As ferramentas da qualidade são utilizadas para identificar, definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas identificados que interferem no desempenho dos processos organizacionais e para estabelecer melhorias de qualidade.
As ferramentas da qualidade surgiram na década de 50 com base nos conceitos e práticas existentes naquela época e a partir daí vem sendo utilizadas nos sistemas de gestão de processos e qualidade.
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As ferramentas da qualidade são técnicas administrativas utilizadas com a finalidade de identificar, definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente possam interferir no bom desempenho dos processos organizacionais.
As ferramentas de qualidade tem como finalidade ajudar os gestores a atingirem seus objetivos e metas, sejam eles aumentar receitas, reduzir custos, inovar ou melhorar o desempenho organizacional.
Algumas das Ferramentas da Qualidade
PDCA
O PDCA é uma metodologia de gestão e melhorias de processos, de origem americana, que se baseia em quatro princípios:
Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Checar) e Action (Agir).
Consiste num ciclo contínua de planejamento, execução, avaliação e correção de desvios de um processo organizacional.
Cronograma
O cronograma é uma ferramenta de planejamento e controle semelhante a um diagrama.
Nele são descritas as atividades a serem executadas durante um período estimado para conclusão de um projeto.
Plano de Ação
O Plano de Ação é um documento contendo informações importantes para a conclusão de um objetivo dentro de um prazo.
Fluxograma
Fluxograma é a representação gráfica da seqüência de atividades de um processo.
Resumo ilustrativo do fluxo das várias operações de um processo, mostrando todas as suas etapas.
5W e 2H
O 5W e 2H é uma ferramenta utilizada para elaboração de plano de ação, que identifica as ações e as responsabilidades de quem irá executar, através de um questionamento.
É capaz de orientar as diversas ações que deverão ser implementada.
Histograma
O histograma é uma das ferramenta da qualidade que mostra a frequência de uma ocorrência num determinado intervalo de classe.
Diagrama de Pareto
Diagrama de Pareto é representado por barras dispostas em ordem decrescente, com a causa principal vista do lado esquerdo do diagrama, e as causas menores são mostradas em ordem decrescente ao lado direito.
Folhas de Verificação
Folhas de Verificação – Registram os dados dos itens a serem verificados, permitindo uma rápida percepção da realidade e uma imediata interpretação da situação, ajudando a diminuir erros e confusões.
Diagrama de Causa e Efeito (ou Espinha de peixe)
Diagrama de Causa e Efeito (ou Espinha de peixe) representação gráfica que permite a organização das informações possibilitando a identificação das possíveis causas de um determinado problema ou efeito.
Brainstorming
Brainstorming propõe que um grupo de pessoas se reúna e utilize seus pensamentos e opiniões para atingir um consenso comum sobre um determinado assunto.
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José Sérgio Marcondes – Autor Artigo
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