Imagem de jardineiro, piloto de avião, administrador, mecânico, Alusão ao tema profissão.

Profissão é o exercício de uma vocação que requer conhecimento de alguma área específica ou formação em um curso técnico profissionalizante, superior, ou de pós graduação. A profissão envolve uma remuneração e a capacitação específica para exercer uma dada atividade.

Profissão é uma ocupação laborativa , que requer conhecimentos e habilidades específicas, e que envolve algum tipo de remuneração. Podemos citar como exemplos de profissionais um médico, advogado, professor, policial, vigilante, gestor de segurança.

O que é Profissão?

Profissão é o exercício de uma vocação que requer conhecimento de alguma área específica ou formação em um curso técnico profissionalizante, superior, ou de pós graduação.

A profissão envolve uma remuneração e a capacitação específica para exercer uma dada atividade.

É o exercício de um trabalho ou atividade especializada dentro de uma sociedade, geralmente exercida por um profissional.

O termo profissão é originário da palavra latina profesione e remete ao ato ou efeito de professar. Infere a este termo um sentido de confissão pública de uma crença, sentimento, opinião ou modo de ser, conduzindo à concepção de uma atividade ou ocupação especializada, que requer preparo e formação (TARGINO, 2000).

A profissão pode ser definida como uma ocupação laborativa , que requer conhecimentos e habilidades específicas, e que envolve algum tipo de remuneração.

Determinadas atividades profissionais requerem estudos de um dado conhecimento, como as profissões de médico, advogado, engenheiro, vigilante e gestor de segurança. Outras dependem de habilidades práticas, como as profissões de faxineiro ou jardineiro, por exemplo.

Conceito de Profissão

O conceito de profissão tem a ver com ocupação profissional, ou seja, uma atividade produtiva que o indivíduo desempenha perante a sociedade onde está inserido.

Sob o enfoque eminentemente moral, conceitua-se profissão como uma atividade pessoal, desenvolvida de maneira estável e honrada, ao serviço dos outros e a benefício próprio, de conformidade com a própria vocação em em atenção à dignidade da pessoa humana.

A finalidade social do exercício de uma profissão é o bem comum. Este consiste num conjunto de condições da vida social que consintam e favoreçam o desenvolvimento integral da pessoa humana.

Assevera Elcias Ferreira da Costa (2009, p. 66) que, ao optar por uma profissão, o homem“se impõem uma série de deveres que não tinha antes. São conseqüências do vínculo contraído com a sociedade e próprias do profissional que o indivíduo se torna.”

Características essenciais de uma profissão: o espírito de serviço, de doação ao próximo, de solidariedade.

Definição de Profissional

Profissional é aquele que exerce uma profissão. Aquele que se apresenta à sociedade como portador de conhecimento comprovado e habilidades específicas, capaz de realizar uma tarefa de forma correta e com segurança.

É aquele que possui as habilidades apropriadas para o bom exercício de uma determinada atividade, além de se mostrar uma pessoa responsável. ética e digna de confiança.

Em um sentido mais amplo, profissional seria todo aquele que exerce uma ocupação remunerada que exige uma qualificação específica.

O conceito, portanto, está diretamente relacionado à capacidade para o desempenho da função, o que envolve competência e qualificação, além de uma conduta íntegra e ética.

O que é Formação Profissional

Para se tornar um profissional, a pessoa deve realizar estudos (em geral, profissionalizantes, técnicos ou universitários) e ter um certificado ou título que ateste os conhecimentos adquiridos e a idoneidade para o exercício da profissão.

Formação profissional, refere-se a um conjunto de atividades feitas para adquirir conhecimento prático e teórico sobre uma determinada profissão.

A formação profissional deve formar profissionais não só em termos de conhecimentos técnico e práticos da profissão em questão, mas também em termos de ética, moral, social e comportamental, entre muitos outros, para que eles tenham uma visão ampla da importância da sua profissão.

Definições referentes a formação profissional presentes nas Normas Regulamentadoras da Segurança do Trabalho.

1. Trabalhador Qualificado

É considerado trabalhador qualificado aquele que comprovar conclusão de curso específico para sua atividade em instituição reconhecida pelo sistema oficial de ensino.

2. Trabalhador Habilitado

É considerado profissional legalmente habilitado o trabalhador previamente qualificado e com registro no competente conselho de classe.

3. Trabalhador Capacitado

É considerado trabalhador capacitado aquele que receba capacitação sob orientação e responsabilidade de profissional legalmente habilitado.

4. Trabalhador Autorizado

É considerado trabalhador autorizado aquele que é formalmente autorizado pela empresa mediante um processo administrativo.

Referencia Bibliográfica

TARGINO, M. G. Quem é o profissional da informação? Transinformação, Campinas, v. 12, n. 2, p. 61-69, jul-dez.2000.

Morello, Evandro José – Notas sobre Ética Profissional – Curso de Direito- Disciplina Ética Profissional – Ética profissional no âmbito das diversas
profissões jurídicas. O papel do profissional no contexto social brasileiro.

COSTA, Elcias Ferreira. Deontologia Jurídica – Ética das Profissões. Rio de Janeiro: Forense, 2009.

PORTARIA SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO – SIT Nº 233 DE 09.06.2011

"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.

Sobre o Autor

Autor José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile