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Prevenção de Perdas: Conceito, O que é? O que faz? Definições.A Prevenção de Perdas é uma técnica de gestão organizacional que envolve vários processos e ferramentas, com objetivo de prevenir, combater e eliminar perdas potenciais, é uma ferramenta de proteção do patrimônio da organização, umas vez que age diretamente no combate ao desperdício, às fraudes e furtos.

A prevenção de perdas refere se ao combate ao desperdício de recursos, com introdução de práticas preventivas e corretivas para que as perdas identificadas e não identificadas sejam reduzidas.

A prevenção de perdas envolve a adoção de práticas preventivas de controle não somente no nível operacional, mas também, no nível tático e nível estratégico.

O que é prevenção de perdas?

Em termos resumidos, ela é uma combinação estratégica de várias práticas para evitar gastos desnecessários e desperdícios em uma organização.

A  prevenção de perdas contribui para a conscientização da empresa de que o resultado depende de todos e, deve ser agregada a tecnologia, processos, informações e medidores de desempenho destes itens.

Prevenção de Perdas é o conjunto de atividades responsável pelo gerenciamento e monitoramento das atividades da empresa geradoras das perdas físicas, financeiras, humanas e de imagem.

Objetivos da Prevenção de Perdas

  • Prevenir, combater e eliminar perdas potenciais;
  • Prevenir e combater desperdício, fraudes e furtos;
  • Reduzi e eliminar gastos desnecessários;
  • Aumentar e potencializar margem de lucros.

O que são Perdas?

Prevenção é uma ação ou resultado de prevenir(-se), é um conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal).

Perda é o ato ou efeito de perder, fato de deixar de possuir ou de ter algo.

Podemos afirmar que perda, é tudo aquilo que a empresa perde, de forma direta ou indireta e que venha a reduzir o lucro da organização.

A perda é como um vazamento que drena recursos da organização. Se nenhuma ação for tomada, a cada ação da organização, uma parte dos recursos e resultados obtidos são escoados para fora da empresa.

A perda existente representa uma oportunidade real de ganho para a organização. Para isso, é preciso saber o que, quanto e como está sendo perdido.

É fundamental identificar onde está sendo perdido. É essencial ter as informações organizadas e disponíveis para definir uma estratégia de ação.

As perdas de uma organização podem ser classificadas em perda desconhecida (o próprio nome já diz: se desconhece a causa) e quebra operacional (todas as demais perdas que ocorrem nas empresas).

Perda Desconhecida

As perdas desconhecidas estão relacionadas a todos aqueles produtos que entram na organização ( que são devidamente registrados e computados no estoque) e que no momento da realização de um  inventário não são localizados por motivos desconhecidos.

São bens que foram comprados ou produzidos na organização e que desaparecem em determinado momento, sem que se saibam os motivos.

Geralmente, a perda desconhecida é percebida no momento da realização de balanços, através do inventário, onde constata-se que o produto teve a entrada no estoque, mas não é localizado.

Quebra Operacional

Quebra operacional envolve os bens e produtos que são identificadas como impróprias para o uso, consumo, e/ou comercialização, que apesar de estarem presentes no estoque, não possuem mais utilidade para organização por estarem avariadas, deterioradas ou com data de validade vencidas.

Essas quebras afetarão também a margem de lucro da empresa, pois serão descartadas. As quebras, por estarem identificadas e mensuradas, podem ser analisadas e desta forma descobrir as suas causas.

Algumas causas de perdas

  • Acidente e doenças ocupacionais;
  • Acidentes causados por clientes ou funcionários;
  • Ações trabalhista, cível, criminais;
  • Armazenamento de produto em local inadequado;
  • Desperdícios de água, luz, energia, suprimentos, telefonia etc.;
  • Desvios de insumos e produtos;
  • Duplicidade de pagamentos, multas, preços incorretos, contabilizações;
  • Erros administrativos e operacionais;
  • Erros de produção – superprodução, defeitos produtos, refugos, retrabalho e etc.;
  • Falha na contratação de funcionários, turnover, absenteísmo, excesso de jornada, clima organizacional;
  • Falhas na gestão de estoque;
  • Falhas nos processos de compras;
  • Falhas nos processos de vendas;
  • Falhas no recebimento/expedição de insumos e produtos;
  • Falta de controles internos;
  • Furto externo (praticado por pessoas estranhas ao quadro de empregados e prestadores de serviço);
  • Furto interno (praticado por empregados e/ou prestadores de serviço);
  • Fraude;
  • Inadimplência e golpes;
  • Manipulação incorreta de produtos;
  • Mau atendimento e insatisfação de clientes;
  • Multas;
  • Quebras e avarias;
  • Sinistros;
  • Roubos e assaltos;
  • Entre outras.

O que faz a prevenção de perdas?

A prevenção de perdas desenvolve e implementa processos e controles para se evitar perdas; e caso elas não possam ser evitadas, busca reduzir seus impactos negativos, ao menor nível possível, para os  negócios da organização.

