Gestão de Segurança é o processo de gerenciar as atividades e operações de segurança de uma organização, constituindo-se em um conjunto de ações, métodos, ferramentas e estratégias aplicadas a fim de obter resultados pré-definidos.
A gestão de segurança compreende um conjunto de ações que necessitem de mobilização de recursos humanos, materiais e financeiros, executadas de forma planejada, organizada, coordenada e controlada, em ocasiões programadas ou em situações de emergência.
Escrito por José Sérgio Marcondes
Postado 16/08/2022
O que é Gestão?
Gestão é o processo de se conseguir obter resultados (bens ou serviços) com a participação de outras pessoas. Refere- se ao processo de fixar objetivos e metas, e de determinar e orientar o caminho a ser seguido para seu atingimento, processo decisório, comunicação, liderança, e avaliações.
A gestão envolve o ato de interpretar os objetivos propostos e transforma-los em metas através do planeamento, organização, direção e controle, a fim de atingi-las. O controle evolve a implantação de métricas por meio de KPI (Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-Chave de Desempenho).
A gestão empresarial é o processo pelo qual a empresa consegue obter resultados (bens e serviços) com os esforços dos seus empregados e prestadores de ser serviço. Pressupõe a existência de uma organização (várias pessoas que desenvolvem uma atividade em conjunto para melhor atingirem objetivos comuns).
Segundo Oliveira, Perez Jr e Silva (2010) a palavra gestão “deriva do latim gestione e significa gerir, gerência, administração. Onde administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar recursos, visando atingir determinado objetivo.” Percebe-se diante desse ponto de vista que este termo é a ação que leva a empresa a atingir os objetivos almejados.
O que é Segurança?
A definição de segurança, por sua, de acordo com o dicionário, pode ser interpretada sob dois contextos: primeiro, aquilo que exprime “certeza, confiança, firmeza”, está relacionada a uma condição de crença e convicção em si ou em outra pessoa. No segundo contexto, a palavra segurança indica uma “ação ou efeito de segurar; situação do que está seguro; livre do perigo, afastado do risco.
A palavra segurança, no contexto de proteger, refere-se ao ato de defender; afastar algo ou alguém do risco ou perigo; abrigar-se do mal; resguardar-se; procurar mecanismos de defesa da vida e de seus direitos. Implica minimizar ou eliminar qualquer tipo de risco a vida e a bens.
De acordo com sua abrangência, responsabilidade, características, objetivos e modus operandi a segurança pode ser classificada em: segurança pública, segurança privada, segurança do trabalho, segurança da TI, segurança da informação, segurança corporativa e entre outras.
Quero saber sobre Conceitos e Definições de Segurança
O que significa Gestão de Segurança?
Gestão de Segurança é o processo de gerenciar as atividades e operações de segurança de uma organização, constituindo-se em um conjunto de ações, métodos, ferramentas e estratégias de segurança aplicadas a fim de obter resultados pré-definidos. De forma resumida, refere-se ao processo de atingir metas de forma eficiente e eficaz. Onde:
- Eficaz é conseguir alcançar o resultado pretendido ou esperado, e
- Eficiente é executar as tarefas da melhor maneira possível, com o menor desperdício de tempo, esforço e recursos.
A gestão de segurança caracteriza-se pela atuação em nível interno da empresa e pela procura de otimizar as relações recursos-operações-serviços, considerando as variáveis dos ambientes externo e interno que impactam nas atividades da empresa, em seus aspectos operacionais, financeiros, econômicos e patrimoniais.
O principal objetivo da gestão de segurança é possibilitar o atingimento dos objetivos das atividades/operações de segurança com eficiência e eficácia, para tanto faz uso das funções de planejamento, organização, direção e controle. Refere-se a uma atividade administrativa que visa atingir os objetivos de segurança de maneira eficiente, valorizando o conhecimento, habilidade e atitude das pessoas.
Enquanto que a administração tem seu foco no negócio da empresa como um todo, a gestão de segurança atua a nível departamental, focando na obtenção resultados nas atividades de segurança que sustentam o funcionamento da empresa.
Quero saber mais sobre Administração de Empresas
Gestor de Segurança
O gestor ou gestora de segurança é o profissional responsável pela gestão da segurança. É o responsável por planejar, organizar e dirigir, o trabalho de um grupo de indivíduos, monitorando o trabalho e tomando medidas corretivas quando necessário.
O trabalho do gestor de segurança inclui tornar o ambiente, os relacionamentos e as interações entre a equipe e empresa melhores, a fim de tornar os processos diários mais eficientes. Tem como função acompanhar equipes e identificar adequações, tanto processuais como de função, que favoreçam os resultados da segurança.
