- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Porta de Segurança: O que é, Para quer Servem as Portas de Segurança

Você pode estar se perguntando: “O que é uma porta de segurança? Em que difere das portas convencionais? Para que serve uma porta de segurança? Essas dúvidas sobre esse tipo de porta é muito comum e para ajudar a saná-las resolvi escrever este artigo.

Uma porta de segurança é um componente essencial de qualquer sistema de segurança física, é considerada a primeira linha de defesa para garantir que um intruso não entre em um estabelecimento. Antes de nos aprofundarmos nas portas de segurança, acho adequado fazer uma breve explanação sobre o que é uma porta, para que serve, e quais são os tipos mais comuns de portas existentes.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 30/09/2021

O que é uma Porta?

Porta é um dispositivo de abertura com o lado vertical mais comprido e a base ao nível do chão ou de um pavimento, que serve de entrada ou saída de um recinto. Pode ser entendida como uma abertura em um elemento de vedação arquitetônica, como uma parede, permitindo a passagem de pessoas de um ambiente para outro.

A palavra porta tem origem no latim, portus que significa o local de passagem de um lugar para outro, como entre aposentos.

Desde o tempo das cavernas, desde que o homem passou a delimitar um espaço para se proteger do frio, do calor e dos perigos do exterior, ele tentou fechar o espaço com uma barreira material (uma cerca, um pedaço de madeira ou qualquer outro obstáculo) para que pudesse se movimentar à vontade, em seu interior. Assim, introduziu em sua linguagem a ideia de abertura e de fechamento.

As portas podem ser construídas de materiais diversos, embora a madeira (especialmente a compensada) seja o material mais popular, outros materiais como o alumínio, o aço, o ferro, o plástico PVC e o vidro, também são usados.

Além de darem as boas-vindas para quem adentra o estabelecimento, as portas de entrada são um importante elemento decorativo, definindo o estilo visualizado tanto no exterior quanto no interior do estabelecimento. Com múltiplas funções, elas devem promover segurança, privacidade e conforto, além de compor o visual da fachada.

Para que serve uma porta?

A principal função de uma porta está relacionada a segurança, a de proteger pessoas e bens contra qualquer tipo de ameaça existente que coloque em risco a integridade e privacidade das pessoas e salvaguarda dos bens. Além da função de segurança, a porta tem uma função oferecer conforto contra as variações climáticas e ambientais como vento, chuva, frio e calor e som alto.

As portas tem funções de barreira mecânica, térmica, visual e acústica, e atualmente, ainda tem uma função estética no ambiente.

Elementos que constituem uma Porta

A porta, de forma resumida e simples, é formada pelos seguintes elementos:

  • Folha – normalmente uma chapa lisa (de madeira, plástico ou metal) responsável pela vedação do espaço de passagem, ou não, quando a porta está “fechada”. Costuma ser confundida com a porta propriamente dita.
  • Batente – são os perfis retangulares (de madeira, metal, ou outro material) que estão presos junto à abertura na parede, onde as folhas da porta são fixadas.
  • Dobradiças – são peças mecânicas pequenas, encarregadas da fixação e articulação das portas junto ao batente.
  • Guarnição – um elemento responsável por esconder o rejunte entre a parede de alvenaria e a madeira do batente.
  • Fechadura – Peça metálica que, por meio de uma ou mais linguetas , movidas por chave, fecham as portas impedindo sua abertura.

Quais são as medidas das portas?

A altura padrão de uma porta é de 2,10, mas os modelos instalados em entradas podem ser maiores. A largura padrão é de 60 cm para banheiros e 70 cm para cômodos internos. Entradas projetadas para deficientes devem apresentar, no mínimo, 80 cm. As mais comuns são as de 72 ou 82 cm de largura e 2,10 m de altura. Há mais estreitas, com 62 cm de largura, e, para a entrada, costumam ser mais largas, com 92 cm”.

Como as portas são classificadas?

As portas, forma geral, podem ser classificadas em dois tipos: internas e externas.

  • No geral, as portas internas são mais estreitas do que as portas da entrada do estabelecimento e, como não ficam expostas à umidade, sol, chuva e outros eventos naturais, acabam tendo uma vida útil maior que as demais. Além disso, elas podem ser de qualquer tipo de material, mas, na maioria das vezes, a madeira é a melhor escolha.
  • Já as portas externas tendem a ser mais largas do que as internas e requerem mais cuidado e manutenção; afinal, são constantemente expostas a eventos naturais como: exposição ao sol, chuva e umidade. O ideal é que as portas utilizadas nas áreas externas sejam feitas de materiais mais resistentes como: madeira maciça, alumínio, vidro, ferro e outros.

