Qualidades Indispensáveis ao Profissional da Segurança Privada
Figura 1 Qualidades Indispensáveis ao Profissional da Segurança Privada

Qualidades Indispensáveis ao Profissional da Segurança Privada

Para que o profissional da segurança privada adquira o respeito, a admiração e a autoridade necessária para o bom desempenho da sua função são necessários  algumas qualidades individuais, que ao serem praticadas elevam a confiança e o respeito das pessoa para com profissional em questão.

Apresentação pessoal

Para conquistar o respeito e a confiança do público, o profissional da segurança deve, quando em serviço, estar corretamente uniformizado.

O uniforme deve estar limpo e passado e suas peças devem ser utilizadas de forma adequada.

Autodomínio

É a capacidade que o profissional deve ter de dominar seu comportamento, não agindo de acordo com seus primeiros impulsos.

Deve ponderar sob qual o melhor caminho antes de tomar qualquer atitude.

Bom senso

Capacidade de julgamento acertado e prudente nas situações inesperadas, delicadas e de emergência.

Coragem

Firmeza e energia diante de situações de risco.

A atividade de segurança poderá trazer surpresas de todo tipo, por esse motivo, o profissional deve estar ciente e preparado, técnica e psicologicamente, para enfrentar os perigos da profissão e suas consequências.

Numa situação de emergência seu comportamento deve transparecer segurança e firmeza e suas atitudes devem ser assertivas, principalmente se fizer uso de arma de fogo.

Disciplina

É a obediência pronta aos superiores hierárquicos e á normas que regulamentem a sua atividade e os procedimentos formais que orientam as suas ações.

Energia

Consiste na firmeza e determinação na solução de situações embaraçosas.

Não deve ser confundido com violência ou arrogância.

O profissional enérgico é firme e decidido, mas é ponderado e cauteloso. Sua força reside no conhecimento e respeito e não na força muscular ou porte de arma.

Iniciativa

Consiste na ação pronta e adequada para solução de problemas imprevistos, no âmbito de sua atribuição.

Integridade

É a ausência de comportamentos considerados falhos perante a sociedade e vícios que prejudiquem sua imagem.

Lealdade

É evidenciada pelo cultivo da franqueza, honestidade e sinceridade, a fim de conquistar a confiança do público, de seus superiores e pares.

Vocação

É a inclinação natural para determinada profissão.

Que no caso da segurança é de muita importância, uma vez que a profissão de segurança requerer dedicação e qualidades bem diferentes da maioria das profissões.

Conduta

A conduta do profissional de segurança deve ser irrepreensível de forma a causar um boa impressão.

Cortesia

O profissional deve dispensar tratamento cortês a qualquer pessoa. Se em algum momento, alguém usar de linguagem ofensiva, o profissional não deve retribuir da mesma forma, mas continuar firme e educado.

Conhecimento profissional

O profissional deverá ter o completo conhecimento das atividades a serem executadas.

Conhecimento esse, adquirido através de curso de formação, treinamento fornecido pela Empresa, de orientações de seu superior imediato e de iniciativa própria.

Imparcialidade

Através de condicionamento psicológico,  o profissional deve atuar sem demonstrar emoções ou concepções pessoais, agindo sempre com imparcialidade e impessoalidade.

Não deve expressar opiniões pessoais e sim cumprir o previsto na atividade.

Não deve envolver se emocionalmente em ocorrência, não tomando partido, permanecendo sereno sem sofrer influencia ou pressões das partes envolvidas.

Respeito

Não praticar qualquer tipo de manifestação discriminatória de qualquer natureza (raça, cor, idade, sexo, orientação sexual, religião, incapacidade física ou mental, preceitos étnicos, condição sociocultural, nacionalidade, opinião política, estado civil e etc.) dirigida a qualquer pessoa.

Conclusão

Queremos nos sentir valorizados, ser escutados e  convidados para participar de coisas e grupos que nos interessam.

É necessário que tenhamos a consciência e a humildade de reconhecer a necessidade de rever nossas atitudes e comportamentos, e de realizar mudanças pessoais se necessário.

Conquistar o respeito das pessoas que estão ao nosso redor requer um  comportamento inteligente, agregador e flexível.

Não podemos, em momento algum, nos desviar daquilo que somos de verdade.

Porém devemos ter a capacidade de nos adaptar ao ambiente que queremos frequentar ou  não seremos aceitos pelos seus membros.

Quanto maior for a sua capacidade de adaptação aos diversos ambientes sociais existentes, maior será seu sucesso pessoal e profissional.

 

Contribua com o artigo deixando seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para o “Nosso Blog”!

Curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais, assim estará colaborando para o fortalecimento e reconhecimento da importância da área de segurança.

Navegue em “Nosso Blog” e descubra outros artigos interessantes e úteis para o seu aprimoramento.

Obrigado pela visita e sucesso na sua carreira profissional!

José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

[ads2]

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

Autor José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


  1. Ol Ana Carolina!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  2. Ótima matéria, contribuí para quem deseja atuar na área.

  3. Olá Beatriz!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  4. Olá Marco Aurélio.
    Obrigado pelo sue comentário.,
    Forte abraço e sucesso.

