O relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho implica numa relação social de profissionalismo e cooperação entre pessoas, ou seja, um conjunto de normas e atitudes comportamentais que orientem as interações profissionais entre os membros de uma organização ou equipe.

Um profissional de sucesso deve saber como se comportar diante das diversas situações e interações sociais, que irá enfrentar no dia a dia, em seu ambiente profissional.

O que é Relacionamento Interpessoal?

O relacionamento interpessoal é a competência e habilidade de se relacionar eficazmente com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e às exigências da situação, ou seja, a forma como a pessoa se relaciona com as outros.

O relacionamento interpessoal significa uma relação entre duas ou mais pessoas.

Este tipo de relacionamento se caracteriza pelo contexto onde ele está inserido, podendo ser um relacionamento interpessoal familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade.

“Os seres humanos são essencialmente seres sociais, instintivamente motivados por uma necessidade de se relacionar. É nessa interação que descobrem suas próprias capacidades e as exercitam” (CARVALHO, 2009).

Relacionamento Intrapessoal

O Relacionamento Intrapessoal diz respeito à capacidade de relacionar-se com suas próprias emoções e sentimentos. Ou seja, refere-se ao autoconhecimento e a automotivação do indivíduo e como ele aplica estes em sua vida.

O relacionamento intrapessoal somados ao relacionamento interpessoal são fatores fundamentais para as boas relações humanas, e fazem parte da Inteligencia Emocional.

“Inteligência emocional é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos e também, é a grande responsável pelo sucesso e insucesso das pessoas.” (Daniel Goleman).

Relacionamento Interpessoal Profissional

Todos os colaboradores de uma organização tem a necessidade de trocar informação sobre o trabalho, e dependendo, até desabafar sobre acontecimentos particulares, isso facilitará o relacionamento entre os indivíduos que são indispensáveis a uma organização e conseqüentemente o trabalho em equipe.

Relacionamento profissional é a relação entre duas ou mais pessoas dentro do âmbito profissional, envolve a relação de prestação, cooperação ou recebimento de algum tipo de serviço.

Quanto melhor o relacionamento profissional, maior será o alcance dos resultados da organização e o atendimento das necessidades das pessoas envolvidas, consequentemente maior satisfação no ambiente de trabalho.

Relacionamento interpessoal no ambiente  de trabalho 

“A vida no trabalho é composta de um cenário no qual atitudes, emoções e sentimentos de enorme diversidade são manifestados, reproduzindo a forma particular de cada indivíduo de lidar com a realidade” (CARVALHO, 2009).

Conhecer o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, passou a ser uma exigência essencial para qualquer pessoa que exerce papel de liderança e que almeje sucesso no mundo dos negócios e nas organizações.

O relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho é complexo, pois relaciona o autoconhecimento, empatia, autoestima, cordialidade, ética e principalmente a comunicação.

Dentro de cada relacionamento interpessoal, efetua-se trocas de sentimentos e experiências e é necessário o empenho de ambas as partes para que esse convívio seja o mais harmonioso possível.

As pessoas levam para o trabalho valores, crenças e expectativas inerentes ao seu “eu”, suas emoções e sentimentos que interferem no relacionamento interpessoal.

A forma de ser, pensar e agir influencia diretamente os relacionamentos em todas as organizações.

Se instaurar um clima harmônico, positivo e de respeito, pode-se ter de volta um ambiente sadio e sem grandes turbulências ou seja, são as pessoas e o convívio entre as mesmas que criam o ambiente de trabalho saudável.

Importância do relacionamento interpessoal.

O relacionamento interpessoal está sempre presente no dia-a-dia de nossas vidas e é muito importante para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

O relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho interfere nos resultados da organização e na satisfação do trabalhador.

O bom relacionamento dentro da organização propicia maior motivação e consequentemente maior produtividade.

As organizações hoje em dia não procuram somente pessoas com um bom currículo profissional, e sim com capacidades de se relacionar e de lidar com as pessoas, pois as habilidades interpessoais são tão importantes quanto às técnicas.

