- 5790FBE8A27AC0FA6FCB89065534CF70

Atividade de Inteligência Aplicada a Segurança Patrimonial Privada

 Atividade de Inteligência
Figura 1 – Atividade de Inteligência

Atividade de Inteligência na Segurança Patrimonial Privada

A exemplo do que ocorre com os órgãos de segurança pública, a segurança privada deve implementar uma atividade de inteligência com a finalidade de dar suporte ao planejamento e execução de suas atividades, de forma a agir preventivamente e preferencialmente antes da ocorrência de um fato previsível e evitável.

Dentro do universo da segurança privada, podemos definir o Serviço de Inteligência como:

Sendo o exercício sistemático de atividades especializadas voltadas para a identificação, acompanhamento e avaliação de ameaças reais ou potenciais, bem como para a obtenção, a produção e a salvaguarda de conhecimentos, informações e dados que subsidiem as atividades de segurança da privada.

[ads1]

Atividade de Inteligência

O Serviço de Inteligencia tem por objetivo executar as ações de planejamento e execução de atividades de inteligência e contra-inteligência de interesse da segurança da organização, com a finalidade de fornecer subsídios que auxiliem suas atividades.

Subsídios são as informações ou dados importantes utilizados como base para preparação de uma defesa, um relatório, um estudo, uma atividade e  etc.

Ramos de atuação da Inteligência

Segundo doutrina da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), a Atividade de Inteligência se divide em dois ramos:

A Inteligência é o segmento da Atividade de Inteligência voltado para obtenção de dados, informações e produção do conhecimento de interesse da segurança da organização; e

A Contra-Inteligência é o segmento da Atividade de Inteligência que tem como objetivo detectar e neutralizar a Inteligência adversa contra a organização e seus bens de forma a salvaguardá-los.

Atividade de Inteligência

Tem como finalidade desenvolver atividades que tenham o objetivo de obter, analisar e disseminar informações sobre fatos e situações de imediata ou potencial influência sobre a segurança da organização.

Competências Atividade de Inteligência

  1. Desenvolver ações para obter, analisar e disseminar informações que interfiram de forma positiva ou negativa na segurança da organização e que permitam ações preventivas;
  2. Interagir com Órgãos de Inteligência de outras organizações privadas ou públicas com intuito de gerar conhecimento para ações preventivas e de rotina;
  3.  Acompanhar o cenário nacional e internacional no tocante a ações terroristas, de fraudes, sequestros e criminalidade no geral, com intuito de propor ações preventivas e fornecer subsídios para planos de ações;
  4. Realizar estudos sobre a vida social de candidatos e prestadores de serviços que desejem ou necessitem exercer atividades no interior da organização;
  5. Realizar investigações internas;
  6. Realizar levantamentos e análises de riscos sobre a Segurança da Organização

Atividades de Contra-Inteligência

Tem como finalidade desenvolver atividades que visem opor barreiras a ações que possam comprometer a segurança da organização e de assuntos sigilosos, bem como prevenir e colaborar para a neutralização de grupos ou indivíduos que atuam em benefício de objetivos adversos aos interesses da organização.

Competências Atividades de Contra-Inteligência

  1. Realizar levantamento e análise de riscos nos processos de geração, uso, guarda e descarte da informação empresarial sensível e de  outros bens de interesse da organização;
  2. Pesquisar e desenvolver sistemas e processos que visem a proteção da informação empresarial sensível e de  outros bens de interesse da organização;
  3. Desenvolver e executar campanhas educativas de proteção a informação empresarial sensível;
  4. Desenvolver plano gerenciamento de crises;
  5. Trabalhar em conjunto com a Tecnologia da Informação para desenvolvimentos de programas de segurança da informação;
  6. Investigar denuncia ou indícios de comprometimento da informação empresarial sensível e de  outros bens de interesse da organização.

Conclusão

Em um mundo globalizado, de extrema suscetibilidade a mudanças e, sobretudo, a crises é preciso estar preparado para monitorar o ambiente interno e  externo e se antecipar às ações de agressores potenciais, prevendo a possibilidade de ameaças e oportunidades, bem como conhecendo muito bem as suas vulnerabilidades, para implementar com efetividade medidas que assegurem a salvaguarda dos ativos da organização.

A segurança de uma organização precisa saber contra o que se proteger, quais são as ameaças e o que fazer, quais são os controles e medidas a serem empregadas.

Para isso, é importante para estabelecer um mecanismo que possibilite a busca e coleta de informações visando a previsão dos riscos potenciais  ao qual a organização poderá estar exposta de acordo com seu seguimento de atuação.

Contribua com o artigo deixando seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para o “Nosso Blog”!

Curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais, assim estará colaborando para o fortalecimento e reconhecimento da importância da área de segurança.

Navegue em “Nosso Blog” e descubra outros artigos interessantes e úteis para o seu aprimoramento.

Obrigado pela visita e sucesso na sua carreira profissional!

José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

José Sergio Marcondes
José Sergio Marcondes

José Sergio Marcondes é formado em Gestão de Segurança Privada e possui MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. É especialista em Segurança Privada, certificado com CES (Especialista em Segurança Empresarial) e CPSI (Certificado Profissional em Segurança Internacional). Atualmente, atua como consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial Com mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada, acumulando resultados relevantes nas áreas operacionais, administrativas e comerciais.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Aristides! Abraço para os irmãos de Cabo Verde!
    Parabéns pela licenciatura, que lhe traga muitos sucessos.
    Obrigado pelo seu comentário!
    Forte abraço! e sucesso!

  2. Saudações de Cabo Verde. ótimo artigo, serviu de referencia para o meu relatório de estagio em segurança patrimonial da Licenciatura em estão de Segurança.

  3. Olá André!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  4. Olá Vanderlei Cruz do Carmo!
    Data publicação: 15 de Janeiro de 2016
    Forte braço e sucesso.

  5. Ótimo artigo, estou citando ele em uma atividade MAPA (mini TCC) na matéria SERVIÇOS DE INTELIGÊNCIA NA SEGURANÇA PRIVADA, na UNICESUMAR. Porém, não vejo onde está a data da postagem desse artigo para que eu possa citá-lo de maneira correta nas referências. O Sr. poderia me dar essa informação? Agradeço desde já.

  6. Olá José Dias!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  7. Olá Sergio!
    Estou fazendo um artigo sobre o tema mais detalhdo, em breve estarei publicando.
    Forte abraço e sucesso.

  8. Boa tarde, muito bom seu blog.
    Você pode me explicar de uma maneira mais que eu intenda os elementos e princípios que compõem a atividade de inteligência de segurança privada.

  9. Olá Ferreira!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  10. Excelente artigo, negócios estão cada vez mais dinâmicos, principalmente com o grande volume de negócios online e a tendência é que o setor de inteligência privada se desenvolva dia após dia.

  11. Ola Flávio!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso na sua careira!

  12. Marcondes, parabéns pela iniciativa e conteúdo compartilhado. Nós, dá área de Security, devemos explorar mais estes mecanismos de comunicação.

    Muito bom artigo. ABS!

  13. Olá José Paulo!
    Obrigado pelo seu comentário
    Forte abraço e sucesso na sua carreira.

  14. Jose Paulo Caetano - Mediador Judical e Instrutor de Segurança Privada RJ disse:

    Parabéns e excelente texto, uma matéria que deveria constar como Curso de Especialização para Agentes da Segurança Privada, ainda incipiente nas Escolas de Formação, apesar das Portarias da PF.
    .

  15. Olá Sidnei!
    Obrigado pela seu comentário!
    Forte abraço e sucesso na sua carreira!

  16. Muito bom artigo, acho que tudo que se refere aos conhecimentos da segurança,fazer antecipações do que pode acontecer são protocolos que devemos ter na rotina em qualquer serviço ,seja de pequena ou grande escala.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.