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Competências Técnicas: O que são? e Quais são? Competência Técnica

As competências técnicas são o conjunto de conhecimentos e habilidades adquiridos por um indivíduo através do aprendizado profissional por meio de cursos, palestras, estudos, pesquisas, leituras, etc. e pela colocação em prática do conhecimento adquirido, permitindo a aquisição de um grau de conhecimento teórico e prático para se realizar uma determinada atividade.

As Competências Técnicas representam um conjunto de conhecimentos e habilidades práticas que habilitam um profissional a exercer uma determinada atividade ou profissão. Refere-se ao conjunto de conhecimentos e práticas e habilidades que permitem a transformação do conhecimento teóricos em ações para resolver necessidades específicas

Está relacionada ao conhecimento adquirido pela formação profissional, e a experiência (habilidade) adquirida pela prática. ´E a junção do conhecimento adquirido com a prática (habilidade).

Postado 01/04/2021
Escrito por José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor do IBRASEP

O que é Competência Técnica?

A competência técnica é a combinação adequada de conhecimentos técnicos e habilidades na execução. Conhecimento corresponde a uma série de informações assimiladas e estruturadas pelo indivíduo, é o saber, aprendido nas nas escolas, universidades, cursos, palestras, livros e etc. Enquanto que as habilidades, por sua vez, está relacionada ao saber como fazer algo, é a capacidade de fazer uso produtivo do conhecimento que detém.

A competência técnica está relacionada ao conhecimento adquirido pela formação profissional, e a experiência (habilidade) adquirida pela prática. ´E a junção do conhecimento adquirido com a prática (habilidade)

Paul C. Green é considerado um dos maiores estudiosos das Competências. Em seu livro “Desenvolvendo Competências Consistentes”, defende que existem duas dimensões de competências, as competências organizacionais e as competências individuais.

Segundo o autor, a competência organizacional é um conjunto peculiar de know-how técnico, que é o centro do propósito organizacional. Ela está presente nas múltiplas divisões da organização e nos diferentes produtos e serviços. Essas competências fornecem uma vantagem competitiva peculiar da organização, resultando em valor percebido pelos clientes.

Competência organizacional é a capacidade da empresa de integrar e coordenar seus recursos e processos, de forma estratégica, competitiva e única, de forma que agreguem valor à organização, formando sua identidade e gerando vantagem competitiva sustentável.

Competência Individual é uma combinação de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que afeta a maior parte de um trabalho, uma vez que estão relacionadas com o desempenho deste, e que pode ser mensurada através de padrões bem aceitos e melhorada através de treinamento e desenvolvimento. Parry (1996)

As competências individuais se subdividem em competência técnicas e competências comportamentais, podendo ser exemplificadas através a sigla CHA, onde observa-se que o Conhecimento e a Habilidade são competências técnicas, ou seja, os conhecimentos teóricos e práticos, enquanto a Atitude é uma competência comportamental, que influencia direta ou indiretamente no trabalho do colaborador e em seus resultados.

O que são Competências Técnicas?

As competências técnicas são o conjunto de conhecimentos e habilidades adquiridos por um indivíduo através do aprendizado profissional por meio de cursos, palestras, estudos, pesquisas, leituras, etc. e pela colocação em prática do conhecimento adquirido, permitindo a aquisição de um grau de conhecimento teórico e prático para se realizar uma determinada atividade.

Competências técnicas estão relacionadas a conhecimentos profundo (teórico e prático) sobre um trabalho a ser realizado.

As Competências Técnicas representam um conjunto de conhecimentos e habilidades práticas que habilitam um profissional a exercer uma determinada atividade ou profissão. Refere-se ao conjunto de conhecimentos e práticas e habilidades que permitem a transformação do conhecimento teóricos em ações para resolver necessidades específicas.

Esse tipo de conhecimento pode ser transmitido de uma geração para outra através do uso da palavra oral ou escrita, e é desenvolvido nas pessoas através do estudo, repetição e prática.

A competência técnica é a condição básica para que o profissional possa atuar em sua área ou função. Podemos entendê-la como todas aquelas técnicas que são adquiridas por meio da educação formal, dos treinamentos e das experiências profissionais que acumulamos no decorrer da carreira.

Esse conhecimento está diretamente relacionado ao nível de escolaridade que o profissional, e deve ser compatível com seu cargo e suas atribuições assumidas dentro da organização.

Somam-se à escolaridade os treinamentos realizados, como cursos de aperfeiçoamento, capacitação, habilitação, qualificação profissional, e a experiência adquirida ao longo da carreira para formar os conhecimentos técnicos de um profissional.

O nível de conhecimento técnico de um profissional pode variar desde elementar, aquele que é necessário e essencial para o desenvolvimento das funções, até um nível mais profundo, que permite a ele contribuir para o desenvolvimento da organização implantando novos conceitos, planos e metodologias.

competências técnicas, que englobam o saber e o saber fazer competência técnica está associada às atividades de natureza técnica, normalmente pautadas no uso da tecnologia.

