área de segurança privada, e você quer atuar na segurança empresarial ou de shopping, sugiro uma especialização voltada para a área de administração de empresas, por meio de uma pós em uma das áreas a seguir: administração de empresas ou negócios, gestão de pessoas ou de RH, gestão estratégica ou gestão de Projetos.
    Forte abraço e sucesso.

  6. Ótimo conteúdo, já trabalho na área de segurança a 4 anos, acabei de me formar em gestao de segurança privada, gostaria de saber qual pós graduação fazer para trabalhar em empresas, ou até mesmo shopping?
    Desde já agradeço!!!

  7. Olá Maxwell Ferreira!
    Sugiro pós em gestão empresarial, gestão de pessoas ou gestão de projetos.
    Forte abraço e sucesso.

  8. Olá, boa tarde estou me formando em gestão em segurança privada e gostaria de saber em qual curso poderia dá continuidade em uma pós graduação.

  9. Olá Elias Eduardo!
    Sim é possível.
    Forte abraço e sucesso.

  10. Olá, Bom dia! eu gostaria de saber se com um diploma de graduação em ciências biológicas (licenciatura) eu poderia cursar uma especialização em segurança privada, uma vez que também sou vigilante e atuo na área.
    Elias Eduardo do Rio de Janeiro.

  11. Conteúdo e informações excelentes!
    Gostaria que desse sugestões de pós graduação na área da segurança privada.
    Obrigado, abraços.

  12. Olá Jorge Souza Silva!
    Que bom que as dicas foram úteis pra você. Sim a pós tem que ser voltada para seus objetivos profissionais, e não apenas para conquista de diplomas, pois caso contrário, ela poderá se tornar inútil a médio e longo prazo.
    Forte abraço e sucesso.

  13. Excelente as suas dicas. Graduei- me em Gestão de Segurança Privada e no momento estou cursando uma especialização em Segurança Pública. Mas o seu texto me fez refletir sobre a possibilidade de mudança de perspectiva, ou seja, escolher outra opção que satisfazer minhas necessidades profissionais.
    Portanto, obrigado pela dica.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.