Importância da comunicação interpessoal

A comunicação interpessoal é a base de toda interação humana, desde que as pessoas envolvidas saibam a hora de falar e ouvir. Muitas vezes prestar atenção em silêncio é mais importante do que falar.

Para enfrentar os problemas dentro de uma empresa é necessária a comunicação direta e honesta.

Dentro de uma empresa é necessário ter uma comunicação interpessoal construtiva, ou seja, troca de informações.

Tendo uma boa comunicação vai gerar motivação, pois é esclarecido o que se deve ou não ser feito dentro da organização para melhorar o desempenho e juntos alcançar seus objetivos facilitando as necessidades sociais.

É através da linguagem que são expressos os sentimentos, elogios e críticas e desencadeado a intimidade entre as pessoas. Um bom relacionamento se desenvolve quando há confiança, empatia, respeito e harmonia.

A comunicação adequada, clara e colocada no momento certo e no lugar certo propicia este relacionamento interpessoal.

Envolve o emissor e o receptor. Nesta relação as pessoas devem saber o que falar, como falar, saber como se expor para que não fique um mal entendido.

Fatores que interferem no relacionamento interpessoal

Diversos fatores interferem no relacionamento interpessoal, de forma positiva ou negativa, dentre eles podemos citar:

Interferência positiva:

  • Liderança democrática;
  • Responsabilidade;
  • Assertividade;
  • Empatia;
  • Bom humor;
  • Respeito e dialogo entre os colegas, subornados e superiores;
  • Amizade, cordialidade, cooperação e o entrosamento.

Interferência Negativa

  • Inveja;
  • Falta de diálogo;
  • Falta de respeito;
  • Liderança autoritária;
  • Diferenças salariais;
  • Competitividade.

Conflitos no ambiente de trabalho

Os problemas ou os conflitos surgem quando há dificuldade em conciliar as diferenças e os desejos individuais.

A relação interpessoal é um dos elementos essenciais e construtivos da condução humana, é, também, um dos campos onde mais facilmente se produzem os conflitos.

Os conflitos fazem parte das relações humanas, fazem parte da divergência de opiniões e necessitam ser administrados para não gerarem um mal maior. As relações conflituosas prolongadas têm um alto custo emocional.

Vários são os fatores que podem impedir um bom rendimento e gerar conflitos, dentre eles estão: quantidade de pessoas envolvidas, o grau de motivação de seus membros, a falta de coesão, dificuldades de comunicação e até mesmo normas restritivas ao seu bom funcionamento.

Relações interpessoais caracterizadas pela pouca clareza e falhas de comunicação, criam espaço para suspeitas, mal-entendido e desconfiança, desencadeando emoções de medo e raiva nos indivíduos, que são estopim para os conflitos.

Em um conflito, há um confronto de ideais e posições e uma das partes, ou ambas, tem que ceder para que cheguem a um acordo e a resolução do conflito, contudo nem sempre é simples.

Em todos os setores organizacionais, encontram-se problemas de relações humanas. Desenvolver um bom nível de relacionamento com as pessoas nesse ambiente é uma responsabilidade individual e organizacional.

É preciso que a pessoa aprenda como interagir de maneira a compartilhar informações, confrontar diferenças e cooperar com os seus pares.

Dicas para um bom relacionamento interpessoal

1. Aperfeiçoe a sua forma de se comunicar

Avalie se a maneira como você expressa suas ideias é clara, adequada e assertiva.

Os bons relacionamentos acontecem em ambientes em que a comunicabilidade é assertiva e fluida, em que a conversa é realizada no mesmo tom de voz e as pessoas sentem que são mutuamente ouvidas.

2. Aprenda a ouvir

Escute além das palavras, observe a expressões e contextos. Muitas vezes, sem que o outro nos diga algo, percebemos que algo está errado, e a partir dai podemos oferecer uma ajuda ou fazer alguma correção.

3. Seja cordial

Dar ou responder a um bom dia, agradecer por uma gentileza ou favor, faz toda a diferença para quebrar o gelo e demonstrar abertura para se relacionar, além de demonstrar ser uma pessoa educada.

