PAM (Plano de Auxílio Mútuo): O que é? Objetivos e Importância

O que é PAM Plano de Auxílio Mútuo?

O PAM (Plano de Auxílio Mútuo) representa um processo  de associação, sem fins lucrativos, compostos por empresas  privadas/públicas e órgãos públicos municipais, estaduais e federais, com objetivo de atuar de forma cooperada no atendimento a uma emergência.

Por meio   do PAM (Plano de Auxílio Mútuo) empresas, instituições civis e militares se unem para compor uma força tarefa capaz de prestar atendimento rápido e adequado a qualquer ocorrência anormal, que venha acontecer.

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O PAM (Plano de Auxílio Mútuo), é uma instituição sem fins lucrativos, que visa prestar auxílio mútuo entre as empresas, municípios, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, da região, através de suprimentos e manutenções diversas, bem como apoiar nas atividades do Corpo de Bombeiro em caso de sinistros.

PLANO: Conjunto providências a serem tomadas; planejamento de ações;
AUXÍLIO: ajuda/socorro/assistência;
MÚTUO: recíproco.

Objetivos do PAM (Plano de Auxílio Mútuo)

Os PAMs são criados para atuarem de forma permanente, com planejamento, conscientização e treinamento, a fim de:
  • Diminuir o tempo de resposta e minimizar as perdas e danos em qualquer tipo de emergência;
  • Permitir atuação de forma cooperada no atendimento a uma emergência;
  • Proporcionar aprimoramento técnico, integração, troca de informações entre os participantes;
  • Auxiliar a brigada de incêndio onde o efetivo é inferior à dimensão de um possível acidente que possa surgir;
  • Assegurar e viabilizar a efetiva observância das normas pertinentes;
  • Definir ações rápidas, eficientes e coordenadas para o atendimento aos casos de emergência;
  • Integrar e otimizar  recursos.
  • Estabelecer a manutenção do constante relacionamento, a interação dos integrantes, entre si, e com as autoridades federais, estaduais e municipais responsáveis pela resposta às emergências.

Organização do PAM (Plano de Auxílio Mútuo)

A  gestão do PAM (Plano de Auxílio Mútuo) é feita por uma Comissão Gerenciadora formada por representantes dos entes públicos e empresas integrantes.

  • Possui estatuto próprio e com registro em cartório;
  • Adesão voluntária;
  • Não tem fins lucrativos;
  • Coordenação, com atribuições e estrutura definida em Estatuto;
  • Reunião mensal ordinária, com todos os participantes do PAM;
  • Os recursos humanos e materiais colocados à disposição do PAM têm a finalidade de reforçar a capacidade de resposta de cada empresa ou órgãos integrantes, não substituindo, em hipótese alguma, a capacidade mínima da própria empresa de atendimento às emergências em sua área de abrangência;
  • Para a consecução de seus objetivos, o Plano de Auxílio Mútuo contará com ações preventivas como treinamentos, simulados, exercícios e no mínimo contemplado com recursos materiais e humanos disponibilizados pelas empresas e órgãos participantes e descritos em resoluções específicas a serem aprovadas pelos integrantes do PAM.

Ações do PAM (Plano de Auxílio Mútuo)

  • Desenvolver e facilitar o entrosamento das empresas com as comunidades e órgãos públicos, para que quando da ocorrência de acidentes e desastres, haja a minimização dos impactos à saúde, segurança e meio ambiente;
  • Interagir e atuarem em conjunto em acidentes e desastres de proporções variadas;
  • Cooperar com as demais empresas no atendimento à emergência;
  • Promover simulados de emergência nas empresas;
  • Promover treinamentos de combate a incêndio, proteção respiratória e primeiros socorros, resgate de vítimas;
  • Disponibilizar equipamentos;
  • Promover a integração dos Municípios e das comunidades próximas às empresas;
  • Promover a integração entre os representantes das empresas junto ao PAM e ao Corpo de Bombeiros, objetivando o desenvolvimento técnico, troca de informações e conhecimento integrado dos riscos potenciais de cada empresa.

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José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

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Sobre o Autor

Autor José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

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