O trabalho em equipe é a atividade desenvolvida por um número reduzido de pessoas com competências e habilidades complementares, comprometidas umas com as outras pelo(s) mesmo(s) objetivo(s), e advém da necessidade histórica do homem para alcançar objetivos e metas que isoladamente não seriam alcançados.
A cooperação, para a obtenção de um objetivo comum é a essência do trabalho em equipe.
Muitas vezes não percebemos más o trabalho em equipe está presente em praticamente todos os momentos da nossa vida, na nossa casa, no ambiente de trabalho, no lazer e etc.
Por Sérgio Marcondes. Publicado 13/01/16 e atualizado 15/10/19.
O que é Trabalho em Equipe?
O Trabalho em Equipe tem como essência a colaboração mútua e integrada. A palavra colaboração vem da frase em latim cum laborare, que significa “trabalhar junto”.
“Junto” é a palavra chave, entretanto ela por si só não define equipe, visto que uma equipe não é apenas um grupo que trabalha em conjunto.
Segundo Katzenbach e Douglas (1993), “o desempenho de um grupo de trabalho é resultado da soma dos desempenhos individuais.
O desempenho de uma equipe, além de incluir os resultados individuais, inclui o chamado resultado do trabalho coletivo.
O resultado do trabalho coletivo é aquilo que dois ou mais membros precisam fazer em conjunto.
Diferença Grupo Trabalho e Trabalho em Equipe
O grupo de trabalho refere-se a uma quantidade de pessoas que possuem competências e habilidades semelhantes e compartilham o mesmo espaço de trabalho. Porém, ao estabelecerem as metas a serem atingidas, as atividades são realizadas de forma individual, pois um trabalho não depende do outro e não existe colaboração entre as partes.
Em uma equipe de trabalho, as pessoas agem em busca de um objetivo em comum. Ou seja: os profissionais não realizam suas atividades de forma individual e o trabalho de um integrante complementa o que foi executado pelo outro, sendo que a cooperação de todos garante que o resultado desejado seja alcançado.
Grupo de Trabalho
Nos grupos de trabalho, os membros se reúnem para compartilharem informações, perspectivas e percepções para auxiliar na realização do trabalho individual de cada membro, para reforçar metas e acompanhar desempenhos individuais.
O foco é sempre nos resultados individuais. Os membros de um grupo de trabalho não têm responsabilidade pelo resultado dos demais, apenas pelo seu próprio.
Segundo Katzenbach e Douglas (1993), “o desempenho de um grupo de trabalho é resultado da soma dos desempenhos individuais.
Os membros de um grupo de trabalho não têm responsabilidade pelo resultado dos demais, apenas pelo seu próprio.
Equipe de trabalho
Equipe de Trabalho ou times diferem fundamentalmente dos grupos de trabalho porque requerem ambas as contribuições: individual e combinada.
Equipes contam com mais do que, debates e decisões em grupo, mais do que compartilhamento de informações e padrões de melhores práticas.
Equipes produzem resultados através da contribuição conjunta de seus membros, obtida através do encorajamento de discussões e reuniões freqüentes para a solução de problemas e sugestões.
O desempenho de uma equipe, além de incluir os resultados individuais, inclui o chamado resultado do trabalho coletivo.
Equipes produzem resultados através da contribuição conjunta de seus membros, obtida através do trabalho conjunto.
Trabalho em equipe, portanto, pode ser entendido como uma estratégica, concebida pelo homem, para atingir um objetivo comum.
Para que uma equipe atinja seu objetivo, se faz necessário que todos os membros da equipe compartilhem do mesmo objetivo.
O trabalho em equipe não implica em eliminar as diferenças e sim em respeitar, tolerar e buscar fazer um uso positivo dessas diferenças.
Pois são exatamente as diferenças que tornam a equipe forte, pois um membro da equipe complementa algo que falta em outro.
Não há um ser humano que seja bom em tudo ou que saiba de tudo. Todos temos facilidades para determinadas atividades e dificuldades para outras.