  5. Muito obrigado por compartilhar esses conhecimentos,pena que nem todos compartilham conhecimentos,fico grato pelo ensinamento.

  6. Olá Juliana Kanasiro!
    Obrigado, fico muito feliz e recompensado por saber que você gostou do meu blog. Penso que o conhecimento deve ser compartilhado, somente dessa forma ele consegue impulsionar o crescimento e a valorização daquele que o possui.
    Forte abraço e sucesso.

  7. Olá Juliana Kanasiro!
    Obrigado, fico muito feliz e recompensado por saber que você gostou do meu blog. Penso que o conhecimento deve ser compartilhado, somente dessa forma ele consegue impulsionar o crescimento e a valorização daquele que o possui.
    Forte abraço e sucesso.

  8. Boa tarde! Realizo consultorias na area de seguranças, para Vigilantes e Porteiros. Muito informativo seu bllog. Obrigada por compartilhar suas experiências!

  9. Em termos de mercado o profissional que apresenta tais atributos tem seu valor reconhecido.

  10. Olá Michel!
    Estou de acordo com suas colocações.
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso na sua carreira profissional.

  11. É de suma importância que, os Vigilantes nunca deixe de estudar,pois o conhecimento faz toda a diferença para alavancar as oportunidades!!!.

  12. Olá Allan !
    Obrigado pelo seu Comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  13. Olá Marcos!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso na sua carreira!

  14. Olá joel!
    A segurança publica e a segurança privada são forças complementares e cada uma delas precisa atuar dentro de suas atribuições e limitações legais para juntas proporcionarem um segurança adequada.
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso na sua carreira!

  15. Muito bom, gostei, descreveu o que na pratica se deveria vê no dia a dia, pena que alguns agentes se sentem PMs e tomam atitudes que não condizem com a profissão de segurança privada

  16. Olá Maria!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso na carreira!

  17. Eu sempre leio seus artigos e como estudante só me acrescenta. Obrigada pela generosidade de compartilhar seus conhecimentos.

  18. Olá Flávio Cruz!
    Obrigado pela sua contribuição! fico muito feliz pelo reconhecimento feito ao nosso site, e reiteramos nosso objetivo que é o de publicar regularmente artigos relacionados a segurança privada de forma a contribuir para o desenvolvimento e valorização do seguimento.

    Abraço e sucesso na sua carreira profissional!

  19. Olá senhor José Sergio Marcondes,este canal de informações é de uma grande importancia para nós que somos da área da segurança não publica,fico muito satisfeito quando á estas possibilidades de granjearmos conhecimentos da segurança não publica,meus parabéns.

  20. Olá Victor!
    Infelizmente, existem algumas empresas, em todas as regiões do País, que não valorizam seus colaboradores (vigilantes) e não dão o devido apoio material e moral para que eles possam desempenhar suas atividades com um mínimo de conforto e “segurança”,o que torna, nesses casos,a atividade desmotivadora e arriscada. Os EPIs citados são obrigatórios por força de lei, e a empresa pode responder legalmente pela não distribuição.
    A única forma de combater esse abuso e descaso é através do conhecimento e da denúncia e da atuação mais enérgica dos órgãos fiscalizadores e dos sindicatos da categoria.
    Obrigado pela sua contribuição.
    Grande abraço!

  21. Olá Ronaldo!
    Fico muito feliz em poder contar com a sua companhia.
    Grande abraço!

  22. Olá Pedroso!
    Fico muito feliz por você ter gostado.
    Abraço!

  23. Gostei e estaria sempre ligado no sit para saber mais coisa sobre minha função

  24. Quando Um Profissional é a Valorizado ele se Dedica Trabalha com Alegria e Prazer,Na Verdade os Vigilantes é Explorado de Forma Abusiva e Desvalorizado e a Precarização do Trabalho Em Visita em Alguns Posto de Trabalho a Realidade que Presenciei é Muito Triste os Vigilantes é Contratado Por Uma Empresa e Assume a Responsabilidade com a Segurança do Patrimônio os Trabalhadores são Abandonado pela Supervisão e a Coordenação da Empresa em Alguns Postos de Trabalho Não Existe Gabine e Nem Guarita os Profissionais da Segurança Ficam Exposto ao Tempo Sem Protetor Solar Capa de Chuva Bota Impermeável sem Guarda Chuva Esses EPI ( Equipamento de Proteção Individual ) Não é Fornecido Pelas Empresas que não dá Condições Para os Trabalhadores oferecer Segurança Condições de Trabalho Ruim e Desvalorização eu Sou Um Dos Vigilantes que Foi Esquecido e Abandonado no Posto de Trabalho um Forte Abraço do Vigilante Victor Hugo Ortiz Filho Whats App (11) 982898832 Tim

  25. Olá Antonio Carlos!
    Obrigado pelo seu retorno, a opinião dos leitores é de muito importância para mim…
    Abraço e sucesso na sua carreira!

  26. Bom dia!! Parabéns pela matéria, ela está bem explicativa e muito esclarecedora.

Sair da versão mobile