Você tem dúvidas sobre o termo Supervisão? Quer saber o significado e os conceitos de Supervisão? Então você está no lugar certo! Aqui você vai encontrar muita informação relevante sobre Supervisão. Leia o artigo até o final e agregue mais conhecimento a sua formação profissional.

Supervisão significa ver de perto (acompanhar) as atividades dos outros para certificar se de acordo com o planejado e se estão cumprindo o cronograma estabelecido. Supervisão significa acompanhar de perto, monitorar, checar, avaliar e orientar o trabalho de outras pessoas.

Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 06/10/2022

O que é um Supervisor?

O supervisor é a pessoa ocupante do cargo ou função de supervisão numa organização. Aquele ou aquela que supervisiona outras pessoas enquanto essas realizam seus trabalhos.

O supervisor nas organizações, refere-se ao profissional que operacionaliza os processos da organização, participando da elaboração dos planos operacionais, colaborando com informações e sugestões, e supervisionando equipes de trabalho.

Um bom supervisor não só deve ser altamente experiente na área em questão, como também deve ter a autoridade suficiente para dirigir os restantes dos membros da sua sua equipe. Posto isto, entre as principais características de um bom supervisor, podemos destacar o conhecimento do trabalho, das suas responsabilidades e a habilitação para instruir e dirigir pessoas.

Quero saber mais sobre o Cargo de Supervisor

O que é Supervisão?

Supervisão é uma palavra latina. Super significa ‘de cima’ e visão significa ‘ver’. No sentido comum do termo, Supervisão significa ver de perto (acompanhar) as atividades dos outros para certificar se de acordo com o planejado e se estão cumprindo o cronograma estabelecido. Supervisão significa acompanhar de perto, monitorar, checar, avaliar e orientar o trabalho de outras pessoas.

Supervisionar refere-se ao ato de acompanhar, dar orientação direta e imediata e controlar os subordinados no desempenho de suas funções. Assim, a atividade de Supervisão preocupa-se com a direção, orientação, controle e liderança /dos subordinados.

Supervisão é a direção, orientação e controle da força de trabalho com vista a ver se eles estão trabalhando de acordo com o planejado e estão cumprindo o cronograma. Além disso, eles estão recebendo toda a ajuda possível para realizar o trabalho que lhes foi designado.

A supervisão pode ser ser a função de um cargo (supervisor) ou atribuição de outros níveis de gestão, onde, de cima para baixo; os supervisores de primeira linha supervisionam o trabalho da equipe operacional, enquanto a gerência e direção supervisionam o trabalho dos ocupantes de cargos de gestão a eles subordinados.

Supervisão é a ação e o efeito de supervisionar, isto é, fazer a verificação de um trabalho por outra pessoa. Aquele que supervisiona encontra-se numa posição de superioridade hierárquica em relação ao supervisionado, uma vez que tem a competência e faculdade para decidir se a ação do supervisionado está ou não sendo executada corretamente. Portanto, a supervisão é o ato de monitorar certas atividades de modo a que estas sejam realizadas de forma satisfatória e de acordo com o planejado.

A função de supervisão é bastante comum no âmbito empresarial, onde habitualmente costuma existir o cargo de Supervisor (profissional responsável por exercer a supervisão). Neste sentido, a supervisão é uma atividade técnica e especializada cujo objetivo consiste em empregar corretamente os meios disponíveis para o atingimento dos objetivos estabelecidos.

Quais são as Definições de Supervisão?

Podemos dividir as definições de supervisão em três categorias, dependendo da ênfase que elas dão a um aspecto particular:

Em suma, podemos dizer que a supervisão envolve motivar, orientar, fiscalizar, supervisionar, desenvolver, coordenar e controlar os subordinados. Envolve orientação e controle direto e imediato dos subordinados no desempenho de sua tarefa. Assim, a supervisão se preocupa com três funções principais de gestão, ou seja, direção, orientação imediata e controle com vistas a:

  1. Do ponto de vista da ênfase na maximização da produção – A definição de Supervisão a seguir nesta categoria associa a supervisão à produção, ou seja, por causa de seus conhecimentos, habilidades, experiências e atitudes etc., os supervisores ajudam seus subordinados a melhorar sua produção em ambos os termos quantidade e qualidade. Assim, a supervisão implica orientar e zelar pelo trabalho dos subordinados de forma a assegurar que o trabalho está sendo feito esteja de acordo com as normas estabelecidas. Desta forma, o objetivo principal de um supervisor é ajudar a obter a produção maximizada em termos de qualidade e quantidade.
  2. Do ponto de vista da ênfase no desempenho dos trabalhadores e no aspecto das relações humanas – Nesta categoria, incluímos aquelas definições que enfatizam o aspecto do desempenho dos trabalhadores e das relações humanas, e que aceitam o trabalhador como parte do sistema social . Assim, de acordo com essa visão, a Supervisão é o processo pelo qual um supervisor ajuda o supervisionado a se ajustar ao seu trabalho, a desenvolver o espírito de equipe e a assumir ainda mais responsabilidades.
  3. Do ponto de vista da ênfase no desenvolvimento da personalidade do trabalhador – Nesta categoria estão incluídas as definições que dão ênfase ao desenvolvimento da personalidade do trabalhador. Segundo os especialistas dessa visão, a supervisão é o ato de ‘orientar o trabalhador a se desenvolver da melhor maneira possível’. Envolve o desenvolvimento profissional do supervisionado.

