- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Diferença entre Chefe e Líder? Principais Características e Atitudes.

A diferença entre Chefe e Líder é evidenciada pelo comportamento e atitudes do indivíduo envolvido, o Chefe normalmente, tem a tendência de comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário nas suas posições, já o Líder, procura obter o melhor de cada um, motivando-os, valorizando suas habilidades individuais e, respeitando suas dificuldades e limitações, trabalhando junto para ajudá-los a superá-las.

Embora chefe e líder sejam muitas vezes tratados como sinônimos, a liderança não pode ser confundida com chefia, porque carregam significados bastante distintos, daí a importância de esclarecer a diferença entre Chefe e Líder.

O que é o Chefe?

Chefe é aquele que deve interpretar, defender e realizar uma tarefa, à frente de um grupo, o chefe tem o direito formal e legal do papel de proeminente (destaque) na condução do seu grupo.

O exercício da chefia é uma prerrogativa de um cargo, muitas vezes independe da capacidade de seu detentor, visto que o direito de comandar é um mandato recebido legalmente.

Em resumo, chefiar “é simplesmente, fazer um grupo funcionar para que sejam atingidos determinados objetivos.

É aquele que tem a tarefa de fazer funcionar o pessoal, ou de tomar deliberações e incorporá-los em ordens e instruções gerais específicas.

Chefiar é assumir a responsabilidade pelo resultado final da atividade de várias pessoas que operam em conjunto.

Quais as características de um chefe?

A diferença entre Chefe e Líder é evidenciado pelo comportamento e atitudes do chefe em relação ao líder:

Um chefe normalmente tem a tendência de comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário nas suas posições., muitas das veze, é conhecido por ser centralizador e pensar apenas nos resultados e lucros da organização.

Boa parte dos chefes são temidos e não respeitados. Seus subordinados, geralmente, não se sentem abertos a relatar problemas e, muito menos, a pedir conselhos, quando têm dúvidas ou problemas.

O chefe enxerga seus colaboradores como subordinados, que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz.

O chefe não pratica a Motivação ou Incentivo, acha que a realização do trabalho excelente é obrigação do subordinado e, quando isso não acontece, deve ser praticado algum medida de cunho punitivo.

Normalmente, o chefe culpa sua equipe de trabalho quando algo dá errado, e se vangloria, quando um objetivo é alcançado.

O que é o Chefe?
O chefe tem a tendência de impor ordens e ser autoritário nas suas posições, muitas das veze, é conhecido por ser centralizador e pensar apenas nos resultados e lucros para organização.

O que é o Líder?

A palavra líder veio do antigo germânico lad, “caminho”. Um ladan, ou “líder”, era “aquele que mostrava o caminho”.

Era o guia, que conduzia caminhantes de um povoado a outro. Sua principal responsabilidade, durante a caminhada, era “cuidar de todos e de cada um”.

Liderança é o processo pelo qual se motiva e ajuda a trabalhar os outros, com entusiasmo para atingir seus  objetivos.

Quais as características de um líder?

A diferença entre Chefe e Líder é evidenciado pelo comportamento e atitudes do líder em relação ao chefe:

É conhecido por defender, valorizar e incentivar o Trabalho em Equipe.

O líder busca, não só resultados, mas também, o respeito da equipe, e a melhor maneira para a equipe e ele conseguirem alcançar os objetivos estabelecidos. Não pensa no poder como algo centralizado e, sim uma responsabilidade que deve ser dividida.

O líder não tem subordinados e sim colaboradores e parceiros, uma equipe de trabalho. Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a ajudar e compartilhar idéias e informações.

O líder procura obter o melhor de cada um, valorizando suas habilidades individuais e, respeitando suas dificuldades e limitações, trabalhando junto para ajudá-lo a superá-las.

O líder se responsabiliza junto com sua equipe pelos fracassos e erros, e divide a glória pelos acertos e vitórias.

O que é o Líder?
O líder não tem subordinados e sim colaboradores e parceiros. Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a ajudar nas tarefas e compartilhar idéias e informações.

Diferenças entre Chefe e Líder?

Conforme é possível observar nas descrições acima, a diferença entre Chefe e Líder é evidenciada pelo comportamento e atitudes de ambos no exercício de suas funções.

Quando abordamos a figura do chefe, como sendo aquele que deve interpretar, defender e realizar uma tarefa, à frente de um grupo, devemos entender sobre a “autoridade” daquele que é o portador do direito de exercer um papel proeminente (de destaque) na condução da sua equipe.

