Como Fazer Reunião de Trabalho Eficaz – As 6 Etapas de uma Reunião.
Como fazer reunião de trabalho eficaz é dúvida e necessidade de muitos gestores. Uma vez que elas são essenciais para a execução do trabalhos em equipe.
A reunião corporativa é uma ferramenta de comunicação muito importante para formar um entendimento comum sobre um determinado assunto por meio do compartilhamento ideias.
Para fazer reuniões de trabalho eficazes é preciso planejá-las e organizá-las com antecedência, garantir sua coordenação, dinamismo e objetividade durante a execução, realizar feedback e avaliar os resultados obtidos, para garantir a melhoria contínua.
Como Fazer Reunião?
As reuniões corporativas eficazes são fruto de um processo de execução sistêmico e coordenado que envolve planejamento, organização, execução, plano de ação, feedback e comprovação de efetividade.
Antes
1. Planejamento da reunião
O planejamento da reunião é um processo que consiste em um conjunto de ações antecipadas e coordenadas, necessárias para sua realização. Visa a tomada de decisões antecipadas, sobre o que é necessário fazer para sua realização.
O planejamento envole:
- Estabelecimento do objetivo da reunião;
- Definição da forma como ela será realizada;
- Definição de data, horário e duração;
- Elaboração de pauta;
- Seleção de participantes;
- Definição de recursos necessários;
- Definição de responsabilidades;
- etc.
2. Organização da reunião
A organização como função administrativa complementa a função de planejamento. Ela visa preparar uma estrutura mínima necessárias para a execução da reunião. Ela busca identificar, organizar e agrupar as atividades necessárias para se atingir os objetivos estabelecidos no planejamento.
A organização envolve:
- Requisição e preparação do local da reunião;
- Requisição e preparação dos recursos materiais, de apoio e tecnológicos previsto no planejamento e/ou necessários;
- Requisição ou contratação de algum serviço;
- Identificação das necessidades, disponibilidade e condições do local: tamanho, iluminação, ar condicionado, tomadas, cadeias, mesas, quadro negro ou branco, Flip sharp e etc;
- Disponibilidade e condições dos recursos de mídia (TV, computador, projetores etc).
- Providenciar meio de transporte para os participantes;
- Disponibilização de material impresso /ou para anotação quando for o caso;
- Providenciar água, café etc, quando necessário.
- Envio de convocações para reunião, e pauta quando aplicável;
- Confirmação de presença;
- Providenciar lista de presença;
- etc.
Durante
3. Execução da reunião
No processo de execução da reunião se faz necessário alguém para coordená-la e manter os participantes focados no assunto central e no resultado esperado.
A prática mostra que em reuniões geralmente as pessoas perdem o foco e discutem outros assuntos, por mais profissionais que elas sejam.
Normalmente uma pessoa é indica como responsável por garantir o sucesso da reunião, a qual chamaremos nesse artigo de Coordenador, ele deve coordenar e facilitar a reunião para todos, tornando-a mais eficiente e também mais agradável.
O coordenador deve garantir que a reunião funcione ao contento, seguindo a pauta estabelecida e fluindo objetividade e dinamismo.
Após
4- Plano de Ação
Caso o resultado da reunião gera algum tipo de atividade ou serviço a ser executado, esse deve ser fruto de um plano de ação, de modo a estabelecer um responsáavel pela execução e prazo para conclusão. O qual deve ser acompanhado pelo coordenador da reunião.
5. Feedback da reunião
Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinada solicitação, pendencia ou acontecimento. O termo é muito utilizado na área de Administração de Empresas e Psicologia.
É importante que os resultados da reunião sejam rapidamente divulgados e percebidos.
Os pedidos feitos na reunião ou pendencias, devem ser atendidos ou sanadas o mais rápido possível ou dentro do prazo negociado.
6. Comprovação de efetividade da reunião
A efetividade é a qualidade daquilo que atinge seu objetivo.
Os resultados da reunião devem ser acompanhados durante um período pré-determinado, com objetivo de verificar se eles atingiram o objetivo identificado no planejamento.
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José Sérgio Marcondes – Autor
Referencias Bibliográfcias
NAKANE, A. Técnicas de organizações de eventos. Rio de Janeiro: Editora Infobook, 2000.
THOMSETT, M. C. Reuniões de negócios: como preparar, conduzir e aproveitar ao máximo seu tempo e sua participação. São Paulo: Editora Maltese, 1992.
ASSUNÇÃO, D. D; ZEVE, C. M. D; CABRAL, A. R. Y; NICOLAO, M. Trabalho Cooperativo: Uma Ferramenta de Apoio para Reuniões à Distância. PRÁXIS – Revista de Divulgação Científica (Guaíba), Guaíba, v. 2, p. 1-5, 2005.
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10 Comentários
Olá Alexandrina!
Fico feliz em saber que o artigo lhe será útil.
Forte abraço e sucesso!
o que acabei de ler vai me ajudar a melhorar na preparação de reuniões do meu sector.
Olá Hauan!
Obrigado pelo comentário.
Forte abraço e sucesso!
Olá Mauro!
Obrigado pelo comentário.
Forte abraço e sucesso!
Só tenho que agradecer a grande ajuda com suas publicações.
Os artigos são bastante edificantes. Obrigado.
Olá João!
Fico muito feliz em saber que acompanha nossas publicações e que eles tem sido úteis a você.
Obrigado pelo comentário.
Forte abraço e sucesso.
Olá Moacyr!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso.
Estou sempre acompanhando suas publicaçoes e tem sido de muito aprendizado para mim, parabens.
Bom dia.
Tenho recebido já algum tempo todos as informações sobre segurança privada, isso me ajudou muito no período da minha faculdade.
Eu fiz Superior em Segurança Privada, tenho quase todos os arquivos de vocês, no tocante ao assunto de Segurança Privada.
Quero aqui parabenizar a todos e os conteúdos que continuam me ajudando no meu dia a dia.
Desde já agradeço à atenção de todos .
Att
Bernardo Filho