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Competências Essenciais: O que são? Quais são? Características.

Competências Essenciais nas organizações podem ser definidas como um conjunto de conhecimentos, habilidades e tecnologias organizacionais que contribui decisivamente para a competitividade da organização e agrega valor a sua marca, que se traduzem de maneira única nos produtos e serviços que a empresa oferece. Tratam-se de recursos estratégicos fundamentais que a organização vai adquirindo e desenvolvendo no decorrer de sua história, considerados únicos ou exclusivos e de difícil imitação, que tem potencial de tornar a organização competitiva para os mercados atuais e futuros.

As competências essenciais permitem que a empresa se mantenha ou aumente sua participação no mercado, garantindo vantagem competitiva à mesma,.

Nas palavras de RUAS, 2001, as competências essenciais são consideras como um diferencial da organização perante seus concorrentes e clientes, constituindo a razão de sua sobrevivência.

São elas que diferenciam a empresa perante concorrentes e clientes e constituem a razão de sua sobrevivência. Devem estar presentes em todas as áreas, grupos e pessoas da organização, embora em níveis diferenciados

Postado 25/03/2021
Escrito por José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor do IBRASEP

Definições Relacionadas a Competência Organizacional

Competência organizacional é a capacidade da organização de integrar e coordenar seus recursos e processos, de forma estratégica, competitiva e única, de forma que agreguem valor à organização, formando sua identidade e gerando vantagem competitiva sustentável.

Está relacionada a integração harmônica e cooperativa entre pessoas, tecnologias, processos e gestão em busca do cumprimento da missão da empresa.

Segundo os autores Fleury e Fleury (2004) e Becker e Ruas (2005) as competências organizacionais podem ser classificadas em:

  • Competências Básicas: são as que contribuem para a sobrevivência da organização;
  • Competências Seletivas: diferenciam a organização no espaço de competição, contribuindo para uma posição de liderança;
  • Competências Essenciais: diferenciam a organização no espaço de competição internacional, contribuindo para uma posição de pioneirismo no mercado em que está inserida.

O que é Competência Essencial?

A competência essencial é aquilo que torna uma empresa única e competitiva em seu ramo de atuação, É um diferencial competitivo e importante que coloca a organização à frente dos seus concorrentes. Está relacionada aos fortes fazem com que determinada organização ganhe espaço e notoriedade no mercado, se coloque em uma posição de liderança no seu segmento.

Competência Essencial são o conjunto de habilidades e tecnologias que contribuem para o valor percebido pelo cliente, algo competitivamente único ou exclusivo, muito difícil de ser imitável, que tem o potencial de abrir portas para mercados promissores no futuro.

O que são Competências Essenciais?

Competências Essenciais são um conjunto de conhecimentos, habilidades e tecnologias organizacionais que contribui decisivamente para a competitividade da organização e agrega valor a sua marca, que se traduzem de maneira única nos produtos e serviços que a empresa oferece. Tratam-se de recursos estratégicos fundamentais que a organização vai adquirindo e desenvolvendo no decorrer de sua história, considerados únicos ou exclusivos e de difícil imitação, que tem potencial de tornar a organização competitiva para os mercados atuais e futuros.

A competência foi primeiramente apresentada por Prahalad e Hamel (1990) como aquela que advêm do aprendizado coletivo, especialmente em relação à coordenação de habilidades de produção diversas, e à integração de múltiplas tecnologias. Dessa forma, diz respeito tanto ao trabalho da organização, quanto à entrega de valor.

Prahalad & Hamel (1990) afirmam ainda que para saber se uma competência é essencial, deve-se observar se atendem a três critérios:

  • dar acesso a uma ampla variedade de mercados;
  • contribuir significativamente em relação ao oferecimento de reais benefícios aos consumidores na entrega dos produtos (entregar valor); e
  • serem difíceis de imitar.

De acordo com Fleury & Oliveira Jr. (2001, p.18) as competências essenciais podem ser advindas da excelência em qualquer área da organização, sendo resultado do aprendizado coletivo, por serem “conjuntos de conhecimento tácito e coletivo, desenvolvidos por meio de processos de aprendizagem e que constituem uma fonte de vantagem competitiva para a empresa”.

Markides & Williamson (1994), por sua vez, definem competências essenciais como o conjunto de experiência, conhecimento e sistemas que podem agir em conjunto, como catalisadores para criar e acumular novos recursos estratégicos.

