- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Transporte de Numerário, Bens ou Valores: O que é, Como Funciona?

Transporte de Numerário, Bens ou Valores: O que é, Como Funciona?

O Transporte de Numerário, Bens ou Valores é um dos serviços prestados pela Segurança Privada nos termos da legislação em vigor. Refere-se a atividade de segurança no transporte de numerários, bens ou valores, contra riscos de furto, roubo, fraude ou qualquer outro risco que possa afetar a segurança dos mesmos.

O Poder Executivo e a Polícia Federal, por meio de decretos e Portarias regulamentam o serviço de transporte de numerário, bens ou valores , detalhando a autorização para o seu funcionamento.

Escrito por José Sérgio Marcondes – CES
Especialista e Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor do IBRASEP
Postado 23/08/2019, atualizado 25/02/2021

Segurança Privada

Segurança Privada refere-se as atividades de proteção de pessoas, áreas ou valores, bens e numerários, executadas por empresas privadas, autorizadas pela Polícia Federal, nos termos da legislação em vigor, com a finalidade de garantir a incolumidade física das pessoas e a integridade de áreas, instalações e do patrimônio.

No Brasil as atvidades da segurança privada são autorizadas pela LEI Nº 7.102, DE 20 DE JUNHO DE 1983, e regulamentadas pela PORTARIA N º 3 . 233 / 2012 – DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012.

De acordo com a Portaria nº. 3.233/12 da Polícia Federal as atividades da segurança privada são consideradas complementares as atividades de Segurança Pública nos termos da legislação específica.

Tipos de Serviços Segurança Privada

Conforme regulamentação da PF, a segurança privada está autorizada a prestar serviços de:

  • Vigilância Patrimonial: a atividade exercida em eventos sociais e dentro de estabelecimentos, urbanos ou rurais, públicos ou privados, com a finalidade de garantir a incolumidade física das pessoas e a integridade do patrimônio;
  • Segurança Pessoal Privada : atividade de vigilância pessoal exercida com a finalidade de garantir a incolumidade física de pessoas.
  • Escolta Armada: atividade que visa garantir a segurança no transporte de qualquer tipo de carga ou de valor pelo transporte rodoviário.
  •  Transporte de Valores: atividade que visa garantir a segurança no transporte de numerário, bens ou valores.
  • Escola Formação Vigilante: atividade de formação, extensão e reciclagem de vigilantes.

Execução do Transporte de Numerário, Bens ou Valores

A Execução do transporte de numerários, bens e valores é um dos serviços prestados pela Segurança Privada, conforme previsto na Lei 7.102 e e e regulamentado pela PORTARIA N º 3 . 233 / 2012 – DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012.

Refere-se a atividade de proteção no transporte de numerários, bens ou valores.

Os serviços de transporte de numerários, bens e valores poderão ser prestados por empresas especializadas ou instituições financeiras que possuam serviço orgânico de segurança.

O serviço de segurança transporte de numerários, bens ou valores poderá ser prestado com a utilização de armas de fogo, e armas de menor potencial ofensivo, conforme dispuser regulamentação da Policia Federal.

Atividade de Transporte de Numerário, Bens ou Valores

O serviço de execução do transporte de numerário, bens ou valores, sempre que envolver suprimento ou recolhimento de numerário ou valores das instituições financeiras, deverá ser realizado mediante emprego de veículos especiais blindados, com a presença de, no mínimo, quatro vigilantes especialmente habilitados, dos quais um exercerá a função de vigilante-motorista.

Além dos serviços correlatos estabelecidos em regulamento, as empresas autorizadas a prestar os serviços de transporte de numerário, bens ou valores poderão:

  1. transportar chave de cofre, documento, malote e outros bens de interesse do contratante;
  2. realizar o suprimento e o recolhimento de numerário, bem como acompanhar o atendimento técnico de caixas eletrônicos e equipamentos similares, vedadas a preparação e a contagem de numerário no local onde os equipamentos se encontram instalados; e
  3. realizar a armazenagem, a custódia e o processamento do numerário e dos valores a serem transportados.

Os veículos especiais de transporte de numerário e de valores e de escolta armada são considerados veículos prestadores de serviços de utilidade pública, para fins da legislação de trânsito, gozando da prerrogativa de livre parada ou estacionamento.


Se você gostou do artigo, e/ou quer acrescentar algo, deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para mim.

Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Registre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações, é grátis e seguro, não envio Spam ou disponibilizo seu e-mail para terceiros.

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=”false” button_on_newline=”true” custom_font_size=”16″ custom_border_radius=”0″ custom_border_weight=”1″ custom_padding=”15″ custom_spacing=”10″ submit_button_classes=”” email_field_classes=”” show_only_email_and_button=”true”]

Forte abraço e sucesso!

Autor: José Sérgio Marcondes – CES
Especialista e Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor IBRASEP

Indicação de Artigos Complementares

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Segurança Privada: O que é? Conceitos, Atribuições, Tipos.

Transporte de Valores: O que é? Quem pode Fazer? Como Funciona?

Empresas de Transporte de Valores: O que é, Como Funciona, Como abrir

Carro Forte: O Veículo Especial de Transporte de Valores

Vigilante de Transporte de Valores: O Segurança de Carro Forte

Como ser Vigilante: Requisitos para Ser Vigilante

Escola de Formação de Vigilante: Curso para Vigilante Segurança Privada

Curso de Extensão em Transporte de Valores: Curso Vigilante Carro Forte

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (23 de outubro de 2019). Transporte de Numerário, Bens ou Valores: O que é, Como Funciona?. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/execucao-do-transporte-de-numerario-bens-ou-valores-o-que-e/– Acessado em (inserir data do acesso).

Referências Bibliográficas

BRASIL. MJ – DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL. PORTARIA Nº 3.233/2012-DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012. Dispõe sobre as normas relacionadas às atividades de Segurança Privada.

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.