Instituição é formada por estruturas cognitivas, normativas e reguladoras, e de atividades que provêm estabilidade e sentido para o comportamento social. As instituições são suportadas por vários suportes (culturas, estruturas e rotinas) que operam em múltiplos níveis de jurisdição.
A organização humana denominada Sociedade é formada por um grande conjunto de instituições, que se reinventam e se tornam inevitavelmente cada vez mais complexas com o passar do tempo, sempre orientadas a atender às necessidades dos indivíduos e a resolver as situações de conflitos experimentadas em seu convívio social.
O QUE É INSTITUIÇÃO?
O termo instituição é usado em diferentes sentidos por diferentes autores, alguns referindo-se a normas sociais, como confiança, enquanto outros se referem aos tipos de organizações, como universidades, órgãos públicos, empresas e etc..
Afinal, o que são instituições? A resposta exata para esta questão ainda não existe. O conceito apropriado parece depender do contexto em que é analisada.
As instituições são invenções humanas criadas para estruturar as interações políticas, econômicas e sociais ao longo do tempo.
Elas consistem em regras informais, tais quais sanções, tabus, costumes, tradições e códigos de conduta; em regras formais, como constituições, leis, direitos de propriedade e etc.
Instituições formais e informais se complementam na criação de resultados econômicos, e um projeto de regras formais eficientes deve levar em consideração a interação entre as regras formais e as informais existentes.
Instituições podem ser entendidas como normas, hábitos e regras que estão profundamente enraizados na sociedade e que desempenham um papel importante na determinação de como as pessoas se relacionam entre si e como elas aprendem e usam seu conhecimento
CARACTERÍSTICAS DAS INSTITUIÇÕES
O conceito “instituição” reside no fato de se tratar intrinsecamente de um fenômeno social no qual estão presente características como:
- Ser uma abstração, criação do engenho humano, voltada a determinado fim, utilitarista (solução para determinado problema) ou cultural (agregar, servir de elemento de identificação, de um determinado grupo ou comunidade, por afinidade ou gosto);
- Ter caráter de permanência, com relativa continuidade face às transformações sociais;
- Possuir reconhecimento social, ser reconhecível por terceiros que não integram sua proposição); e
- Ter capacidade de autotransformar seus próprios regramentos de forma a manter sua existência e atender ao fim social (necessidades e interesses) para o qual foi constituída e enquanto perdurar a imperatividade de atender a tal finalidade.
IMPORTÂNCIA DAS INSTITUIÇÕES
O papel das instituições é crucial para o desenvolvimento de uma economia.
A existência de acordos formais e informais, e evidências claras de que esses acordos serão cumpridos, é fundamental na diminuição das dificuldades causadas pelas imperfeições do mundo, reduzindo os custos de transações e aumentando a segurança jurídica e a eficiência econômica.
TIPOS DE INSTITUIÇÕES
Segundo a função e o espaço social que se desenvolvem, as instituições podem ser classificadas em:
1- Instituição Espontânea
Surgem espontaneamente a partir das relações estabelecidas entre os agentes sociais, por exemplo, a família.
2- Instituição Criada
O nome já indica que foram criadas para regular e organizar a sociedade e não surgiram espontaneamente. Exemplo: Órgãos Públicos, as empresas, estabelecimentos comerciais, etc.
3- Instituição Reguladora
Regula diversos aspectos da sociedade, por exemplo as instituições legislativas, judiciário, escolas, órgãos de segurança pública, e religiosas.
4- Instituição Operadora
Opera sobre diversos aspectos da sociedade, por exemplo, o sistema financeiros.
EXEMPLOS DE INSTITUIÇÕES
As principais instituições sociais são:
1- Instituição Familiar
Primeira instituição da qual fazemos parte e que possui como funções principais: reprodução, econômica e educacional.
2- Instituição de Ensino
São instituições empenhadas em disseminar o conhecimento, por exemplo, as escolas e as universidades. Tal qual a família, trata-se de uma instituição social que passamos grande parte da vida.
