Por melhor que seja a segurança do condomínio, existem situações em que se torna necessário a existência de Procedimentos e Medidas de Emergência para o Condomínio Residencial.
Por melhor que seja o sistema de segurança implementado sempre haverá a possibilidade de algo indesejável ocorrer.
Ciente desta possibilidade, o gestor da segurança deve desenvolver e implementar um plano de emergência para a segurança do condomínio.
[ads1]
O referido plano deve se basear nas ameças e riscos identificados e tratados no plano de segurança do condomínio.
O plano de emergência deve prever Procedimentos e Medidas de Emergência para o Condomínio Residencial a fim de se evitar atitudes arriscadas e atos impensados nos casos de emergência.
O plano de emergência deve conter procedimentos e medidas de emergência para condomínio residencial, a fim de disciplinar e organizar as ações em casos de emergência.
Os procedimentos e medidas de emergência para condomínio residencial devem prever ações a serem adotadas em casos de ocorrências indesejáveis de caráter criminoso ou acidental.
O plano de emergência deve conter recomendações de segurança no que se refere a ações durante e pós ocorrência.
A ausência de um plano de emergência poderá agravar as consequências de uma ocorrência criminal ou acidental.
Procedimentos e Medidas de Emergência para o Condomínio Residencial
De forma preventiva os moradores e funcionários devem estar atentos as situações de riscos e colaborarem para que não ocorram.
Porém, devem estar preparados para enfrentar fatores adversos que venham atingir o condomínio, sendo os mais comuns a tentativa de invasão para fins de roubo ou furto.
Nestes casos sugiro as recomendações a seguir:
- Mantenha todas as portas e/ou portões fechados, mesmo que um indivíduo estranho force sua entrada por estes meios;
- Acione a Polícia Militar, através do telefone de emergência (190), passando todos os dados e informações corretos;
- Acione o alarme sonoro ou o botão de pânico, se for o caso;
- Evite sair da residência a fim de não se tornarem vítimas dos assaltantes;
- Crie uma senha de emergência onde uma frase pode ser definida como indicativa de perigo, que seria dita ao segurança quando o morador for entrar no condomínio acompanhado de um ladrão, sendo que o funcionário tomaria as providências cabíveis para o caso;
- Quando for surpreendido por assaltantes, procure manter a calma e tente acalmá-los, não reaja, não os encare de maneira afrontosa nem discuta com eles;
- Com a chegada da Polícia, facilite sua ação fornecendo subsídios concretos para sua atuação.
Em caso de roubo
- Não reaja em hipótese alguma, e procure manter-se o mais calmo possível;
- Procure ganhar tempo, sem que o bandido perceba que você está fazendo isso;
- Também com muito cuidado e de forma dissimulada, observe tudo que se passa à sua volta, captando o maior número de informações possíveis.
- Procure observar, discretamente, as características físicas e trajes dos assaltantes; o que eles falaram; os objetos roubados; o número e o tipo de armas que eles portavam; se chegaram motorizados; se houve sequestro, preste atenção na direção que os bandidos tomaram na fuga.
- Fique atento a tudo que se passar.
Após um roubo
- Providencie socorro para as vítimas se houver;
- Chame a polícia;
- Preserve o local de crime. Não mexa em nada até que a Polícia libere o local;
- Pense em possíveis testemunhas;
- Com a chegada da polícia, contribua para a eficiência do trabalho policial, respondendo a todas as perguntas de forma clara e objetiva, e informando tudo que possa auxiliar os policiais.
Conclusão
Procedimentos e Medidas de Emergência para o Condomínio Residencial são indispensáveis para para as mais diversas situações. E devem sempre visar em primeira plano a integridade da vida humana.
O plano de emergência visa disciplinar a forma de atuação nos casos de emergência, de forma a administrar o impacto decorrente da concretização do risco.
Contribua com o artigo deixando seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para o “Nosso Blog”!
Curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais, assim estará colaborando para o fortalecimento e reconhecimento da importância da área de segurança.
Navegue em “Nosso Blog” e descubra outros artigos interessantes e úteis para o seu aprimoramento.
Obrigado pela visita e sucesso na sua carreira profissional!
José Sérgio Marcondes – Autor Artigo
[ads2]
Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!
Quer ser o primeiro a receber as novidades do nosso blog? Não perca tempo! Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e fique sempre atualizado(a) com as últimas postagens e atualizações!
Sobre o Autor
2 Comentários
Olá Souza!
Obrigado pelo seu comentário.
Com certeza seu comentário é pertinente.
Podemos ter um manual de emergência geral e procedimentos de emergências específico afixados em locais de fácil visualização, com os procedimentos para os casos de uma ocorrência naquele local ou equipamento.
Forte abraço e sucesso na carreira!
Sr José S Marcondes ! Obrigado pela matéria, muito proveitosa, tudo que se refere a segurança em condomínios em especial os residenciais é de grande interesse e agrado meu, são os locais onde ou moramos ou trabalhamos, necessitam de atenção redobrada, creio que discriminar diversos itens de forma direta sobre as possibilidades de ocorrências e suas medidas à serem tomadas seria um plus a mais dentro do assunto.
Ex: Elevador apresentou falha e pessoa ficou lá presa.
Ideal que isso já seja previsto no manual de segurança, porém discorrer do que de fato fazer enquanto o socorro não chega é de suma importância lembrando que o tempo que isso pode demorar, tanto põe a vida da pessoa em risco como expõe a imagem da segurança do empreendimento, etc. Falamos aqui de um exemplo e tantos outros que sabemos existir, peculiaridades sobre cada um são de importância sua divulgação.
Abraço
Souza