As principais atividades da prevenção de perdas são:

  • Implementação de uma Política de Prevenção de Perdas na organização;
  • Identificação e avaliação das situações, atividades e processos com potencial de gerar perdas;
  • Identificação e avaliação de riscos de perdas;
  • Propor medidas de controle para os riscos de perdas identificados;
  • Criar e monitor indicadores de perdas;
  • Realizar treinamentos sobre prevenção de perda;
  • Realizar de auditorias preventivas.

Prevenção de perdas eficaz é aquela realizada periodicamente e programada, de forma sistêmica, e não de forma situacional, deve fazer parte da política de governança corporativa da instituição.

 


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Forte abraço e sucesso na sua vida e carreira profissional!

José Sérgio Marcondes – Autor Artigo


Referencia Bibliográficas

Sebrae – Prevenção de Perdas no varejo. Disponível em: –www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/6
ba30509d22d3c4deda82eedf426cfef/$File/5684.pdf. acesso 30 ago 2018

Manual essencial para estudantes de logística e aplicação em grandes redes de varejo. Autor Gilson Moura

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Sobre o Autor

Autor José Sergio Marcondes
Autor José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

19 Comentários

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  1. Olá Elias!
    Sim! com certeza você está no caminho certo, a prevenção de perda agrega valor a prestação de serviço e consequentemente a satisfação do cliente.
    Forte abraço e sucesso.

  2. Olá, gostei muito das informações Marcondes, nesse momento terei que montar um “Padrão” (Espécie de regulamento da empresa onde para cada item crítico montamos um padrão que, uma vez os colaboradores tenham dúvidas ele pode ser consultado, o que está descrito nele é regra e deve ser seguido) sobre Prevenção de Perdas em uma empresa textil onde presto serviço. Segurança na portaria (controle de acesso) tb irei incluir como um item de prevenção de perdas, concorda?

  3. Olá Nelson Waltrick!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  4. Bom dia! excelente post sobre o tema “Prevenção de Perdas”, onde mostra muito bem o quanto a função de gerir a segurança patrimonial pode contribuir de forma eficaz para minimizar os custos operacionais de um empresa..

  5. Olá Luiz!
    Obrigado pelo sua contribuição.
    Forte abraço e sucesso!

  6. Boa noite. Fiscal de Loja é uma função bem diferente do Prevenção de Perdas, o Fiscal de Loja normalmente fica a frente da loja inibindo furtos, ou fazendo rondas na loja, já o Prevenção de Perdas trabalha com o resultado ( Números), faz análise da quebra e perda e propõe soluções, auditorias e inventários. É ele que propões a reunião entre gerentes para orientação dos mesmos, normalmente o Fiscal de Prevenção está acima dos Gerentes, pois ele fiscaliza e acompanha o resultado de cada loja.

  7. Olá Gilberto!
    Muito obrigado pela sua contribuição, com certeza enriqueceu o conteúdo do artigo. Estaremos adequando a artigo de acordo com suas sugestões.

  8. Bom texto, creio que cada responsável por esta atividade, produzirá seus processos para prevenir perdas, porém, creio que seria interessante no artigo, detalhar a partir de qual processo identifica-se a perda. Exemplo: para identificar a perda comparar o inventário de entrada com o check out (mais o menos nessa linha). Com tudo, o conteúdo compartilhado nesse blog sempre é relevante. Parabéns

  9. Olá Paulo César!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso na sua carreira.

  10. Olá Francisco!
    Parabéns pela formação em gestão de segurança privada, bem vindo ao time.
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso na sua carreira.

  11. Me formei em gestão de seguranca privada, parabéns Jose Sérgio pelo artigo, são profissionais como você, que nos faz sentir gosto de ser desta área, que e tão importante para o nosso país. Um forte abraço. Francisco Amorim.

  12. Muito bom artigo, apesar de estar desempregado, eles me ajudam à continuar estudando, obrigado

  13. Olá Marcos!
    Obrigado pelo seu comentário.
    Forte abraço e sucesso.

  14. Muito bom…o conhecimento sobre o nosso segmento fará a diferença sempre !!!

  15. Olá Leandro obrigado pelo cementário.
    Forte abraço e sucesso na sua carreira.

  16. Excelente artigo, Marcondes.
    Admiro seus artigos, onde me ajudam muito nas atividades de segurança patrimonial.

    Parabéns…

  17. Olá! A respeito de Prevenção e Perdas. Acho super válida essa ação. Porém, percebo que fugimos do nosso campo operacional. E, com isso, agregamos outras funções como Fiscal de Prevenção e Perdas na qual não aumentam nosso salário. Só atribuições embutidas na segurança. Entrei com o fiscal e segui nessa nova lógica mas não adaptei ficar sentada atrás de um computador. Esse deveria ser em conjunto com a segurança mas ser atribuição do C.Qualidade, Cpd, e não cair tudo na conta do fiscal de loja. No meu ponto de vista seria desvio de função é sem reconhecimento por já ser embutido como atribuições do setor de segurança.

  18. Valiosissimo este artigo, espero por mais…

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