3- Instituição Religiosa
São criadas para preencher as lacunas metafísicas da vida social, sendo baseada em dogmas, crenças e tradições, por exemplo, as igrejas, templos.
4- Instituição Política
Como principais instituições políticas temos o Estado (e os poderes legislativo, executivo e judiciário), a Nação (o que reúne as pessoas que compartilham costumes, tradições, valores) e o Governo (monarquia e república).
5- Instituição Governamental
São os órgãos públicos – conjunto de competências criado pelo Estado para representar sua opinião em determinadas matérias.
6- Instituição Empresarial
Empresas são organizações que, como “instituições”, decorrem do engenho humano, são reconhecidas no seio social e são voltadas a determinado fim.
7- Instituições de Segurança
Órgão de segurança pública ( Polícia Federa, Policias Militares, Policias Civis e etc.) e empresas de segurança privada.
8- Instituição Econômica
Regula a vida econômica dos agentes sociais, por exemplo, os bancos e as casas de crédito.
9. Instituição de Lazer
Reúne uma variedade de instituições que possuem a função de entreter os seres sociais, por exemplo, os clubes, parques temáticos, e o carnaval.
Entre na Categoria Ciências Sociais e visualize mais artigos relacionados a esse tema, que com certeza serão úteis para você.
Se você gostou do artigo e achou útil, por favor, deixe um comentário logo abaixo para compartilhar sua opinião conosco. Ela é extremamente valiosa para mim!
Um forte abraço e votos de sucesso!
José Sergio Marcondes – CES – CPSI – Gestor, Consultor e Diretor do IBRASEP. Sou um profissional com competências sólidas nas áreas de segurança privada e gestão empresarial. Conecte comigo nas redes sociais.
Ajudar a divulgar nosso trabalho é fundamental! Curta e compartilhe nossas publicações com seus amigos nas redes sociais. Essa atitude não apenas incentiva o autor a publicar mais artigos relevantes, mas também possibilita que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo valioso.
Faça parte da nossa comunidade!
Você busca conhecimentos atualizados e oportunidades para aprimorar suas competências nas áreas de segurança privada e gestão empresarial? Não perca a chance de se manter informado e conectado com as últimas tendências e insights do setor!
Inscreva-se em nossa Newsletter e junte-se ao nosso Grupo no WhatsApp para receber notificações sobre novos artigos, dicas valiosas e recursos adicionais que impulsionarão sua carreira profissional.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÕES- W. Richard Scott – TEORIA INSTITUCIONAL CONTEMPORÂNEA, CAP.3 Paulo A.S. Freitas
Disciplina: Instituições, Organizações e Desenvolvimento
Thami Covatti Piaia -Instituições, organizações e mudança
institucional: análises e perspectivas-v. 27, n. 2, jul./dez. 2013 – p. 257-274 JUSTIÇA DO DIREITO
ANA BÁRBARA COSTA TEIXEIRA-A EMPRESA-INSTITUIÇÃO-DISSERTAÇÃO DE MESTRADO FACULDADE DE DIREITO DA USP-SÃO PAULO- 2010
Instituições de direito público e privado/ Camila Magalhães. Salvador:
UFBA, Faculdade de Ciências Contábeis, Superintendência de Educação a
Distância. 2017
Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!
Quer ser o primeiro a receber as novidades do nosso blog? Não perca tempo! Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e fique sempre atualizado(a) com as últimas postagens e atualizações!
Sobre o Autor
4 Comentários
Olá Nívea!
Obrigado pelo comentário.
Se esse for o nome da sua instituição pode sim, inclusive pode incluir o CNPJ junto com a descrição do nome.
Forte abraço e sucesso.
Olá! Gostei muito do artigo! Mas quero orientação, eu tenho um projeto social que já está funcionando, tenho CNPJ endereço, telefone… Mas quero fazer meu carimbo com o nome “Instituição Samba Nega ” eu poderia??
Olá Maxwell!
Obrigado pelo seu comentário. Fico feliz em saber que o artigo foi útil pra você.
Forte abraço e sucesso.
Excelente artigo. Um termo tão abrangente foi tratado de forma muito dinâmica e esclarecedora. Me ajudou bastante.