Espera-se que o gestor de planeje, organize, lidere e controle as pessoas, processos, projetos e operações de segurança. Que motivem pessoas e grupos, que sejam líderes e que sintam, reconheçam e promovam mudanças. Que utilizem a informação adequada para tomar decisões que afetam direta ou indiretamente a eficácia das operações da organização.
A função do gestor se relaciona naturalmente com os objetivos da gestão, que são procurar rentabilizar os recursos de forma a atingir ou superar os resultados planejados. De forma resumida, o gestor pratica a gestão visando o atingimento de objetivos organizacionais.
Quero saber mais sobre o Gestor de Segurança Privada
Processo de Gestão de Segurança
O processo de gestão da segurança caracteriza-se como a etapa onde os programas de segurança são projetados, com base nas definições estipuladas no sistema de gestão da segurança. Fazem parte do processo de gestão o planejamento, organização, direção e controle, que estão intimamente ligadas entre si, influenciando-se mutuamente em todos os sentidos e direções. o processo de gestão compreende as etapas nas quais ocorrem as decisões dos gestores.
Processos da Gestão
- Processo de Planejamento – o planejamento visa identificar, priorizar e definir, antecipadamente, o que deve ser feito e como deve ser feito, para se atingir os objetivos pretendidos. É mais do que uma simples previsão, está implícita a ideia de ação a desenvolver para que as coisas aconteçam conforme o esperado e necessário. O planejamento da segurança envolve prever cenários, avaliar riscos, definir objetivos e metas, traçar estratégias e métodos para conquistá-los, e estimar recursos.
- Processo de Organização – A organização visa estabelecer relações formais entre os processos, atividades, pessoas e os recursos disponíveis, para atingir os objetivos propostos no planejamento. Complementa a função de planejamento, tendo em vista que, para atingir os objetivos e metas, as organizações devem preparar uma estrutura interna de modo a se tornarem eficientes no desempenho das tarefas necessárias para o cumprimento da sua missão. A organização incumbe de identificar, organizar, agrupar e integrar as atividades e recursos necessários para se atingir os objetivos.
- Processo de Direção – a direção visa influenciar e conduzir o comportamento das pessoas, envolvidas nos processos e atividades, no sentido de unificar e guiar o sentido correto para o atingimento dos objetivos e metas desejadas pela empresa. A direção refere-se ao ato de conduzir, coordenar e liderar as pessoas da empresa na execução das atividades planejadas e organizadas para o atingimento do objetivo proposto.
- Processo de Controle – O controle busca fazer a comparação do desempenho atual com padrões previamente estabelecidos, apontando eventuais desvios e as ações corretivas aplicáveis. Mais que buscar culpados, pretende definir ações necessárias para corrigir os desvios e evitá-los no futuro. Envolve implantar ações corretivas para assegurar o cumprimento dos objetivos planejados. O controle é um processo muito importante da gestão, a final não se gerencia o que não se controla. “O que não se mede, não se gerencia”. Peter Drucker.
Funções da Gestão Empresarial
A função da gestão de segurança é a de interpretar os objetivos estratégicos da empresa e transformá-los em ações empresariais no tocante a segurança da organização e de seus negócios. Envolve ações de definir objetivos, de planejar metas, organizar recursos, liderar pessoas e controlar resultados para que tudo saia como planejado.
A funções da gestão da segurança compete liderar equipes e tomar as decisões estratégicas necessárias para atingir os objetivos da segurança. Envolve dez grandes funções: analisar, planejar, tomar decisões, organizar, delegar, coordenar, liderar, treinar, avaliar e monitorar.
Sistema de Gestão de Segurança
Para atingir seus objetivos a gestão de segurança faz uso de diversos recursos como: estrutura organizacional, programas, politicas, planos, processos e operações de segurança, que formam o Sistema de Gestão de Segurança.
O Sistema de Gestão de Segurança (SGS) refere-se a sistemas abrangentes concebidos para gerenciar os processos e operações da segurança de uma organização.
O Sistema de Gestão de Segurança tem por objetivo planejar, organizar, padronizar, integrar, controlar e sistematizar, o gerenciamento da segurança da organização, visando obter resultados (bens ou serviços) com a participação de pessoas.
O SGS busca organizar, integrar e padronizar os meios e os processos de gestão, implementando metodologias e ferramentas de gestão para que as ações e operações da segurança ocorram de forma controlada, integrada, monitorada e em constante melhoria.
Quero saber mais sobre Sistema de Gestão de Segurança
Principais Objetivos da Gestão de Segurança
- Definir e alinhar os objetivos das operações de segurança com a expectativa das equipes;;
- Definir estratégias de ação e recursos para atingimento do objetivos de segurança;
- Organizar e estruturar a segurança da organização;
- Justificar e propiciar investimento adequados na segurança;
- Propiciar a elaboração de programas, planos e procedimentos de segurança;
- Motivar os colaboradores em direção aos objetivos;
- Monitorar desempenhos individuais e coletivos;
- Garantir o atingimento dos objetivos das operações de segurança.
