- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Curso de Reciclagem em Segurança Pessoal Privada: O que é, Finalidade

Curso Reciclagem em Segurança Pessoal Privada: O que é, Finalidade

O Curso de Reciclagem em Segurança Pessoal Privada é o curso de aprimoramento e aperfeiçoamento voltado para o vigilante que fez o Curso de Extensão em Segurança Pessoal, e que deseja atuar ou continuar atuando na atividade de Segurança Pessoal Privada.

O curso de Reciclagem tem duração de 35 h/a e somente pode ser ministrado por Escola de Formação de Vigiantes credenciada na Policia Federal.

Os cursos de formação, extensão e reciclagem são válidos por dois anos, após o que os vigilantes deverão ser submetidos a curso de reciclagem, conforme a atividade exercida, e às custas do empregador.

O aluno aprovado no curso de reciclagem fará jus ao certificado de conclusão do curso, que deverá ser registrado na Policia Federal para ser considerado válido em todo o território nacional.

Por José Sérgio Marcondes – CES
Especialista e Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor do IBRASEP
Postado 21/12/2015 e atualizado 27/01/2021

O que é Segurança Pessoal Privada SPP?

A atividade de segurança pessoal privada refere-se ao emprego de vigilantes qualificados e credenciados para a atividade de segurança pessoal privada, com a finalidade de garantir a incolumidade física de pessoas.

Refere-se ao tipo de serviço de segurança pessoal prestado por empresas especializadas.

A atividade de segurança pessoal privada está sujeita a autorização e fiscalização da Polícia Federal, e é normatizada pela Portaria Nº 3.233/2012/DG/DPF.

O vigilante para exercer atividades de Segurança Pessoal necessita ter sido aprovado no Curso de Extensão em Escolta Armada, que tem validade de dois anos, e após esse período, o vigilante deverá realizar o Curso de Reciclagem em Segurança Pessoal a cada dois para poder continuar atuando na função.

O que é o Curso de Reciclagem em Segurança Pessoal Privada?

O Curso de Reciclagem em Segurança Pessoal é um curso de atualização e aprimoramento de conhecimentos e técnicas voltado para o vigilante que exerce a atividade especializada de Segurança Pessoal Privada.

Visa atualizar o aluno sobre os conhecimentos, técnicas, habilidades e atitudes, necessárias para o exercício da atividade de segurança pessoal privada.

A realização do curso de reciclagem em escolta armada vale como a reciclagem do curso de formação do vigilante.

O candidato aprovado no curso de reciclagem fará jus ao certificado de conclusão do curso, que deverá ser registrado na Policia Federal para ser considerado válido em todo o território nacional.

Objetivo do Curso de Reciclagem em Segurança Pessoal Privada

O Curso de Reciclagem em Segurança Pessoal Privada tem como objetivo capacitar o aluno de conhecimentos, técnicas, habilidades e atitudes que recicle e atualize o vigilante para o exercício da atividade especializada de segurança pessoal privada.

Requisitos para o Curso de Reciclagem em Segurança Pessoal Privada

De acordo com Portaria Nº 3.233/2012/DG/DPF. para matrícula nos cursos de reciclagem, o candidato deverá preencher os requisitos abaixo, comprovados documentalmente:

  • Ter concluído o curso de extensão em segurança pessoal privada, realizado por empresa de curso de formação devidamente autorizada pela PF;
  • Ter sido aprovado em exames de saúde e de aptidão psicológica;
  • Ter idoneidade comprovada mediante a apresentação de certidões negativas de antecedentes criminais, sem registros indiciamento em inquérito policial, de estar sendo processado criminalmente ou ter sido condenado em processo criminal de onde reside, bem como do local em que realizado o curso de formação, reciclagem ou extensão: da Justiça Federal; da Justiça Estadual ou do Distrito Federal; da Justiça Militar Federal; da Justiça Militar Estadual ou do Distrito Federal e da Justiça Eleitoral;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais; e
  • possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas.

Organização do Curso de Reciclagem em Segurança Pessoal

O curso deverá funcionar de acordo com as disposições contidas no programa de curso, anexo da Portaria Nº 3.233/2012/DG/DPF.

Os cursos deverão adotar a metodologia do ensino direto, utilizando-se de métodos e técnicas de ensino individualizado, coletivo e em grupo, enfatizando ao máximo, a parte prática, no intuito de alcançar os objetivos propostos para o curso.

Os exercícios simulados, aproximados ao máximo da realidade, devem ser utilizados para aguçar a destreza e como antecipação aos exercícios reais.

Os instrutores do curso de extensão deverão ser selecionados conforme as especialidades, por meio de credenciamento na Polícia Federal.

As aulas de armamento e tiro deverão valorizar o manuseio e propiciar intimidade com a arma, mediante exercícios de:

  • empunhadura;
  • visada e
  • tiros em seco, antes do tiro real;
  • devem ser ministradas em dois turnos em dias diferentes.