Tipos de Portas

O que define um tipo de porta é a forma como ela abre e quantidade de folhas. Veja quais são as opções do mercado:

  • Porta de abrir – É o tipo mais comum. Tem dobradiças verticais e precisa de um espaço livre para ser aberta, além de um espaço na parede para a instalação do batente.
  • Porta de correr – Quando falamos de tipos de portas, esse modelo é muito prático. Como o próprio nome já diz, ela corre sob trilhos e pode ter uma ou duas folhas. Esses trilhos podem ficar aparentes ou embutidos na parede. Sua vantagem é que ela ocupa pouco espaço no ambiente e é ideal para espaços pequenos. Esse tipo de porta precisa correr, pelo menos, o mesmo tamanho do seu vão de abertura.
  • Porta basculante – Costuma ser utilizada em armários e portões de garagem e funciona como as janelas do tipo basculante.
  • Porta pivotante – Esse é um dos tipos de portas mais bonitos e elegantes. A porta pivotante não necessita de dobradiças, ela fica fixa no batente com 2 pivôs e faz movimentos giratórios. Ela costuma ser usada na entrada e tem larguras maiores do que o padrão, o que traz um ar de imponência para o ambiente.
  • Porta sanfonada -Como o próprio nome já diz, esse tipo de porta lembra uma sanfona. É um dos modelos mais simples e uma das vantagem é a economia de espaço.
  • Porta camarão – Ela é bem parecida com a porta sanfonada, porém sua quantidade de dobradiças é menor (geralmente são 3). Além disso, a qualidade é melhor, pois suas folhas são mais espessas e a opção de materiais é maior.
  • Porta balcão -Esse tipo de porta é aquela que abre para sacadas, terraços ou varandas. Ela é composta por duas folhas com ventilação, que são instaladas do lado de fora, e duas folhas do lado de dentro que trazem iluminação para o ambiente.
  • Porta holandesa – Esse tipo de porta não é tão comum em casas brasileiras, mas é uma solução interessante para quem tem crianças e animais. Ela permite um controle maior da entrada e saída dos ambientes, além de oferecer um pouco mais de privacidade.
  • Porta bang bang (ou vai e vem) – O nome dessa porta vem dos filmes de velho oeste, em que ela aparecia com destaque nas cenas. Esse modelo não tem fechadura e é utilizado em cozinhas, bares e áreas de lazer.

Tipos de Portas Conforme Material de Fabricação

  • Portas de madeiras: elas podem ser de madeira sólida (ou maciça), semi-sólida/sarrafeada (com pedaços de madeira intercalados), colméia (com uma malha de folhas de papel kraft ou miolo intercaladas). A recomendação geral é que portas sólidas sejam utilizadas em locais que exigem mais resistência, como áreas externas e banheiros.
  • Aço – Tipos de portas de aço são mais simples e baratas, mas não deixam de ter vantagens. O principal elemento utilizado em sua fabricação é o ferro, que oferece resistência e durabilidade.
  • Alumínio – As portas de alumínio são indicadas para áreas externas, como lavanderias ou entradas. Como trata-se de um material mais leve, sua instalação é mais fácil.
  • PVC – É utilizado em vários tipos de portas sanfonadas e tem cores variadas. Uma das vantagens do material é que ele oferece isolamento térmico para os ambientes, além de ter bastante durabilidade.
  • Vidro – Tipos de portas de vidro oferecem um design diferenciado, além de proporcionar um ambiente mais iluminado e facilidade na limpeza. Os vidros mais utilizados são o comum, o temperado e o laminado.

O que é uma Porta de Segurança?

Porta de segurança é aquela construída para prevenir e impedir a entrada não autorizada de intrusos, ela oferece proteção maior que as postas convencionais contra tentativas de arrombamentos. Também pode ser construída para resistir à força de tempestades e mau tempo, e assim como o fogo e calor.

As portas de segurança são utilizadas, mais comumente, para proteger as entradas dos estabelecimentos, porém podem ser utilizadas para proteger quartos do pânico, rotas de fuga, porões ou cofres.

Para que serve uma Porta de Segurança?

A portas de segurança é projetada, construída e instalada para oferecer um nível maior de resistência a tentativas de arrombamentos e invasões. Elas tem como objetivo impedir acessos não autorizados em ambientes que requerem um nível de segurança mais elevados.