Contudo, se o exercício da função de chefe, coloca um um indivíduo em posição de destaque, tal honra deve ser acompanhada pelo ônus da responsabilidade, o que exige da autoridade um nível de compreensão quanto aos seus direitos e deveres.

O exercício da chefia é uma prerrogativa de um cargo, muitas vezes independe da capacidade de seu detentor, visto que o direito de comandar é um mandato recebido legalmente.

CHEFE: Tem a visão de que:LÍDER: Tem a visão de que:
Administra recursos humanosLidera pessoas
Tem todo o poderTem competências
Conflitos são aborrecimentosConflitos são lições
Crises são riscosCrises são oportunidades
Pessoas trabalham por dinheiroPessoas também trabalham por dinheiro
Tem subordinadosTem parceiros
MandaOrienta
AmedrontaEntusiasma
Diz: Vá!Diz: Vamos!
Baseia-se no poderBaseia-se na cooperação
Procura culpadoAssume responsabilidade
Faz mistérioComunica
FinalizaAcompanha
Promete e não cumpreNunca promete o que não pode cumprir
 
Diferenças entre Chefe e Líder?
A diferença entre Chefe e Líder é evidenciada pelo comportamento e atitudes de ambos no exercício de suas funções.

Relação de poder e autoridade

Diferença entre Chefe e Líder é evidenciada também pela relação de poder e autoridade que cada um exerce.

Poder e Autoridade segundo Max Weber:

PODER: “É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer”.

AUTORIDADE: “É a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal”.

Em resumo:

Chefiar “é simplesmente, fazer um grupo funcionar para que sejam atingidos determinados objetivos.

Enquanto, que liderar, é mais do que isso, é a habilidade de exercer influência e ser influenciado pela equipe, através de um processo de relações interpessoais adequadas para a consecução de um ou mais objetivos comuns a todos os participantes da equipe”

Relação de poder e autoridade entre Chefe e Líder
“A um Chefe você obedece. Um Líder você segue, procura e admira.” Mario Sergio Cortella

Conclusão

Como vimos, a palavra liderança não é o sinônimo da palavra chefia.

Ao falarmos de chefe é comum lembrarmos-nos de um cargo de autoridade com responsabilidades técnicas que dita regras de conduta e controla tudo e todos.

Ao contrário disso, o líder, que não necessariamente precisa estar níveis acima dos seus colaboradores, é aquele que delega responsabilidade, orienta, motiva, corrige e estimular a equipe.

Para que um chefe tenha sucesso é necessário que ele pratique a liderança no exercício das suas atribuições, principalmente quando ela envolver outras pessoas.

Todas as competências necessárias para o bom desempenho da liderança não precisam ser necessariamente “de berço”, elas podem ser adquiridas e aprimoradas.

Para aprimorar as técnicas de um líder é essencial que ele entenda a necessidade desse aprimoramento e que ele esteja disposto a buscar outras forma de exercer sua função por meio de: leituras de qualidade, palestras e cursos específicos.


➡  Deixe seu comentário logo abaixo, de sua opinião e contribua com o artigo.

➡  Se gostou, curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais.

As atitudes acima (comentar, curtir e compartilhar) nos ajudam a manter o Blog e a continuar as publicações de artigos de forma gratuita para todos.

Forte abraço e sucesso na sua vida e carreira profissional!

José Sérgio Marcondes – Autor Artigo


Referencia Bibliográfica

CHIAVENATO, Idelberto , Introdução à Teoria Geral da Administração. 4ª Edição, SP, MAKRON BOOKS.1993.
FARIA, Albino Nogueira de, Chefia e Liderança . RJ, LTC, 1982.

HUNTER, James. O monge e o Executivo, 3ª ed., SP, Sextante, 2004

PRINCÍPIOS DE CHEFIA, Manual de campanha básico do Ministério do Exército. RJ, 1ª edição, 1953.

BACELLOS, Drª Fernanda, A Psicologia Aplicada à Administração de Empresas. – Ediouro 1984

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

Autor José Sergio Marcondes
Autor José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Pedro Vawana!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Fico muito feliz em saber que você gostou do meu artigo.
    Forte aberaço e sucesso.

  2. Isso é uma lição não para ler mas sim para práticar! Adorei

  3. Olá Samuel!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  4. Olá Anderson de Almeida!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  5. otimo Artigo vou compartilhar com meu subordinados

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.