Já Fernandes (2004) define competências essenciais como os fatores-chave de sucesso em um setor, no qual a organização possui um desempenho comprovadamente superior ao de seus concorrentes.

Qual a Diferença entre Competências Essenciais e Competências Básicas?

A diferença entre competências básicas e competências essenciais está ligada a capacidade das competências em influencias a capacidade organizacional e competitiva da empresa.

As competências organizacionais básicas são as capacidades indispensáveis à empresa para administrar com eficácia seu negócio, são os pré-requisitos para que a empresa se mantenha no mercado, não sendo suficiente para garantir o diferencial competitivo. Já as competências organizacionais essenciais são as que agregam valor e diferencial competitivo à empresa.

Exemplos competências organizacionais básicas:

  • preço compatível com o mercado;
  • bom sistema de atendimento ao cliente;
  • localização geográfica estratégica;
  • quadro de profissionais com formação adequada a necessidade da organização;
  • entre outras.

Competências organizacionais essenciais:

  • ambiente organizacional que estimula a criatividade e a inovação;
  • gestão de pessoas voltada para práticas de reconhecimento e recompensa estimulantes a melhorias constantes dos processos e do desempenho profissional;
  • investimentos voltada para a formação e o desenvolvimento de profissionais chave para a empresa;
  • entre outras.

Quais são as Competências Essenciais?

Segundo Zarifian (apud FLEURYe FLEURY, 2000), são competências de uma organização:

  • competências sobre processos: os conhecimentos sobre o processo de trabalho;
  • competências técnicas: conhecimentos específicos sobre o trabalho que deve ser realizado;
  • competências sobre a organização: saber organizar os fluxos de trabalho;
  • competências de serviço: aliar a competência técnica à pergunta: qual o impacto que este produto ou serviço terá sobre o consumidor final?
  • competências sociais: saber ser, incluindo atitudes que sustentam os comportamentos das pessoas. O autor identifica três domínios dessas competências: autonomia, responsabilização e comunicação.

Critérios aos quais as Competências Essenciais devem atender

Tampoe (1994) estabelece um rol de critérios cujas competências essenciais deveriam atender para serem consideradas como essenciais. Assim, o autor estabelece que as competências devem ser:

  • essenciais para a empresa sobreviver no curto e no longo prazo;
  • invisíveis para os concorrentes;
  • difíceis de serem imitadas;
  • únicas na corporação;
  • compostas por um conjunto de conhecimentos, habilidades, recursos e processos;
  • capacidades que uma organização pode sustentar ao longo do tempo;
  • superiores à competência de um indivíduo;
  • essenciais ao desenvolvimento de produtos essenciais e, eventualmente, a produtos finais;
  • essenciais para a implementação da visão estratégica da empresa;
  • essenciais para as tomadas de decisões estratégicas da empresa, como, por exemplo, com relação à diversificação, downsizing, racionalização, alianças e joint ventures;
  • mercadológica e comercialmente valorizadas;
  • poucas, em termos de quantidade.

Características das Competências Essenciais

Segundo Rumelt (apud OLIVEIRA Jr, 2001) as principais características das competências essenciais são:

  • abrangência corporativa: competências essenciais fornecem a sustentação a vários negócios dentro de uma organização. Não são propriedades de uma área ou indivíduo isoladamente;
  • estabilidade no tempo: produtos são a expressão momentânea das competências essenciais de uma empresa. Competências são mais estáveis e evoluem mais lentamente do que os produtos;
  • aprendizagem ao fazer : competências são ganhas e aperfeiçoadas por meio do trabalho operacional e do esforço gerencial no dia-a-dia. Quanto mais se investe e desenvolve em uma competência, maior sua distinção em relação aos competidores;
  • status competitivo: a competição de produto -mercado é meramente a expressão superficial de uma competição mais profunda em termos de competências. A competição atual se dá em torno de competências e não de produtos ou serviços.