A competência técnica está associada à capacidade individual relacionada a:

  • Aquisição, atualização e transferência de conhecimento: o individuo deve buscar seu desenvolvimento técnico, ter capacidade de assimilá-lo e transferi-lo para os demais, considerando que se objetiva o desenvolvimento coletivo. Para tanto, precisa: ser ativo na apropriação de novos conhecimentos; ter capacidade de transferir conhecimentos para os demais componentes da organização;
  • Capacidade analítica: deve desenvolver a capacidade analítica, exercitando, nesse momento, sua Visão Sistêmica, seu conhecimento técnico, lançando mão de ferramentas de análise que o ajudem no desenvolvimento do trabalho, tais como: utilização de técnicas e ferramentas de análise para a solução de problemas; análise dos problemas com a profundidade adequada à complexidade e à importância; análise de dados provenientes dos sistemas de monitoramento.
  • Transformação do conhecimento em ação: todo conhecimento só agrega valor à organização se for transformado em ação, que deve acontecer considerando a qualidade e a produtividade
  • conhecimentos técnicos adequados a cada tarefa; usos corretos de ferramentas e instrumentos de medição e análise; uso de procedimentos operacionais que visam garantir a qualidade final da tarefa, independente de quem a realize; realização da tarefa dentro de um tempo esperado (produtividade esperada).

Quais são as Competências Técnicas?

As Competências Técnicas são todos os conhecimentos e habilidades adquiridos por uma pessoa através da educação formal, treinamentos, cursos profissionalizantes, entre outros, e experiências e praticas. Elas são pré-requisitos para cargos e funções nas organizações, pois são as atribuições e requisitos básicas para o bom desempenho em determinada função. As principais competências técnicas são:

  • Nível de escolaridade;
  • Formação superior, técnica ou profissionalizante;
  • Cursos capacitação e aperfeiçoamento na área de atuação;
  • Conhecimento básico em informática;
  • Conhecimento especifico sobre uma determinada a atividade;
  • Experiência em um demando software;
  • Domínio de uma língua estrangeira;
  • Habilidades em programas de computadores:;
  • Conhecimentos sobre os softwares usados pela empresa.

Exemplos de Competências Técnicas

As principais competências técnicas solicitadas/exigidas pelas empesas são:

  • Possuir formação de nível técnico ou superior numa determinada área de atuação;
  • Possuir especialização (pós-graduação) na área de atuação;
  • Conhecimento teórico e prático sobre uma determinado tecnologia;
  • Conhecimento e experiência prática comprovada numa determinada área, atividade ou função;
  • Possuir Certificação Profissional;
  • Certificação de Especialista;
  • Ler, escrever e falar fluentemente uma ou mais línguas (inglês, espanhol, mandarim, etc.)
  • Saber Programação de computadores;
  • Etc.

Como desenvolver as Competências Técnicas?

O desenvolvimento das competências técnicas se da por meio da busca e obtenção de conhecimentos e habilidades. Neste sentido, as empresas devem incentivar o crescimento de seus colaboradores e a cultura do aprendizado e desenvolvimento continuado. É por mio de colaboradores competentes que uma empresa se torna competente.

O desenvolvimento das competências técnicas pode ser algo estimulado e apoiado pela empresa por meio de planos de desenvolvimento individual. ou uma iniciativa do próprio individuo, a fim de se preparar para o mercado de trabalho ou melhorar suas competências atuais visando um crescimento profissional.

Independente da iniciativa, o caminho para o desenvolvimento das competências técnicas inicia-se com a identificação das competências essenciais (requisitos técnicos) para o desempenho de uma profissão ou cargo/função. Deve se buscar listar quais são os conhecimentos e habilidades necessários para desempenhar de forma adequada a profissão ou cargo/função.

Após a identificação das necessidades de conhecimento e habilidade deve -se buscar meios e condições necessários para supri-las, que podem ser: pesquisas, leituras, cursos, palestras, seminários, mentorias e etc.

O importante nesta fase é conciliar a teoria com a prática, tendo sempre em mente que competência técnica é a soma do conhecimento adquirido na teoria com a habilidade desenvolvida pela prática.


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José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor do IBRASEP

Indicação de Artigos Complementares

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Competência Organizacional: O que é, Quais são, Como desenvolver?

Competência Individual: O que é, Quais são os Tipos e as 3 Dimensões

Gestão Organizacional: O que é? Funções

Gestão de Pessoas: O que é? Pilares, Função. Para que serve?

Fatores Críticos de Sucesso: O que são? Objetivos, Importância

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (01 de abril de 2021). O que é Competência Técnica? Quais são as Competências Técnicas. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: – Acessado em (inserir data do acesso).

Referências Bibliográficas

PETERAF, M. A. The cornerstones of Competitive Advantage: A Resource-based Vew. Strategic Management Journal, v.14, p. 179-191, 1993.

FLEURY, A. C. C.; FLEURY, M. T. L. Construindo o conceito de competência, RACRevista de Administração Contemporânea, Edição especial, 2001:183-196.

PRAHALAD, J. K.; HAMEL, G. The core competence of the corporation. Harward Business Review, p.79-91, May/Jun. 1990.

TAMPOE, M. Exploiting the corecompetence of your organization. Long Range Planning, Oxford, v.27, n. 4, p.60-77, Aug. 1994.

BOOG, Gustavo. O Desafio da Competência. Best Seller. São Paulo. 2000.

GREEN, Paul C. Desenvolvendo Competências Consistentes – Como Vincular Sistemas de Recursos Humanos a Estratégias Organizacionais. Qualitymark. Rio de Janeiro. 2000.

PETERAF, M. A. The cornerstones of Competitive Advantage: A Resource-based Vew. Strategic Management Journal, v.14, p. 179-191, 1993.

BARNEY, Jay B.; HESSERLY, Willian. Organizational economics: Understanding the relationship between organizations and economic Analysis. In: CLEGG, Stewart; HARDY, Cyntia; NORD, Walter. Handbook of organization studies. London: Sage Publications, 1997.

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Sobre o Autor

Autor José Sergio Marcondes
Autor José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

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