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Analista de Segurança Patrimonial: O que é? O que faz? Qual a Função?

Analista de Segurança Patrimonial

O analista de segurança patrimonial é o profissional responsável pelo gerenciamento de dados e informações do sistema de segurança da empesa. Tem a função de desenvolver, propor e operar, os métodos e sistemas de coleta, tratamento, disponibilização e armazenamento de dados e informações necessários para o processo de gestão da segurança patrimonial da empresa.

O analista de segurança exerce suas atribuições a partir do mapeamento de processos da segurança, com o objetivo de identificar vulnerabilidades, falhas, ameaças e oportunidades de melhora, assim como, estabelecer medidas de controle e monitoramentos do sistema de segurança.

O analista de segurança patrimonial deve participar do planejamento da segurança, na organização e controle, de modo a assessorar o gestor da segurança nas áreas de recursos humanos, materiais, equipamentos, tecnologias, informações, financeira, entre outras. Ele possui o papel de tornar a segurança mais eficiente e benéfica, a partir da analise de diferentes aspectos do processo de gestão da segurança.

Postado 20/05/2021
Escrito por José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor do IBRASEP

O que é um Analista?

Analista é o profissional cujo o trabalho é realizar análises a partir de um ponto de partida e dividir em partes, até chegar à conclusão de um todo. Analisar também significa decompor; no entanto, a palavra analisar vem do grego, de dissolução, é você dividir em partes para entender o processo por completo.

O significado de analista também está relacionado com quem realiza análises, pois deve conhecer e saber de todas as partes de que são compostas as análises, é o profissional que possui a capacidade de transformar dados em informação.

Um analista realiza as suas análises através de outras áreas, sejam elas de negócios, de suporte, vendas, segurança, processos, mercados, treinamento, qualidade, integração, etc.

O que é Analista de Segurança Patrimonial?

O analista de segurança patrimonial é o profissional responsável pelo gerenciamento de dados e informações do sistema de segurança da empesa. Tem a função de desenvolver, propor e operar, os métodos e sistemas de coleta, tratamento, disponibilização e armazenamento de dados e informações necessários para o processo de gestão da segurança patrimonial da empresa.

Assessora o gestor de segurança no processo de planejamento da segurança, analisando o sistema de segurança existente, identificando vulnerabilidades e propondo medidas de controle e melhorias.

O analista de segurança analisa, estuda e propõem as melhores, mais eficientes e racionais, formas de coletar, processar e tratar dados e informações para tomada de decisões.

Ele(a) desenvolve e propõe soluções para os problemas e necessidades da segurança da empresa, tendo como referencia dados coletados, analisados e processados.

De maneira geral, o chamado analista de segurança é responsável por realizar e examinar os sistemas de segurança patrimonial da empresa visando melhorar o seu desempenho, de modo a atender as necessidades e objetivos da organização.

O Analista de Segurança Empresarial é o profissional responsável por desenvolver procedimentos de segurança na prevenção de serviços de segurança patrimonial e empresarial.

Sua função esta relacionada ao processo de analisar o funcionamento do sistema de segurança existente e de fornecer informações e dados para tomada de decisões ou de propor melhorias no sentido de melhorar o seu funcionamento.

O que faz o Analista de Segurança Patrimonial?

As atribuições do analista de segurança patrimonial pode variar de acordo com a empresa que trabalha, dentre suas principais atribuições estão:

  • Assessorar o gestor de segurança;
  • Participar do sistema de inteligência da segurança;
  • Apoiar e fornecer dador e informações para o sistema de gestão da segurança;
  • Mapear, identificar, analisar e organizar os processos da segurança;
  • Elaborar e propor politica, planos, normas e procedimentos de segurança;
  • Desenvolver, propor, implementar e atualizar parâmetros de segurança;
  • Realizar identificação e análise de riscos nos sistemas segurança;
  • Propor e realizar testes de confiabilidades;
  • Propor, organizar e realizar auditorias de segurança;
  • Acompanhar auditorias e elaboração de relatórios, relacionados à área de Segurança, alinhados com todas as certificações e/ou condições contratuais estabelecidas;
  • Auxiliar processos de investigação interna;
  • Gerenciar documentos inerentes a área de segurança;
  • Gerenciar dados e informações referentes a segurança;
  • Propor e acompanhar indicadores de desempenho (Key Performance Indicators);
  • Conduzir a gestão de ocorrências na segurança patrimonial;
  • Acompanhar índice de criminalidade e tendência criminal;
  • Acompanhar indicador de capacitação dos colaboradores e prestadores de serviço;
  • Monitorar indicador de performance dos prestadores de serviços e fornecedores da segurança;
  • Desenvolver planos de ação para solucionar vulnerabilidades;
  • Exercer a interface junto aos órgãos de segurança pública da região;
  • Elaborar proposta de plano de metas e objetivos;
  • Fazer planos de ação e gestão financeira para as atividades de segurança;
  • Elaborar e propor fluxo, procedimentos e política de segurança patrimonial;
  • Entre outras

Analista de Segurança Patrimonial Perfil e Características do Profissional

Para ser um analista de segurança patrimonial , primeiramente você deve ser curioso por natureza, ter o instinto de busca e descoberta.

No exercício da função deverá buscar estar por dentro de tudo o que foi feito, do que está sendo feito e do que será feito, além de saber identificar o que funciona e o que não funciona. Ou seja, é uma pessoa cuja capacidade resume-se em saber os porquês, quando, onde, quem, como e o que está acontecendo.

O(a) profissional analista de segurança patrimonial geralmente é graduado em algum curso superior, preferencialmente em segurança privada, mas não é necessariamente um requisito. Ele(a) deve ter grande capacidade de resolução de problemas, capacidade analítica crítica, raciocínio lógico, conhecimento sobre sistemas de segurança privada.

Organização e responsabilidade são essenciais para saber gerar relatórios e produzir documentação de sistemas existentes ou implantados, para controles.

Outras características desejáveis são o bom relacionamento interpessoal, para poder se comunicar de forma a entender as necessidades dos usuários.

Mercado de Trabalho Analista de Segurança Patrimonial

Este profissional pode atuar em áreas bastante amplas do mercado, sendo requisitados em todos os tipos de empresas: públicas ou privadas ou de grande, médio porte.

Pode atuar em empresas possuidoras de serviços orgânicos de segurança ou em empresa prestadoras de serviço de segurança privada, nas áreas de vigilância patrimonial, segurança de carga,


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Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor do IBRASEP

Indicação de Artigos Complementares

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Gestor de Segurança Privada. O que é? O que faz? Função, Salário

Gerente de Segurança Patrimonial ou Gestor de Segurança

Supervisor de Segurança Patrimonial: O que é? O que faz?

Coordenador de Segurança Patrimonial: O que é? O que faz? Atribuições

Informação: O que é? Significado, Conceitos, para Que Serve

Sistema de Informação: O que é? Conceitos e Definições. O que Faz

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (20 de maio de 2021). Analista de Segurança Patrimonial: O que é? O que faz? Qual a Função?. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: – Acessado em (inserir data do acesso).

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Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

Certificações CES e CPSI - Especialista da área de segurança privada com experiência sólida na área. Gestor, Consultor e Diretor no IBRASEP. Ex-sargento do EB, com uma variedade de cursos de formação, graduação, especialização, capacitação, aprimoramento e aperfeiçoamento na área de segurança privada, segurança empresarial e gestão empresarial. Acumula mais de 30 anos de atuação na área da segurança privada, com resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

2 Comentários

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  1. Olá Leonardo Fernandes!
    Fico feliz em saber que o artigo ajudou a sanar suas dúvidas.
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  2. obrigado professor, tirou todas as minhas dúvidas. excelente explicação.

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