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Inteligência Emocional – O que é? Habilidades, Como Desenvolver?

Imagem de uma mulher entre um cérebro e um coração, representado a Inteligência emocional.

Inteligência emocional é a competência que um individuo desenvolve para identificar, analisar e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como, a capacidade de lidar com esses sentimentos de forma assertiva.

Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar e administrar suas emoções com mais facilidade.

O que é Inteligencia Emocional?

Inteligência emocional é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos e também, é a grande responsável pelo sucesso e insucesso das pessoas. (Daniel Goleman).

Entende-se por Inteligência Emocional, a habilidade das pessoas em compreender e lidar com suas próprias emoções e das pessoas a sua volta.

A Inteligência Emocional inteligencia envolve relacionamento intrapessoal (capacidade de compreender a si mesmo e de administrar próprios sentimentos, medos e motivações), e o relacionamento interpessoal (capacidade de compreender as intenções, motivações e desejos dos outros).

A Inteligência Emocional é peça chave para o trabalho em equipe e para o bom desempenho da liderança.

Importância da Inteligencia Emocional

A competência de gerenciar emoções dentro de nós oferece benefícios tanto para a nossa vida pessoal quanto a profissional.

As vantagens/benefícios que você alcançará ao desenvolver sua Inteligência Emocional são diversas, dentre elas, podemos citar:

  • Diminuição dos níveis de ansiedade e estresse;
  • Melhora nos relacionamentos intrapessoal e interpessoais;
  • Redução de conflitos pessoais e profissionais;
  • Mais equilíbrio emocional;
  • Melhora na capacidade de tomada de decisão;
  • Melhora na administração do tempo e maior produtividade.

Inteligencia Emocional no Ambiente de Trabalho

A inteligência emocional é um dos principais fatores para ter sucesso na profissão, na relação interpessoal e para a automotivação.

O desenvolvimento da inteligência emocional gera autogestão, consciência social e maior probabilidade no alcance de objetivos e metas.

O autoconhecimento das nossas emoções e a percepção da maneira como elas afetam positiva ou negativamente nosso desempenho e o desempenho dos nossos colegas de trabalho, são habilidades essenciais para o sucesso profissional.

A capacidade de “trabalhar em equipe”, é uma competência comportamental essencial nas organizações e depende em grande parte da inteligencia emocional de seus colaboradores.

Habilidades Da Inteligência Emocional

A definição básica de inteligência emocional, envolve várias aptidões, que podem ser resumidas em cinco domínios principais:

Conhecer as suas próprias emoções.

Ter autoconsciência – reconhecer um sentimento quando ele ocorre é a pedra fundamental da inteligência emocional.

A capacidade de controlar sentimentos a cada momento é crucial para o discernimento emocional e a autocompreensão.

A incapacidade de observar nossos verdadeiros sentimentos nos deixa à mercê deles.

As pessoas de maior certeza sobre os próprios sentimentos são melhores pilotos de suas vidas, tendo um sentido mais preciso de como se sentem em relação a decisões pessoais, desde com quem se casar a que emprego aceitar.

Lidar com emoções

Lidar com os sentimentos para que sejam apropriados é uma aptidão que se desenvolve na autoconsciência.

Envolve a capacidade de confortar-se, livrar-se da ansiedade, tristeza ou irritabilidade incapacitantes e as conseqüências do fracasso nessa aptidão.

As pessoas fracas nessa aptidão vivem constantemente combatendo sentimentos de desespero, enquanto as boas nisso se recuperam com muito mais rapidez das circunstancias desagradáveis e das perturbações da vida.

Motivar-se.

Pôr as emoções a serviço de uma meta é essencial para a automotivação e a maestria, e para a criatividade.

É a capacidade e iniciativa própria de entrar em estado de ação em busca de um ou mais objetivos.

A pessoas que têm essa capacidade tendem a ter mais alta produtividade e eficácia em qualquer atividade que empreendam.

Reconhecer emoções nos outros.

A empatia, outra capacidade que se desenvolve na autoconsciência emocional, é a “aptidão pessoal” Fundamental.

As pessoas empáticas estão mais sintonizadas com os sutis sinais sociais que indicam de que os outros precisam ou o que querem. Isso as torna melhores em vocações como as profissões assistenciais, ensino, vendas e administração.

Lidar com relacionamentos

A arte dos relacionamentos é, em grande parte, a aptidão de lidar com as emoções dos outros.

São as aptidões que reforçam a popularidade, a liderança e a eficiência interpessoal.

As pessoas excelentes nessas aptidões se dão bem em qualquer coisa que dependa de interagir tranquilamente com os outros; são estrelas sociais.

Como desenvolver a Inteligência Emocional

Identifique características que você precisa desenvolver, pratique o autocontrole e o autodesenvolvimento.

  • Observe e analise seu próprio comportamento;
  • Domine suas emoções;
  • Aprenda a trabalhar as emoções negativas;
  • Aumente a sua autoconfiança;
  • Aprenda a lidar com a pressão;
  • Não tenha medo de se expressar;
  • Desenvolva o sentimento de empatia;
  • Coloque em prática a resiliência;
  • Formule uma “resposta” em vez de “reagir”;
  • Conheça os seus limites

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José Sérgio Marcondes – Editor

Referencia Bibliográfica

GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional, A Teoria Revolucionária que Redefine o que é ser Inteligente, Objetiva, 1997.

GARDNER, Howard em 1994, As Estruturas da Mente: Inteligências múltiplas, trad. Sandra Costa. – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994

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Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

11 Comentários

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  1. Olá valter silva!
    Fico muito feliz em saber que o artigo foi útil para você.
    Obrigado pelo seu comentário,
    Forte abraço e sucesso!

  2. Foi muito bom encontrar esta ferramenta, momento em que eu estou pleiteando uma vaga dentro da companhia. Parabéns pelo ótimo trabalho.

  3. Olá Vilson s.paturi!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  4. A matéria é muito boa, me ajudou a identificar alguns tipos de comportamentos pessoais e também no meu ambiente de trabalho.

  5. Olá Mendonça!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  6. ADMINISTRAR NOSSOS IMPULSOS É O GRANDE PASSO, EU TENHO VOMO PRINCÍPIO EVITAR AO MÁXIMO QUALQUER CONFLITO E NÃO ALIMENTAR NENHUMA DISCURSÃO. EMPATIA SEMPRE. AMEI O CONTEÚDO. PARABÉNS!

  7. Olá Sidney!
    Obrigado pelo comentário!
    Forte abraço e sucesso.

  8. Olá Junior!
    Obrigado pelo comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  9. Parabéns e sempre bom poder contar com sr para nos que estamos começando

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