Você quer conhecer os principais conceitos e definições relativos a Teoria da Expectativa de Victor Vroom, também conhecida como Teoria da Expectância? Quais suas principais premissas? e O que diz essa teoria motivacional?

Todos os ocupantes de cargos de liderança devem conhecer as teorias básicas relativas à motivação, uma vez que, dentre suas principais funções esta de motivar seus subordinados na conclusão de objetivos.

A teoria de expectativa é uma teoria motivacional desenvolvido por Victor Vroom. Ela busca explicar os fatores determinantes das atitudes e dos comportamentos no local de trabalho. Ela sugere que a motivação no ambiente de trabalho depende de três varáveis: expectativa, instrumentação e valência Leia este artigo até o final e tire toda as dúvidas sobre esse tema relevante.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 05/08/2021

O que é Motivação?

Como a teoria de necessidades adquiridas de McCleeland está relacionada diretamente com a motivação humana, acho importante fazer uma pequena introdução sobre a motivação de forma a permitir sua conexão com a teoria abordado neste post.

A motivação é uma força interna, que se encontra dentro de cada um de nós, nasce das nossas necessidades e desejos. Pode  ser  definida  como  aquilo  que  é  susceptível  de  mover o indivíduo numa direção.  É  o  que  faz  o  indivíduo  agir  para  atingir  algo  que  ele considere importante para ele ou para causa de defende.

A motivação é considerada um condição indispensável para que os empregados executem suas atribuições de forma satisfatórias nas organizações.

Devido a sua importância no ambiente profissional, a motivação despertou o interesse de diversos estudiosos interessados em desvendar as causas (os fatores) geradores da motivação humana.

Os estudos e pesquisa neste área do comportamento humano, buscam compreender como se dá o desencadeamento de determinados comportamentos nas pessoas, e quais fatores iniciam e potencializam esses comportamentos.

Neste contexto surgiam diversas teorias motivacionais, que são suposições teóricas baseadas em resultados de estudo e pesquisa sobre a motivação humana, fazem parte desse grupo de teorias a Teoria de Necessidades Adquiridas de David McCleeland, objeto deste artigo.

O que é Teoria da Expectativa de Victor Vroom?

A teoria de expectativa, também chamada de teoria da expectância, é uma teoria motivacional desenvolvido por Victor Vroom. Essa teoria busca explicar os fatores determinantes das atitudes e dos comportamentos no local de trabalho. Ela sugere que a motivação no ambiente de trabalho depende de três varáveis: expectativa, instrumentação e valência

A teoria da expectância baseia-se na premissa geral de que a motivação para o desempenho que um indivíduo possui, apoia-se na antecipação que ele faz de eventos futuros. Ela sugere que a expectativa de um resultado positivo orienta e potencializa a motivação.

De acordo com a teoria de expectativas, uma pessoa apresenta determinado comportamento positivo por achar que receberá uma boa recompensa por isso. Quanto maior a expectativa pela recompensa maior tende a ser seu grau de motivação.

Teoria da Expectativa

O que diz a Teoria de Expectativa?

A teoria de expectativa faz uma relação entre desempenho e recompensa, argumentando que um indivíduo se sente motivado a esforçar-se em realizar algo quando acredita que seu desempenho será bem avaliado e que isso resultará em recompensas que atenderão suas metas pessoais (VERGARA 2009).

A teoria da expectativa foi desenvolvida pelo psicólogo e professor da faculdade de Yale Victor H. Vroom em 1964 e ampliada por Porter e Lawler em 1968. Em sua teoria, Vroom defende que quando colaboradores acreditam que altos níveis de esforço elevam seu desempenho e, através disso, é possível obter recompensas e atingir objetivos, eles se sentem mais motivados.