Importância do Trabalho em Equipe
A cooperação, para a obtenção de um objetivo comum, é a base da sociedade humana (Mark, 2002). Ela está presente em praticamente todos os momentos da vida das pessoas.
Trabalho em equipe traz resultados muito mais eficientes do que as atividades realizadas individualmente.
O trabalho em equipe também oferece a oportunidade de socialização com os colegas, uma vez que a equipe convive diariamente e sempre é possível aprender e crescer em com essa relação.
No trabalhando em equipe ficamos mais motivados e comprometidos, afinal uns dependem dos outros, e todos são responsáveis pelas falhas e pelo sucesso. Por isso, o trabalho em equipe deixa todos mais fortes.
O trabalho em equipe é união em prol de um bem e de um objetivo comum.
Fatores motivadores para o trabalho em equipe
Uma pessoa ao ser convidada a participar de uma equipe responde positivamente ou negativamente? A resposta depende de questões que o indivíduo procura esclarecer para decidir se adere ou não à equipe:
Qual o propósito da equipe? Isso me interessa? Quem participará? Que tipo de autoridade nós teremos? É importante para a empresa? Qual a compensação pela participação? Qual o risco (percebido por punição) por não participar? Quanto tempo levará? Será bom para mim? Entre outras.
Os principais fatores que motivam um indivíduo a participar de uma equipe, ou a permanecer em uma equipe são:
Propósito claro e comum; colaboração e interdependência; normas claras e respeitadas; responsabilidade e empoderamento: liderança; envolvimento emocional; empenho da organização; desafio.
Importância da Liderança para o Trabalho em Equipe
Liderança é a habilidade, que um individuo possui, de influenciar pessoas para trabalharem de forma motivada e cooperativa, visando atingir de objetivos comuns.
Para exercer de forma adequada a liderança sobre os membros de uma equipe o líder dever possuir, determinadas competências e habilidades de liderança que o facilitem e potencializem sua tarefa.
Os membros de uma equipe esperam que seus líderes ajam como “capacitadores”, ou seja, os líderes devem proporcionar os recursos e condições necessários para que as decisões da equipe sejam as mais adequadas, resultando no cumprimento dos seus objetivos.
Qualidades para se trabalhar em equipe:
Capacidade de lidar com conflitos
É importante saber lidar com os conflitos e opiniões divergentes, desenvolver a habilidade de conversar para esclarecer fatos e pontos de vista diferentes.
Respeitar as opiniões e posições de outros, mesmo que discorde.
Habilidade na comunicação
Saber comunicar se com os outros colaboradores é fundamental para o trabalho em equipe.
Escutar e falar na hora certa também é uma habilidade importante para que o ambiente da equipe se torne agradável e produtivo.
Ser Proativo
Estar sempre disposto a ajudar o colega de equipe de forma espontânea e no momento que se fizer necessário.
Ser confiável
É fundamental conquistar a confiança dos outros membros da equipe.
Respeito pessoal
Por mais discussões e debates que venha a existir dentro da equipe, o respeito pessoal deve prevalecer.
O respeito deve ser reciproco de pares para pares, de subordinados para superiores e de superiores para subordinados.
Respeito a individualidade
Equipes são formadas por pessoas, que têm histórias de vida, conhecimentos, experiências e culturas bem diferentes e que devem ser respeitadas.
Capacidade de ser solidário
Capacidade de se importar com o próximo, entender que não está só e que vive numa sociedade, onde o auxílio mútuo é muito importante.
➡ Deixe seu comentário logo abaixo, de sua opinião e contribua com o artigo.
➡ Se gostou, curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais.
As atitudes acima (comentar, curtir e compartilhar) nos ajudam a manter o Blog e a continuar as publicações de artigos de forma gratuita para todos.
Forte abraço e sucesso na sua vida e carreira profissional!
José Sérgio Marcondes – Autor Artigo
Referencia Bibliográfica
Marx, Roberto. Trabalhos em grupo e autonomia como instrumentos de
competição: experiência internacional, casos brasileiros, metodologia da
implantação. São Paulo: Atlas, 1997.