A Supervisão é a função de assegurar que o trabalho está sendo feito de acordo com o planejamento e instruções. Envolve alcançar os resultados desejados por meio da utilização inteligente dos talentos humanos e da utilização dos recursos disponíveis.

Quais sãos os Tipos de Supervisão?

De formal geral existem três tipos de técnicas de supervisão, que são as seguintes:

  1. Técnica de Supervisão Democrática ou Consultiva: é baseada nos princípios democráticos de supervisão e liderança. Sob esta técnica, as opiniões dos trabalhadores deve ser levado em consideração em todos os assuntos importantes. O objetivo da técnica é dar oportunidade aos trabalhadores de sugerirem soluções para diversos problemas relacionados à empresa e, se essas sugestões forem adequadas e úteis, devem ser levadas em consideração. Assim, os trabalhadores são instigados a dar sugestões e conselhos. Faz com que os trabalhadores sintam sua importância em sua organização. Seu processo de pensamento original é despertado e eles trabalham com mais entusiasmo e interesse e sentem que o supervisor é útil em seu desenvolvimento e progresso. Este é um estilo de supervisão centrado no funcionário, dando importância às necessidades e motivos dos funcionários. Isso tem um impacto positivo em seu comportamento e esforços.
  2. Técnica Autocrática: de acordo com essa técnica, todos os direitos são centrados no supervisor, e suas ordens são rigorosamente obedecidas. Ele/ela controla totalmente seus subordinados. Enquanto os trabalhadores tendem a ser infiéis e indisciplinados, esta técnica é usada. Em tais circunstâncias, todos os atos dos trabalhadores são controlados pelo supervisor. Geralmente, hoje em dia, esta técnica não é usada, pois é baseada na Teoria X de motivação desgastada pelo tempo.
  3. Técnica de Rédea Livre: é exatamente o oposto da técnica autocrática. Aqui, o supervisor dá total liberdade aos trabalhadores para trabalhar, depois de ver suas habilidades.

É consenso, que o supervisor não deve depender de uma única técnica. Conforme as circunstâncias permitirem, as técnicas devem ser alteradas ou ajustadas.

o que é supervisão

Princípios de Supervisão

  • Nunca seja um autocrata: Ao fazer o trabalho de supervisão nunca se comporte como um autocrata/ditador porque isso é autodestrutivo.
  • Ouça atentamente seus subordinados: O supervisor deve ser um bom ouvinte. Ele deve ouvir atentamente tudo o que lhe é dito por seus subordinados. Ele deve conceder plena oportunidade aos trabalhadores para apresentarem seus problemas e sugestões.
  • Nunca decida nada de forma apressada: É uma abordagem muito precipitada formar uma opinião sobre alguém às pressas após um olhar casual ou uma breve audiência, pois a maioria das reclamações pode não ser genuína. Mas alguns podem ser assim e se não forem removidos o moral dos trabalhadores da organização pode sofrer.
  • Não entre em discussões com subordinados: O superior não deve, em hipótese alguma, entrar em discussão com seus subordinados, pois, se não conseguir persuadir ou convencer por seus argumentos, está sujeito a expedir ordens para justificar seu ponto de vista. Isso criará frustração e sensação de insegurança entre os trabalhadores. Um bom líder não deve discutir, mas ouvir com atenção e dar ordens somente depois de ouvir atentamente.

Se você gostou do artigo e achou útil, por favor, deixe um comentário logo abaixo para compartilhar sua opinião conosco. Ela é extremamente valiosa para mim!

Um forte abraço e votos de sucesso!

José Sergio Marcondes – CES – CPSI – Gestor, Consultor e Diretor do IBRASEP. Sou um profissional com competências sólidas nas áreas de segurança privada e gestão empresarial. Conecte comigo nas redes sociais.

Ajudar a divulgar nosso trabalho é fundamental! Curta e compartilhe nossas publicações com seus amigos nas redes sociais. Essa atitude não apenas incentiva o autor a publicar mais artigos relevantes, mas também possibilita que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo valioso.

Faça parte da nossa comunidade!

Você busca conhecimentos atualizados e oportunidades para aprimorar suas competências nas áreas de segurança privada e gestão empresarial? Não perca a chance de se manter informado e conectado com as últimas tendências e insights do setor!

Inscreva-se em nossa Newsletter e junte-se ao nosso Grupo no WhatsApp para receber notificações sobre novos artigos, dicas valiosas e recursos adicionais que impulsionarão sua carreira profissional.

Leia também…

Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.

Importância da Supervisão para as Organizações Empresariais

Supervisor: O que é, Significado, O que faz? Funções da Supervisão

Supervisor Operacional: O que é, Qual Papel Supervisor de Operações

Como ser um Bom Supervisor: As 8 Habilidades Fundamentais

Dados para Citação Artigo

MARCONDES, José Sérgio ( 06 de outubro de 2022). Supervisão: O que é, Conceitos, Definições, Tipos, Papel e Princípios. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/supervisao-o-que-e-conceitos-definicoes/– Acessado em (inserir data do acesso).

Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber as novidades do nosso blog? Não perca tempo! Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e fique sempre atualizado(a) com as últimas postagens e atualizações!

Sobre o Autor

Autor José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Olá Teresa Fieldilindy!
    Obrigado pelo seu comentário. Anotei sua sugestão de artigo e em breve estarei postando
    Forte abraço e sucesso.

  2. Muito bom apeendi bastante, gostaria que falasses também da supervisão pedagógica

Sair da versão mobile