Estrutura do Sistema de Gestão de Segurança
Para o bom funcionamento da gestão de segurança, o gestor de segurança deve ser capaz de implementar uma estrutura de gestão que possa estabelecer, implementar, operar, monitorar, revisar, manter e melhorar o sistema de gestão e as operações de segurança. A estrutura deve fornecer os princípios, metodologias, processos, requisitos e meios para o sistema de gerenciamento de segurança.
A abordagem do Sistema de Gestão de Segurança deve incentivar a organização a analisar os requisitos organizacionais e dos stakeholders e definir os processos que contribuam para o sucesso da organização. Deve fornecer uma base para estabelecer as políticas e objetivos de segurança, assim como, estabelecer planos e procedimentos para alcançar os resultados desejados.
A abordagem do SGS deverá considerar as políticas locais, cultura, condição social, competitividade, ações ou mudanças que podem influenciar o estado da organização como um todo e seu ambiente. As ações tomadas devem ser apropriadas ao impacto dos problemas potenciais e às obrigações e realidades de recursos da organização.
Importância da Gestão de Segurança
A gestão de segurança eficiente traz benefícios para segurança da organização e para seus diferentes aspectos do negócio: processos, equipe, resultados e até mesmo na percepção do cliente. Um dos principais ganhos é que a boa gestão da segurança permite criar processos bem definidos a partir de uma rotina organizada, otimizada, produtiva e motivadora.
A qualidade da gestão influencia diretamente na qualidade dos serviços prestados pela segurança, Quando isso ocorre, a consequência direta é o aumento da produtividade da equipe, o que, por sua vez, impacta na solidez do negócio da organização.
“Uma boa administração é a arte de tornar os problemas tão interessantes e suas soluções tão construtivas que todos querem trabalhar e lidar com eles”. Paul Hawken.
Sugestão de Leitura
Se você deseja aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a gestão de segurança privada, e tornar-se um gestor de segurança diferenciado no mercado, sugiro a leitura do meu Livro Gestão de Segurança Privada – conceitos, definições, métodos e sistema de gestão. Ele Apresenta um Modelo de Estrutura de Gestão para Segurança Privada baseado em padrões internacionais e IS 9000. aborda o principais conceitos, metodologias, processos e práticas da gestão empresarial aplicáveis a gestão da segurança privada.
Quero saber mais sobre o Livro
Você Gostou do Artigo? Sem sim, colabore com o crescimento e divulgação do Blog
Aqui no Blog publico frequentemente artigos relacionados a segurança privada e gestão organizacional, visando sempre agregar conhecimento para os leitores, visando seu desenvolvimento profissional e pessoal.
Para continuar publicando e disponibilizando os artigos de forma gratuita a todos, solicito a você leitor ou leitora, que ajude na divulgação e crescimento do blog, fazendo pelo menos uma das práticas a seguir:
- Deixe seu comentário no final do artigo, ele é muito importante para mim;
- Divulgue, curta e compartilhe as publicações com seus amigos pelas redes sociais;
- Inscreve-se na nossa Newsletter. Cadastre seu e-mail logo abaixo e receba avisos sobre novas publicações.
Forte abraço e sucesso!
José Sérgio Marcondes – CES
Especialista em Segurança Empresarial
Consultor em Segurança Privada
Diretor do IBRASEP
Leia também…
Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.
Gestão de Operações de Segurança: O que é, Principais Funções
Arquitetura de Segurança: O que é, Conceitos, Propósito, Componentes
Auditoria de Segurança: O que é, O que faz, Tipos e Como fazer
Planejamento de Segurança: O que é, Elementos, Como fazer
Dados para Citação Artigo
MARCONDES, José Sérgio (16 de agosto de 2022). O que é Gestão de Segurança? Quais suas Funções e Processos. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/o-que-e-gestao-de-seguranca-quais-suas-funcoes-e-processos/ – Acessado em (inserir data do acesso)
Referencia Bibliográfica
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR ISSO 9001:2008. Sistemas de Gestão da Qualidade. Requisitos: apresentação Rio de Janeiro: ABNT, 2018
OLIVEIRA, Luís Martins de; PEREZ JR, José Hernandez; SILVA, Carlos Alberto dos Santos. Controladoria estratégica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!
Quer ser o primeiro a receber as novidades do nosso blog? Não perca tempo! Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e fique sempre atualizado(a) com as últimas postagens e atualizações!
Sobre o Autor
0 Comentários