Propriedades das Competências Essenciais

Segundo Goddard (1997) as competências essenciais apresentam sete propriedades:

  • as competências essenciais são constituídas de conhecimentos tácitos ou experienciais os quais os competidores não possuem; entretanto, as competências essenciais não são simples produtos, funções ou bens;
  • as competências essenciais definem o que a companhia faz melhor ou diferente que qualquer outra companhia e portanto, é a origem de qualquer sucesso que a empresa consegue; entretanto, as competências essenciais são definidas sempre em relação às competências de todas as outras companhias;
  • as competências essenciais estão internalizadas no modus operandi da organização, considerando que a empresa tenha sido preparada para atuar num nível de conhecimento (ou inteligência) superior ao da soma de seus recursos humanos (enfoque da aprendizagem organizacional); entretanto, as competências essenciais não residem apenas na mente de um pequeno número de grandes talentos da empresa, mas são expressas no comportamento do dia-a-dia de qualquer um da empresa;
  • as competências essenciais são raras, provavelmente limitadas a duas ou três atividades numa mesma cadeia de valor; ou seja, aquelas que são mais críticas para o sucesso futuro da firma; entretanto, as competências essenciais não são sinônimo do conjunto de atividades desenvolvidas pelas empresas;
  • as competências essenciais são a origem das habilidades da empresa para transmitir aos seus clientes um valor agregado excepcional frente aos concorrentes; entretanto, as competências essenciais não podem ser confundidas com tecnologias de ponta, world-class processou outras definições semelhantes;
  • as competências essenciais são flexíveis o suficiente para viabilizar a atuação em várias funções do negócio, em árias famílias de produtos e de tecnologias; entretanto, as competências essenciais não estão amarradas nos caminhos de negócios já existentes, mas são plataformas e estímulos para o crescimento futuro;
  • as competências essenciais permitem definir as raras oportunidades disponíveis em termos de abertura de mercados ou de conhecimentos defasados sobre os quais a empresa seja a única qualificada para preencher; entretanto, as competências essenciais podem limitar (estreitar) a visão da empresa, em termos de estratégia futura.

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José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor do IBRASEP

Indicação de Artigos Complementares

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Competência Organizacional: O que é, Quais são, Como desenvolver?

Competência Individual: O que é, Quais são os Tipos e as 3 Dimensões

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (25 de março de 2021). Competências Essenciais: O que são? Quais são? Características.. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/competencias-essenciais-o-que-sao-quais-sao-caracteristicas/– Acessado em (inserir data do acesso).

Referências Bibliográficas

RUAS, R. Desenvolvimento de competências gerenciais e contribuição da aprendizagem organizacional. IN: FLEURY, .T.;

OLIVEIRA JR., M. de M. (Orgs.). Gestão Estratégica do Conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.

BECKER, G. LACOMBE, B. M. B. Gestão, Inovação e Competências: conciliando ideias no estudo dos empreendedores de incubadora de base tecnológica. In: RUAS, R. ANTONELLO, C. S. BOFF, L. H. Os Novos Horizontes da Gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.

FERNANDES, B. H. R. Competências e performance organizacional: um estudo empírico. Tese (Doutorado) – Faculdade de Economia e Administração. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004.

FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Alinhando Estratégia e Competências. Revista de Administração de Empresas, v.44, n.1, p. 44-57, 2004.

FLEURY, M. T. L.; OLIVIERA JR., M. de M. (Orgs.). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.

GODDARD, J. The architeture of core competence. Business Strategy Review , Oxford, v.8, n.1, p.43-53, Spring 1997.

LEI, David et al. Competências essenciais dinâmicas mediante a metaaprendizagem e o contexto estratégico. In:

FLEURY, Maria Tereza Leme; OLIVEIRA Jr., Moacir de Miranda (org.). Gestão estratégica do conhecimento –integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.

MARKIDES, C. C.; WILLIAMSON, P. J. Related Diversification, Core Competences and Corporate Performance. Strategic Management Journal, Issue 15 (Special Issue Summer), p. 149-165, 1994.

OLIVEIRA Jr., M. M. Competências essenciais e conhecimento na empresa. In.: FLEURY, Maria Tereza Leme; OLIVEIRA Jr., Moacir de Miranda (org.). Gestão estratégica do conhecimento –integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.

PRAHALAD, J. K.; HAMEL, G. The core competence of the corporation. Harward Business Review, p.79-91, May/Jun. 1990.

TAMPOE, M. Exploiting the core competence of your organization. Long Range Planning, Oxford, v.27, n. 4, p.60-77, Aug. 1994.

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Sobre o Autor

Autor José Sergio Marcondes
Autor José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

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