Inteligência emocional é a competência que um individuo desenvolve para identificar, analisar e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como, a capacidade de lidar com esses sentimentos de forma assertiva.
Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar e administrar suas emoções com mais facilidade.
O que é Inteligencia Emocional?
Inteligência emocional é a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos e também, é a grande responsável pelo sucesso e insucesso das pessoas. (Daniel Goleman).
Entende-se por Inteligência Emocional, a habilidade das pessoas em compreender e lidar com suas próprias emoções e das pessoas a sua volta.
A Inteligência Emocional inteligencia envolve relacionamento intrapessoal (capacidade de compreender a si mesmo e de administrar próprios sentimentos, medos e motivações), e o relacionamento interpessoal (capacidade de compreender as intenções, motivações e desejos dos outros).
A Inteligência Emocional é peça chave para o trabalho em equipe e para o bom desempenho da liderança.
Importância da Inteligencia Emocional
A competência de gerenciar emoções dentro de nós oferece benefícios tanto para a nossa vida pessoal quanto a profissional.
As vantagens/benefícios que você alcançará ao desenvolver sua Inteligência Emocional são diversas, dentre elas, podemos citar:
- Diminuição dos níveis de ansiedade e estresse;
- Melhora nos relacionamentos intrapessoal e interpessoais;
- Redução de conflitos pessoais e profissionais;
- Mais equilíbrio emocional;
- Melhora na capacidade de tomada de decisão;
- Melhora na administração do tempo e maior produtividade.
Inteligencia Emocional no Ambiente de Trabalho
A inteligência emocional é um dos principais fatores para ter sucesso na profissão, na relação interpessoal e para a automotivação.
O desenvolvimento da inteligência emocional gera autogestão, consciência social e maior probabilidade no alcance de objetivos e metas.
O autoconhecimento das nossas emoções e a percepção da maneira como elas afetam positiva ou negativamente nosso desempenho e o desempenho dos nossos colegas de trabalho, são habilidades essenciais para o sucesso profissional.
A capacidade de “trabalhar em equipe”, é uma competência comportamental essencial nas organizações e depende em grande parte da inteligencia emocional de seus colaboradores.
Habilidades Da Inteligência Emocional
A definição básica de inteligência emocional, envolve várias aptidões, que podem ser resumidas em cinco domínios principais:
Conhecer as suas próprias emoções.
Ter autoconsciência – reconhecer um sentimento quando ele ocorre é a pedra fundamental da inteligência emocional.
A capacidade de controlar sentimentos a cada momento é crucial para o discernimento emocional e a autocompreensão.
A incapacidade de observar nossos verdadeiros sentimentos nos deixa à mercê deles.
As pessoas de maior certeza sobre os próprios sentimentos são melhores pilotos de suas vidas, tendo um sentido mais preciso de como se sentem em relação a decisões pessoais, desde com quem se casar a que emprego aceitar.
Lidar com emoções
Lidar com os sentimentos para que sejam apropriados é uma aptidão que se desenvolve na autoconsciência.
Envolve a capacidade de confortar-se, livrar-se da ansiedade, tristeza ou irritabilidade incapacitantes e as conseqüências do fracasso nessa aptidão.
As pessoas fracas nessa aptidão vivem constantemente combatendo sentimentos de desespero, enquanto as boas nisso se recuperam com muito mais rapidez das circunstancias desagradáveis e das perturbações da vida.
Motivar-se.
Pôr as emoções a serviço de uma meta é essencial para a automotivação e a maestria, e para a criatividade.
É a capacidade e iniciativa própria de entrar em estado de ação em busca de um ou mais objetivos.
A pessoas que têm essa capacidade tendem a ter mais alta produtividade e eficácia em qualquer atividade que empreendam.
Reconhecer emoções nos outros.
A empatia, outra capacidade que se desenvolve na autoconsciência emocional, é a “aptidão pessoal” Fundamental.
As pessoas empáticas estão mais sintonizadas com os sutis sinais sociais que indicam de que os outros precisam ou o que querem. Isso as torna melhores em vocações como as profissões assistenciais, ensino, vendas e administração.
Lidar com relacionamentos
A arte dos relacionamentos é, em grande parte, a aptidão de lidar com as emoções dos outros.
São as aptidões que reforçam a popularidade, a liderança e a eficiência interpessoal.
As pessoas excelentes nessas aptidões se dão bem em qualquer coisa que dependa de interagir tranquilamente com os outros; são estrelas sociais.
Como desenvolver a Inteligência Emocional
Identifique características que você precisa desenvolver, pratique o autocontrole e o autodesenvolvimento.
- Observe e analise seu próprio comportamento;
- Domine suas emoções;
- Aprenda a trabalhar as emoções negativas;
- Aumente a sua autoconfiança;
- Aprenda a lidar com a pressão;
- Não tenha medo de se expressar;
- Desenvolva o sentimento de empatia;
- Coloque em prática a resiliência;
- Formule uma “resposta” em vez de “reagir”;
- Conheça os seus limites
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José Sérgio Marcondes – Editor
Referencia Bibliográfica
GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional, A Teoria Revolucionária que Redefine o que é ser Inteligente, Objetiva, 1997.
GARDNER, Howard em 1994, As Estruturas da Mente: Inteligências múltiplas, trad. Sandra Costa. – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994
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11 Comentários
Olá valter silva!
Fico muito feliz em saber que o artigo foi útil para você.
Obrigado pelo seu comentário,
Forte abraço e sucesso!
Foi muito bom encontrar esta ferramenta, momento em que eu estou pleiteando uma vaga dentro da companhia. Parabéns pelo ótimo trabalho.
Olá Vilson s.paturi!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso!
A matéria é muito boa, me ajudou a identificar alguns tipos de comportamentos pessoais e também no meu ambiente de trabalho.
Boa reflexão
Olá Mendonça!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso!
ADMINISTRAR NOSSOS IMPULSOS É O GRANDE PASSO, EU TENHO VOMO PRINCÍPIO EVITAR AO MÁXIMO QUALQUER CONFLITO E NÃO ALIMENTAR NENHUMA DISCURSÃO. EMPATIA SEMPRE. AMEI O CONTEÚDO. PARABÉNS!
Olá Sidney!
Obrigado pelo comentário!
Forte abraço e sucesso.
Excelente artigo, mais uma lição aprendida!
Olá Junior!
Obrigado pelo comentário.
Forte abraço e sucesso!
Parabéns e sempre bom poder contar com sr para nos que estamos começando