O autor, estabelece uma relação entre motivação e performance, afirmando que (…) quanto mais motivado o trabalhador está para uma performance eficaz, mais eficaz será sua performance1 ” (VROOM, 1970. p. 229)

A Teoria da Expectativa defende que o nível motivacional de um indivíduo depende da força de três fatores:

  • Expectativa: meu esforço melhora o desempenho;
  • Instrumentalidade: meu desempenho traz recompensas;
  • Valência: as recompensas são atraentes e valiosas.

Segundo Vroom, os líderes precisam criar e colocar em prática as duas primeiras relações: expectativa e instrumentalidade. A terceira relação, valência, é criada automaticamente, com base nas duas primeiras, segundo o autor.

Quais são as variáveis da Teoria da Expectativa?

Victor Vroom defende que o comportamento humano é resultado de escolhas conscientes entre alternativas disponíveis. Ele usa as variáveis Expectativa, Instrumentação e Valência para explicar isso:

  • Expectativa é a crença de que o aumento do esforço levará a um aumento do desempenho, ou seja, se eu trabalhar mais, então isso será melhor. É a crença de que o esforço de alguém resultará na obtenção de metas de desempenho desejado.
  • Instrumentalidade é a crença de que uma pessoa receberá uma recompensa se a expectativa de desempenho for cumprida. Ou seja, se eu faço um bom trabalho, há algo nele para mim. Esta recompensa pode apresentar-se na forma de um aumento salarial, promoção, reconhecimento ou senso de realização. A instrumentalidade é baixa quando a recompensa é a mesma seja qual for o desempenho.
  • Valência é a importância que o indivíduo atribui às recompensas. Os desejos ou objetivos individuais, podem ser classificados por sua importância (valência), representando o quanto aquele desejo pode ou não influir na motivação, de acordo com a importância que tem para a pessoa. Por exemplo, se alguém é motivado principalmente pelo dinheiro, pode não valorizar ofertas de tempo livre (folgas extras).

Fórmula da Teoria da Expectância

Victor Vroom defende que Força Motivacional corresponde ao produto Expectativa x Instrumentação x Valência (M = E x I x V), ou seja a força motivacional (M) de determinada pessoa corresponde ao produto da probabilidade de alcançar um objetivo (E=Expectativa x I=Instrumentação) com valor atribuído a esse objetivo (V=Valência).

Assim, a motivação será nula (M=0) quando for indiferente atingir ou não determinado objetivo ou quando não existir qualquer expectativa de atingir o resultado. Da mesma forma, ocorre desmotivação (M<0) sempre que a valência é negativa, isto é, quando a pessoa prefere não atingir o objetivo.

Ao decidir entre opções comportamentais, os indivíduos selecionam a opção com a maior quantidade de força motivacional (M>0).

Segundo Vroom o produto das três variáveis – valência, instrumentalidade e expectância (VIE) – revela a “força motivacional” ou “índice motivacional” do indivíduo em relação a um conjunto de fatores presentes no ambiente de trabalho.

As três relações propostas pela Teoria da Expectativa de Victor Vroom

Robbins (2009) destaca que a teoria da expectativa enfoca três relações:

  1. Relação esforço-desempenho: refere-se à probabilidade percebida pelo colaborador de que determinada quantidade de esforço levará ao desempenho. Alguns determinantes são: situação atual e comunicação com outras pessoas, autoestima, experiências passadas em situações similares;
  2. Relação desempenho-recompensa: grau em que o colaborador acredita que certo nível de desempenho levará ao resultado desejado. Alguns exemplos são: experiências passadas em situações similares, atratividade dos resultados, crença no controle interno versus externo, expectativa do esforço-desempenho, situação atual e comunicação com outras pessoas;
  3. Relação recompensas-metas pessoais: grau em que as recompensas individuais satisfazem as metas pessoais, ou ainda, o grau em que as recompensas organizacionais satisfazem as metas pessoais ou as necessidades do indivíduo, e a atração que essas recompensas potenciais exercem sobre ele.

