A política, norma e procedimento são muito comuns nas organizações, porém seus significados e aplicações acabam por gerarem dúvidas para algumas pessoas, dificultando seu entendimento.
Para o bom funcionamento de uma organização é fundamental que ela possua políticas, nomas e procedimentos afim de balizar e orientar as ações de seus colaboradores em direção a seus objetivos e metas.
Tão importante quanto a existência de política, norma e procedimento numa organização, é a compreensão do significado e importância deles pelos colaboradores.
O que é Política?
A ISO 9000:2015, define política como sendo intenções e direção de uma organização expressos formalmente pela alta direção.
A política também pode ser compreendida como sendo um documento que estabelece as diretrizes que se aplica numa organização que ajudam a direcioná-la para seus objetivos.
Diretrizes são orientações que definem e regulam um caminho a seguir para se estabelecer um plano, uma ação etc.
A política norteia as ações da organização e servem como referencia para os estabelecimento de normas e procedimentos.
Estabelecer uma política para organização ajuda a esclarecer e padronizar a postura dos colaboradores referente a determinados temas como: Qualidade, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente etc.
A política esta diretamente ligada a cultura organizacional e deve ser coerente com a missão, visão e valores da organização.
Uma organização que tem sua políticas bem definidas e documentadas tem mais facilidades para elaborar suas normas e procedimentos com mais facilidade e eficiência.
Exemplos de Políticas Organizacionais:
- Política da Qualidade;
- Política de Segurança e Saúde Ocupacional;
- Política de Segurança da Informação;
- Política de Segurança Patrimonial.
O que é Normas?
Normas são regras que devem ser respeitadas e que permitem ajustar determinadas condutas ou atividades.
No âmbito do direito, uma norma é um preceito jurídico.
A normatização pode ser considerada um processo de formulação e aplicação de regras para a solução ou prevenção de problemas.
As norma são um documento estabelecido por consenso e aprovado por pessoa(s), departamentos ou órgãos com autoridade reconhecida.
As normas asseguram as características desejáveis de produtos, serviços e comportamentos, visando a qualidade, segurança, confiabilidade e eficiência.
Regra é aquilo que regula procedimentos ou atos.
Exemplos de Regras Organizacionais:
- Velocidade máxima permitida no interior da organização é de 30mk/h;
- No interior da organização é obrigatório a utilização de crachá de identificação na altura do tórax;
- Proibido o aceso e consumo de bebida alcoólicas no interior da organização;
- Todo visitante para adentrar as instalações da organização deve ser identificado na portaria e ser acompanhado ,em tempo integral, por um colaborador da organização.
Política, Norma e Procedimento: O que são?
O que é Procedimento?
A definição da palavra procedimento, de acordo com o dicionário, é: maneira de agir, método para executar algo.
De acordo com a ISO 9000:2015 procedimento é uma forma específica de executar uma atividade ou processo, que pode ser documentada ou não.
É através do procedimento que se determinará o método que colocará o processo organizacional em prática, ou seja, determinar as etapas da execução.
O procedimento define em que momento cada pessoa deve realizar cada atividade para que haja a entrega do produto ou serviço de acordo com o esperado.
Procedimento Trata-se do conjunto sequencial de ações, que permitem realizar um trabalho de forma correta e atingir uma meta.
Procedimento é uma descrição detalhada de todas as operações necessárias para a realização de uma tarefa.
É um documento organizacional que traduz o planejamento do trabalho a ser executado.
O objetivo básico do procedimento:
Garantir, mediante uma padronização, os resultados esperados por cada tarefa executada, ou seja, é um roteiro padronizado para realizar uma atividade de forma a evitar desvios de conduta e qualidade.
Relação entre política, norma e procedimento
Política, nomas e procedimento estão diretamente ligados.
A política descreve a visão e as diretrizes a serem seguidas para o atingimento de um objetivo estabelecido pela organização.
A norma estabelece as regras a serem cumpridas para se atingir o objetivo proposto pela organização.
Os procedimentos descrevem a forma de se executar as atividades necessárias para se atingir o objetivo proposto pela organização.
Se você gostou do artigo e achou útil, por favor, deixe um comentário logo abaixo para compartilhar sua opinião conosco. Ela é extremamente valiosa para mim!
Um forte abraço e votos de sucesso!
José Sergio Marcondes – CES – CPSI – Gestor, Consultor e Diretor do IBRASEP. Sou um profissional com competências sólidas nas áreas de segurança privada e gestão empresarial. Conecte comigo nas redes sociais.
Ajudar a divulgar nosso trabalho é fundamental! Curta e compartilhe nossas publicações com seus amigos nas redes sociais. Essa atitude não apenas incentiva o autor a publicar mais artigos relevantes, mas também possibilita que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo valioso.
Faça parte da nossa comunidade!
Você busca conhecimentos atualizados e oportunidades para aprimorar suas competências nas áreas de segurança privada e gestão empresarial? Não perca a chance de se manter informado e conectado com as últimas tendências e insights do setor!
Inscreva-se em nossa Newsletter e junte-se ao nosso Grupo no WhatsApp para receber notificações sobre novos artigos, dicas valiosas e recursos adicionais que impulsionarão sua carreira profissional.
Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!
Quer ser o primeiro a receber as novidades do nosso blog? Não perca tempo! Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e fique sempre atualizado(a) com as últimas postagens e atualizações!
Sobre o Autor
24 Comentários
Olá Ana!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso!
Ótima explicação!
Olá Flavio!
Obrigado pela sua contribuição.
Forte abraço e sucesso.
Olá
Sem querer ser simplista, mas apenas pragmático, seria correto dizer que a política é “o quê”, a norma o “como” e o procedimento o “quando”?
Abs
Olá Florinda Neta!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso.
Excelente conteúdo, muito esclarecedor!
Olá Francisco!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso.
Achei muito interessante. Bom t
Olá Mirian!
Obrigado pelo comentário.
Forte abraço e sucesso.
Parabéns! suas explicações ficaram excelentes.
Olá Diniz Nascimento!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso.
Olá Monica Silva!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso.
excelente conteúdo. Informação simples e objectiva
Excelente artigo! Direciona o Gestor a estabelecer de forma estratégica Procedimentos de segurança, partindo das Políticas da organização, conceituando e estabelecendo didaticamente Normas e Procedimentos, apresentados de forma prática com gráficos e Fluxos direcionando ao mapeamento de Processos.
Diniz Nascimento – Supervisor de Segurança Patrimonial.
Obrigada pela informação.
Olá Carlos!
Obrigado pela sua contribuição, com certeza mais agregar mais conhecimento ao artigo.
Forte abraço e sucesso na sua carreira.
Bom dia, excelente artigo.
Somente para ficar mais claro, Politica é algo mais geral e norma é algo mais específico a um determinado setor, área, departamento? Tipo política de segurança da informação e Norma de Tratamento de informações financeiras de pagamentos on line?
Att,
Mao Tse Tung
Olá Danielly De Brito!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso
Excelente conteúdo!
Olá Antonio!
De forma simplificada e objetiva, política é um conjunto de diretrizes. Ou seja política é o nome que se da a um conjunto de diretrizes.
Diretrizes são as orientações que definem e regulam um caminho ou procedimento a seguir numa determinada atividade.
Forte abraço e sucesso na sua carreira
eu estou com dificuldade para diferenciar Políticas x e Diretrizes. fico grato se puder me ajudar.
Olá Reginaldo, obrigado elo seu comentário.
Olá Reginaldo
Obrigado pelo seu comentário!
Forte abraço e sucesso!
Muito bom!