Carga horária

A carga horária total do curso será de 35 h/a. Podem ocorrer diariamente no máximo 10 h/a, exceto a prova que poderá ser aplicada em horário excedente.

 Grade curricular

  • Revisão e atualização das disciplinas ministradas no curso de extensão em segurança pessoal;
  • Armamento e tiro;
  • Educação Física;
  • Defesa Pessoal.

Frequência

Somente será submetido à avaliação final o candidato que houver concluído o curso com frequência de 90 % da carga horária de cada disciplina, sendo considerado aprovado aquele que obtiver o índice mínimo de aproveitamento de 60 % em cada disciplina.

Será desligado do curso o aluno que ultrapassar o limite de faltas previsto no plano de curso, podendo aproveitar as disciplinas já concluídas em curso subsequente, desde que iniciado dentro do prazo máximo de 3 meses da conclusão do curso anterior.

Avaliação

Ao final da reciclagem será realizada uma única avaliação de aprendizagem escrita, do tipo objetiva.

É considerado aprovado o aluno que obtiver um mínimo de 6 pontos num máximo de 10 pontos.

Será desligado do curso o aluno que for reprovado em uma ou mais matérias, podendo aproveitar as disciplinas já concluídas em curso subsequente, desde que iniciado dentro do prazo máximo de 3 meses da conclusão do curso anterior.

Se você gostou e achou o artigo útil, inscreva-se no Blog, é gratuito e você receberá avisos por e-mail sobre novas publicações. Aqui busco publicar sempre artigos exclusivos e que agregam conhecimento para os assinantes. Registre seu e-mail logo abaixo!

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16″ custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!

Autor: José Sérgio Marcondes – CES
Especialista e Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor IBRASEP

Indicação de Artigos Complementares

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Segurança Pessoal: Conceito, Objetivo, Riscos e Tipos de Medidas

Segurança Pessoal Privada – SPP: O que é? O que Faz? Importância.

Empresa de Segurança Pessoal: Conceito, Funcionamento

Vigilante de Segurança Pessoal Privada, VSPP. O que é, O que Faz?

Curso de Segurança Pessoal Privada – Curso VSPP: O que é? O que Faz?

Cursos Segurança Privada Online Com Certificado

Dados para Citação em Trabalhos

MARCONDES, José Sérgio (21 de dezembro de 2015). Curso Reciclagem em Segurança Pessoal Privada: O que é, Finalidade. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: ttps://gestaodesegurancaprivada.com.br/reciclagem-em-seguranca-pessoal-privada/ – Acessado em (inserir data do acesso).

Referências Bibliográficas

BRASIL. MJ – DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL. PORTARIA Nº 3.233/2012-DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012. Dispõe sobre as normas relacionadas às atividades de Segurança Privada.

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Carlos!
    Sim o curso de reciclagem de segurança pessoal serve como reciclagem do curso de vigilante.
    Forte abraço e sucesso.

  2. Sr Jose Marcondes tenho uma duvida estou com o curso de extensão de grandes eventos vencido tambem o de vspp no momento desempregado sem condições de arcar com as reciclagem no momento gostaria de sabe se a reciclagem de vspp cobre a extensão de vigilante?

  3. Olá Clayton!

    Sim, o pagamento da reciclagem, quando o vigilante está empregado, é obrigação da empresa, conforme previsão legal a seguir:

    PORTARIA Nº 3.233/2012/DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012.
    Art. 156, § 7º: Os cursos de formação, extensão e reciclagem são válidos por dois anos, após o que os vigilantes deverão ser submetidos a curso de reciclagem, conforme a atividade exercida, às expensas do empregador.
    Forte abraço e sucesso.

  4. Bom dia!
    quanto a reciclagem, gostaria de saber referente a dispensa do funcionário sem justa causa, Pois estou saindo da empresa e me recusam arcar com a reciclagem. Tem alguma base legal que me garante esse direito e qual seria inciso ou paragrafo?
    grato!

  5. Ola Luis Bilhao!
    Em relação a legislação que trata sobre a segurança privada não ha problema, uma vez que os vigilantes sejam registrados e possuam o curso de extensão em segurança pessoal, mas pode haver problemas legais em relação a legislação trabalhista se houvem outros vigilantes executando a mesma função com salários maiores, ou se houver algum acordo sindical que garanta um salario maior para os vigilantes que executam a função de segurança pessoal.
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso na sua carreira!

  6. Sr. José Sergio Marcondes,
    Tenho uma duvida, trabalha numa grande empresa da área de segurança Privada e recentemente recebi determinação da minha chefia para utilizar os Vigilantes que possuem formação de VSPP para exercer a função em acompanhamentos de VIPs, devidamente armados e em áreas externas, sem promove-los.

    é permitido esse procedimento?
    Os meus Vigilantes correm o risco de serem enquadrados num porte ilegal de armamento?

    se puder me ajudar!

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.