A portar de segurança é mais resistentes que as portas convencionais, geralmente suas folhas são mais fortes, possuem mais pontos de travamentos, suas dobradiças e fechaduras são mais reforçadas. Elas são itens essenciais para aquelas pessoas ou ambientes que requerem um nível de segurança maior em função das ameaças as quais estão sujeitas.

Porta de Segurança

Quais são os Tipos de Porta de Segurança?

As portas de segurança são essencialmente portas reforçadas com aço. e podem ser divididas em dois tipos.

  1. Primeiro, existem portas de aço abertas. São portas feitas de ferro forjado e têm um painel de vidro temperado. O vidro temperado é um vidro de segurança fabricado para ser mais durável do que o vidro padrão;
  2. O segundo tipo é semelhante a uma porta de madeira normal, mas entre as finas camadas de madeira são reforçadas com aço por dentro.

Características da Porta de Segurança

Além dos materiais usados ​​para construir a porta de segurança, muitos dispositivos podem ser instalados que aumentam o nível de segurança que ela proporcionará. Isso pode incluir travas, barras, CFTV e sistemas de alarmes.

  • Olho mágico – é uma pequena lente que permite ao usuário ver a pessoa do outro lado.
  • Parafusos da dobradiça – também podem ser instalados, que são parafusos longos que evitam que a porta seja empurrada se os pinos da dobradiça forem removidos.
  • As dobradiças normalmente ficam ocultas, o que pode dificultar a entrada de invasores.
  • Uma placa de impacto de alta segurança também pode ser instalada.

Fechaduras da Porta de Segurança

A qualidade da fechadura da porta de segurança é extremamente importante para fins de segurança. Uma boa fechadura pode ser um impedimento suficiente para fazer com que um possível ladrão tente um alvo diferente. Uma fechadura mal feita pode ser facilmente perfurada, arrancada ou burlada.

As fechaduras com controle de chave podem ser um trunfo para uma porta de segurança. Essas fechaduras vêm com chaves especiais que normalmente só podem ser copiadas pelo fabricante. Isso ajuda a evitar que outra pessoa obtenha uma cópia da chave sem a permissão do proprietário.

Fechaduras Eletrônicas para Porta de Segurança

As fechaduras eletrônicas são um sistema de fechamento que une componentes mecânicos com sistemas eletrônicos. As fechaduras eletrônicas apresentam várias funções de segurança. Elas eliminam a necessidade de chaves.

Uma fechadura eletrônica pode usar um código numérico (senha) crachás de identificação, dados biométricos (impressão digital ou reconhecimento facial.

Como é produzida a Porta de Segurança

As portas de segurança podem ser produzidas em aço galvanizado de alta resistência, possuírem sistema de isolamento acústico e térmico superior a uma porta tradicional, sistema anti arrombamento. Também podem oferecer opções de proteção balística (blindagem).

As portas de segurança podem ser confeccionadas com várias “camadas de segurança”, para diversos tipos de ataques, como pé de cabra, alavanca, marreta, martelete, furadeira, macaco hidráulico, disco de corte, maçarico e inclusive ataque de explosões.

No geral, as portas de segurança podem ser fabricadas conforme as necessidades de segurança e caraterísticas do local que será instalada e de acordo com o nível de segurança requerido.

Porta de Segurança Blindada

Portas blindadas conferem maior segurança para os estabelecimentos por serem resistentes a altos impactos, impedindo a entrada de pessoas não autorizadas mesmo que esta tente forçar a entrada com objetos, tentando destravar as trancas ou ainda tentando quebrar a porta.

Portas de segurança blindadas e anti arrombamento são portas totalmente estruturadas de forma a resistir a Arrombamentos. Blindagem é uma tecnologia utilizada para a proteção contra armas de fogo

Você Gostou do Artigo? Sem sim, colabore com o crescimento e divulgação do Blog

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:

  • Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim;
  • Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
  • Inscreve-se na nossa Newsletter. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.
[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16px” custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Porta Giratória com Detector de Metais: O que é? Funcionamento

Catraca Torniquete: O que é? Para que serve, Como funciona.

Muro de Proteção: O que é, Para que serve, Tipos e Características

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (30 de setembro de 2021). Porta de Segurança: O que é, Para quer Servem as Portas de Segurança. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: – Acessado em (inserir data do acesso).

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Fernando dos Santos!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.