4. Sorria mais

O poder do sorriso é grande, e saber sorrir é algo de muito importante. O sorriso expressa simpatia, alegria, prazer e desejo em se relacionar.

O sorriso traduz, geralmente, um estado de alma; é um convite a entrar na intimidade de alguém, a participar do que lhe vai no íntimo.

É muito importante saber sorrir.

Um sorriso pode dissipar uma angústia, se for simpático, ou aumentá-la se for sarcástico; pode estimular um trabalho, se for de aprovação, ou desanimar quem trabalha se for cínico; pode criar uma amizade, se for sincero e transparente, ou um afastamento se for hipócrita.

5. Respeite o espaço alheio

Evite ser invasivo e simpático “demais”.

Mostre que está disponível, mas não force uma conversa ou aproximação, ao perceber que a outra pessoa prefere ficar quieta ou só naquele momento.

6. Exercite a gratidão

Se alguém lhe ajudou em um momento de necessidade, agradeça! Se puder, faça o mesmo e ajude esse indivíduo quando ele precisar.

7. Seja confiável

Seja um ser humano de confiança. Do mesmo modo, alimente relações de confiança e amizade recíprocas.

8. Não faça pré-julgamentos

Antecipar-se a um fato fazendo um pré-julgamento pode ser danoso, e muita das vezes traz conseqüências e “sequelas” .

9. Aprenda a perdoar

Todos erram, inclusive você. Todos merecem uma segunda chance, assim como você.

10. Alimente emoções positivas

Amor, compaixão, respeito a si e pelo outro, bom humor, lealdade, empatia e disponibilidade para ajudar, sem segundas intenções, são aspectos que colaboram diretamente para os bons relacionamentos interpessoais.

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José Sérgio Marcondes – Editor

Referencia Bibliográficas

CARVALHO, MARIA DO CARMO NACIF DE. Relacionamento Interpessoal: como preservar o sujeito coletivo. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

BRONDANI, JERA PORTO. Relacionamento interpessoal e o trabalho em equipe: uma análise sobre a influência na qualidade de vida no trabalho. 2010http://www.lume.ufrgs.br/bitstreamhandle/10183/29873/000779376. Acesso: 26 de agosto de 2014.

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Sobre o Autor

Autor José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

12 Comentários

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  1. Olá Lídio Alberto!
    Obrigado pelo seu comentário
    Forte abraço e sucesso.

  2. esta materia deve ficar toda ela no meu ser como pessoa, preciso de ser gente simples de mais e compreesivel

  3. Olá Jonat Quest!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  4. Olá André Moreira!
    Obrigado pelo seu comentário, ele irá colaborar para o enriquecimento do artigo.
    Forte abraço e sucesso.

  5. matéria muito interessante, ter relacionamento interpessoal dentro da organização deixa o clima harmonioso e contribui com o desempenho dos colaboradores em suas tarefas, o RH tem papel fundamental nesse processo e incentivo aos líderes fazendo com que repense em seus atos no trabalho.

  6. Olá Karllos Manoel!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso!

  7. Excelente!!! parabéns por serem tão criativos e produtivos

  8. Olá Gosia Zawacka!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  9. Bom dia e muito obrigada pelo artigo 🙂 confesso que pessoalmente gosto muito de trabalhar com as pessoas. Adoro o meu team no trabalho, talvez porque tentamos a trabalhar juntos todo tempo :)) Az vezes utilizamos o Kanban (kanbantool,com) uma ferramenta digital, que ajuda nos organizar se de maneira muito eficaz e melhor- Recomendo muito :))

  10. Olá Cintia!
    Obrigado pela seu comentário, ele reforma a importância do tema.
    Grande abraço e sucesso!

  11. Perfeito… Relacionamento Interpessoal é essencial para toda e qualquer profissão.Faço treinamentos e palestras nesta área e vejo o quanto o relacionamento entre as pessoas interfere no bom desempenho delas ou o quanto que prejudica a carreira e as atividades que exercem. É algo essencial para termos qualidade de vida e para crescermos profissionalmente. Parabéns!

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