Segundo Vroom a motivação é produto de duas partes principais:

  • Os desejos ou objetivos individuais, os quais podem ser classificados por sua importância (que ele chamou de “valência”), representando o quanto aquele desejo pode ou não influir na motivação, de acordo com a importância que tem para a pessoa.
  • A expectativa de alcançar os objetivos. A pessoa precisa acreditar que é possível satisfazer aquele desejo que acredita ter um alto grau de valência. De outro modo, o desejo pode surtir o efeito contrário.

Assim, a motivação será nula quando for indiferente atingir ou não determinado objetivo ou quando não existir qualquer expectativa de atingir o resultado. Da mesma forma, ocorre desmotivação sempre que a valência é negativa, isto é, quando a pessoa prefere não atingir o objetivo.

Conclusão

A teoria da expectância baseia-se na premissa geral de que a motivação para o desempenho que um indivíduo possui, apoia-se na antecipação que ele faz de eventos futuros, e sugere que a expectativa de um resultado positivo orienta e potencializa a motivação.

A Teoria da Expectativa defende que o nível motivacional de um indivíduo depende da força de três fatores:

  • Expectativa: meu esforço melhora o desempenho;
  • Instrumentalidade: meu desempenho traz recompensas;
  • Valência: as recompensas são atraentes e valiosas.

A essência da teoria da expectativa está na compreensão dos objetivos individuais dos colaboradores, buscando compreender a relação existente entre a satisfação no trabalho e a motivação para a sua realização.

Para que a motivação do colaborador seja potencializada no ambiente profissional é primordial que a organização se atente a três condições básicas: (ROBBINS, 2009)

  • o esforço do colaborador deve ser avaliado e reconhecido, pois caso contrário, não irá mais despender esforços para atingir tal objetivo;
  • a avaliação de desempenho deverá ser eficaz, resultando em recompensas organizacionais concretas; e,
  • a recompensa deverá ser atraente, fazendo assim com que a pessoa se empenhe cada vez mais.

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José Sergio Marcondes – CES – CPSI – Gestor, Consultor e Diretor do IBRASEP. Sou um profissional com competências sólidas nas áreas de segurança privada e gestão empresarial. Conecte comigo nas redes sociais.

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Indicação de Artigos Complementares

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Motivação: O que é, Definição, Conceito, Quais são os Tipos, Importância

Teoria ERG (ERC) de Alderfer: O que é? Em Que consiste a Teoria ERG

Teoria dos Dois Fatores de Herzberg: Fatores Higiênicos e Motivacionais

Teoria X e Teoria Y de Douglas McGregor: O que são? Suposições

Hierarquia de Necessidades de Maslow: O que? Como Funciona

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio (10 de agosto de 2021). Teoria da Expectativa de Victor Vroom: O que diz a Teoria da Expectância. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/teoria-da-expectativa-de-victor-vroom-o-que-diz-a-teoria-da-expectancia/ – Acessado em (inserir data do acesso).

Referências Bibliográficas

Porter, L. W. e Lawer, E. E. Managerial Attitudes and Performance (Homewood, IL: Richard D. Irwin, 1968), pp 107-139

ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.p.132.

ROBBINS, Stephen. Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2004.

VROOM, V. H. (Org.). Gestão de pessoas, não de pessoal. 11. ed. Rio deJaneiro: Elsevier, 1997.

Vroom, V. H. Work and Motivation (Nova Iorque: John Wiley, 1964), pp 55-71;

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Sobre o Autor

Autor José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

2 Comentários

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  1. Olá Heloisa de Souza!
    Fico muito feliz em saber que o artigo esta sendo útil para os seus estudos. Essa é a principal missão dele.
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  2. Me ajudou a estudar e entender muitíssimo bem sobre o assunto para a apresentação do meu seminário, está muito bem resumido, e o melhor é que está com informações bem diretas. Estou cursando administração e tenho certeza que esse blog ainda vai me ajudar muito!

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