Motta, Fernando Cláudio Prestes. Teoria geral da administração: uma introdução, terceira edição. São Paulo: Pioneira, 1975.
Katzenbach, Jon R.; Smith, Douglas K. The discipline of teams. Harvard Business Review, Março/Abril 1993.
Mark, Noah P. Cultural transmission, disproportionate prior exposure, and the evolution of cooperation. American Sociological Review, v. 67, n. 3, Junho 2002.
"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!
Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.
Sobre o Autor
27 Comentários
Olá Karen!
Muito obrigado pelo seu comentário.
Fiquei muito feliz e até emocionado com ele. São esses tipos de retornos que me motivam a escrever os artigos do Blog. Fico feliz em saber que o artigo foi útil pra você.
Forte abraço e sucesso.
Excelente artigo. Parabéns. É incrível obter dessas informações com tanta clareza nos dias de hoje. Depois de ler e entender o artigo e obter ajuda para um conteúdo de estudo possível trabalho me senti mais motivada com a sua positividade. Ainda que demore dias melhores virão e porque não em um artigo como este. Gratidão .
Olá Leo Maciel!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso.
Parabéns, muito bem explicado a diferença entre grupo e equipe de trabalho.
Olá jegonon!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso.
Adoro o artigo. Montar um bom equipa do trabalho e um sucesso enorme! 🙂 Nao sempre tinha equipa maravilhosa, mas agora no meu trabalho remoto tenho. Para cumprir todos prazos e completar todas tarefas, utilizamos Kanban sempre ajuda nossa equipa a crescer 🙂 Obrigada para artigo mais uma vez 🙂
Olá Valdecir!
Ao meu ver, a importância dos membros da equipe, dentro do ponto de vista funcional da equipe, podem variar de acordo com o momento da equipe, que pode ser influenciado pela: missão, particularidade da atividade, circunstâncias e outros fatores internos e externos. “Um bom líder é aquele que sabe escolher a(s) pessoa(s) mais adequada(s) para uma atividade, considerando os requisitos da atividade e as habilidades dos membros da equipe, que nunca serão as mesmas e no mesmo nível.
Espero ter respondido sua dúvida.
Forte abraço e sucesso.
os indivíduos tem a mesma importância em uma equipe ?
Olá Paulo!
Fico muito feliz que o texto tenha sido útil pra vc.
Forte braço e sucesso!
Muito bom texto. Vai me orientar bastante no treinamento que irei ministrar.
Olá Marco!
Obrigado pelo comentário.
Forte abraço e sucesso!
Excelente matéria sobre equipe, de uma envergadura firme parabéns contribuiu em muito na minha vida
Olá Juliana!
Data da publicação:13 de janeiro de 2016
Forte abraço e sucesso!
oi gostaria que me desse a data de criação do artigo pois quero citar ele em um trabalho
Olá Tatiane!
Publicado 13 de jan de 2016
Forte abraço e sucesso!
muito bom qual foi o ano da publicação do seu trabalho
Olá Luiz Mello!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso!
Boa tarde! excelente trabalho ,com conteúdo “riquíssimo”. Meus parabéns!
Olá Antônia Helena!
Sim pode mostrar o conteúdo para seus colegas.
Forte abraço e sucesso na carreira.
Parabéns pela a matéria,ensina muito.
Gostaria de pedir sua permissão para poder mostrar a mesma para meus colegas de sala na faculdade, pois existem muitas dificuldade de realizar trabalhos em equipe.
Olá Leandro Gomes!
Obrigado elo seu comentário, forte abraço!
Olá Leandro Gomes!
Obrigado pelo seu comentário!
Forte abraço e sucesso!
Foi muito bacana, pois aprendi muito com a matéria.
Olá Nelson Esmael!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso na sua carreira!
foi muito util para mim abracos
Olá Mauro!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso na sua carreira!
Excelente…