O que é DDS? Conceito, Objetivo, Importância.O que DDS?

A sigla DDS significa Diálogo Diário de Segurança, que são pequenas reuniões, diárias, antes do inicio do trabalho, com duração média de 5 a 10 minutos, no próprio local de trabalho, para tratar assuntos relacionados a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais

O DDS Diálogo Diário de Segurança é uma das ferramentas utilizadas pelo SESMT para a prevenção de acidentes e conscientização dos colaboradores para a prática de atos seguros no ambiente de trabalho.

[ads1]

Trata-se da reserva de um pequeno espaço de tempo, antes do início das atividades, para a discussão e instruções básicas de assuntos ligados à segurança no trabalho que devem praticadas por todos os participantes.

O DDS é uma medida preventiva dentro de um ambiente de trabalho que oferece riscos à integridade física dos trabalhadores.

Objetivos do  Diálogo Diário de Segurança

  • Divulgar o informações;
  • Colher informações;
  • Conscientizar os participantes.

Benefícios do  Diálogo Diário de Segurança

  • Melhora na comunicação e a divulgação de informações;
  • Propicia um ambiente mais favorável para o comprometimento dos colaboradores;
  • Evidencia a importância das medidas preventivas de segurança;
  • Abre espaço para o diálogo dentro da equipe;
  • Propicia um ambiente mais saudável dentro da equipe de trabalho.

Além de ter função informativa e alertar sobre os riscos de acidentes, o Diálogo Diário de Segurança é uma maneira de unir a equipe.

Como fazer um DDS – Diálogo Diário de Segurança

Com base nos riscos ambientes existentes e da necessidade da equipe envolvida, deve se selecionar quais os assuntos mais apropriados a serem tratados nas reuniões de DDS.

Em seguida, devem ser escritos textos sobre os assuntos selecionados para servirem como roteiro e evitar repetições de conteúdo.

A equipe deve ser informada sobre sobre a adoção do DDS e estimulada a participar das reuniões.

As reuniões devem ser feitas no próprio local  de trabalho antes do início das atividades, a equipe deve formar um círculo de forma que uma veja o outro sem obstáculos.

A duração das reuniões de DDS não devem ser inferiores a 5 minutos e não superiores a 15 minutos.

A presença dos colaborares e os assuntos tratados devem registrados, isso ajuda no gerenciamento do DDS, evita a repetição de temas, e serve como evidencia legal da pratica de ações preventivas e educativas por parte da organização.

 

Contribua com o artigo deixando seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para o “Nosso Blog”!

Curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais, assim estará colaborando para o fortalecimento e reconhecimento da importância da área de segurança.

Navegue em “Nosso Blog” e descubra outros artigos interessantes e úteis para o seu aprimoramento.

Obrigado pela visita e sucesso na sua carreira profissional!

José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

[ads2]

 

Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!

Quer ser o primeiro a receber as novidades do nosso blog? Não perca tempo! Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e fique sempre atualizado(a) com as últimas postagens e atualizações!

Sobre o Autor

Autor José Sergio Marcondes

Graduado em Gestão de Segurança Privada, MBA em Gestão Empresarial e Segurança Corporativa. Detentor das Certificações CES (Certificado de Especialista em Segurança Empresarial), CPSI (Certificado Profesional en Seguridad Internacional), CISI (Certificado de Consultor Internacional en Seguridad Integral, Gestión de Riesgos y Prevención de Pérdidas). Mais de 30 anos de experiência na área de segurança privada. Consultor e diretor do IBRASEP, trazendo uma notável expertise em segurança, além de possuir sólidos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile