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Imagem de uma pessoa com capuz e uma mascara branca, tampando a face. Ilustração do Perfil de fraudador.

Segundo estudos da KPMG Internacional (2016), o perfil do fraudador tende a ser do sexo masculino (79%), com idade entre 36 e 55 anos (68%), que trabalha na organização vítima (65%) e por mais de seis anos (38%), e que mantém uma posição executiva e estratégica na organização (83%).

A importância de se conhecer o perfil do fraudador, esta diretamente relacionado ao desenvolvimento de ferramentas para prevenção de fraudes.

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória obtida sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas (Sun Tzu) A Arte da Guerra.

O que é o Fraudador?

Fraudador é aquele que pratica um ato fraudulento. O autor de uma Fraude.

Fraude é um ato ilícito ou de má-fé que visa à obtenção de vantagens indevidas ou majoradas, para si ou para terceiros, geralmente através de omissões, inverdades, abuso de poder, quebra de confiança, burla de regras, dentre outros. O fraudador é o praticante ou o agente dessa ação desonesta.

Perfil do Fraudador

Com base em uma pesquisa mundial realizada pela KPMG, que investigou 750 fraudadores entre março de 2013 e agosto de 2015, concluiu-se que o fraudador típico tem características semelhantes.

Quando comparadas as pesquisas da KPMG concluídas em 2013, 2010 e 2015. De forma consistente, pode concluir que, o fraudador tende a ser do sexo masculino, com idade entre 36 e 55 anos, que trabalha junto à organização vítima por mais de seis anos, e que mantém uma posição executiva em operações, finanças ou gestão geral.

Principais Características do Fraudador

As principais características adicionais do fraudador reveladas na pesquisa de 2015 são as seguintes:

Características Sobre Gênero e Idade

  • 79% dos fraudadores são homens; a proporção de mulheres subiu de 13% , em 2010, para 17%;
  • 68% dos autores (homens e mulheres) estão na faixa de idade entre 36 e 55, quase o mesmo número observado na pesquisa anterior, publicada em 2013;
  • 45% das mulheres fraudadoras, o maior grupo com características em comum, se enquadram no grupo da faixa etária entre 36 e 45 anos de idade;
  • 14 % dos fraudadores estão na faixa etária entre 26 e 35 anos de idade, um crescimento de 12 % em relação à 2010. A proporção de mulheres nessa faixa etária diminuiu de 24 %, em 2010, para 19 %, em 2015. A proporção de seus pares masculinos aumentou de 9 % para 13 %, ao longo do mesmo período.

Gráfico Sobre Idade do Fraudador

Gráfico Sobre Gênero do Fraudador

Características Referente a Origem do Fraudador

  • 65% dos fraudadores são empregados pela organização vítima e um número adicional de 21 por cento é composto de ex-empregados. Entre os fraudadores que eram empregados, 38% trabalharam na organização por mais de seis anos. Essas proporções não mudaram em relação aos resultados da pesquisa em 2013;
  • Em 62% das fraudes, o autor compactuou com terceiros. De acordo com a pesquisa de 2013, 70% dos fraudadores compactuavam;
  • As mulheres são menos propensas a compactuar: somente 45% das mulheres compactuavam com outras pessoas quando comparados com os 66 % no caso dos homens;
  • O Conluio envolvendo mais de cinco profissionais aumentou de 9% em 2010 para 20 % em 2015.
  • O maior índice de conluio localiza-se na América Latina e no Caribe, as taxas de 76 %, e África e Oriente Médio as taxas de 74 %. A Oceania (Austrália e a Nova Zelândia) e a América do Norte (os EUA e o Canadá) apresentam os maiores percentuais de fraudadores atuando sozinhos, as taxas de 65% e 58%por, respectivamente.

Gráfico Origem dos Fraudadores

Características Referente ao Cargo

  • 34% dos fraudadores são executivos ou diretores não-executivos; 32% são gerentes e 20% são membros do corpo funcional da empresa. (Em 2013, os índices respectivos eram 32%, 25% e 16%);
  • 34 % dos fraudadores são executivos ou diretores não-executivos; 32% são gerentes e 20% são membros do corpo funcional da empresa. (Em 2013, os índices respectivos eram 32% e 16%);
  • 52% dos fraudadores na região da Oceania ficavam no nível do corpo funcional da empresa, e na África e no Oriente Médio 47% ficavam no nível gerencial (em comparação com os 33% observados neste mesmo nível na América do Norte), e na Europa, 39% dos fraudadores ficavam no nível de diretoria.

Gráfico Cargo Corporativo

Características Básicas do Fraudador

  • Conhecem bem a organização e os serviços;
  • Atraem para si atribuições de colegas, quebrando a segregação de funções;
  • Conquistam a confiança e a simpatia de superiores, colegas, subordinados e clientes;
  • São prestativos, simpáticos, resolvem todos os problemas;
  • São assíduos e muitas vezes, comparecem ao local de trabalho mesmo durante as férias para auxiliar nos serviços;
  • Permanecem muito tempo nas mesmas funções, por falta de rodízio;
  • Resistem a mudanças, invocando o interesse dos serviços;
  • Descumprem instruções, procedimentos sob pretexto de agilizar a execução dos serviços, ou melhorar o atendimento aos clientes.

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Forte abraço e sucesso!

José Sérgio Marcondes – Editor

Referencias Bibliográficas

Perfil global do fraudador: A tecnologia viabiliza e os controles deficientes estimulam a fraude – kpmg

ORIÁ FILHO, Humberto Ferreira. As fraudes contra as organizações e o papel da auditoria interna.

CARVALHO, Vera Lucia de; OLIVA, Eduardo de Camargo. Prevenção a fraudes em empresas industriais de autopeças na Região do Grande ABC. RBNG, São Paulo, vol. 8, n. 22, p. 1-12, setembro/dezembro 2006.

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Sobre o Autor

Autor José Sergio Marcondes
Autor José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

2 Comentários

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  1. Olá Paulo!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

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