- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Procedimentos e Medidas de Emergência para o Condomínio

Procedimentos e Medidas de Emergência para o Condomínio ResidencialPor melhor que seja a segurança do condomínio, existem situações em que se torna necessário a existência de Procedimentos e Medidas de Emergência para o Condomínio Residencial.

Por melhor que seja o sistema de segurança implementado sempre haverá a possibilidade de algo indesejável ocorrer.

Ciente desta possibilidade, o gestor da segurança deve desenvolver e implementar um plano de emergência para a segurança do condomínio.

[ads1]

O referido plano deve se basear nas ameças e riscos identificados e tratados no plano de segurança do condomínio.

O plano de emergência deve prever  Procedimentos e Medidas de Emergência para o Condomínio Residencial a fim de se evitar atitudes arriscadas e atos impensados nos casos de emergência.

O plano de emergência deve conter procedimentos e medidas de emergência para condomínio residencial, a fim de disciplinar e organizar as ações em casos de emergência.

Os procedimentos e medidas de emergência para condomínio residencial devem prever ações a serem adotadas em casos de ocorrências indesejáveis de caráter criminoso ou acidental.

O plano de emergência deve conter recomendações de segurança no que se refere  a ações durante e pós ocorrência.

A ausência de um plano de emergência poderá agravar as consequências de uma ocorrência criminal ou acidental. 

Procedimentos e Medidas de Emergência para o Condomínio Residencial

De forma preventiva os moradores e funcionários devem estar atentos as  situações de riscos e colaborarem para que não ocorram.

Porém, devem estar preparados para enfrentar fatores adversos que venham atingir o condomínio, sendo os mais comuns a tentativa de invasão para fins de roubo ou furto.

Nestes casos sugiro as recomendações a seguir:

  • Mantenha todas as portas e/ou portões fechados, mesmo que um indivíduo estranho force sua entrada por estes meios;
  • Acione a Polícia Militar, através do telefone de emergência (190), passando todos os dados e informações corretos;
  • Acione o alarme sonoro ou o botão de pânico, se for o caso;
  • Evite sair da residência  a fim de não se tornarem vítimas dos assaltantes;
  • Crie uma senha de emergência onde uma frase pode ser definida como indicativa de perigo, que seria dita ao segurança quando o morador for entrar no condomínio acompanhado de um ladrão, sendo que o funcionário tomaria as providências cabíveis para o caso;
  • Quando for surpreendido por assaltantes, procure manter a calma e tente acalmá-los, não reaja, não os encare de maneira afrontosa nem discuta com eles;
  • Com a chegada da Polícia, facilite sua ação fornecendo subsídios concretos para sua atuação.

Em caso de roubo

  • Não reaja em hipótese alguma, e procure manter-se o mais calmo possível;
  • Procure ganhar tempo, sem que o bandido perceba que você está fazendo isso;
  • Também com muito cuidado e de forma dissimulada, observe tudo que se passa à sua volta, captando o maior número de informações possíveis.
  • Procure observar, discretamente, as características físicas e trajes dos assaltantes; o que eles falaram; os objetos roubados; o número e o tipo de armas que eles portavam; se chegaram motorizados; se houve sequestro, preste atenção na direção que os bandidos tomaram na fuga.
  • Fique atento a tudo que se passar.

Após um roubo

  •  Providencie socorro para as vítimas se houver;
  • Chame a polícia;
  • Preserve o local de crime. Não mexa em nada até que a Polícia libere o local;
  • Pense em possíveis testemunhas;
  • Com a chegada da polícia, contribua para a eficiência do trabalho policial, respondendo a todas as perguntas de forma clara e objetiva, e informando tudo que possa auxiliar os policiais.

Conclusão

Procedimentos e Medidas de Emergência para o Condomínio Residencial são indispensáveis para para as mais diversas situações. E devem sempre visar em primeira plano a integridade da vida humana.

O plano de emergência visa disciplinar a forma de atuação nos  casos de emergência, de forma a administrar o impacto decorrente da concretização do risco.

 

Contribua com o artigo deixando seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para o “Nosso Blog”!

Curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais, assim estará colaborando para o fortalecimento e reconhecimento da importância da área de segurança.

Navegue em “Nosso Blog” e descubra outros artigos interessantes e úteis para o seu aprimoramento.

Obrigado pela visita e sucesso na sua carreira profissional!

José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

[ads2]

 

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Souza!

    Obrigado pelo seu comentário.

    Com certeza seu comentário é pertinente.
    Podemos ter um manual de emergência geral e procedimentos de emergências específico afixados em locais de fácil visualização, com os procedimentos para os casos de uma ocorrência naquele local ou equipamento.

    Forte abraço e sucesso na carreira!

  2. Sr José S Marcondes ! Obrigado pela matéria, muito proveitosa, tudo que se refere a segurança em condomínios em especial os residenciais é de grande interesse e agrado meu, são os locais onde ou moramos ou trabalhamos, necessitam de atenção redobrada, creio que discriminar diversos itens de forma direta sobre as possibilidades de ocorrências e suas medidas à serem tomadas seria um plus a mais dentro do assunto.

    Ex: Elevador apresentou falha e pessoa ficou lá presa.

    Ideal que isso já seja previsto no manual de segurança, porém discorrer do que de fato fazer enquanto o socorro não chega é de suma importância lembrando que o tempo que isso pode demorar, tanto põe a vida da pessoa em risco como expõe a imagem da segurança do empreendimento, etc. Falamos aqui de um exemplo e tantos outros que sabemos existir, peculiaridades sobre cada um são de importância sua divulgação.

    Abraço

    Souza

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.